K10Stat, o sucessor do RmClock e como fazer UnderVolt na geração K10

ec2lrg

know-it-all Member
Registrado
Introdução

Já algum tempo muitos usuários procuram em fóruns, informações de como proceder o Undervolt, muitos são entusiastas e adeptos ao overclock (aumento da frequência original de um processador) e muitas vezes aumentando o vcore deste para estabilizar o processador para trabalhar nesta nova situação.
Pois bem, de um tempo para cá, percebi uma nova tendência, inicialmente mais voltada aos usuários de notebook, que é fazer a bateria do seu aparelho durar alguns minutos a mais, eu mesmo baixar o calor gerado pelo processador, um inimigo oculto e ainda mais pelas dimensões e o próprio projeto deste, de não acomodar grandes cooler, por exemplo faz o processador
trabalhar bem quente na maior parte do tempo.

E agora essa preocupação chega aos usuários de desktop, que por um motivo ou outro (vão desde montar micros silencios, diminuir o consumo elétrico ou calor gerado pelo equipamento, veem adotando a técnica do Undervolt, mas o que é isso ????

Undervolt

Nada mais é em poucas palavras, fazer um dispositivo, em nosso caso o processador trabalhar com uma voltagem menor que a especificada pelo fabricante, um exemplo é o processador Athlon X2 4000+ (Núcleo K8 e revisão G1) que opera com o multiplicador 10,5 com 1,30V e no micro aqui de casa roda com a voltagem em 1,10V.

Parece simples, mas para fazer essa tarefa, normalmente precisamos de uma ajudinha e essa ajuda é um programa, normalmente gratuito e desenvolvido por um ou mais entusiastas, já que os fabricantes dos processadores contam com alguns artificios, como Speed Step da Intel ou P-State da AMD, mas muitas vezes não é o suficiente.


Softwares

Existem algumas opções no mercado, e falarei de algumas delas.


K10Stat


Não sei ao certo, mas o nome para alguns já diz tudo, usado nos processadores AMD da geração K10, que incluem os processadores Phenom e seus derivados até os atuais Phenom II, este software é que me motivou a escrever este tópico.

Dica do nosso Hardman Alexandre Ziebert [Doom} e o seu funcionamento é bem simples, o download deste programa pode ser feito aqui


:arrow: Tela Inicial

Parte_01.jpg


Informa qual é o processador, a máxima frequencia (frequencia de fábrica), valor do NorthBridge (HyperTransport), voltagem e outras informações do estado de momento do processador.

:arrow: P-State

Parte_02.jpg


Aqui é onde iremos configurar a voltagem para cada multiplicador que o nosso processador venha a ter, aqui eu uso um Phenom II X4 955 rev C3 de 3200 MHZ, que possue 4 multiplicadores, meu antigo Phenom X3 8400 de 2100 MHZ só possuia 2 multiplicadores.

Temos a Profile, podemo renomea-los e podemos guardar até 5 perfis diferentes, eu uso um apenas, porêm para quem faz overclock por exemplo, e usa algum programa para aumentar o HTT base (200) pode precisar de mais voltagem e quando usar o micro, apenas para downloads, pode-se usar outro perfil para baixar o consumo do equipamento, é aqui que entra o Undervolt.


Abaixo temos:

:arrow: FID (Multiplicador)

:arrow: DID (Essa opção serve como se fosse um multiplicador/divisor do p-state. Quando se faz overclock no clock base a frequência em idle aumenta, mexendo nesse valor pode-se deixar em uma frequência menor para o p-state do idle, já que o FID dele é 0 já. ) Créditos ao usuário _BoDi.

:arrow: Frequencia :lol:

:arrow: CPU Voltage (É aqui que será definido um novo valor)

:arrow: NB Voltage (Depende de cada processador, se não sabe o valor de referencia, é melhor não mexer aqui, no caso do Phenom II é 1,10V e no meu antigo Phenom é 1,25V.

Abaixo, vem os passos (steps) do processador.

P0: FID 16 e DID 0, coloquei vcore em 1,2000V sendo que o original é 1,40V
P1: FID 08 e DID 0, coloquei vcore em 1,0750V sendo que o original é 1,25V
P2: FID 00 e DID 0, coloquei vcore em 0,0900V sendo que o original é 1,15V
P3: FID 00 e DID 1, coloquei vcore em 0,0725V sendo que o original é 1,00V

OBS01: Somente no P3, eu tive que mexer no DID, passando de 0 para o valor 1, se não for feito esse passo, jamais eu alcançaria os 800MHZ que é a frequencia mínima do Phenom II 955.

OBS02: Eu não mudei o valor do NorthBridge, em todos os casos eu deixei
1,10V.

:arrow: Para verificar a voltagem do processador, usem o CPUID, Hardmonitor ou SpeedFan, já que a as placas mãe, normalmente entregam mais ou menos tensão do que é necessário.

Aqui o Biostar fornece um pouco menos de tensão que o esperado, já a Asus tende usar bem mais voltagem que o necessário, tanto que a minha configuração do K10Stat usado na Asus, simplesmente não funciona com a Biostar, chegando a uma defirença de quase 0,05V, o que é muito, quando pensamos que estamos configurando o menor valor de vcore funcional para cada multiplicador e as placas mãe em geral sofrem com o famoso vdrop.


As próximas telas não precisam ser configuradas.


NB

Parte_03.jpg



Debug

Parte_04.jpg



Configurar o K10Stat para ser inicializado no Windows Vista/Seven


Usando o Task Scheduler(Agendador de Tarefas) podemos criar uma nova Task(Tarefa) para inicializar o K10Stat e o melhor, sem a janelinha do programa.

Após iniciar o Task Scheduler, vamos adicinar uma nova task como esta na figura abaixo.

Task_01.jpg


:arrow: Digite o nome da Task (Tarefa) e marque a opção Run with highest privileges.

O próximo passo é fazer o sistema inicializar o programa toda vez que este fizer um logon, quando optei pela opção startup(inicializar) não funciona a contento.

Task_02.jpg



E no final, passar o caminho de onde está sendo executado o K10Stat.

Task_03.jpg


:arrow: Vejam o detalhe ADD Arguments

O -lp:X (Onde X são os profiles a serem carregados, vão de 1 a 5
O -StayOnTray é para deixar no Tray, perto do famoso reloginho
E o -nw é para carregar sem a janela inicial do programa


OBS03: Existem 3 versões do K10Stat para download, eu já testei a versão 0.91 e 1.32 e o funcionamento é o mesmo.

RMCLOCK

Usado principalmente com os processadores AMD desde os modelos dos socket´s 754/939 até os AM2 e depois suportanto muitos modelos da Intel, desde Pentium Dual Core até certos modelos Core 2 Duo, este programa ainda é muito utilizado mas o seu suporte parou a algum tempo, pior é preciso fazer "gambiarras" para executa-lo no Windows Vista 64 bits e Seven 64 bits, já no Windows XP 64 bits funciona normalmente.

Mais informações aqui e um tutorial feito aqui mesmo por um usuário do forumpcs, o |Nadinhooo|.


Usem a versão 2.35, é a mais recente e tem um suporte mesmo que "limitado" ao Windows Vista/Seven.

Vamos a configuração do RmClock

Vamos entrar na Aba settings e clicar em Star Minimized to system tray

Foto01.jpg



Em Profiles, escolhemos os multiplicadores e as voltagens, mas isso varia conforme o processador, existem várias possibilidades mas acredito que o exemplo aqui do meu Athlon 4000+ G1 Brisbane se encaixe na grande maioria dos processadores da AMD e Intel.

No meu caso, eu setei os multis -> 5X, 9X e 10,5X (multi quebrado, encontrado em alguns processadores Brisbane, revisão G1 e G2) e suas respectivas voltagens.

E no campos campos AC Power (Energia da rede elétrica) e Battery (aqui só funcionará se o micro tiver um nobreak que tenha cabo de comunicação via serial ou USB ou se for um notebook.

Eu aqui setei Performance on demand para AC Power e power saving em Battery, mas isso fica ao gosto de cada um.

Foto02.jpg



Abrindo a Aba Profiles, temos:
:arrow: Power Saving
:arrow: Maximal Performance
:arrow: Performance on Demand

Vamos lá, sub-aba Power Saving, pelo nome deduzimos que será setado o menor multiplicador possivel para a economia de energia.

Foto03.jpg


Vamos lá, vamos pular a sub-aba Maximal Performance, que é o oposto da Power Saving, aqui se for o caso, deve-se marcar o maior multiplicador, no meu caso 10,5X.

Já na sub-aba Performance on Demand, onde conforme a necessidade de potencia, o multiplicador irá variando do menor até o maior multiplicador, é o mesmo trabalho que a tecnologia Cool "n" Quiet da AMD, só que podemos ajustar a voltagem do processador com a ajuda do RmClock.

No meu caso, eu marquei as opções 5x,9x e 10,5X.

Foto05.jpg


Temos a Aba CPU Settings e OS Settings, usando o Windows Vista/Seven, devemos setar a opção USE OS power plan e escolhemos a opção Balanced (isso em inglês), em português eu não sei como foi traduzido.

Isso será feito tanto na sub-aba Power Saving e na sub-aba Performance on Demand.

Foto04.jpg


E para iniciar no Windows Vista/Seven o procedimento é semelhante ao do K10Stat.

Vamos abrir o Task Scheduler (Agendador de Tarefas) e configurar uma nova tarefa.

Foto06.jpg


Foto07.jpg


Foto08.jpg



OBS04: Talvez pela falta de suporte, o rmclock tem séries dificuldades em rodar em sistemas 64 bits (Vista e Seven precisa baixar a parte RTCore64.sys certificado a parte), principalmente com chipset´s mobiles da Intel, pelo menos com o chipset 965 e um core 2 duo não funcionou, trava com o tempo e isso eu pude notar em vários fóruns de informática.

Phenommsrtweaker

Mais uma opção para os processadores Phenom (grato ao usuário dmknob que nos apresentou a esta ferramenta).

Vamos ao que interessa, que é o Undervolt :D e isso o programa cumpre o que promete.

Primeiro, vamos baixar o software, clique aqui, pode-se optar pela versão 32 ou 64 bits, no meu caso será a 64 bits.

Agora é só instalar, depois disso vamos executa-lo.
OBS: Ele instala um serviço, pelo que eu entendi o programa será inicializado junto com o windows, não precisa fazer as "gambiarras" que eu fiz com o K10Stat.


Phenommsrtweaker.png



1) Aqui detectou 4 P-Stat´s, pelo que eu achei na internet é o normal para um Phenom II, então iremos desconsiderar o P-State 4 (os válidos são de 0 a 3, onde o 0 é onde se atinge a maior frequencia e varia conforme o processador usado).

2) CPU VID -> Tensão do processador, para a menor tensão possivel que não prejudique o funcionamento do mesmo, isso varia de processador para processador e faça essa operação para cada P-State.
OBS: Dica, faça um Ponto de Restauração antes de começar essa tarefa, para caso de corrupção de algum arquivo, possa-se ter a chance de voltar ao estado anterior.

3) NB VID -> Tensão do NorthBridge do processador, aqui eu não mexi, deixei 1,10V mas se alguem faz overclock, melhor deixar um valor mais alto.

4) Clique na aba Service, irá aparecer uma nova janela de configuração.

Phenommsrtweaker.png


Vamos habilitar o primeiro opção, que é para deixar os novos valores do P-State permanentes.

Segunda opção, eu acredito que é para quem tem os Phenom II X6 ou baseados nesta arquitetura, lembre-se que haverão processadores de 4 núcleos com a mesma revisão.

Terceira Opção, Habilitar Custom Cool & Quiet, deve-se desabilitar a função Cool & Quiet na BIOS.


E por último, para cada opção de estado de consumo, nós podemos configurar quais as frequencias o processador pode atingir, mas como assim ???

Vou explicar o Power Saver, mas é válido para os outros modos de energia.

01) Vamos selecionar entre o modo Ganged ou Unganged, aqui eu uso Ganged resumindo, o processador subirá todos os núcleos de uma vez só, quando não há muita carga de processamento o software "força" a distribuição dos processos em todos os núcleos, economizando energia, já no modo Ungaged (padrão no Windows) pode subir a frequencia em apenas um núcleo e os outros permanecem com a frequencia mais baixa, mas o Vcore será o mesmo para todos, no caso o valor mais alto.

02) Eu só alterei a opção P-State Bounds. O que está tem de especial ???
Bem, aqui eu posso dizer ao processador, quais P-States eu quero que ele use para cada estado de energia.

Eu aqui no modo Balanced (Equilibrado) optei por usar os P-States 1 e 3, que na prática o meu processador pode alcançar as frequencias de
P-State 1 (2400 MHZ)
P-State 2 (1600 MHZ)
P-State 3 ( 800 MHZ) respectivamente.

Por isso que na opção P-State Bounds, eu coloquei o valor 1 na primeira opção e 3 na segunda conforme a foto a seguir.

Phenommsrtweaker.png


Isso pode ser feito na outras opções.

No modo de economia de energia (Power Saver) eu deixei

P-State 2 (1600 MHZ)
P-State 3 ( 800 MHZ) respectivamente.

Por isso que na opção P-State Bounds, eu coloquei o valor 2 na primeira opção e 3 na segunda opção.

Simples, fácil e rápido.

CPUGenie

E pra quem tem processador Intel, especialmente os processadores da linha Core 2 Duo e derivados.

Olhando pela Internet, eu me deparei com o CPUGenie, o problema é que o software é PAGO, eu paguei U$14,95 por chave de utilização, comprei duas para os notebooks Dell Vostro 1510, por eu ser teimoso e não querer usar mais as versões 32 bits dos sistemas operacionais da Microsoft, usando o Windows Vista 32 bits, o rmclock funciona normalmente com o Vostro 1510.

Aqui, pode baixar um demo de 30 dias do produto e se gostar, pode fazer a compra via PayPal.

O seu funcionamento é muito semelante ao RmClock e ao K10Stat, sua interface é muito bonita e fácil de configurar, o software tem um modo automático (algo que não testei) mas na teoria deve deixar o processador com a menor voltagem possível sem travar o equipamento.

OBS07: Não estou com o Notebook aqui no momento, mas garanto que a configuração é muito fácil e pra quem tem um notebook ou mesmo um desktop, e que o RmClock não o atende, é uma excelente pedida e vale cada centavo a ser pago.
 
Última edição:
ótimo topico cara :D... lembro q usei o RMClock no antigo pentium M e funfava ( pois era win xp hehehe )... e hoje eu to com um T8300 e tentei usar o danado e nada de funfar... nem pelo esquema da dll lá e talz... vou testar esse CPUGene... quem sabe da certo né :D
 
vou testar esse CPUGenie aki no meu Asus G2S pra ver, axo ele muito eskentadinho =)
valeu cara, ótimo topico!
 
Poxa... não consegui fazer o CPUgenie funfar não :(... no note sei la pq ele fala q pra eu verificar o relógio e se tiver certo entrar em contato com o criador do programa... e no meu pc ele não consegue manejar de jeito nenhum as voltagens :(

Uma pena... seria bom fazer um controlador personalizado pras voltagens... pois pra ficar no dia a dia não preciso de 1.38v e nem 3.6 ghz... tanto q ja brinquei com 2.4 ghz e 1.05v e ficou estavel.. seria ótimo!
 
Poxa... não consegui fazer o CPUgenie funfar não :(... no note sei la pq ele fala q pra eu verificar o relógio e se tiver certo entrar em contato com o criador do programa... e no meu pc ele não consegue manejar de jeito nenhum as voltagens :(

Uma pena... seria bom fazer um controlador personalizado pras voltagens... pois pra ficar no dia a dia não preciso de 1.38v e nem 3.6 ghz... tanto q ja brinquei com 2.4 ghz e 1.05v e ficou estavel.. seria ótimo!

Qual é a sua configuração, processador, marca do notebook e etc ...

Vou dar uma olhada no site da GreenVantage e ver o que pode ser, pois o programa roda com Windows Vista 64 bits sem fazer nenhuma gambiarra.

Eu uso em dois notebooks Dell Vostro 1510 ambos com o core 2 duo 5680 de 1,8GHZ e deixei em 1,00V com multi 6x e 1,25V com o multi 9x e funciona perfeitamente, pena que o Vostro não aceita menos que 1,00V. Para medir a vontagem eu uso CPZ- 1.51 as outras versões lêem o que eu seto pelo programa e não há voltagem real.
 
Então... do note ele se não me engano é um HP 6910p ( só não tenho ctz a numeração... não to com ele agora :p hehehe )... config é um C2D T8300... chipset 955 ou 965 ( não tenho ctz agora tbm mas acho q é o 955 )... video intel GMA X1300... e ram Nanya 667... e to usando win7 x86

Eu tava fuçando aki no windows antes e num sei se fiz alguma meleca tbm uauhahuahua... pior q eu tava fuçando exatamente pq a minha restauração de sistema não esta ativando :(
 
Se possivel, da uma formatada ai e veja se resolve, a sua configuração é muito semelhante a do meu notebook.
 
Ah... formatar eu num vo não uhahuahua... faz quase 3 semanas q to com ele e q instalei o 7 uhauhauhahuauha


Deixa pra lá mesmo :p
 
Estou usando o k10stat a quase 2 meses, ele é realmente muito bom mesmo.
 
Adicionei novas screen´s da configuração do RmClock.
 
Amigo nao entendi bem qual eh a desse programa..tpw..
caso queira fazer undervolt, nao eh só ir na bios e diminuir a voltagem ?!?!
Qual a vantagem de usar este programa ?
e nao entendi como configurar na parte dos steps ali...
 
Amigo nao entendi bem qual eh a desse programa..tpw..
caso queira fazer undervolt, nao eh só ir na bios e diminuir a voltagem ?!?!

Depende do processador, o 955 tem 4 multiplicadores bases, 4X ; 8X ; 12 X 16X e a diferença de voltagem para ficarem estáveis não é igual, por exemplo, na BIOS eu coloco 1,2V, automáticamente será baixado 0,2V para cada multi e dependendo do processador o valor da voltagem não será sufuciente para deixa-lo estável.

E como no caso da minha Asus M3A78-EM, não existe a opção de baixar o vcore do processador, somente incrementa-lo.

Qual a vantagem de usar este programa ?

Na teoria funciona com qualquer placa mãe que de suporte aos processadores da familia K10 (não sei dos hexa-cores) e você o regula conforme a necessidade, pode ser undervolt para economizar energia, e overvolt para estabilizar um overclock.

e nao entendi como configurar na parte dos steps ali...

O que você não entendeu exatamente ????
 
Primeiramente, obrigado ec2lrg por disponibilizar as informações! Valeu mesmo...

Sou leigo pakas (ou seja, tenho muitas dúvidas :lol:) e me interesso bastante no assunto e pretendo comprar o 955 em julho...

  • Você já testou overclock com undervolt? Mexeu com HTT?
  • Para identificarmos uma boa relação de máximo de over com a menor tensão possível acho que é trabalhoso porém tranquilo... testamos a estabilidade no prime e pimba, certo? Mas como verificar a estabilidade dos outros estados (2.4, 1.6 e 0.8)? Ou melhor, como você achou as tensões ideais no seu sistema para essas frequências?
  • Também fiquei com dúvidas sobre o uso do DID (multi/dividor do p-state)... se puder comentar como usá-lo corretamente... :fist:

Parabéns e agradeço mais uma vez!


abs
 
Primeiramente, obrigado ec2lrg por disponibilizar as informações! Valeu mesmo...

Sou leigo pakas (ou seja, tenho muitas dúvidas :lol:) e me interesso bastante no assunto e pretendo comprar o 955 em julho...


[*]Você já testou overclock com undervolt? Mexeu com HTT?


Não, porque o meu intuito não é esse no momento.

[*]Para identificarmos uma boa relação de máximo de over com a menor tensão possível acho que é trabalhoso porém tranquilo... testamos a estabilidade no prime e pimba, certo? Mas como verificar a estabilidade dos outros estados (2.4, 1.6 e 0.8)? Ou melhor, como você achou as tensões ideais no seu sistema para essas frequências?

Boa pergunta, o único jeito que eu achei, foi entrar no modo Power Saver de gerenciamento de energia e abrir a aba Processor Power Management aumentar a parametro Maximum
Processor State, por default ele está em 50%, aumente de em 10 e veja se libera o multiplicador.

[*]Também fiquei com dúvidas sobre o uso do DID (multi/dividor do p-state)... se puder comentar como usá-lo corretamente... :fist:

Serei sincero, eu sei como funciona, mas não sei como explicado de forma sucinta, mas prometo que tentarei.
Pelo menos no 955BE, mantendo o DID em 0 eu tenho a possibilidade configurar P-State de 8x com o multi 0 e conforme eu for subindo este valor, eu encontrarei um P-State correspondente.

Vou usar o valor padrão do HTT que é 200.

Como eu seu qeu o 955BE funciona ( Multiplicador X HTT )
Para 1600 MHZ Mutiplicador 08 (FID = 00 e DID = 0)
2400 MHZ Mutiplicador 12 (FID = 08 e DID = 0)
3200 MHZ Mutiplicador 16 (FID = 16 e DID = 0)

Para achar o 800 MHZ, ai entra o DID, que é um sub-divisor do Multiplicador para acharmos as frequencias mais baixas.

800 MHZ Mutiplicador 04 (FID = 00 e DID = 01)

Parabéns e agradeço mais uma vez!

abs

Valeu :)
 
Última edição:
É... são muitos detalhes :lol:

Teoricamente eu entendi, mas só saberei se é isso mesmo quando estiver com o processador em mãos... mês que vem.

Muito obrigado!
 
cara esse K10Stat
com ele agora eu posso a volta ao undervolt que fazia no celerom 300+
como faz over nele ?
e que quando eu faço over na bios ela perde o recurço de gerenciamento de energia e o processador so trabalha na freqüência máxima o tempo todo
como faço pra sempre que estiver abaixo dos 50% de uso ele abaixar a freqüência tb ?
 
Qual é a especificação desse processador celeron 300+ ????

Eu não manjo muito dos processadores Intel, porêm para reduzir a voltagem o processador tem que ter o speed step se não me engano.

Outra coisa, o K10Stat só funciona com a geração K10 da AMD, o Rmclock deve funcionar com o celeron mas este tem que ter alguma opção de gerencioamento de energia.
 
voce entendeu diferente ou eu escrevi errado:huh:
eu usava undervolt no celerom 300+
agora eu tenho um phenom gostaria de saber como fazer nele ?
fiz mas ele perde o gerenciamento fica travado a 2.3GHZ
não teria como fazer ele também ir aos 1.5GHZ quanto tiver com pouco uso
e over eu ja conseguir fazer ir ate os 2.7 mas da tela azul depois de um tempo pois não sei como colocar os tempos das memorrias.
 
manotroll, então viajei na maionese :cry:.

Você terá que mexer no FID e no DID e na voltagem

No meu processador fica assim:

P0: FID 16 e DID 0, coloquei vcore em 1,1875V sendo que o original é 1,40V
P1: FID 08 e DID 0, coloquei vcore em 1,0000V sendo que o original é 1,25V
P2: FID 00 e DID 0, coloquei vcore em 0,0900V sendo que o original é 1,15V
P3: FID 00 e DID 1, coloquei vcore em 0,0725V sendo que o original é 1,00V

Eu não sei os P-states do Phenom 9650, no meu antigo Phenom 8400 eu usava

P2: FID 10,5 e DID 0, coloquei vcore em 1,2000V sendo que o original é 1,25V
P3: FID 5,25 e DID 0, coloquei vcore em 0,9000V sendo que o original é 1,00V

mas eu fazia overclock, mudando o HT para 230.

As voltagens variam de processador para processador e de placa-mãe, pois alguns modelos fazem undervolt e outras overvolt.
 
Última edição:
e asim


Uploaded with ImageShack.us
sendo que a voltagem e 1.2V
 
Última edição:
Eu sabia que era usado em notebook, mas não em desktop...

Na minha P5Q Deluxe, meu e6750 fica com 1.016v em iddle (com o EPU ativado). Será que com algum desses programas consigo abaixar essa voltagem mais ainda? E se sim, qual deles é o mais recomendado?
 
Safsprin, tenta o Rmclock se não der certo, tente o CPU Genie.

Se nenhum dos dois for, ai eu não sei como te ajudar.
 
e asim


Uploaded with ImageShack.us
sendo que a voltagem e 1.2V

Pelo que eu vi, acho que não tem muito como baixar a voltagem, talvez no P1 e deixar 0,9V e ver no que dá.

Aqui eu consegui isso.


P0: FID 16 e DID 0, coloquei vcore em 1,1750V sendo que o original é 1,40V
P1: FID 08 e DID 0, coloquei vcore em 0,9750V sendo que o original é 1,25V
P2: FID 00 e DID 0, coloquei vcore em 0,8625V sendo que o original é 1,15V
P3: FID 00 e DID 1, coloquei vcore em 0,7375V sendo que o original é 1,00V

E como a minha placa mãe faz undervolt naturalmente as voltagens reais são ainda melhores.

Só não fui a fundo para ver a 3200MHZ pra ver quanto da pra baixar a voltagem.
 
quando baixo a voltagem fica mas lento o pc
ate da umas travadas em leituras longas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo