• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Jolicloud - SO para netbooks e computação em nuvem

blackbrain

©
Registrado
jolicloud.logo.jpg


O anúncio do Chrome OS criou uma série de "serás" na cabeça das pessoas... "Será que vai prestar? Será que essa nuvem é confiável?"

Uma prévia do que pode vir (será?) pode ser vista no Jolicloud, uma distribuição ainda em desenvolvimento, baseada no Ubuntu, com os mesmos propósitos.

Atualmente está em versão alpha e é aberto somente a convidados. No site oficial é possível requisitar um convite, além de conferir imagens e informações.

Depois de pouco mais de um mês meses de espera meu convite chegou e resolvi testar pra passar o tempo.

Basicamente a bagaça é o Ubuntu Netbook Remix com uma aplicação a mais. Então, antes que digam "aaaahhhh é igual ao Ubuntu", eu estou afirmando: é igual, só que com outro nome e tela de boot.

Como a base já tá pronta, compatibilidade não deve problema. A tela-menu inicial ainda é a "original" do UNR (ou pelo menos é parecida):



O conceito de computação em nuvem começa clicando no Get Started, onde é aberta uma......"tela" (não achei um nome apropriado pra isso, chamarei de "Jolicloud Home") onde é possível fuçar nas configurações da sua conta no Jolicloud, atualizar o sistema, receber notificações (sei lá do que) e instalar aplicações. É agora que a brincadeira começa de verdade.





Pra instalar um "aplicativo" qualquer basta um clique no "install" (óbvio?). O processo é longo, demora uns... 5 segundos. Uma entrada pro infeliz é adicionado ao menu. No início achei que a "tela-menu" só estava ali porque esqueceram de tirar, mas é por ela que os aplicativos são iniciados.



Detalhe 1: reparem que maioria das aplicações disponíveis são na verdade sites, serviços, aplicações web (chamem como quiserem) que podem ser acessados de qualquer navegador.







Outras fotos aqui e aqui.

Detalhe 2: os sites são abertos da mesma forma que num navegador comum, porém o tal "navegador" não aparece. Reparem na ausência de barra de endereços, botões de navegação, barra de status ou qualquer outra quinquilharia. Apenas o site e a barra de tarefas (que é minúscula, porque é pra netbook) ficam visíveis. Cada icone na barra de tarefas representa um serviço aberto. A impressão é de que você realmente está usando um aplicativo, e não acessando um site. Obviamente uma conexão à internet decente ajuda.

O sistema ainda é alpha, mas provavelmente a versão do Ubuntu que estão utilizando não seja (não procurei essa informação). Não tive problemas de instabilidade, travamento ou outra ziquezira qualquer. E a bagaça tá rodando do pendrive enquanto escrevo, tiro as screenshots e ouço um Iron.

Mas tem um "mas": o Firefox comedor de memória RAM. Pra cada aplicativo é aberto um processo chamado "prism" que parece ser um "Firefox capado", ainda na versão 3.0.11 (12 após atualizar). Cada processo é independente do outro, você é obrigado a logar 3 vezes caso execute 3 serviços do Google. Como ainda é alpha, dá tempo de corrigir, atualizar, sei lá. Flash e Google Gears já vieram instalados e não encheram o saco.

Ps: isso se o tal prism realmente for um Firefox. Ainda vou cavar mais fundo pra ter certeza.

Edit: Prism. site oficial: http://prism.mozilla.com/

Testei uma penca de serviços e todos funcionaram bem com exceção do Deezer que não conseguiu buscar nada. Todos os "programas normais" do Ubuntu funcionam normalmente.

Uma coisa que eu senti MUITA falta: poder adicionar serviços que não estão listados no Jolicloud Home, apesar de ser possível acessá-los normalmente pelo navegador "comum".

Alguns serviços online estão começando a me agradar, casos de Google Docs, Photoshop.com (que esses dias me poupou o trabalho de instalar o Gimp) e Deezer (que já uso a algum tempo).

Offtopic: O Zamzar já me descolou duas caixas de cerveja na faculdade.

Se essa moda vai pegar, não sei. Se substituiremos programas "comuns" por serviços online, também não sei....talvez/provavelmente alguns, dentro de alguns anos. Mas até que a idéia dos caras faz sentido.

Só espero que alguém pense numa maneira de fazer backup de tudo que eu tenho espalhado mundo afora sem quebrar a cabeça.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo