Isso é fungo na lente?

madcar8

R*
Registrado
Boa noite,

Comprei recentemente de um conhecido uma câmera Sony HX200V usada (1 ano de uso) na hora não percebi, mas vi ao limpar a lente essas manchinhas que estão dentro dela, nunca tive uma câmera antes mas pelo que li parece ser fungo, além disso o viewfinder dela parece ter, ou não sei se é sujeira, parece tipo teia de aranha.

Segue as fotos abaixo:

uk2Axg9.jpg
2W5Ye2q.jpg


Ao tirar fotos até agora não notei, tanto foto noturna como foto em dia claro, será que com o tempo isso aumenta? Vi no Youtube uns vídeos mas a maioria é relacionado a DSLR.

Gostaria de saber se alguém recomenda alguma loja na capital de SP ou pelo litoral (onde moro) que faça esse tipo de serviço.

Tirando isso ela funciona perfeitamente, to bastante feliz mas só essas coisas que me preocupam, pensei em eu mesmo abrir e limpar com cotonete e álcool isopropílico, mas não achei nenhum manual de serviço ou vídeo desse modelo específico sendo aberta.

Abraços
 
Parece ser fungo sim. Melhor limpar o quanto antes pois já vi os fungos marcarem a lente permanentemente. O que eu já fiz com o minha câmera pra tentar matar o fungo é deixar um tempo no sol, e depois deixar armazenado dentro de um pote ou saco hermeticamente fechado com saquinho de sílica. Mas também não sei se é o certo ou recomendado.
 
é man, és fungo..
deixar no sol de fato ajuda um pouco, principalmente se o fungo estiver ainda surgindo.. nesse seu caso tem lugares que conseguem limpar 80~90% disso.. só não saberei lhe indicar o local.
e o armazenamento dos equipament0s é como @mstpakl citou.. se possível um pote transparente e com desumidificador de ar...
 
Só tente limpar por conta própria se souber o que está fazendo.
Eu abri minha lente pra limpar, não consegui e agora o corpo não reconhece mais a lente. Me ferrei bonito. Agora fiquei com uma lente suja e defeituosa.
 
É fungo. Mande o quanto antes para limpeza em um lugar especializado. Se for de SP recomendo a portssar
 
Infelizmente é fungo.
Ao longo do tempo tende a piorar, mas se deixar a lente diretamente no sol de vez em quando por um tempinho, resfriar antes de guardar (pq óbviamente a lente vai esquentar) e depois armazenar num recipiente herméticamente fechado com sílica não saturada, pode retardar o crescimento do fungo.

OBS: Se esse modelo tivesse opção de lente intercambiável e se o fungo estivesse somente na lente, recomendo armazenar a lente separadamente do corpo da câmera para que o fungo não se espalhe pelo interior da câmera também.

Se o equipamento não for usado com regularidade e armazenado sem as devidas condições, é fungo na certa nesses equipamentos fotográficos.
Fungo adora e prolifera em ambiente escuro e úmido.

Se não tiver conhecimento, jamais tente abrir e limpar por conta própria. Vai perder sua lente e o custo do reparo vai ser ainda mais caro!
A limpeza especializada não é barato, mas só nesses casos para retirar o fungo mesmo e dependendo da situação não fica 100%.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo