Jogos PARA linux (Nativo)

Kknd

Storm, Earth and Fire
Registrado
Jogos para Linux (Nativos e Ports)

Ae, encontrei um site de um cara que fez instaladores para jogos free para linux.

Link.: http://liflg.org/?catid=6

Obs.: O glest é um jogão!!
 
Fiz uma tradução para o jogo glest.

É só colocar na pasta data/lang e selecionar nas opções!

Edit.: Arrumei algumas palavravas que não estavam se encaixando bem.
 
Só para complementar o tópico do nosso amigo Kknd.

Essa questão envolve muita polêmica, até porque alguns jogos não rodam perfeitamente, e sim com alguma aceitação, o usuário entende as diferenças dos dois Sistemas Operacionais, e aceita os resultados.
Eu migrei do Windows há pouco, e na minha máquina, havia muitos jogos instalados, meu hobbie, confesso, não é mais jogar, mas mesmo assim quero "desvendar" esse mistério que envolve todos os fóruns sobre Linux.

Então para começar gostaria de explicar a diferença de alguns recursos para games do Windows no Linux:

1- O que é SDL?
Vou tentar passar pra vocês a concepção de forma resumida:
SDL é o "Directx" do Linux, para quem não sabe até hoje a função exata do DirectX. Aí vai:
O DirectX nada mais é que uma biblioteca que faz uma espécie de ponte, permitindo o acesso direto aos componentes multimídia de hardware. Através dele é instalado e gerenciado os Recursos do Hardware; vamos citar uma placa de vídeo por exemplo, o responsável pela "administração do funcionamento e instalação dos recursos, agindo de forma conjunta com o Driver da placa é o DirectX.
Através dele que ocorre a "ativação e gerenciamento de recursos" como Opengl, Pixel Shader entre outros...
Vamos a concepção do que é SDL: (traduzido por: Raphael Bertozzi, tirado do site: www.sdl.org)

Uma destas alternativas, e que vem se tornando um quase padrão no Linux é a SDL, Simple DirectMedia Layer. Criada por Sam Lantinga, a SDL fornece como o próprio nome sugere, uma forma rápida de se ter acesso aos recursos do Hardware, como o teclado, o joystick e o vídeo, exatamente como o DirectX. Uma das diferenças fica por conta de a SDL não possuir suporte nativo a 3D. No Linux por exemplo ela se utiliza do OpemGL, e no Windows ela utiliza recursos do próprio DirectX devido a uma restrição imposta pela Microsoft. Ah, sim! O SDL é multi plataforma também. Ela possui versões para Linux, Windows, Beos, Mac e por aí vai.

Vamos ver suas principais características:

* Multiplataforma (Funciona em vários sistemas Operacionais)
* Está sob licença GPL (Garantindo assim o desenvolvimento constante e correção de BUGS com o apoio da comunidade)
* É extremamente simples e fácil de utilizar. É por isto que existem tantos jogos que mais parecem "experiências de dias chuvosos de algum programador" =)

Site com lista de jogos para Linux:

* Happy penguin - http://www.happypenguin.org/
* Portal Games for Linux - http://games.linux.sk/
* Lista de jogos para Linux na Wikipedia, - http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_games
* Download Linux Games for Free - http://absolutist.com/linux/
* Linux Games - http://www.linuxgames.com/
* Loki installers for linux games - http://liflg.org/

Aki temos alguns games nativos para linux

Danger from the Deep - Simulador de Sub. Opensource.
Trata-se de um simulador de Submarino e as imagens falam mais que palavras:
http://dangerdeep.sourceforge.net/gallery.php

Flightgear - http://www.flightgear.org/
Simulador de vôo com gráficos surpreendentes. O Flight Simulator da Microsoft que se cuide heim!!! O que falta nesse game é apenas uma interface de menus bem elaborada. Acaba sendo meio complicado de entrar no jogo, mas sem dúvida os fissurados por games de avião conseguem contornar facilmente esse problema com um pouco de tempe.

Netpanzer - http://netpanzer.berlios.de/
Jogo de estratégia com belíssimos gráficos. Controle seus tanques e detone o adversário nesse jogo estilo "Command and Conquer".

Step Mania
- http://www.stepmania.com/
Agora chegou a hora. Desafio qualquer um a me vencer nesse jogo! Eita coisa viciante! Eu já jogava Pump, aquela máquina de dança, depois que parei... comecei a jogar esses jogos de dança no computador e sem dúvida este é o mais legal de todos! Estilo DDR!!! Já estou realmente viciado e jogo com apenas uma mão fechando qualquer música que apareça pela frente no nível mais difícil. Alguém vai encarar? rs. Vicia mesmo esse jogo. Muuuuito legal. Um dos meus favoritos!

