[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

No cenário atual dos jogos (poucos tem suporte a ipv6) compensa deixar ativado ou melhor desativar ?
 
No cenário atual dos jogos (poucos tem suporte a ipv6) compensa deixar ativado ou melhor desativar ?
ativado, não é pq jogos não suportam ainda que o ipv6 vai alterar alguma coisa.
se a aplicação é ipv4 only não faz diferença nem uma ter ou não o v6 funcional no pc.

no caso se vc esta com uma operadora que faz uso do cgnat, o v6 ti ajuda em tudo que já tem suporte nativo, exemplo paginas do google, dependendo do nivel de cgnat e quantidade de usuários atras desse nat, a google começa a solicitar o tempo inteiro que faça teste do recaptcha por suspeita de trafego incomum, já com o acesso a v6 é individual por dispositivo isso não existe,
 
ativado, não é pq jogos não suportam ainda que o ipv6 vai alterar alguma coisa.
se a aplicação é ipv4 only não faz diferença nem uma ter ou não o v6 funcional no pc.

no caso se vc esta com uma operadora que faz uso do cgnat, o v6 ti ajuda em tudo que já tem suporte nativo, exemplo paginas do google, dependendo do nivel de cgnat e quantidade de usuários atras desse nat, a google começa a solicitar o tempo inteiro que faça teste do recaptcha por suspeita de trafego incomum, já com o acesso a v6 é individual por dispositivo isso não existe,
Boa, deixarei ativado, aqui tenho ipv4 válido e ipv6 ativado
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ?

se eu recebo um IPv6 na ONU , ao conectar um roteador com suporte ai IPv6 , eu consigo fazê-lo redistribuir os ips para os dispositivos ?

lembrando que a ONU não tá em bridge e bem tenho a possibilidade de alterar.
 
Coloquei meu Huawei ax3 conectado a onu , pegou o IPv6 da WAN certinho, mas acontece que parece que ele só distribui pro PS5 , visto que na hora do teste com smartphone e a tv , só aparece o ipv6 da WAN recebido pelo onu (IPv6 iguais). Não deveria ser outro ip?

ta parecendo quando vc recebe um ipv4 público na WAN e na hora de testar no site “meuip” aparece o ip da WAN ao invés do ip do dispositivo.
 
Coloquei meu Huawei ax3 conectado a onu , pegou o IPv6 da WAN certinho, mas acontece que parece que ele só distribui pro PS5 , visto que na hora do teste com smartphone e a tv , só aparece o ipv6 da WAN recebido pelo onu (IPv6 iguais). Não deveria ser outro ip?

ta parecendo quando vc recebe um ipv4 público na WAN e na hora de testar no site “meuip” aparece o ip da WAN ao invés do ip do dispositivo.
A Onu está em bridge e o Huawei está em modo Native IPv6? pois é assim que deve ser.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal uma dúvida, é arriscado desativar o firewall ipv6 do roteador ?
Qual seria o motivo? visto que o Firewall tem um importante papel na rede.
 
A Onu está em bridge e o Huawei está em modo Native IPv6? pois é assim que deve ser.
Então meu provedor não permite modificar pra bridge. Tenho ate a senha mestra da minha ONU Nokia, mas quando eu coloco em bridge, simplesmente as portas LANs desabilitam e não reconhecem um outro roteador nem por reza.

Daí so me resta em router mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o Hauwei ta com o ipv6 ligado em DHCPv6
 
Ipv6 é uma tecnologia fadada ao fracasso se continuar nesse ritmo, pelo menos vou considerar o fracasso aqui na condição de ver o IPv4 aposentado de vez e ver o Ipv6 tomar o lugar só depois que estivermos todos enterrados. Sério que já tá rolando turismo espacial e essa porcaria de IPv6 que tem décadas ainda tá engatinhando? E pra piorar ainda tem o enorme barulho na mídia dos que não entendem absolutamente nada de tecnologia falando de 'revolução do 5G"... grande bosta! Que tal organizar as prioridades e focar em arrumar esse remendo na internet antes?
A verdade é que uma meia dúzia de países ricos não vivem a realidade de internet com remendos e estão CAGANDO pro resto do mundo e pra essa tecnologia. Lixo de CGAT!
ta aí né? depois do q escreveu eu parei pra pensar q essa joça já existe há uma cota. Quais os motivos que fazem o ipv6 ser tão subutilizado depois de tanto tempo?
 
Então meu provedor não permite modificar pra bridge. Tenho ate a senha mestra da minha ONU Nokia, mas quando eu coloco em bridge, simplesmente as portas LANs desabilitam e não reconhecem um outro roteador nem por reza.

Daí so me resta em router mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o Hauwei ta com o ipv6 ligado em DHCPv6
Coloque o seu Huawei com IPv6 no modo passthrough.
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?
Você pode fazer isto na Anatel mesmo
Só pega a número da lei e colocar na reclamação
Mais pode também fazer isto no consumidor
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?

Sim, mas foi um acordo com provedoras, sem constar em nenhuma lei ou artigo da Resolução nº 632. Eu perguntei sobre isso uma vez à Anatel, e foi essa a resposta da agência:

Descrição do problema
Gostaria de saber se quando provedores de internet fixa não oferecem ao cliente IPv4 público válido, isto é, quando implementam CGNAT-44, se há a obrigação de fornecerem IPv6 público, ou se se trata apenas de uma recomendação.

Atenciosamente.

Resposta
Prezado Sr. ksio89

De acordo com o artigo 50 e seguintes do Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Serviços de Telecomunicações – RGC, aprovado pela Resolução nº
632, de 7 de março de 2014
(https://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2014/750-resolucao-632), a
prestadora deve tornar disponível ao assinante, previamente à contratação,
informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais o
fornecimento de IPs públicos, bem como aquelas que possam degradar a
velocidade contratada.

Esclarece-se que, em grupo de trabalho realizado com a participação das prestadoras de telecomunicações, CGI.br e Anatel, ficou acordado que todas das
prestadoras disponibilizariam aos seus usuários endereços IPv6 públicos em
conjunto com um endereço IPv4 compartilhado (CGNAT).

Nos locais onde a prestadora não tenha a capacidade de fornecer o endereço IPv6
público, ela deve oferecer, sem custo, um endereço IPv4 público (dinâmico),
podendo ainda ser ofertado (com custo para o usuário) um endereço IPv4 público
(fixo). Assim, a verificação quanto à disponibilidade ou não do recurso é de
responsabilidade da prestadora, e o fornecimento de IPv4 fixo pode ser
cobrado.

Sugere-se, assim, que verifique as condições de seu Plano de Serviços.
Atenciosamente
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ? ( acho que tô interpretando errado )

Minha operadora reativou o ipv6 na minha ONT Nokia ( não suporta bridge)

Pluguei meu roteador AX3 e a ONT Nokia atribuiu um ipv6 WAN para o ax3 /64

Conectei meus dispositivos Wi-Fi no ax3 e no iPhone vi que ele gerou um ipv6 pra ele.

Vi que ao fazer o teste de ipv6 no site , ao invés de aparecer o ipv6 gerado para o iPhone , aparece o ipv6 da WAN que foi atribuído ao meu ax3.

Tipo , meu iPhone , Tv , todos que eu ponho pra fazer o teste ipv6 , aparece o ipv6 WAN do ax3 ( repetido )

Será que tá correto ?
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ? ( acho que tô interpretando errado )

Minha operadora reativou o ipv6 na minha ONT Nokia ( não suporta bridge)

Pluguei meu roteador AX3 e a ONT Nokia atribuiu um ipv6 WAN para o ax3 /64

Conectei meus dispositivos Wi-Fi no ax3 e no iPhone vi que ele gerou um ipv6 pra ele.

Vi que ao fazer o teste de ipv6 no site , ao invés de aparecer o ipv6 gerado para o iPhone , aparece o ipv6 da WAN que foi atribuído ao meu ax3.

Tipo , meu iPhone , Tv , todos que eu ponho pra fazer o teste ipv6 , aparece o ipv6 WAN do ax3 ( repetido )

Será que tá correto ?
Acho que vc ta confundindo o IP Local com o IP externo. O que o roteador distribui e gerencia é o IP Local. Exemplo: 192.168.X.X > Atribuindo a partir dessa faixa de IPs para os dispositivos da sua casa. Seu IP WAN é distribuídos pelos ativos da sua provedora. Me corrijam se falei alguma besteira.
 
Acho que vc ta confundindo o IP Local com o IP externo. O que o roteador distribui e gerencia é o IP Local. Exemplo: 192.168.X.X > Atribuindo a partir dessa faixa de IPs para os dispositivos da sua casa. Seu IP WAN é distribuídos pelos ativos da sua provedora. Me corrijam se falei alguma besteira.
Então amigo , a minha ONT atribuiu um ipv6 pro meu ax3 começa com 2804:229c so que os dispositivos conectados no ax3 recebem normalmente um endereço ipv6 diferente.

No site de test ipv6 , todos os dispositivos conectados ao ax3 mostra o ipv6 recebido pela WAN do ax3.

Tipo ipv4, recebe um ipv4 público e o roteador cria uma nova rede 192.168.xx , mas quando vc põe pra testar , aparece o ipv4 que o seu modem recebeu na WAN.


Não sei se consegui ser claro
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo