[TÓPICO OFICIAL] Kaby Lake: Guia de Overclock

brenopapito

know-it-all Member
Registrado
ATENÇÃO
- Overclock pode resultar em danos e/ou falha total no seu processador, placa mãe, memória, ou qualquer outro componente do seu sistema. Faça por sua conta risco;
- Overclock irá reduzir a vida útil dos seus componentes;
- Cada chip responde de uma maneira diferente, não espere uma voltagem padrão que funcione em todos os processadores/memórias;
- As informações aqui se aplicam apenas aos processadores Intel Core i5 e i7 desbloqueados da 7° geração (7600K e 7700K).

INTRODUÇÃO
Este é um guia simples de overclock mas suficiente para você aprender o básico para depois se aprofundar no assunto. Utilizarei as opções presentes nas placas mãe Z270 Asus ROG (Strix, Hero, Code, Formula, Apex e Extreme), mas todas as outras marcas e modelos possuem as mesmas opções disponíveis (talvez apareçam apenas com outro nome). Vale lembrar que é necessário estabilizar o processador primeiro, para depois mexer nas memórias, no cache e por último, na placa de vídeo. Não tente estabilizar mais de um ao mesmo tempo, fica impossível saber de onde veio a instabilidade.

REVIEW DOS PROCESSADORES
Intel Core i7 7700K
Intel Core i5 7600K

FONTES DO GUIA
http://edgeup.asus.com/2017/01/31/kaby-lake-overclocking-guide/
http://www.overclock.net/t/1621347/kaby-lake-overclocking-guide-with-statistics

NOMENCLATURAS
Vcore: Voltagem base do processador.
BCLK: Clock base do processador.
Core ratio: Valor multiplicador do BLCK.
Uncore: Cache do processador, pode ser encontrado como cache ratio em algumas placas.
LLC: É utilizado para combater o Vdroop.
Vdroop: É a oscilação natural do Vcore.
AVX: Permite definir um multiplicador separado para as aplicações que utilizam AVX.
XMP: Perfil pré-definido de overclock das memórias.
DRAM Frequency: Frequência, velocidade da memória RAM. Quanto maior, melhor.
Timming: Latência, tempo de resposta das memória. Quanto menor, melhor.
DRAM Voltage: Voltagem principal das memórias.
VCCSA/VCCIO: Voltagens auxiliares das memórias.

SOFTWARES DE MEDIÇÃO
HWinfo - Informações gerais do processador, placa mãe e demais componentes.
RealTemp - Medição da temperatura de cada núcleo do processador.
CPU-Z - Visualização em tempo real do uso do processador e algumas outras informações.

STRESS TEST
RealBench - Recomendado rodar por pelo menos 1h.
Custom x264 Bench v2.06 - Rode pelo menos 08 loops (aproximadamente 1h). Selecione 16 threads (mesmo se for um i5) e prioridade normal.
Aida64 - Stress cache para testar a estabilidade do Uncore. Rode no mínimo 2h.
MemTest - Testar a estabilidade do overclock nas memórias.

VOLTAGENS SEGURAS (evite ultrapassar)
Vcore: 1.4v
DRAM Voltage: 1.37v
VCCSA: 1.25v
VCCIO: 1.2v

TEMPERATURA
Cuidado, os Kaby Lake são mais esquentados que os Skylake! Não é recomendado ultrapassar 80°c para uso 24/7.

REFRIGERAÇÃO
Quanto mais frio o seu sistema for mais fácil será estabilizar. Lembre-se: Water cooler custom > AIO WC > Air cooler.

DELID
O processo de delid é basicamente a retirada do IHS (tampa metálica) e a substituição da pasta térmica e cola de silicone por uma de melhor qualidade. É recomendado utilizar pastas térmicas de metal líquido, as mais conhecidas são CoolLaboratory Liquid Ultra e a Thermal Grizzly Conductonaut. Em média, os processadores Kaby Lake têm tido uma redução de 15°c a 20°c após a realização deste processo. Vale lembrar que o delid viola a garantia de três anos da Intel. Caso tenha interesse, procure utilizar ferramentas como a Rockit Cool e evite usar lâminas ou tornos caso não tenha experiência.


OVERCLOCK DO PROCESSADOR - PASSO A PASSO (baseado nas opções das placas Z270 Asus ROG)
1) Entre na UEFI e carregue as opções padrão das configurações.
2) Navegue até a aba Extreme Tweaker.
KKTp4Nr.png
3) No item Ai Overclock Tuner altere para Manual.
Xxx9hds.png
4) Certifique-se que está Sync All Cores no CPU Core Ratio.
L9LHntI.png
5) No 1-Core Ratio Limit coloque 49.
GSPZqCR.png
6) Na opção Internal CPU Power Management, coloque no item IA AC Load Line, 0.01 e no item IA DC Load Line, 0.01 também.
gGjczWz.png
7) Retorne a página anterior e altere CPU Core/Cache Voltage para Adaptive Mode.
349gLY6.png
8) Insira 1.3v em Additional Turbo Mode CPU Core Voltage (Vcore).
Ktd4y56.png
9) Pressione F10, salve as configurações e saia da UEFI.
10) Se o sistema operacional iniciou normalmente, faça um stress test para ver se o overclock está estável.
11) Se o sistema estiver instável, reduza o multiplicador (mantendo o mesmo Vcore) e repita o item 10.
12) Se o sistema estiver estável, aumente o multiplicador (mantendo o mesmo Vcore) e repita o item 10. Se não estiver estável, verifique a temperatura e se estiver abaixo de 80°c, aumente o Vcore em 0.02v e repita o item 10.

DICAS
- Faça um registro de cada voltagem/multiplicador que você estabilizou, isso servirá de referência para a próxima tentativa.
- Se preferir, você também pode utilizar o modo Manual no CPU/Cache Voltage. Neste caso, pule o item 6 do passo a passo.
- Programas que utilizam o código AVX (Aida64 por exemplo) acabam ativando este recurso e esquentando o processador acima do normal. Para combater este aquecimento, defina o AVX Negative Offset para -2 ou -3. Isso fará com que o multiplicador AVX reduza em 200MHz ou 300MHz caso seja acionado.
- Aprenda usar o LLC a seu favor. Durante os testes, observe a voltagem necessária para atingir multiplicador setado. Por exemplo: 1.34v de Vcore para estabilizar 50x e durante os testes você observou que o processador utiliza apenas 1.29v em full load. Essa diferença pode e deve ser corrigida com o LLC. Faça um teste e encontre qual nível de LLC a voltagem fica mais próxima (maior ou igual) do Vcore setado. Neste caso, coloquei o LLC em 4 e o Vcore em full load ficou em 1.32v, já em 5, ficou em 1.36v. Após os testes, alterei o Vcore de 1.34v e LLC Auto para 1.27v e LLC 5. Assim é possível testar novas combinações de Vcore/multiplicador utilizando uma voltagem mais próxima da definida na placa mãe.


OVERCLOCK DA MEMÓRIA - PASSO A PASSO (baseado nas opções das placas Z270 Asus ROG)
Agora que você estabilizou o seu processador, vamos fazer overclock nas memórias!
1) Entre na UEFI e navegue até a aba Extreme Tweaker.
KKTp4Nr.png
2) Método XMP (Iniciante)
2a) No item Ai Overclock Tuner altere para XMP e pressione "No".
fI21uUG.png

GYi5HXb.png
2b) Você acabou de carregar o perfil XMP padrão de sua memória. Esse perfil de overclock é definido pelo fabricante, é seguro utiliza-lo.
bJX0fqX.png
2c) Pressione F10, salve as configurações e saia da UEFI.
3) Método Manual (Avançado)
3a) No item Ai Overclock Tuner altere para Manual.
sk57Bls.png
3b) Vá até a opção DRAM Frequency e selecione a frequência desejada.
aoV4R7F.png
3c) Agora vá em DRAM Timming Control.
mGt9xyA.png
3d) Configure os timmings (latências) como desejar. Nesta imagem, coloquei os valores das minhas memórias.
hhfTXzG.png
3e) Em DRAM Voltage, altera pare 1.35v.
ou6IeEb.png
3f) Pressione F10, salve as configurações e saia da UEFI.
4) Se o sistema operacional iniciou normalmente, faça um stress test para ver se o overclock está estável.
5) Se o sistema estiver instável, aumente um pouco a DRAM Voltage, VCCSA e o VCCIO (mantendo os valores seguros) e repita o item 4.
6) Se o sistema estiver estável, aumente a frequência da memória ou reduza os timmings (nunca os dois ao mesmo tempo) e repita o item 4.

*Consigo rodar minhas memórias em 3200MHz com 15-16-35 sem mexer nas voltagens. Acho que ainda dá para melhorar um pouco, mas não tive tempo de testar. O segredo aqui é tentar equilibrar a maior frequência com os menores timmings possíveis.

DICAS
- Faça um registro de cada frequência/latência/voltagem que você estabilizou, isso servirá de referência para a próxima tentativa.
- Para a maioria das pessoas, 3600MHz é o limite seguro e estável de frequência da memória. Acima disso, você vai precisar mexer em algumas outras voltagens para estabilizar.
- Nunca misture memórias de outras marcas e/ou outras frequências e latências. As chances de você sequer bootar são enormes.


Pronto! Agora que você estabilizou o seu processador e suas memórias, poste os resultados!


CHANGELOG
04/02- Criação do tópico
19/02 - Overclock da memória
EM BREVE - Overclock do cache (se houver demanda)
EM BREVE - Underclock (se houver demanda)

Fique à vontade para sugerir alterações no guia, manterei atualizado sempre que possível!
 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa. Penso que este tópico pode ser fixado, em. Abrs.
 
Muito bom! me ajudou a tirar as dúvidas sobre as voltagens a serem utilizadas no VCCSA e VCCIO. E realmente haja refrigeração pra segurar o bicho em overlock.
 
Muito bom cara!
Meus parabens!!
 
O processo de delid e troca da pasta termica melhora muito, no meu caso 17 graus... :)



 
adicionei um passo a passo para overclock nas memórias!
 
brenopapito.....bacana este seu tópico, PARABÉNS pelo esfoço em fazê-lo e pelo tempo q dedicarás para mantê-lo.

Acompanharei......

Sua Mobo e Processador combinam bem....penso nessa dupla num Up futuro que imagino...quem sabe.....

Por hora minha meta será adquirir 01 Un de 1080Ti ( vou colocar minhas 02 780 SC 6GB no Bazar ), e por enquanto minha Mobo + Proc + Memos estão dando conta, ainda mais nas condições de clock que uso da minha CPU e de maneira estável:

* uso de Internet e trabalhos: 4,0 Ghz a 1,08750 V

* uso em jogos: 4,6 Ghz a 1.2 V

* uso em Benchs: 4,8 Ghz a 1,35 V

Hug, Good Luck
 
Sou adepto do overclocking extremo... isso é necessario... :)

Sem muito esforço a 6500Mhz... :)




CARACAS...." sem muito esforço "....tens algum vídeo disso ????
Esta estável ou esse clock é somente para prints ??

ps.: com refrigeração de NL2 é outro nível.....

Abs
 
brenopapito.....bacana este seu tópico, PARABÉNS pelo esfoço em fazê-lo e pelo tempo q dedicarás para mantê-lo.

Acompanharei......

Sua Mobo e Processador combinam bem....penso nessa dupla num Up futuro que imagino...quem sabe.....

Por hora minha meta será adquirir 01 Un de 1080Ti ( vou colocar minhas 02 780 SC 6GB no Bazar ), e por enquanto minha Mobo + Proc + Memos estão dando conta, ainda mais nas condições de clock que uso da minha CPU e de maneira estável:

* uso de Internet e trabalhos: 4,0 Ghz a 1,08750 V

* uso em jogos: 4,6 Ghz a 1.2 V

* uso em Benchs: 4,8 Ghz a 1,35 V

Hug, Good Luck
 


CARACAS...." sem muito esforço "....tens algum vídeo disso ????
Esta estável ou esse clock é somente para prints ??

ps.: com refrigeração de NL2 é outro nível.....

Abs

Totalmente estável... é possível melhorar..... alguns chegam a 6.8Ghz....

Mas um caso sem esforço... agora com um i3 7350k.. :)



Na próxima sessão de overclocking tento subir um pouco mais com os dois...
 
Totalmente estável... é possível melhorar..... alguns chegam a 6.8Ghz....

Mas um caso sem esforço... agora com um i3 7350k.. :)



Na próxima sessão de overclocking tento subir um pouco mais com os dois...
Não consigo subir mais do que 5.2GHz joe, alguma dica pra bater 5.3 pelo menos? Estou usando um wc custom e meu processador não chega a 65° com 1.4v de vcore...
 
Não consigo subir mais do que 5.2GHz joe, alguma dica pra bater 5.3 pelo menos? Estou usando um wc custom e meu processador não chega a 65° com 1.4v de vcore...

Talvez fazendo delid(remover o IHS para trocar a pasta termica), o meu caiu 18 graus a temperatura. Mas não vale a pena, pois perde a garantia, o seu já chegou longe..
 
Talvez fazendo delid(remover o IHS para trocar a pasta termica), o meu caiu 18 graus a temperatura. Mas não vale a pena, pois perde a garantia, o seu já chegou longe..
Já fiz o delid, por isso as temperaturas baixas. 5.2 é bastante mesmo, mas a graça do over é sempre se superar!
 
Já fiz o delid, por isso as temperaturas baixas. 5.2 é bastante mesmo, mas a graça do over é sempre se superar!

Por isso uso nitrogenio... :) ... voce deveria iniciar nesse mundo... começando com gelo seco já dá para fazer um "estrago"... :)
 
CUIDADO pessoal....NL2 vicia !
 
i7-4790K com 5,996 Ghz ?!?!

joe....já fez algum tópico do seu canto atual ? já fez algum tipo de vídeo e postou no YT ??

Abs
 
Esse guia funciona para processadores socket LGA2011-V3?
Valeu!
Não exatamente, mas vc pode utilizar o mesmo raciocínio durante o processo.
 
Grande @brenopapito, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo ótimo tutorial!

Contexto: Tenho uma placa mãe asus PRIME B250m-k com 2x4GB DDR4 2133mhz marca crucial modelos CT4G4DFS8213 e um processador Intel G4560. Pretendia fazer um over nas memórias para 2400mhz e ganhar uns 3-5fps quando a minha placa de vídeo chegar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Agora a minha pergunta: Posso fazer um over nas memórias para deixar elas 2400mhz nesta placa? Ela tem perfil XMP mas ainda não fiz nenhum teste (estou no trampo e só chegarei em casa de noite). Se puder me orientar se devo testar esse over via XMP, agradeceria sua ajuda.
 
Grande @brenopapito, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelo ótimo tutorial!

Contexto: Tenho uma placa mãe asus PRIME B250m-k com 2x4GB DDR4 2133mhz marca crucial modelos CT4G4DFS8213 e um processador Intel G4560. Pretendia fazer um over nas memórias para 2400mhz e ganhar uns 3-5fps quando a minha placa de vídeo chegar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Agora a minha pergunta: Posso fazer um over nas memórias para deixar elas 2400mhz nesta placa? Ela tem perfil XMP mas ainda não fiz nenhum teste (estou no trampo e só chegarei em casa de noite). Se puder me orientar se devo testar esse over via XMP, agradeceria sua ajuda.
A sua placa não tem suporte para overclock da CPU, mas funciona perfeitamente o XMP. Ative o perfil, faça os testes e depois volte aqui para dizer se houve mesmo melhor de fps!
 
A sua placa não tem suporte para overclock da CPU, mas funciona perfeitamente o XMP. Ative o perfil, faça os testes e depois volte aqui para dizer se houve mesmo melhor de fps!

Acabei de receber um telegram de meu irmão confirmando que a placa de vídeo (XFX Rx470) chegou agorinha de tarde kkkkkkkkkkkkk. Tentarei fazer o teste antes e depois, caso confirme o overclock das memórias com sucesso.

EDIT: acabei de verificar aqui na Amazon e infelizmente estas memórias não possuem perfil XMP. Terei que setar tudo manualmente. correto? =/
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo