eu entendi, o q eu questionei é que
1) o fato do preço do iphone ser uma porcentagem maior ou menor que o salário mínimo, não importa nenhum pouco p/ a determinação do seu preço
2) salário minimo não é um causador de riqueza ou pobreza (embora estejam correlacionados, como vou tentar explicar lá embaixo na resposta p/ ele)
1) salário minimo não serve como parâmetro internacional para qualificar a condição financeira de um povo. Até um tempo atrás (menos de 1 ano), por exemplo, a Alemanha nem tinha salário mínimo nacional estipulado. Cingapura não tem salário mínimo. Nos EUA mesmo, são as leis estaduais que, de fato, estipulam salário minimo
2) a maneira mais facil de eu explicar porque salário minimo gera desemprego em x e não em y é a seguinte. primeiro vc entende que o que determina preço é oferta e demanda. Se vc tem excesso de oferta, o preço cai até igualar oferta e demanda. Se vc tem excesso de demanda, o preço sobe até igualar oferta e demanda. O preço q iguala oferta e demanda é o "preço de equilibrio". Imagine 2 países (a e b), no pais a o salário de equilibrio (Oferta = demanda) é 100 e no país b é 1000 (se a riqueza é medida pelo salário q as pessoas em média recebem, então o país b seria um país rico e o país a, um país pobre). Se o pais b fixar um salário minimo de 900 (qq coisa abaixo de 1000), não vai acontecer nada.... o preço de equilibrio já é maior. Agora se o país a fixar o salário minimo em 900, o preço de equilibrio é 100. Por 900, muita gente estará "ofertando trabalho" e ninguém estará demandando. Se o preço de 900 fosse flexivel (o governo não fixasse), ele cairia p/ 100 e oferta e demanda se igualariam. Como não pode cair, vc terá desemprego (oferta > demanda) ou informalidade (um monte de gente trabalhando "ilegalmente" por menos de 900). É por isso que um salário mínimo mais alto em países mais ricos não gera desemprego, mas um equivalente em países pobres vai gerar.
3) usando o exemplo de 2, o indicador de riqueza, portanto não é o salário minimo, e sim o salario de mercado (ou de equilibrio), o qto as pessoas efetivamente conseguem ganhar, produzir. E o q gera salários maiores no país b do que no a? basicamente o salário é dependente de produtividade e produtividade é dependente de capital que basicamente vem de investimento cuja origem é a poupança e essa depende de instituições corretas o que é uma longa discussão. o indicador portanto de riqueza, não é salario minimo, até pq ele é simplesmente um tabelamento, uma lei. Não significa que as pessoas ganhem ele.... novamente, tem país rico que não tem sm, significa que não ganham nada?
4) os altos preços do mercado nacional, como altos preços em qq mercado é explicado por, novamente, oferta e demanda. A oferta é muito baixa pq o mercado é fechado, não tem concorrência. E pq ele é fechado? tente importar algo e confira pessoalmente... impostos de importação alto, regulações, burocracia etc.. e esses mesmos fatores servem tbm p/ o mercado interno (excesso de regulação, burocracia, imposto, leis que limitam a concorrência). E o lucro abusivo, não é CAUSA de nada, ele é consequencia desse mercado fechado (menos ofertantes, quem "sobra" pode cobrar mais alto)