• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Infelizmente não estou conseguindo retorno do provedor...eles leem minhas mensagens e não respondem, outro dia responderam que iam passar para a área técnica para ver como liberar as portas que o Xbox usa e nada até hoje...

Que merda, eu tinha a Tim, também tem a vivo mas com aqueles planos de 25mb até 50mb.
Como eu moro em prédio, sempre é difícil ter disponibilidade de fibra devido a tubulação, conduíte etc...
Aí a mais de um ano o sindico fechou contrato com um provedor pequeno e eles fizeram uma obra e meteram a fibra.
Tava de saco cheio da Tim, assinei esse provedor e já deve está indo pra um mês.
Eu só entrei em contato e disse que estava no cgnat e com bloqueio na rede do xbox, em 3h me colocaram um ip fixo e também estou com ipv6.
 
Tô tentando aprender a usar o ipv6 mas tá foda kk
 
Aqui pra mim não tem jeito. Se ameaço a sair do provedor , eles simplesmente me dão um “
Boa sorte”

eles tem ipv4 , mas é só pra link dedicado. Aqui não tem outra operadora grande de fibra. E as pequenas não fornecem ipv4 tbm. Não tenho pra onde correr.
 
Existe uma certa ilusão que toda a Capital de SP tem fibra em qualquer região ou bairro.
Eu moro na bela vista em um kitnet, o aluguel é ok, só que o prédio é de 1980.
A rua passa fibra da vivo, claro...Só que para entrar no condomínio é difícil devido as limitações.
Eu sei que o sindico solicitou junto a vivo a fibra mas nunca vieram.
 
Aqui pra mim não tem jeito. Se ameaço a sair do provedor , eles simplesmente me dão um “
Boa sorte”

eles tem ipv4 , mas é só pra link dedicado. Aqui não tem outra operadora grande de fibra. E as pequenas não fornecem ipv4 tbm. Não tenho pra onde correr.
Será que não funciona na marotagem estilo Claro/Net?

Solicitar visita técnica, dizer que tá com perdas de pacote, jitter alto e etc. Quando o técnico chegar deixar ele mexer, fuçar, se virar nos 30 e na primeira brecha pedir pra ele ligar na central e solicitar o rollback de IPv4, dizer que tá dando lag nos jogos, tendo dificuldade pra acessar algúns sites e VPN. Aquí deu certo assim.
 
Última edição:
Será que não funciona na marotagem estilo Claro/Net?

Solicitar visita técnica, dizer que tá com perdas de pacote, jitter alto e etc. Quando o técnico chegar deixar ele mexer, fuçar, se virar nos 30 e na primeira brecha pedir pra ele ligar na central e solicitar o rollback de IPv4, dizer que tá dando lag nos jogos, tendo dificuldade pra acessar algúns sites e VPN. Aquí deu certo assim.
Acho que funcionará melhor se você criar um servidor FTP de dados em casa, abrir as portas direitinho e indagar o porquê de não funcionar.
 
Acho que funcionará melhor se você criar um servidor FTP de dados em casa, abrir as portas direitinho e indagar o porquê de não funcionar.
FTP NUNCA, tá louco?! kerendo hackear o cara?! hahahahahahaha

Bota um SSH e diz q precisa acessar a casa do trabalho O:)
 
Acho que funcionará melhor se você criar um servidor FTP de dados em casa, abrir as portas direitinho e indagar o porquê de não funcionar.
FTP NUNCA, tá louco?! kerendo hackear o cara?! hahahahahahaha

Bota um SSH e diz q precisa acessar a casa do trabalho O:)
O meu problema de CGNAT com a Claro/Net já resolvi e do modo como postei acima. Postei mais como uma possível alternativa ao colega que citei.
 
CGNAT bloqueia acesso FTP externo? to em ipv4
No caso é pra acessar um servidor de hospedagem pelo Filezilla, encontra o ip do servidor mas fica aguardando conexão e nada... Fui no assistente de config do Filezilla e dava erro no ip externo... descobri que tinha de setar meu ip externo nele, nao estava pegando automatico, então setei meu ip externo 189.x.x.x e aí passou o teste, inclusive pediu permissão no firewall e tal... mas no finalzinho do teste dá "error 503 failure of data connection" e não descobri o que é.

Peguei na internet, mas é tipo isso aqui que acontece no teste, ja tentei passivo e ativo:

Código:
Connecting to probe.filezilla-project.org
Response: 220 FZ router and firewall tester ready
USER FileZilla
Response: 331 Give any password.
PASS 3.6.0.2
Response: 230 logged on.
Checking for correct external IP address
IP xxx.xx.xxx.xxx bhe-ca-cce-bfb
Response: 200 OK
PREP 50038
Response: 200 Using port 50038, data token 1599106425
PORT 174,20,224,151,195,118
Response: 200 PORT command successful
LIST
Response: 150 opening data connection
Response: 503 Failure of data connection.
Server sent unexpected reply.
Connection closed
 
Última edição:
Bom dia pessoal!

Seguinte, aqui na empresa ainda estamos com VDSL da Oi 20/3
Mesmo tendo uma velocidade bem defasada em 2021, funciona bem e tenho acesso externo de tudo que preciso, pois ipv4 válido não falta na Oi.
Sou do interior, então Vivo Claro Tim e Oi Fibra passam longe :(

Estava pensando em assinar um plano de uma empresa de fibra local, tenho em casa e sei que como a maioria é CGNAT.
Mas penso em manter a Oi e fazer um load balance. Só que não entendo muito sobre isso, será que continuaria tendo acesso externo do que preciso? Como fica os ip´s?
 
Bom dia pessoal!

Seguinte, aqui na empresa ainda estamos com VDSL da Oi 20/3
Mesmo tendo uma velocidade bem defasada em 2021, funciona bem e tenho acesso externo de tudo que preciso, pois ipv4 válido não falta na Oi.
Sou do interior, então Vivo Claro Tim e Oi Fibra passam longe :(

Estava pensando em assinar um plano de uma empresa de fibra local, tenho em casa e sei que como a maioria é CGNAT.
Mas penso em manter a Oi e fazer um load balance. Só que não entendo muito sobre isso, será que continuaria tendo acesso externo do que preciso? Como fica os ip´s?
Vale muito a pena você pegar um provedor de fibra regional. Mesmo morando em área metropolitana eu fiz isso.

Muitos provedores se você argumentar dizendo que precisa de acesso externo pois sua atual internet tem isso eles podem te fornecer de graça o ipv4 público ou te dar um bom desconto na aquisição do ipv4.

Eu tenho Net virtua com ipv4 público e quando contratei a fibra regional argumentei que só ia manter a fibra se eles dessem um grande desconto no ipv4. Por fim me deram de graça.
 
Tem como eu saber se usam CGNAT aqui?
Entra no seu roteador e vai na parte de WAN, la vai ter o IP que tu recebe da operadora, depois tu vai no site speedtest por exemplo e ve qual IP aparece la, se estiverem diferente, então é CGNAT. Se são iguais então é ip publico.
 
Não sei se muda conforme prestadora de serviço. Mas, comumente, se na aba WAN do modem da operadora seu IP for parecido com 100.xx.xx.xx, é porque está em CGNAT

Entra no seu roteador e vai na parte de WAN, la vai ter o IP que tu recebe da operadora, depois tu vai no site speedtest por exemplo e ve qual IP aparece la, se estiverem diferente, então é CGNAT. Se são iguais então é ip publico.

muito obrigada pessoal
 
Entra no seu roteador e vai na parte de WAN, la vai ter o IP que tu recebe da operadora, depois tu vai no site speedtest por exemplo e ve qual IP aparece la, se estiverem diferente, então é CGNAT. Se são iguais então é ip publico.

Pelo menos uma boa notícia aqui com a Claro-que-vai-cair: ip publico.
 
Galera, estou tentando entender melhor essa questão do CGNat.

Tipo, no caso de estar em CGNat, eu, juntamente com vários outros clientes da operadora, estamos usando o mesmo IP para envio e recebimento de informações, seria isso?

É como se fosse uma rede doméstica, onde tenho vários dispositivos ligados a um roteador e esse roteador envia e recebe dados utilizando um mesmo IP que é dividido por todos os dispositivos?

No caso o CGNat é basicamente um roteador na estrutura da Operadora, que vai ser responsável por processar e encaminhar todo o tráfego de todos os clientes ligados ele, direcionando todo o fluxo para a internet?

Se for isso que eu disse acima, o fato de termos dezenas, talvez centenas de usuários utilizando o mesmo IP para trafegar as informações, não aumenta a chance de causar perdas de pacote ou delay/lag no tempo de resposta da conexão, principalmente se falando de jogos online?

Pergunto isso pois hoje vou assinar um contrato com minha provedora, onde vou sair do CGNat e vão me fornecer um IP Fixo. Vejo pessoas falando que isso é irrelevante e não muda nada, enquanto já vi pessoas falando que melhora o fluxo da conexão, pois você não tem mais a 'parede' do CGNat, ligando você direto a internet.

Enfim, as informações que encontrei são meio desconexas.
 
Galera, estou tentando entender melhor essa questão do CGNat.

Tipo, no caso de estar em CGNat, eu, juntamente com vários outros clientes da operadora, estamos usando o mesmo IP para envio e recebimento de informações, seria isso?

É como se fosse uma rede doméstica, onde tenho vários dispositivos ligados a um roteador e esse roteador envia e recebe dados utilizando um mesmo IP que é dividido por todos os dispositivos?

No caso o CGNat é basicamente um roteador na estrutura da Operadora, que vai ser responsável por processar e encaminhar todo o tráfego de todos os clientes ligados ele, direcionando todo o fluxo para a internet?

Se for isso que eu disse acima, o fato de termos dezenas, talvez centenas de usuários utilizando o mesmo IP para trafegar as informações, não aumenta a chance de causar perdas de pacote ou delay/lag no tempo de resposta da conexão, principalmente se falando de jogos online?

Pergunto isso pois hoje vou assinar um contrato com minha provedora, onde vou sair do CGNat e vão me fornecer um IP Fixo. Vejo pessoas falando que isso é irrelevante e não muda nada, enquanto já vi pessoas falando que melhora o fluxo da conexão, pois você não tem mais a 'parede' do CGNat, ligando você direto a internet.

Enfim, as informações que encontrei são meio desconexas.
Isso. Pra maioria dos serviços é irrelevante, pois a operadora guarda um numero X de portas pra garantir sua conexão funcionando certinho.
Só é um problema para quem precisa de acesso externo ou fazer conexão p2p com console e etc.

A combinação de IPV4 praticamente acabou no mundo, então os provedores que tem ips, tem muito pouco e cobram pra disponibilizar. Futuramente todo mundo usará ipv6 que tem uma combinação incrivelmente grande pra "não acabar"

CGNATtambémexige um custo extra pro provedor com equipamento pra processar os dados além do normal
 
Acredito também que um CGNAT bem implementando n trás grandes prejuízos ao usuário. Sempre tive IPV4 válido com a NET mas recentemente coloquei um provedor regional que usa CGNAT para testar. N senti diferença nenhuma para o meu uso. Inclusive consigo jogar no PS jogos como COD Warzone com NAT aberta.
 
Galera, estou tentando entender melhor essa questão do CGNat.

Tipo, no caso de estar em CGNat, eu, juntamente com vários outros clientes da operadora, estamos usando o mesmo IP para envio e recebimento de informações, seria isso?

É como se fosse uma rede doméstica, onde tenho vários dispositivos ligados a um roteador e esse roteador envia e recebe dados utilizando um mesmo IP que é dividido por todos os dispositivos?

No caso o CGNat é basicamente um roteador na estrutura da Operadora, que vai ser responsável por processar e encaminhar todo o tráfego de todos os clientes ligados ele, direcionando todo o fluxo para a internet?

Se for isso que eu disse acima, o fato de termos dezenas, talvez centenas de usuários utilizando o mesmo IP para trafegar as informações, não aumenta a chance de causar perdas de pacote ou delay/lag no tempo de resposta da conexão, principalmente se falando de jogos online?

Pergunto isso pois hoje vou assinar um contrato com minha provedora, onde vou sair do CGNat e vão me fornecer um IP Fixo. Vejo pessoas falando que isso é irrelevante e não muda nada, enquanto já vi pessoas falando que melhora o fluxo da conexão, pois você não tem mais a 'parede' do CGNat, ligando você direto a internet.

Enfim, as informações que encontrei são meio desconexas.

A praticamente dois meses atrás eu também estava com essa dúvida.
Esse vídeo me esclareceu algumas duvidas.
 
A praticamente dois meses atrás eu também estava com essa dúvida.
Esse vídeo me esclareceu algumas duvidas.


Mano, eu assisti esse vídeo tem uma meia hora. Hahaha. Ainda assim, vlw por compartilhar.

Então, é como disse, alguns dizem que não muda nada, mas outros (como o do vídeo) já dizem que tem influência.

Na dúvida, o plano com o IP Fixo custa coisa de R$ 30,00 a mais que o padrão. Não vou passar fome por causa disso, então vou arriscar e assinar.
 
Mano, eu assisti esse vídeo tem uma meia hora. Hahaha. Ainda assim, vlw por compartilhar.

Então, é como disse, alguns dizem que não muda nada, mas outros (como o do vídeo) já dizem que tem influência.

Na dúvida, o plano com o IP Fixo custa coisa de R$ 30,00 a mais que o padrão. Não vou passar fome por causa disso, então vou arriscar e assinar.

Eu estava em cgnat, conversei com provedor e eles colocaram um ipfixo.
 
Eu estava em cgnat, conversei com provedor e eles colocaram um ipfixo.

E você sentiu alguma diferença para seu uso? Aqui eu sempre sinto como se tivesse um delay nos jogos, mesmo sem apresentar bufferbloat, parece que estou 500ms atrás dos outros players, muito bizarro.

.
 
E você sentiu alguma diferença para seu uso? Aqui eu sempre sinto como se tivesse um delay nos jogos, mesmo sem apresentar bufferbloat, parece que estou 500ms atrás dos outros players, muito bizarro.

.

Eu senti uma melhora sim, nada tão impactante mas senti menos delay.
É como o cara menciona no vídeo, estando no cgnat, primeiro vai pro roteador do provedor que depois repassa para os clientes.
Realmente isso de alguma forma crie um pequeno delay ou perda de pacotes.
 
E você sentiu alguma diferença para seu uso? Aqui eu sempre sinto como se tivesse um delay nos jogos, mesmo sem apresentar bufferbloat, parece que estou 500ms atrás dos outros players, muito bizarro.

.
a diferença e conexão direta basicamente e uma conexão sem intermediário por isso e mais rápido
quanto esta em nat o servidor tem que fazer umas maracutaias ai o ping aumenta um pouquinho
ai e sop usar o ipv6 e esse problema some pois se o cara do outro lado não tem ipv6 o servidor traduz o que e mais rapidão
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo