Ficou bem esclarecedor o seu relato.
É inegável que o pós venda da Apple é muito bom. Até porquê ainda não vi alguém reclamar disso.
Mas mesmo com toda essa boa estrutura do pós venda, mas custo com P&D e muita outras coisas eu ainda acho o preço muito elevado.
Mas é aquela questão, é uma marca que fideliza fácil pois pensa no cliente primeiro e isso agrega valor ao produto.
Um dia quando tiver coragem irei adquirir um.
O suporte da Apple é bom mas uma vez por ano ela não pensa no cliente: na hora de atualizar o iOS. Então, essa questão de fidelizar é bem relativa. Eu vi isso no iPhone 3GS, no iPad mini 1, no iPad mini 2 que, sim, teve queda de desempenho com o iOS 8, bem como no iPhone 6 que, inegavelmente, teve perda de desempenho com o iOS 9. Desde que comprei um Nexus 4, sabe quantos aparelhos Android eu tive que comprar para poder não sofrer com as atualizações do sistema? Nenhum!
Como o rlv1204 falou, realmente a fluidez do iOS é mais legal, mais polida. O iOS gerencia melhor o acesso à memória quando realiza atualizações de apps; você não vê iPhone engasgando ou travando até o fim da atualização de um app. Mas, a cada novo iOS vem uma surpresa e a Apple, como de costume, fica silente, como se nada estivesse acontecendo.
Então, como falei, essa atenção é relativa. O suporte para o hardware, via de regra, é muito bom; mas em termos de software o que ela me passa é que anualmente quer o meu dinheiro, com o que eu não concordo e isso serve de razão suficiente para que eu não seja um cliente fiel da marca.