Jornalismo, ainda vale a pena?

claudiomendonça

Usuário Super Safado
Usuário com Pendência
Olá galera do Adrena,
tenho 21 anos e nunca fiz faculdade, vou começar agora. Olhei e observei os cursos e optei por jornalismo, vcs acham que vale a pena?

Abraços.
 
se vc gosta da área nao vejo motivos para nao investir....mesmo nao precisando da graduação para exercer a profissão, creio que bons profissionais se formam com experiencias....que so podemos adquirir com boa fundamentação (faculdade).!!!!

então se gosta do ramo...vá adiante! não deixe que outros ditem seu ritmo!
 
Na minha opinião, cursar e se graduar em Jornalismo hoje em dia é apenas por satisfação pessoal.
 
Na minha opinião, cursar e se graduar em Jornalismo hoje em dia é apenas por satisfação pessoal.

Eu não acho não, como o amigo acima disse, entrar de cabeça num mercado sem experiência alguma é meio que suicídio, nada como a voz da experiência e a troca de experiência da faculdade.
 
Escolha dificil que temos que tomar quando terminamos o ensino médio, mas só vc pode decidir isso.

Mas para conseguir uma vaga de trabalho no ramo de jornalismo é muito difícil, o mercado de trabalho é muito pequeno, no seu lugar faria primeiro um curso da área de jornalista que vc quer atuar.

Primeiro faça um desses cursos: economia, turismo, ciências sociais, ciências políticas ou direito. Se vc quer ser um jornalista esportivo acho que não seria necessário fazer um curso antes. Boa sorte na sua decisão.
 
O meu pensamento é que, grandes canais de TV como Globo,SBT,Band.. etc. Não contratam jornalistas sem diploma(graduação).
E o ramo que quero seguir é jornalismo esportivo.
 
Eu trabalho num grande jornal do RS, não com jornalismo mas pelo que eu vejo e ouço é o seguinte, ninguém vai contratar jornalista sem diploma, a queda da obrigatoriedade é mais retroativa, para regulamentar todas as pessoas que já trabalhavam com jornalismo sem terem faculdade.

O que vc quer dizer com isso então?
Que quem não tem diploma nao vai conseguir emprego mesmo?
 
Não.

Ele quer dizer que a queda da obrigatoriedade serviu apenas para regularizar os profissionais que trabalham sem o diploma de jornalismo.

Exitem grandes jornalistas da Globo que tem apenas formação em economia, eles não precisarão cursar jornalismo
 
A ñ obrigatoriedade do diploma foi até positiva de certo modo. Valorizou o diploma. O que antes era apenas um pré-requisito, se transformou num diferencial.


Se vale a pena cursar jornalismo? Bom, eu faço jornalismo há 2 anos e me arrependi no 1º ano. O curso é uma porcaria, o mercado de trabalho é ruim e faculdade (Estácio de Sá) é um lixo. Ñ aprendi quase nada da profissão.

3 meses fazendo estágio num jornal aqui da minha cidade me ensinaram 10 vezes mais do que aprendi na faculdade.
Paciência... Agora vou até o fim pra pelo menos ter um diploma de nível superior.


Vale a pena isso? Pra mim ñ vale.
Mas se vc é um apaixonado pela profissão (MUITO apaixonado) e está disposto a matar um leão (carga horário de trabalho indefinida, baixos salários) por dia pra se dar bem na profissão, talvez possa valer a pena.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo