[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Fiz o teste no Teste seu IPv6. (test-ipv6.com) , com o DNS da BOi ele não funciona em IPv6, com o da Google, sim, dando pontuação de 10/10. Já no IPv6 test - IPv6/4 connectivity and speed test (ipv6-test.com) ele dá 17/20, talvez pelos seguintes resultados: SLAAC = No, ICMP = Not tested e Hostname = None. Troquei o DNS para um de terceiro pois por algum motivo o Pastebin não acessa com o DNS da Oi. O fato do DNS Google suportar IPv6 DNS agiliza a conexão com os sites e demais serviços?
 
Última edição:
Sou assinante Claro 240/20 e consegui sair fora do CGnat e tenho IPv6 ativo.
Assinei para testes a LiveTIM 400/200 Fibra não tenho IPv6 e estou em CGnat
Conversei com um rapaz aqui do suporte avançado e disseram que me tirar do CGnat conseguem, é interessante pedir um IPv6 também.
e se caso não ocorrer a retirada e ativação do IPv6 vale a pena sair fora ou tentar alguma cartada?
 
Sou assinante Claro 240/20 e consegui sair fora do CGnat e tenho IPv6 ativo.
Assinei para testes a LiveTIM 400/200 Fibra não tenho IPv6 e estou em CGnat
Conversei com um rapaz aqui do suporte avançado e disseram que me tirar do CGnat conseguem, é interessante pedir um IPv6 também.
e se caso não ocorrer a retirada e ativação do IPv6 vale a pena sair fora ou tentar alguma cartada?
não tem pra onde correr, ou a operadora tem ipv4 disponível ou vc se contenda com cgnat no v4.

os ipv4 no Brasil e em especifico na região da Lacnic ACABARAM, as operadoras que tem v4 tem, e as que não conseguiram vão ficar de molho uma fila de espera infinita(caso de todas as grandes, pq elas já tem ips d+ e o registro.br esta só delegando o que conseguirem para novas empresas/pessoas).

se vc necessita de qual quer tipo de acesso externo na sua conexão(cftv, algumas configs de vpn, servidores web e jogo e etc) vc vai ter que ficar com a operadora que ti oferece um ipv4 valido, se no seu caso vc não necessita de acesso externo não a problemas em estar no cgnat.

lembrando que em qual quer dos casos, o ipv6 ativo é sempre preferencial. o mesmo é justamente pra resolver essa putaria de nat e escassez de ipv4, mas depende de suas aplicações tb suportarem para poder utiliza-lo. basicamente acesso web de todos os grandes players de conteúdo(google, facebook, netflix, apple, amazon e etc) já estão com ipv6 ativo des de 2011.
 
não tem pra onde correr, ou a operadora tem ipv4 disponível ou vc se contenda com cgnat no v4.

os ipv4 no Brasil e em especifico na região da Lacnic ACABARAM, as operadoras que tem v4 tem, e as que não conseguiram vão ficar de molho uma fila de espera infinita(caso de todas as grandes, pq elas já tem ips d+ e o registro.br esta só delegando o que conseguirem para novas empresas/pessoas).

se vc necessita de qual quer tipo de acesso externo na sua conexão(cftv, algumas configs de vpn, servidores web e jogo e etc) vc vai ter que ficar com a operadora que ti oferece um ipv4 valido, se no seu caso vc não necessita de acesso externo não a problemas em estar no cgnat.

lembrando que em qual quer dos casos, o ipv6 ativo é sempre preferencial. o mesmo é justamente pra resolver essa putaria de nat e escassez de ipv4, mas depende de suas aplicações tb suportarem para poder utiliza-lo. basicamente acesso web de todos os grandes players de conteúdo(google, facebook, netflix, apple, amazon e etc) já estão com ipv6 ativo des de 2011.

O camarada disse vai conseguir tirar do CGnat, como eu sei que foi aplicado, alguma mudança no RANGE de IP eu estava em 179.55.xxx.xxx agora mudou para 177.148.xxx.xxx
Mesmo usando DMZ e testando portas 3078 está inacessível... Vamos aguardar
 
Última edição:
Bom dia galera.

Estou tendo uns problemas para abrir as portas da live, meu NAT fica sempre estrito e também aparece NAT duplo detectado...

Antes eu tinha internet da VIVO e consegui abrir todas as portas normalmente no roteador... Recentemente me mudei pra outro apartamento que já tinha uma internet de fibra óptica chamada MHNet. realizei o mesmo procedimento de abertura do portas no roteador porém não surgiu efeito... Depois de muito falar com o suporte técnico, descobri que eles utilizam a tecnologia CGNAT... O pessoal do suporte falou que para abertura das portas, eu precisaria de um ip fixo e que eles não estão mais comercializando ip fixo, e além disso esse ip fixo era disponibilizado prioritariamente para CNPJ, e também teria custo adicional...

Alguém sabe o que posso fazer pra abrir as portas do modem e ficar com NAT aberto no xbox?

Ipv6 seria uma alternativa?

A única forma de sair da CGNAT seria ip fixo?

Estou pensando seriamente em trocar de provedor de internet...
 
Bom dia galera.

Estou tendo uns problemas para abrir as portas da live, meu NAT fica sempre estrito e também aparece NAT duplo detectado...

Antes eu tinha internet da VIVO e consegui abrir todas as portas normalmente no roteador... Recentemente me mudei pra outro apartamento que já tinha uma internet de fibra óptica chamada MHNet. realizei o mesmo procedimento de abertura do portas no roteador porém não surgiu efeito... Depois de muito falar com o suporte técnico, descobri que eles utilizam a tecnologia CGNAT... O pessoal do suporte falou que para abertura das portas, eu precisaria de um ip fixo e que eles não estão mais comercializando ip fixo, e além disso esse ip fixo era disponibilizado prioritariamente para CNPJ, e também teria custo adicional...

Alguém sabe o que posso fazer pra abrir as portas do modem e ficar com NAT aberto no xbox?

Ipv6 seria uma alternativa?

A única forma de sair da CGNAT seria ip fixo?

Estou pensando seriamente em trocar de provedor de internet...
4 posts acima: https://adrenaline.com.br/forum/thr...-transicao-para-o-ipv6.607376/post-1074996017
 
Não entendi sobre o ipv6... Resolve o problema do cgnat tbm?
Vai resolver quando os jogos forem IPv6 tbm, pois no momento, a maioria dos jogos são em IPv4.
 
Fala Pessoal blz?

Após ajuda aqui do forum entrei em contato com a net e pedi para eles liberarem as portas do roteador para acesso ao sistema de segurança, e falei que estava em CGNAT e não conseguia acessar externo a rede.

Eles vieram e o Tecnico ligou no datacenter e pediu o rollback.

O que eu constatei foi que se entro na pagina do roteador e vejo o ip wan esta 189.xxx.xxx.xxx o mesmo esta divergente do site do meu ip que esta 187.xxx.xxx.xxx. porem se acesso ele via celular os ips batem,
o que pode ser para dar esta divergência entre pc e celular?
 
Alguém aí saca de IPv6? Notei que meu IPv6 muda mesmo sem desconectar do servidor ppoe, o IPv4 se mantém o mesmo como esperado.

Entendo nada desse novo IP e achei isso bem estranho.
 
Bom dia galera.

Estou tendo uns problemas para abrir as portas da live, meu NAT fica sempre estrito e também aparece NAT duplo detectado...

Antes eu tinha internet da VIVO e consegui abrir todas as portas normalmente no roteador... Recentemente me mudei pra outro apartamento que já tinha uma internet de fibra óptica chamada MHNet. realizei o mesmo procedimento de abertura do portas no roteador porém não surgiu efeito... Depois de muito falar com o suporte técnico, descobri que eles utilizam a tecnologia CGNAT... O pessoal do suporte falou que para abertura das portas, eu precisaria de um ip fixo e que eles não estão mais comercializando ip fixo, e além disso esse ip fixo era disponibilizado prioritariamente para CNPJ, e também teria custo adicional...

Alguém sabe o que posso fazer pra abrir as portas do modem e ficar com NAT aberto no xbox?

Ipv6 seria uma alternativa?

A única forma de sair da CGNAT seria ip fixo?

Estou pensando seriamente em trocar de provedor de internet...

Tbm sou cliente da mhnet. Tentei todas as alternativas possíveis e não consegui abrir a nat, mesmo com o IPv6 ativo a nat ficou dupla e estrita. Outro detalhe é que a aproximadamente 15 dias o IPv6 parou de funcionar aqui, só estou com conexão via IPv4 em cgnat.

Já liguei várias vezes para o suporte e não consegui solucionar nada, eles não oferecem a contratação de ip fixo pagando um pacote adicional.

A única coisa boa é que mesmo com a Internet nessa situação eu não estou tendo problemas para jogar online. Outra coisa que observei é que o ping estava mais alto e com maior oscilação quando a conexão via IPv6 estava funcionando.
 
Me diz uma coisa pessoal, mesmo com esse fim dos novos endereços ipv4, se um cliente insistir para ser removido do Cgnat por exemplo com a anatel, a operadora é obrigada a dar alguma opção de ipv4 publico para um cliente?
 
Me diz uma coisa pessoal, mesmo com esse fim dos novos endereços ipv4, se um cliente insistir para ser removido do Cgnat por exemplo com a anatel, a operadora é obrigada a dar alguma opção de ipv4 publico para um cliente?
Acredito que não, ainda mais se o provedor não tiver IPV4 para fornecer (recurso escasso ou nenhum).
 
O camarada disse vai conseguir tirar do CGnat, como eu sei que foi aplicado, alguma mudança no RANGE de IP eu estava em 179.55.xxx.xxx agora mudou para 177.148.xxx.xxx
Mesmo usando DMZ e testando portas 3078 está inacessível... Vamos aguardar
Amigo esse range de IP não é CGNAT, normalmente começa por 100.64.
Verifique se o ip da Wan do modem é idêntico ao encontrado no site meuip ou test-ipv6.com.
Fui cliente da Tim por 3 meses e eles não praticavam CGNAT, também não forneciam IPv6.
Cortaram minha conexão com a alegação de abuso do serviço, em bom português franquia que não deveria existir.
Só como exemplo deixo essa imagem:
RtPYDyb.jpg


Outro exemplo celular Claro também já operando em CGNAT, mas oferecendo IPv6
7jI40Fy.jpg
 
Última edição:
CGNAT com IPv6 eu não vejo problema, agora algumas pequenas operadoras não fornecem IPv6... nem tem por onde brigar... Anatel não ajuda em nada.
 
Pessoal, alguém já viu acontecer de deixar o ipv6 habilitado e as velocidades de download serem péssimas?
Aqui tenho Leste Telecom 300Mb (Niterói-RJ) e observei que quando deixo o ipv6 habilitado os downloads diretos de servidores não passam de 150KB/s, já se desabilitá-lo, baixo no máximo da conexão. Alguém já teve um comportamento semelhante? Há alguma solução?
 
Entao pelo que estão falando, não adianta nem reclamar, pois os ips v4 vão "acabar"?

Eu tinha vivo fibra, mas acabei me mudando e só tinha Claro.
Estou nesse negocio de CGNAT, ip 100 pelo modem.

Acontece que necessito urgentemente utilizar o monitoramento através de uma camera IP antiga que eu tenho (datada de 2013, tenvis). Imagino ser impossível fazer qualquer tipo de direcionamento de ipv6 para ela, certo?
Independente se eu reclamar e eles conseguirem me tirar co CGNAT, a situação toda É um belo absurdo, quer dizer que eu tenho que jogar um aparelho totalmente funcional NO LIXO, para comprar outro que suporte ipv6? E o lixo gerado? E o dinheiro que paguei no equipamento?
 
Entao pelo que estão falando, não adianta nem reclamar, pois os ips v4 vão "acabar"?

Eu tinha vivo fibra, mas acabei me mudando e só tinha Claro.
Estou nesse negocio de CGNAT, ip 100 pelo modem.

Acontece que necessito urgentemente utilizar o monitoramento através de uma camera IP antiga que eu tenho (datada de 2013, tenvis). Imagino ser impossível fazer qualquer tipo de direcionamento de ipv6 para ela, certo?
Independente se eu reclamar e eles conseguirem me tirar co CGNAT, a situação toda É um belo absurdo, quer dizer que eu tenho que jogar um aparelho totalmente funcional NO LIXO, para comprar outro que suporte ipv6? E o lixo gerado? E o dinheiro que paguei no equipamento?
Já acabaram pra muita gente, diversos provedores..
Logicamente equipamentos mais antigos deixarão de funcionar da forma original.. são consequências da evolução..e evoluir sem sempre significa ganho para todos..
Falando da câmera,
Você pode solicitar o uso de um IP publico pela Net,
pode usar tua camera para monitoramento interno,
pode tentar alterar sua conta para PJ com IP Fixo público,
pode guarda-la até encontrar um provedor com IPV4,
pode vende-la para alguém que possua IPV4 ainda, como deve ter feito quando algum celular antigo deixou de ter serventia..
Enfim.. são diversas possibilidades..

Sei que a questão é mais macro, mas faz parte.. uma hora ou outra será necessário a substituição dos equipamentos por alguma atualização da tecnologia..
Celular analógico, CDMA, Banda-B, PC Antigos, Disquetes, Tv Analogica.. são coisas que ainda funcionam de certa forma, mas não cabem na tecnologia atual..
 
Não manjo muito do assunto e dando uma olhada aqui parece que eu não estou atras de CGNAT, mas também nao possuo um IP6, isso seria um problema?

Pergunto pois tenho visto alguns problemas de conexão tanto por cabo quanto por Wifi logo ao inicializar os equipamentos. Ao ligar o PC por exemplo, abro o chrome e demora cerca de uns 10 a 15 segundos pra conseguir carregar qualquer página, depois disso vai normalmente.


EDIT - Refiz os testes e tudo mudou, será indicio de algum problema? Uso um modem da Claro em modo bridge, um DLINK DIR-882 como roteador principal, e conectado a este, um Archer C2 para rede IOT.
Primeiros testes:
Iso6XPM.png

QZRzUD3.png

KQ2wCxM.png


Segundo teste:
k84JQsM.png

aoGwGJr.png

MOjIyBt.png
 
Última edição:
Aqui na vivo consigo ipv6 válido direto (claro, deixo o roteador configurado em "ipv6 passthought").
 
Pessoal, troquei de internet, pois a atual além de ser cgnat tava uma bosta. A nova é mais rápida e pelo mesmo preço, mas não sei dizer se está em cgnat ou não, gostaria de perguntar sobre isso a vcs. O IP aqui tá mostrando xxx.187.xxx.xxx, isso e cgnat?
 
Pessoal, troquei de internet, pois a atual além de ser cgnat tava uma bosta. A nova é mais rápida e pelo mesmo preço, mas não sei dizer se está em cgnat ou não, gostaria de perguntar sobre isso a vcs. O IP aqui tá mostrando xxx.187.xxx.xxx, isso e cgnat?
Depende do início dele... se começar com 100 é cgnat
 
Pessoal, troquei de internet, pois a atual além de ser cgnat tava uma bosta. A nova é mais rápida e pelo mesmo preço, mas não sei dizer se está em cgnat ou não, gostaria de perguntar sobre isso a vcs. O IP aqui tá mostrando xxx.187.xxx.xxx, isso e cgnat?
tem que ver o ip da wan no modem, se ele começar com 100.x.x.x é cgnat.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo