• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Itanium 2

OldMan

Congelado
Isso é pra quem dizia que o Itanium 2 ia ser um fracasso. Encontrei isso na slashdot. Fontes de pessoal da SGI

"

foobar104 writes "Details are scarce, but SGI announced this morning that their prototype Itanium 2 system has demonstrated more than 120 GB/s to and from main memory on the STREAM TRIAD benchmark, which is the fourth best result in the world. For comparison, the Cray C90 sustains 105 GB/s, while an even larger Sun Fire 15K clocks a measly 55 GB/s. The interesting part? The system wasn't running IRIX, SGI's proprietary version of UNIX. It was running Linux. More information on STREAM TRIAD, including results from other systems, is available here . The system, incidentally, was an Origin 3800 straight out of manufacturing equipped with Itanium 2 processor modules. SGI will start selling the systems early next year."

BlackSilver

Usuário Registrado
É sempre assim...........o pessoal acha que se não serve para dar mais fps nos jogos o cpu não vale nada......

O Itanium 2 usa uma arquitetura completamente diferente dos cpus atuais, a IA64 que não foi feita para jogos ao aplicativos comuns de Windows e de qualquer maneira obriga ele a emular o código X86 perdendo muito tempo se comparado aos cpus comuns.

Desde o início ele estava sendo feito para ter o maior desempenho clock a clock já feito por um cpu, batendo as outras arquiteturas 64bit, foi melhorado em praticamente todos os aspectos possíveis de modo que um Itanium 2 de 1Ghz com código otimizado tenha desempenho equivalente a de um P4 funcionando a clocks 4 vezes superiores ou mais.

E é por esse tipo de coisa que eu acabei odiando a Intel..........

Mesmo com X86 eles poderiam ter feito coisa muito melhor que o P4, um processador que ao mesmo tempo atingisse altos clocks, mesmo que ficasse longe do P4 nessa área e tivesse um alto desempenho clock a clock de modo que superasse o P4

Ao invés disso eles preferem fazer o modo mais fácil é jogar um cpu com pipeline gigantesca com Fsb e memórias que fornecem bandwith giganstesca para deixar a pipeline ocupada e tentar vencer a competição com a Amd,

É esse tipo de pensamento, provavelmente influenciado pelo departamento de marketing que deve ter pressionado muito a área de engenharia de modo que a Intel recuperasse a vantagem na corrida por clock que estava perdendo para a Amd desde o lançamento dos Athlon é que levou a fazer a bosta dos P4
E é por isso que não usaria P4 nem que me fosse me dado de graça a despeito de todas as suas vantagens

OldMan

Congelado
Não estava nem falando de processamento.. estava falando de velocidade de acesso a memoria. 120 GB/s... um P4 não chega a 4 Gb/s

Fla3DMadness

Active Member
Não estava nem falando de processamento.. estava falando de velocidade de acesso a memoria. 120 GB/s... um P4 não chega a 4 Gb/s
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Caramba... que tipo de memória eles estão usando pra conseguir essa banda toda??
E outra duvida: quem é que leva o mérito dessa velocidade toda de acesso à memória, o processador, a memória em sí, a controladora de memória ou o bus ou é tudo junto? Tu sabe mais alguma coisa sobre ele?
[]´s

Flávio

Aurus

Powered by 64bits
Imendando: com quantos processadores isso foi conseguido? essa banda eh usada para que?

Express

New Member

Ao invés disso eles preferem fazer o modo mais fácil é jogar um cpu com pipeline gigantesca com Fsb e memórias que fornecem bandwith giganstesca para deixar a pipeline ocupada e tentar vencer a competição com a Amd,

concordo com o que escreveu... mas creio que não percebeu algo... Pode ser bem mais dificil, mas é muito mais muito mais lucrativo. E no mundo de hoje? o que vale mais a satisfação do clienete o o dinheito do mesmo?

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
:eek: :eek: TO BOLADO! 120 Gbs de banda!!! noooooosssssa... mas isso influi em que??? velocidade? desempenho? "precisão"?? op que isso melhora que eu nao entendi????
falows

lambgomesll

Fala meu camarada!
Oldman......pelo q entendi......foi medido um acesso á memória.....com uma velocidade de 120Gb/s, neste sistema......ele parece ser dual.....correto?

bom acesso á memória, naum parece ter sido problemas ultimamente.......considerando a largura de banda das novas DDR's a serem usadas na placas de vídeo.....

mais uma pergunta......como esse sistema é de altíssimo desempenho......gostaria se vc naõ se importasse de me confirmar o q acredito ser verdade..........

O Hammer, poderá ser montado, em forma de blocos?, ou seja......se quiser aumentar a memória, processadores, e chipsets, será só ir montando os módulos em sistemas?

mais uma coisa........pelo q vi vc conhece bem sobre arquiteturas 64 bit's.......então o q vc acha de fazer um tópico específico, para clarear as idéias.....já q vi q tem mais gente q se interessa..........

claro isto se vc tiver tempo.........o pedido fica tb a quem mais tiver conhecimento nesta área.........

valeu....

OldMan

Congelado
Os itanium2 sao monstrengos por um simples motivo. Nao sao projeto da Intel, sao projeto conjunto Intel-SGI. A SGI passou o controle de memoria dela para ser usado no Itanium2 que por sua vez e o emsmo usado nos supercomputadores Cray.

So pra ter uma ideia.. em uma LAN de computadores SGI nao existe o conceito de latencia... nem de rede como conhecemos. A memoria de todas as maquinas fica sincronizada em menos de um cclo de clock. Significa que a comunicacao de rede e igual a velocidade de acesso a memoria do processador.

Acreditem a SGI tem coisas muito mais avancadsa que vcs podem pensar. Como ela estava em dificuldades de mercado..se uniu a Intel.. que leh traz expectativa de participacao em uma crescente fatia de mercado.

Alias.. pra comprar uma maquina com Itanium.. so comprando maquina pronta da SGI.. com MB da SGI, memorias da SGI (que deixam qquer DDR 400 ou rambus no chinelo). Por isso que ele eh caro. Assim que a Intel mesmo comecar a fabricar em suas fabricas.. o preco cai.

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
nussa e qnto custa uma máquina dessas???? e qual o clock de um Itanium2???
falows

OldMan

Congelado
1 Ghz.. o preco eu nao sei exato, mas mais de 2xP4.

Fla3DMadness

Active Member
Com certeza vai ser caro... o Itanium "1" aparecia no Pricewatch com valor de US$2.500 o modelo de 800mhz... :eek: :eek: :eek:
Imagina o quanto não vai custar o Itanium 2 de 1ghz.... :rolleyes:

Ae Oldman... faltou tu dizer que tipo de memória foi usada pra atigir toda essa banda. ;)
[]´s

Flávio

PRESUNTO!

WOAH!
impraticável.... só pra milionários e empresas de altíssimo porte certo?

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
ah na boa...... só pra quem tem muita grana msmo...... sem brincadera. ou melhor soh pra servidor que tem muita grana msmo! :) :D :rolleyes: :rolleyes:
falows

PRESUNTO!

WOAH!
Isso naum é meio q exagero mesmo pra um servidor???

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
sl. pra mim um xeon pra server jah dah mais que o que precisa!
falows

PRESUNTO!

WOAH!
Cooooom certeza... paga 4000 conto só num proc é impossível...

OldMan

Congelado
Memoria 'e proprietaria da SGI.. n~ao eh nada que vcs vao recnhecer vendo o nome e algo tipo M-SGI 8x07

Como eu disse.. eh tao caro porque so a SGI ta montando essas belezinhas.. quando outras empresas o fizerem o preco baixa. E isso nao e tanto assim. Para uma empresa eh irrisorio, gastar 4000 em um processador... elas gastam isso todo mes com cada funcionario..

lambgomesll

Fala meu camarada!
tá na hora da Intel amargar umas perdas........senaum ela vai acabar quebrando a AMD antes do tempo........

Express

New Member
tá na hora da Intel amargar umas perdas........senaum ela vai acabar quebrando a AMD antes do tempo........

quebar a amd ???? a amd vende muito..... pode ser que quebre mas ta longue ainda...

BlackSilver

Usuário Registrado
QUEBRAR A AMD?

Eu li direito?

Como se Amd não vendesse nada de cpus e se vendas baixas durante meses tivesse um impacto significante na vida da Amd ou de uma empresa parecida................

lambgomesll

Fala meu camarada!
QUEBRAR A AMD?

Eu li direito?

Como se Amd não vendesse nada de cpus e se vendas baixas durante meses tivesse um impacto significante na vida da Amd ou de uma empresa parecida................

Até parace q isto é coisa de outro mundo..!!!!!!:mad: :mad: :mad:

cara se os cara tão tendo prejuízo, é q nem lucro........ou é bons lucros ou ou é grandes prejuízos........

até hj tem gente q não acredita na falência de gigantes q já estiveram por cima.........

ex......Autodesk.........a cada dia q passa
amrga mais prejuízos.......claro nesta não está falida.............mas é sempre assim.......

Demetrius

New Member

Usuários que está vendo este tópico