Battle for Wesnoth - http://www.wesnoth.org/
Jogo de estratégia que promete muito. Coloco muita fé nesse projeto. Quase todo mês tem um release e a equipe de programadores não para um segundo. Jogo por turnos muito legal. Faz assim... entra no site dos caras, vá até a sessão de screenshots e compare a primeira versão com a última pra ver o quanto esse pessoal trabalha. Vira e mexe tem coisa nova aparecendo. Esse jogo é bom pra os fãs de jogos de estratégia por turnos... estilo xadrez com exágonos que dividem os espaços. Muito legal e bom pra jogar em multiplayer tbm. Tem várias campanhas pra singleplayer.

No Gravity - http://www.realtech-vr.com/nogravity/
Maravilha de jogo! Shooter de nave em 3D. Você controla a nave, atira, mata os inimigos, pega power ups e ainda completa missões. O último jogo que me viciou foi esse!!! Não consigo parar de jogar!!!

Nexuiz - http://www.nexuiz.com/index.php
Olha só como a comunidade sabe trabalhar bem. Pegaram os sources do Quake 2 e fizeram um jogo tão bom quanto o quake 3!!! Imagina agora que liberaram os códigos do quake 3!!! Esse jogo é muito bom mesmo mas precisa duma máquina legal pra rodar decentemente! Aqui não ficou muito rápido não... que pena!

Legends - http://www.legendsthegame.net
Mais um jogo de tiro em primeira pessoa bem legal. Pena que tem pouca gente online pra jogar. Aqui você atira pra caramba com armas futuristas e ainda tem uma espécie de jato propulsor que te deixa voar um tempinho. Isso me lembra Duke Nuken hehehe.

Glest
- http://www.glest.org/
Warcraft 3 que se cuide. está certo... falta muito ainda, mas que esse joguinho promete promete! Estratégia em tempo real todo 3D. Jogue com humanos ou magos. Gráficos bem trabalhados e estilo de jogo que lembra bem o warcraft mesmo. Faltaram os heróis...

UFO:
Alien Invasion - http://www.ufoai.net/
"UFO: Alien Invasion" é um jogo de estratégia na qual utiliza combate tático contra forças alienigenas hostis que estão para se infiltrar na Terra a qualquer momento.

Tremulous - http://www.tremulous.net
Inicialmente criado como um Mod para Quake3, Tremulous aproveitou a abertura do código-fonte deste para se tornar um jogo completo e auto-suficiente.
Em arenas grandes e bem elaboradas, dois times completamente diferentes tentam destruir as bases alheias: de um lado os humanos com suas armas e equipamentos, do outro os aliens com sua selvageria e capacidade de metamorfose.
As diferenças entre os times não alteram o equilíbrio do jogo, pelo contrário, rejuvenescem o estilo FPS ao trazer o mesmo tipo de competitividade do grande clássico Counter-Strike.

Alien Arena 2007 - http://red.planetarena.org/
Divirta-se com aliens desintegrando-se uns aos outros com armas de última geração. Alien Arena é baseado na engine do Quake 2 bastante modificada para incorporar os recursos necessários para dar o clima ao jogo.
Todo ano é lançada uma nova versão com melhorias nos mapas, jogabilidade e graficos.

Boson - http://boson.eu.org/
Jogo de estratégia 3D em desenvolvimento.

Vega Strike - http://vegastrike.sourceforge.net/
Freelancer? hohohoho...

Wormux - Link
Jogo do género worms clássico (está nos repos do Ubuntu Very Happy)

Frozen Buble

Inspirado no clássico puzzle bubble (também nos repos do Ubuntu , ideal para a irmã que tenham aí por casa Wink )

Batalhão - http://batalhao.codigolivre.org.br/
Batalhão é um jogo de ação no estilo arcade, onde você tem que sair por ai com um tanque e destruir inimigos.
Você também pode fazer melhorias no seu tanque comprando equipamentos com o dinheiro que você consegue durante o jogo.

glChess - http://glchess.sourceforge.net/
glChess é um jogo de xadrez 3D em OpenGL para Unix. Você pode jogar com outra pessoa, contra o computador, ou como espectador. Jogo em rede também é suportado.

Warsow - http://www.warsow.net/
Jogo para Linux que usa a engine do Quake 2.

Freedroid RPG - http://freedroid.sourceforge.net/
Jogo de RPG bem divertido. Estilo "diablo" mas com pinguim.

Mistlands - http://www.zeropointgameplay.com/
MMORPG Open source.
Mistland é um jogo de RPG online criado pela "Zero Point Gameplay" para Windows e Linux. O objetivo é criar um sistem de RPG online similar aos jogos de planilhas e dados. Neste jogo é possível projetar quests e compartilhar com outros jogadores.
Gráficos em 3D, legalzinho: http://zeropointgameplay.com/gallery/thumbnails.php?album=9
Plataforma: Linux e GPL

Narcissu
- http://narcissu.insani.org/
Esta é uma tradução e portagem não oficial para Linux do jogo Narcisus lançado pela Stage-Nana que conta a história de uma viagem de um garoto e uma garota que você não sabe como vai terminar. Com traços de desenhos japoneses (ANIME) o jogo cativa os jogadores com uma história muito bem elaborada.
Downloads via Bittorrent

Jogo ao melhor estilo adventure. Bem complexo e completo.
Plataforma: Linux e GPL

OpenRPG - http://www.openrpg.com/
OpenRPG é um projeto para se jogar jogos RPG online. Trata-se de um software básico que simula uma mesa de jogo, com ferramentas como chat, rolagem de dados, planilhas, etc. Conta ainda com um sistema de mapas integrado onde é possível colocar a posição dos personagens, NPCs e ítens. Jogue RPG online com seus amigos utilizando este programa.
O software foi desenvolvido de tal forma que facilita a criação de adicionais, para jogos específicos.

Quer jogar RPG de Mesa com os amigos? ESSE é o programa! Combinado com um VOIP fica 10.

Planeshif
t - http://www.planeshift.it/
O objetivo dos desenvolvedores deste jogo é criar um grande jogo de RPG Online repleto de fantasia. Cada jogador pode criar seu personagem e explorar o mundo inteiro de forma interativa com o máximo de realismo.
O jogador iniciará sua jornada em Yliakum, uma grande cidade que abriga diferentes raças, facções, guildas, aventureiros e diversos lugares inexplorados.
Mas o jogador não fica apenas por ali. Ele terá diversos outros lugares no mundo para visitar.
Um MMORPG que promete muito. Se beneficia do Crystal Space.
Finalmente os desenvolvedores lançaram um pacote binário para linux. Centenas de usuários linux lotavam os foruns de suporte pedindo ajuda para a compilação deste programa. Você pode baixar a versão binária e executar como root para que o programa extraia tudo sozinho.
Gráficos LINDOS! http://www.planeshift.it/pics.html
Plataforma: Linux / Windows e GPL

S.C.O.U.R.G.E.: Heroes of lesser renown
- http://scourge.sourceforge.net/
Para os roguelikes de plantão, ai um joguinho no mesmo estilo todo 3D. Ache tesouros, mate inimigos e ganhe levels.
A.K.A "Diablo". Gráficos também parecidos com Diablo 1.
Plataforma: Linux e GPL

Stendhal
- http://arianne.sourceforge.net/?arianne_url=games/game_stendhal
Stendhal é um adventure online em multiplayer inspirado no Wordlforge's Acorn. Este é mais um típico RPG online onde você pode andar pelo mundo, conversar com outros jogadores, comprar e vender itens, e matar alguns outros por ai. Criado utilizando a tecnologia Java.
Muito parecido com o TIBIA. Gráficos lembram o FF do NES.
Algumas SS:
http://arianne.sourceforge.net/screens/stendhal/20060310_stendhal.jpg
http://arianne.sourceforge.net/screens/stendhal/20060303_stendhal.jpg
Plataforma: Linux / Windows / Mac e é GPL


The Mana World
- http://themanaworld.org/
O The Mana World é um jogo de RPG online bem parecido com o Ragnarok, inclusive utiliza o mesmo servidor.
O jogo é totalmente livre, você pode baixar, jogar e modificar.
Os gráficos do jogo são em 2D, ótimo para quem não tem uma placa de vídeo aceleradora 3D.
O jogo ainda está em fase de desenvolvimento, mas promete muito. Sua jogabilidade é muito boa.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e é GPL

Tibia - http://www.tibia.com/
MMORPG com gráficos simples (no quesito gráficos, som e jogabilidade) mas muito complexo (do ponto de vista do RPG). Totalmente freeware com vários servidores, onde cada servidor é um mundo. Um dos mais jogados no mundo do gênero.
Para criar uma conta vá a página do desenvolvedor.
Pessoal não sou fã, pois abandonaram o desenvolvimento da versão cliente para Linux.
Plataforma: Linux / Windows mas é Copyright (c)

Ultima Iris3D - http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4184
Ultima Iris3D é um cliente de Ultima Online para Linux. Ultima Online é considerado por muitos o maior e melhor jogo de RPG online de todos os tempo. Tanto é verdade que a economia do Ultima Online está entre as 10 melhores economias do mundo, concorrendo com países reais como Estados Unidos e Canadá.
Trata-se de um jogo com todos elementos de um bom MMORPG com diversas skills, jobs e muita ação.
Esta é apenas uma versão Open Source de um cliente do jogo. Você precisará ter o Ultima Online completo para copiar os arquivos data e então jogar. Este é um cliente 3D.
Leia o Artigo do link para saber como instalar.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e GPL

Wurm Online - http://www.wurmonline.com/
Jogo de RPG online. Ande por cenários 3D, converse com outros jogadores, colete recursos, construa cidades, crie itens, comercialize-os, pesque e muito mais juntamente com outros jogadores e NPCs.
Tem que pagar para jogar na conta premium, servidor fechado. Mas para a conta básica, é grátis.
Roda em Java.

XU4 - http://xu4.sourceforge.net/
Vulgo X Ultima 4. XU4 é uma recriação do clássico para computadores Ultima IV, um belíssimo RPG da década de 80.
O propósito deste jogo de computador é criar uma forma fácil e conveniente de se jogar este clássico utilizando sistemas modernos. A plataforma primária de desenvolvimento é o Linux, mas este projeto conta com versões portadas para Windows e Mac OS X.
Plataforma: Linux / Unix / Windows / Mac e GPL

Agora é a vez dos jogos de estratégia. Fora os já supracitados netpanzer, Glest, Boson e Wesnoth (que você não dá nada pelos gráficos mas é viciante) temos:

Dark Oberon - http://dark-oberon.sourceforge.net/?page=download
Dark Oberon é um jogo de estratégia em tempo-real similar ao Warcraft II e também ao Command & Conquer - Red Alert.
Cada jogador pode sair a procura de materiais para realizar suas construções, criando diferentes tipos de unidades para defender e atacar outros inimigos. O mais interessante é que tudo foi feito com massinha de modelar.
Plataforma: Linux / Windows e GPL

FreeCiv - http://www.freeciv.org/index.php/Freeciv
Um excelente jogo de estratégia multiplayer. Possui o código aberto. além de ser um joguinho muito viciante.
Construa e administre sua civilização desde os primórdios até a idade moderna, tornando-se mais que um jogo: uma aula de história.
Clone do Civilization.
Plataforma: Linux e GPL

Globulation 2 - http://globulation2.org/wiki/Screenshots
Globulation2 é um jogo de estratégia que lembra muito o famoso Warcraft 2. Nele o jogador pode escolher o número de unidades ele deseja controlar de diferentes tipos, e que satisfaçam melhor suas necessidades. Muito divertido pois as unidades e construções são mais parecidas com organelas de células que com soldadinhos e tanques.
É possível se jogar em multiplayer (LAN) ou pela internet no Ysagoon Online Game, um meta-server.
Plataforma: Linux / Windows e GPL

LinCity-ng - http://lincity-ng.berlios.de/wiki/index.php/Main_Page
inCity-ng tenta melhorar os gráficos do LinCity, um simulador de cidades semelhante ao Sim City. Embora o engine permaneça inalterado e os recursos comparáveis ao Sim City 1, os gráficos foram todos remodelados usando o Blender, de tal forma que ficam tão bonitos quanto os do Sim City 2000 e Sim City 3000.
link para o Lincity normal: http://www.floot.demon.co.uk/lincity.html
Plataforma: Linux e é GPL

Pingus - http://pingus.seul.org/welcome.html
Joguinho muito legal onde é preciso estratégia para vencer. Você conta com uma séria de ferramentas para dar aos seus pinguins como britateira, hélice tipo paraquedas, pontes, dentre outros. O seu trabalho é coordenar esta turma, dando as ferramentas certas para que eles consigam abrir caminho pelas fases do jogo. Possui gráficos muito bons além de um ótimo acabamento.
Lembra do Lemmings?
Plataforma: Linux / Unix / Windows e GPL

Risk - http://jrisk.sourceforge.net/
Lembra daquele famoso jogo de tabuleiro chamado "WAR"? Pois é, ele voltou! Jogue contra o computador ou em rede num total de até 6 jogadores. Coloque suas peças, ataque os inimigos dominando os países, tente completar seu objetivo e troque suas cartas por mais exércitos.
Idêntico ao bom e velho "WAR".
Vale a pena baixar! Roda em Java e é GPL!

Simutrans - http://www.simutrans.de/
Simutrans é um simulador de transportes e economia. Conta com versóes para Linux, Windows e BeOS.
Crie conexões de ônibus e trêns e interligue pessoas e o correio entre cidades e indústrias. Você deve coletar minério, ferro e carvão para produzir aço. Óleo pode ser transformado em plásticos. Plástico e aço são usados para produzir carros pela indústria de carros por exemplo. E todos estes recursos precisam ser transportados de alguma forma.
Mas tome cuidado para não afundar seu orçamento!
Estilo SimCity.
Plataforma: Linux / Windows e é GPL

Warzone 2100 - http://warzone2100.strategyplanet.gamespy.com/
Download: http://liflg.org/?what=dl&catid=6&gameid=63&filename=warzone.2100_0.2.2-english.run
source: http://www.fileplanet.com/dl.aspx?/strategyplanet/warzone2100/warzone2100.rar
O projeto Warzone 2100 ReDev visa continuar a visão iniciada em 1999 pelos estúdios Pumpkin com o jogo Warzone 2100, que foi descontinuado no dia 6 de dezembro de 2004 e teve seu código liberado sob a licença GPL. O código fonte está todo disponível e deve ser compilado para poder ser jogado no Linux.

Requerimentos adicionais:
- gawk >= 3.1.3 (necessário apenas na compilação)
- sdl >= 1.2.8
- sdl-net >= 1.2.5
- opengl (opcional)
- openal >= 20040817
- libvorbis >= 1.1.0 (opcional)
- libmad >= 0.15 (opcional)

Plataforma: Linux é GPL.

TA3D - http://ta3d.sourceforge.net/home-en.html
Para quem gosta de TOTAL ANNIHILATION, um jogo de estratégia em tempo real em 3D lançado em meados de 1996, tem um projeto opensource para refazer a engine dele em 3D. Não testei ainda, mas vou fazê-lo. Ele é necessário ter os arquivos originais do Jogo, sendo basicamente um "port" para o Linux só que com rotação de câmera.

===================================================

Racer - http://www.racer.nl/
Simlador de carros. Baixe carros e pistas na internet e chame seus amigos pra dar umas voltas. A jogabilidade é muito precisa e realista e os gráficos de cair o queixo. Pena que o projeto está meio "parado" e "abandonado" e ficou com uma série de buga pra se corrigir. Um dele é você bater com velocidade e seu carro ficar eternamente "caindo". Ai tem que reiniciar o jogo. Os próprio criadores já pediram ajuda na internet pra resolver esse bug... rs. Mas vale a pena dar uma olhadinha! Não é OpenSource, mas é de livre para uso não comercial.

Games NÃO OPEN SOURCES, mas nativos em linux

Quake 3 - http://www.quake3arena.com/
Doom 3 - http://www.doom3.com/
Unreal Tournament 2004 - http://www.unrealtournament2004.com/
America's Army: Special Forces - http://www.americasarmy.com/
Wolfenstein Enemy Territory - http://games.activision.com/games/wolfenstein/index.asp?section=et
Return to Castle Wolfenstein - http://www.castlewolfenstein.com/
Neverwinter Nights - http://nwn.bioware.com/downloads/linuxclient.html
Heroes of Might and Magic 3 - http://www.lokigames.com/products/heroes3/
Myth 2 : Soulblighter - http://www.lokigames.com/products/myth2/
Civilization: Call to Power - http://www.lokigames.com/products/civctp/
Dominous II: Ascencion Wars - http://www.shrapnelgames.com/Illwinter/d2/
Railroad Tycoon II - http://www.lokigames.com/products/rt2/
Robin Hood: The Legend of Sherwood - http://www.robinhood-game.com/

E para akeles q não conseguem viver sem os jogos "da" microsoft tem ainda essa opção --->http://www.benganerds.com/linux

Fontes: http://www.guiadohardware.net/comunidade/viewtopic.php?t=323787&highlight=cedega
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=167456
 
Ótimo post cara! Tava pensando em postar uma pequena lista, mas a sua está bem completa!

Go Linux =)
 
Poutz... que shaders maravilhosos os desse jogo!!! pqp!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo