• Após análise foi decidido criar uma nova seção dentro do "OFERTAS".

    Tópicos de lojas estrangeiras que enviem produtos para o Brasil deverão ser criados na subseção "Produtos Importados".

[Kabum]AMD Ryzen 5 1600 - R$650

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Esse é o 1600AF, só ler o part number/modelo.

foi descontinuado o modelo anterior, vi agora nos specs dele

NOTA: As especificações abaixo refletem o Ryzen 5 1600 como lançado originalmente. Desde então, ele foi atualizado para OPN# YD1600BBAFBOX, que têm especificações idênticas, exceto pelo fato de ser fabricado no processo de fabricação de 12 nm e apresentar o cooler Wraith Stealth de perfil estreito.
 
foi descontinuado o modelo anterior, vi agora nos specs dele
ryzen 1600af eh praticamente um zen+(12nm), devido a questões de logisticas que fizeram a amd a lançar os 2600 com clock inferior(e provavelmente pouco menos binados). Quando chegou por seu preço original, era o maior CxB de seu tempo, um 6c/12t com desempenho aceitavel(r5 2600 era menos de 5% superior na maioria dos casos) e preço convidativo. Por isso ele pegou tanta fama
 
É um excelente processador para um público que busca baixo custo. Quem joga em Full HD com monitor 60hz e combar com uma 1660 super vai ficar satisfeito.

Era o combo que eu tinha até vende a 1660. Rodava todos os games de forma satisfatória para mim. Essa 1600 af é um belo CxB... ainda mais que peguei apenas 499 reais no começo do ano passado.
 
Para 2.5K sim , Full HD vai gargalar, caso tenha objetivo de muitos frames vá de 3600 ou até um 3500X.
pra full hd seria ideal uma 1660 super? qual placa você recomendaria para tirar máximo proveito desse processador? atualmente jogo rdr2 e queria ter a melhor experiência gráfica
 
Sai de um i5 haswell bem consistente (e obviamente com uma performance bem fraca nos tempos de hoje) em termos de voltagem/temperatura/clock pra um ryzen 3600x e to achando a arquitetura toda da AMD muito estranha, tudo é muito inconsistente e varia muito (v, clock, temp), o processador em full load é bem esquentadinho, as atualizações da BIOS fazem mta diferença, bastante gente tendo que dar downgrade na versão da bios ou algo parecido.

Eu gostaria de ter sido avisado desses fatores porque ligo muito pra manter o pc legal e ter uma vida util boa, gosto de gabinetes pequenos também entao tive alguns perrengues, minhas fans da CPU não eram de uma qualidade tão boas e quando fazia o XMP profile das memórias as voltagens das fans aumentavam junto e elas ficaram desbalanceadas, tive que trocar por fans melhores pra manter o XMP.
Enfim, intel sempre foi bastante plug n play minha experiencia e com os ryzen eu to tendo que "fuçar" em muita coisa.

Depois da experiência que eu tive eu não compraria uma mb m-atx e não compraria um gabinete m-atx pro ryzen ficar confortável com uma boa vga por exemplo.
Não acho que foi uma má compra mas assim como eu sou chato com essas coisas devem ter mais pessoas que podem comprar um ryzen desavisados disso.

Nessa escolha de custo-benefício acho que hoje eu iria de intel pelos valores.
 
Sai de um i5 haswell bem consistente (e obviamente com uma performance bem fraca nos tempos de hoje) em termos de voltagem/temperatura/clock pra um ryzen 3600x e to achando a arquitetura toda da AMD muito estranha, tudo é muito inconsistente e varia muito (v, clock, temp), o processador em full load é bem esquentadinho, as atualizações da BIOS fazem mta diferença, bastante gente tendo que dar downgrade na versão da bios ou algo parecido.

Eu gostaria de ter sido avisado desses fatores porque ligo muito pra manter o pc legal e ter uma vida util boa, gosto de gabinetes pequenos também entao tive alguns perrengues, minhas fans da CPU não eram de uma qualidade tão boas e quando fazia o XMP profile das memórias as voltagens das fans aumentavam junto e elas ficaram desbalanceadas, tive que trocar por fans melhores pra manter o XMP.
Enfim, intel sempre foi bastante plug n play minha experiencia e com os ryzen eu to tendo que "fuçar" em muita coisa.

Depois da experiência que eu tive eu não compraria uma mb m-atx e não compraria um gabinete m-atx pro ryzen ficar confortável com uma boa vga por exemplo.
Não acho que foi uma má compra mas assim como eu sou chato com essas coisas devem ter mais pessoas que podem comprar um ryzen desavisados disso.

Nessa escolha de custo-benefício acho que hoje eu iria de intel pelos valores.
Se tiver um pouco de paciência, da uma pesquisada em como ajustar as setagens dele, melhor MUUIIITTTOOO a estabilidade de tudo e principalmente a temperatura!!! Mas tbm gostaria q de n tivesse tudo isso q tempos hoje, para poder usar um produto... antigamente, era só espetar e já era, uma coisinha ou outra q se mexia, ou então, realmente só o up de bios ou drivers!!!
 
Sai de um i5 haswell bem consistente (e obviamente com uma performance bem fraca nos tempos de hoje) em termos de voltagem/temperatura/clock pra um ryzen 3600x e to achando a arquitetura toda da AMD muito estranha, tudo é muito inconsistente e varia muito (v, clock, temp), o processador em full load é bem esquentadinho, as atualizações da BIOS fazem mta diferença, bastante gente tendo que dar downgrade na versão da bios ou algo parecido.

Eu gostaria de ter sido avisado desses fatores porque ligo muito pra manter o pc legal e ter uma vida util boa, gosto de gabinetes pequenos também entao tive alguns perrengues, minhas fans da CPU não eram de uma qualidade tão boas e quando fazia o XMP profile das memórias as voltagens das fans aumentavam junto e elas ficaram desbalanceadas, tive que trocar por fans melhores pra manter o XMP.
Enfim, intel sempre foi bastante plug n play minha experiencia e com os ryzen eu to tendo que "fuçar" em muita coisa.
Aqui eu só liguei o XMP e não mexi em mais nada (3700x com b550 steel legend), deixei tudo em stock. Só não fico com neura de ficar vendo tensões/clocks direto pq isso no final das contas não vai mudar em absolutamente nada meu uso, no máximo só cheguei a ver a temperatura máxima pra ver se o cooler (gammax 400 v2) era bom o suficiente, e não passou de 75º.

Como o desempenho tá no que eu esperava e não sinto nada de mais no meu uso, tô bem satisfeito e diria q foi plug&play mesmo.

Depois da experiência que eu tive eu não compraria uma mb m-atx e não compraria um gabinete m-atx pro ryzen ficar confortável com uma boa vga por exemplo.
Não acho que foi uma má compra mas assim como eu sou chato com essas coisas devem ter mais pessoas que podem comprar um ryzen desavisados disso.
No caso posso não ter passado esses perrengues por ter pego uma mobo ATX "boa" de cara, queria algo que fosse durar bastante, tanto que acabei pagando mais na mobo do que no próprio processador. Pra não dizer que não mexi em nada mesmo, tive de atualizar a bios pra que a uefi reconhecesse efi do bootloader do meu linux.
 
ele comba bem com uma rx 5600 xt?
Vai ter um pouco de gargalo em 1080p,mas ainda roda tranquilamente maioria dos jogos. Ideal pro 5600xt seria um 3600 ao menos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se conseguir uma h410 barata até vale,mas o kit 1600+a320 geralmente sai mais em conta e n fica preso em 4c
 
Aqui eu só liguei o XMP e não mexi em mais nada (3700x com b550 steel legend), deixei tudo em stock. Só não fico com neura de ficar vendo tensões/clocks direto pq isso no final das contas não vai mudar em absolutamente nada meu uso, no máximo só cheguei a ver a temperatura máxima pra ver se o cooler (gammax 400 v2) era bom o suficiente, e não passou de 75º.

Como o desempenho tá no que eu esperava e não sinto nada de mais no meu uso, tô bem satisfeito e diria q foi plug&play mesmo.


No caso posso não ter passado esses perrengues por ter pego uma mobo ATX "boa" de cara, queria algo que fosse durar bastante, tanto que acabei pagando mais na mobo do que no próprio processador. Pra não dizer que não mexi em nada mesmo, tive de atualizar a bios pra que a uefi reconhecesse efi do bootloader do meu linux.

Pois é cara, eu acabei pegando uma vga parruda com uma mobo/gabinete matx e tive uns problemas de temp, tive de ajustar a curva da vga porque tava afetando o radiador da cpu, tive esses problemas no fan com o xmp, tive problema de airflow no gabinete porque a frente era fechada. A questão dos picos de temp e voltagem são mais neura mesmo, acho que é da natureza do Ryzen esse boost pra pequenas tarefas, mas isso me incomoda um pouco.

Enfim, não estou dizendo que os Ryzen são uma má escolha, só acho que tem que ter um pouco mais cuidado nas combinações, meu outro PC era um 4670 com uma 770 e mesmo com pouco airflow eu não tive problema nenhum, isso que não tinha wc e poucas fans, então sem pesquisar eu fui seco achando que seria mais ou menos a mesma situação e acabou não sendo.

Acho que em muitos casos deve acontecer o mesmo que pra você, plugou tudo e saiu mexendo e não sentiu nada.
 
Vai ter um pouco de gargalo em 1080p,mas ainda roda tranquilamente maioria dos jogos. Ideal pro 5600xt seria um 3600 ao menos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


e qual seria a placa ideal para não ter gargalo? uma 1660 super? estou querendo comprar uma placa para full hd e não queria gastar desnecessariamente huasdhudashuaduh
 
Pois é cara, eu acabei pegando uma vga parruda com uma mobo/gabinete matx e tive uns problemas de temp, tive de ajustar a curva da vga porque tava afetando o radiador da cpu, tive esses problemas no fan com o xmp, tive problema de airflow no gabinete porque a frente era fechada. A questão dos picos de temp e voltagem são mais neura mesmo, acho que é da natureza do Ryzen esse boost pra pequenas tarefas, mas isso me incomoda um pouco.

Enfim, não estou dizendo que os Ryzen são uma má escolha, só acho que tem que ter um pouco mais cuidado nas combinações, meu outro PC era um 4670 com uma 770 e mesmo com pouco airflow eu não tive problema nenhum, isso que não tinha wc e poucas fans, então sem pesquisar eu fui seco achando que seria mais ou menos a mesma situação e acabou não sendo.

Acho que em muitos casos deve acontecer o mesmo que pra você, plugou tudo e saiu mexendo e não sentiu nada.

Me parece que seu caso é aquecimento por causa de gabinete apertado, a solução seria ter um cooler melhor, mas se não tem como devido ao gabinete ser pequeno e já estar tudo espremido, vc pode desativar o turbo boost. Inclusive a Apple já fez isso em processadores intel em seus laptops pra aquecer menos, então não tem nada a ver com ser AMD e sim não ter um bom projeto de refrigeração em troca de estética.
 
Me parece que seu caso é aquecimento por causa de gabinete apertado, a solução seria ter um cooler melhor, mas se não tem como devido ao gabinete ser pequeno e já estar tudo espremido, vc pode desativar o turbo boost. Inclusive a Apple já fez isso em processadores intel em seus laptops pra aquecer menos, então não tem nada a ver com ser AMD e sim não ter um bom projeto de refrigeração em troca de estética.

Olá amigo, agradeço a contribuição, não considero a escolha de um gabinete m-atx e placa-mãe m-atx "uma escolha estética" e sim de viabilidade, pode ser até desinformação minha sobre as tecnologias atuais, mas na minha cabeça um sistema m-atx não sofreria tanto com temperatura sem OC nenhum (posso estar errado aqui). E sim, o gabinete tive que acabar abrindo a parte frontal, mas uso um wc de 240mm e mais 4 fans, então são 6 fans. Acredito que a maioria do pessoal compre com stock cooler e acabe tendo problemas maiores, não é muito difícil de achar em alguns fóruns.

Acredito sim que tenha sido um "projeto de refrigeração" ruim, mas isso considerando que meu haswell em full load não passa de 52 graus sem wc, e somente a fan traseira em um gabinete ainda menor, com uma 770 OC beeeeem esquentada, então minha contribuição foi mais deixar o pessoal atento sobre isso.

E sobre desligar o turbo boost, claro, posso fazer isso, minha questão foi mais de ser um pouco incomodo pra mim ter que ficar fuçando no setup pra ele funcionar adequado pra mim.

De novo, não disse que os Ryzen não são uma boa opção, só tive essa experiência e pode se aplicar a outras pessoas.

Abraço.
 
mas na minha cabeça um sistema m-atx não sofreria tanto com temperatura sem OC nenhum (posso estar errado aqui).
Sofre, inclusive uma das maiores dificuldades da turma do itx são manter as temperaturas sob controle.

Acredito que a maioria do pessoal compre com stock cooler e acabe tendo problemas maiores, não é muito difícil de achar em alguns fóruns.
Em setups apertados é normal ver o povo batendo 80º com o stock cooler mesmo. Em gabinetes maiores e mais ventilados o cooler stock consegue dar conta melhor do processador em stock.

mas isso considerando que meu haswell em full load não passa de 52 graus sem wc
Mas vc tá falando de uma geração que era bem mais fria. Se pegar um 9700k ou 10700k da vida a história vai ser outra, o processador muito provavelmente bateria 100º com aquele cooler stock da intel.

Os processadores atuais só estão todos mais esquentadinhos mesmo (gpus também)
 
pra full hd seria ideal uma 1660 super? qual placa você recomendaria para tirar máximo proveito desse processador? atualmente jogo rdr2 e queria ter a melhor experiência gráfica
Depende ... A 1660 Super já faz 144hz em alguns jogos o detalhe é o 1600AF conseguir instruir todos esses frames... Eu usei o 1600AF com uma RX590 e sentia um pouco de gargalo e instabilidades em alguns games como NFS Heat e Tomb Raider, quando fui para o 9400F percebi a diferença.
Se você quer rodar na casa dos 60fps vá no máximo de 1660, placas mais fortes eu iria de 10400F.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Plug in play é Intel , não raros os casos de ram incompatível nos Ryzen , óbvio que hoje ocorre bem menos...

Produto que você precisa ficar ajustando pra funcionar 100% é BETA e sinceramente o argumento de pagar menos pra o cliente fazer manualmente o que empresa deveria te entregar de fabrica não faz sentido.

Basta vermos as novas BIOS que dão suporte ao smartacess nos Zen3 capando a velocidade da RAM ou impossibilitando o infinity fabric a rodar 1 por 1, o negócio chega ao ponto de ter fabricante rotulando suas memórias como compativeis com Ryzen de forma a parecer algo diferenciado.

A gente esbarra na escrotidão da Intel em relação as políticas de sockets e a incompetência da AMD em ter uma plataforma plug in play, não está fácil ...
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo