• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[IPTABLES + SQUID] Atom, Fusion ou qual arquitetura?

tjorssato

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal, tudo bem?

Estou querendo montar um servidor para internet com Iptables + Squid para uma rede de aproximadamente 20 computadores. Porém como sabem, o servidor precisa ficar ligado 24h 7 dias por semana. Sabendo disso pensei em utilizar um Atom ou Fusion pelo baixo consumo de energia e com dissipadores fanless por serem silenciosos.

Fazendo uma pesquisa pela internet encontrei duas opções:
D2500cc Mini-itx Intel Atom Dual Gigabit, 4 X Seriais Rs232 - R$ 349,00 no MercadoLivre
Placa Mae Asus E35m1-m + Cpu E350 + Vga Ati Radeon Hd6310 R$359,00 - E.BASTOS | TodaOferta

Estes processadores teriam condições de suprir a necessidade de processamento?
Caso não seja possível, qual configuração seria ideal?

Obrigado a todos.
 
não cheguei a ver o link mas para uso do squid com iptables não precisa se preocupar consome muito pouco de hardware. Já administrei muitas redes pequenas com 20 30 usuarios usando p3 e 128mb de ram e roda tranquilo iptables e squid: ).
 
Olá Jukabala, obrigado por responder...

Eu sei que consome muito pouco do hardware, porém li que o Squid não é multi thread, o que me deixou preocupado pois Atom e Fusion são muito fracos em processamento.

Iptables não cheguei a pesquisar se é multi thread.

Digo isso porque vi nesse link uma comparação do Atom D510 com um P4 2.2 e 3.2, onde em sistemas multi thread ele se saiu muito bem mas ao contrario ele apanhou muito
http://www.tomshardware.com/reviews/atom-d510-pentium-4-nettop,2649-6.html

Gostaria de comprar algo que não arrependesse depois, analisando custo x beneficio e consumo de energia elétrica.
 
Última edição:
cara.. usa um core2duo velho...

dependendo do tipo e quantidade de regras do iptables, ate um k6-2 roda de boa hehe.

se vai usar o squid como cache, taca memoria ram no server.

eu acho que consumo de energia, no final das contas a diferença é pouca.

eu administrava uma rede com + - 70 maquinas em um link de 4mb velox e o squid+zph fazendo magica, numa maquina com dualcore, 8gb ram, 2hd de 160gb sem raid0 e com cachedir configurado adequadamente para os 2 hds funcionarem simultaneamente.

desempenho no squid é mais velocidade de disco e memoria ram!
 
Última edição:
eu administrava uma rede com + - 70 maquinas em um link de 4mb velox e o squid+zph fazendo magica, numa maquina com dualcore, 8gb ram, 2hd de 160gb sem raid0 e com cachedir configurado adequadamente para os 2 hds funcionarem simultaneamente.

Uma maquina dessa já acho que seria subutilização é como se fosse uma bazuca para matar uma formiga hehe.
Sim o squid é antigo e não usa mais de uma cpu. Mas assim como #alanvictorjp falou, acredito que essa maquina com 2 GB de ram, 1 hd ou um raid para as partiçoes do sistema operacional e se possivel um hd para fazer cache do proxy vc não terá problemas.
 
Uma maquina dessa já acho que seria subutilização é como se fosse uma bazuca para matar uma formiga hehe.
Sim o squid é antigo e não usa mais de uma cpu. Mas assim como #alanvictorjp falou, acredito que essa maquina com 2 GB de ram, 1 hd ou um raid para as partiçoes do sistema operacional e se possivel um hd para fazer cache do proxy vc não terá problemas.

é verdade, um server para 20 maquinas, com 2gb ram, e um hdzinhoo pra cache ta de boa sim.
mais no meu caso, era provedor de internet, muita requisição e precisava que o squid fizesse magica mesmo!!
agora, dependendo das confs do squid dele, terá que otimizar para administrar bem os 2gb de ram...
 
Olá pessoal.. Então, esse computador pretendo utilizar ele para estudos. Há muito tempo que pretendo partir para a área de Administrador de Redes e agora consegui ter mais tempo para estudar e quero aproveitar esse tempo. Acho que o início seria esse, pois linux já utilizo há uns 3 anos no meu desktop.

Então pelo o que entendi, se for apenas para um iptables e squid sem muitas regras, bloqueios e autenticações o Atom serveria, porém se o Squid tiver muitas regras e se for trabalhar com autenticações o Atom apanharia?
 
o que consome memoria é o squid fazendo muito cache...
o que consome o processador são regras pesadas de ipt, principalmente na tabela mangle...
creio eu, 20 maquinas para estudos esse processador deve segurar

se vai usar o squid só para controle de acesso e autenticação, e ipt só roteando, qualquer pc lixo com 128mb ram serve.

se é pra estudo monta um pc lixosoo mesmoo, é mais empolgante hehehe
 
Olá pessoal.. Então, esse computador pretendo utilizar ele para estudos. Há muito tempo que pretendo partir para a área de Administrador de Redes e agora consegui ter mais tempo para estudar e quero aproveitar esse tempo. Acho que o início seria esse, pois linux já utilizo há uns 3 anos no meu desktop.

Então pelo o que entendi, se for apenas para um iptables e squid sem muitas regras, bloqueios e autenticações o Atom serveria, porém se o Squid tiver muitas regras e se for trabalhar com autenticações o Atom apanharia?
Creio que o Atom deve servir muito bem, mas porque um PC tão lixoso assim?, monta um Pentium Sandy Bridge com 4 gb de memória, ficaria muito bom.
 
Creio que o Atom deve servir muito bem, mas porque um PC tão lixoso assim?, monta um Pentium Sandy Bridge com 4 gb de memória, ficaria muito bom.

Como falei um hardware desse é matar uma formiga com uma bazuca.
Trabalho com linux a 7 anos, estou na area de ti a 10 anos.
Se server para efeito de comparação. Mes passado migrei um firewall de uma filial da empresa onde trabalho com algo em torno de 100 colaboradores. Para firewall e proxy nessa filial utilizava um P4 2.6 ghz e 1 GB de ram. Nunca tive problemas com desempenho. Hoje tenho virtualizado o firewall nas filias e matriz de onde trabalho, e posso dizer que 1 vcpu ( 1 core) com 2 Ghz e 1gb de ram da conta de uma rede com 150 usuarios tranquilamente (Firewall, proxy, iproute, loadbalance, vpn)

Para estudos..

Veja na minha assinatura o PC numero 4. Fiquei muito tempo sem acessar o forum e tem uns 2 anos que não tenho mais essa maquina, mas já rodei nela até 5 maquinas virtuais cada uma com 64 ~ 128 GB de ram. Já da um OTIMO laboratorio para testar as coisas ;)
 
Última edição:
Entendi.Então nesse caso eu escolheria a arquitetura fusion, questão de gosto mesmo.:haha:
 
O Atom tem mais poder de processamento que o E350, assim acho mais vantagem usar o processador da Intel. Consequentemente vai ter mais tempo de uso.
 
Olá pessoal..

Desculpe demorar para responder mas agradeço a todos que contribuíram no tópico.

Como pretendo utilizar o computador para estudos e tirar certificações Linux, acredito que se pegar um Pentiun 4 vai me ajudar por muito mais tempo.

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo