[TÓPICO OFICIAL] Kaby Lake: Guia de Overclock

@brenopapito o que voce achou dessas vegeance led para over?

Estava querendo pegar as Trident Z, porem acabou o estoque da cor que eu queria...
 
@brenopapito o que voce achou dessas vegeance led para over?

Estava querendo pegar as Trident Z, porem acabou o estoque da cor que eu queria...
ainda n brinquei muito no over com elas, mas as minhas são 3000MHz (17-15-35) e consegui subir para 3200MHz (16-15-35), mas sinto que ainda da para aumentar.
 
Galera,

sou muito noob nesse lance de OC e tals, por isso me perdoem se a pergunta for idiota.

Fazer o OC utilizando estes "wizards" das placas mãe da Asus é válido?
Entenda wizard por aquele aplicativo 5 way optimization dento da AI suite da Asus.

Obrigado.
 
Galera,

sou muito noob nesse lance de OC e tals, por isso me perdoem se a pergunta for idiota.

Fazer o OC utilizando estes "wizards" das placas mãe da Asus é válido?
Entenda wizard por aquele aplicativo 5 way optimization dento da AI suite da Asus.

Obrigado.

funciona, mas voce vai dispersar energia e aumentar a temperatura sem precisão.
se voce tiver um 7700k ai ferrou...porque ele ja nao é um processador frio, ai voce vai colocar um tensão acima do que ele precisa para um certo clock...vai aumentar bastante a temperatura.
se nao tiver um bom cooler...vai ficar BEEEEEMMMMM quente !!
 
funciona, mas voce vai dispersar energia e aumentar a temperatura sem precisão.
se voce tiver um 7700k ai ferrou...porque ele ja nao é um processador frio, ai voce vai colocar um tensão acima do que ele precisa para um certo clock...vai aumentar bastante a temperatura.
se nao tiver um bom cooler...vai ficar BEEEEEMMMMM quente !!

Poxa amigo
Fiz um teste aqui e aconteceu exatamente o que vc falou. Rsrs
E ainda tenho um 7700k rs

O bom desses wizards é que não tem preocupações e não tem maiores estragos.

Fico com receio de mexer diretamente na bios e fazer alguma caca rs

Se eu seguir o primeiro tópico certinho o risco é baixo?

Valeu
 
Poxa amigo
Fiz um teste aqui e aconteceu exatamente o que vc falou. Rsrs
E ainda tenho um 7700k rs

O bom desses wizards é que não tem preocupações e não tem maiores estragos.

Fico com receio de mexer diretamente na bios e fazer alguma caca rs

Se eu seguir o primeiro tópico certinho o risco é baixo?

Valeu

nao tem erro...pode seguir...o que nao for dando conta posta aqui que o pessoal ajuda !!
 
Opa boa tarde aficionados.
Estava com um 6700k e fiz uma boa troca pegando um 7700k numa diferença de R$50.00. Vendi meu 6700k por 1250 e comprei o 7700K por 1299,97, entao acho que valeu o UPGRANDE.
Estou fazendo teste de estabilidade. Gostaria de saber qual voltagem voces estao usando em STOCK?
Atualmente em STOCK estou usando 1.09vcore e esta bem estavel
Usei Winrar Benchmark / Wprime / Prime95 / SUPER Pi / Vray Benchmark / CINEBENCH 15.
Em um teste rapido consegui estabilizar 5.00Ghz com 1.32vcore, vou tentar um undervolting e posto os resultados.
Quais sao os resultados de voces e seus vcores.
 
Opa boa tarde aficionados.
Estava com um 6700k e fiz uma boa troca pegando um 7700k numa diferença de R$50.00. Vendi meu 6700k por 1250 e comprei o 7700K por 1299,97, entao acho que valeu o UPGRANDE.
Estou fazendo teste de estabilidade. Gostaria de saber qual voltagem voces estao usando em STOCK?
Atualmente em STOCK estou usando 1.09vcore e esta bem estavel
Usei Winrar Benchmark / Wprime / Prime95 / SUPER Pi / Vray Benchmark / CINEBENCH 15.
Em um teste rapido consegui estabilizar 5.00Ghz com 1.32vcore, vou tentar um undervolting e posto os resultados.
Quais sao os resultados de voces e seus vcores.
Stock consegui 1.12v e 5.2ghz com 1.36v.
 
7700K > 5.0Ghz vcore 1.375 foi onde estabilizei
OC nas memorias em 3400Hhz HyperX Fury

> Max de 75°C (WaterCooler h110i GT + Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker NANO - Condutividade térmica: > 11 W / mK > Gostei muito dos resultados dessa pasta, melhor q GC EXTREME)

Testes foram


WPrime
Prime95
Blender
Cinebench 15
RealBench
SuperPi
HWBOT x265 Benchmark - 1080p - 4K
V-ray Benchmark
Winrar
BATTLEFIELD 1 (4k ULTRA)
Forza Horizion 3 (4k ULTRA)

Essa temperatura é aceitavel?
 
7700K > 5.0Ghz vcore 1.375 foi onde estabilizei
OC nas memorias em 3400Hhz HyperX Fury

> Max de 75°C (WaterCooler h110i GT + Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker NANO - Condutividade térmica: > 11 W / mK > Gostei muito dos resultados dessa pasta, melhor q GC EXTREME)

Testes foram


WPrime
Prime95
Blender
Cinebench 15
RealBench
SuperPi
HWBOT x265 Benchmark - 1080p - 4K
V-ray Benchmark
Winrar
BATTLEFIELD 1 (4k ULTRA)
Forza Horizion 3 (4k ULTRA)

Essa temperatura é aceitavel?
É sim, pra baixar mais que isso, precisa fazer delid ou instalar um wc custom!
 
É sim, pra baixar mais que isso, precisa fazer delid ou instalar um wc custom!

1.375 Vcore foi onde encontrei estabilidade em todos os testes. Antes tava com 1.32 e estabilizou mais nao em todos os testes. Engraçado isso. Diz a lenda que o melhor teste de estabilidade é o uo no cotidiano, que esses testes sao so pra mascarar. Agora vai saber kkkk... Mais estando dentro da margem do vcore aceitavel e das temperaturas ja esta de bom tamanho. Medo em trabalhar com esse vcore eu nao tenho, pois como o produto foi comprado com nota fiscal, tenho que fazer valer a garantia.

Segundo o guia do 7700k no site da Intel

TJUNCTION > 100°C
(Junction Temperature is the maximum temperature allowed at the processor die.)

Nunca que iria usar o processador nessas temperaturas, ainda mais mantendo 27/4. Mais se eles garantem entao tem que fazer valer!
 
@brenopapito voce poderia me informar quais os valores que voce usa para
(VCCIO/VCCSA/PLLOC)
 
1.375 Vcore foi onde encontrei estabilidade em todos os testes. Antes tava com 1.32 e estabilizou mais nao em todos os testes. Engraçado isso. Diz a lenda que o melhor teste de estabilidade é o uo no cotidiano, que esses testes sao so pra mascarar. Agora vai saber kkkk... Mais estando dentro da margem do vcore aceitavel e das temperaturas ja esta de bom tamanho. Medo em trabalhar com esse vcore eu nao tenho, pois como o produto foi comprado com nota fiscal, tenho que fazer valer a garantia.

Segundo o guia do 7700k no site da Intel

TJUNCTION > 100°C
(Junction Temperature is the maximum temperature allowed at the processor die.)

Nunca que iria usar o processador nessas temperaturas, ainda mais mantendo 27/4. Mais se eles garantem entao tem que fazer valer!
 
@brenopapito voce poderia me informar quais os valores que voce usa para
(VCCIO/VCCSA/PLLOC)
deixo em auto aqui, mas geralmente fica em 1.15v os dois (vccio/vccsa), no primeiro post tem os valores seguros para vc poder brincar. o que seria PLLOC (a nomenclatura muda de acordo com a placa mãe)?
 
É seguro colocar o 7700k acima de 1.4v?
Engraçado que não tô tendo problema de temperatura, mas não tô conseguindo estabilizar meu 7700k acima de 4.9ghz usando menos de 1.4v...ai já fiquei no cagaço de usar no dia a dia. Sendo que ele tá pegando 4.8ghz em 1.33v de boa (no caso estou uma usando uma asrock z170 Fatal1lty Gaming k4).
Essa minha CPU é de uma batch nova que o próprio engenheiro da Intel falou que são mais frios, e realmente, mesmo próximo dos 1.4v não passa de 75graus no meu h80i v2... Em 4.8ghz com 1.33v não passa de 65 graus...

Queria muito deixar nos 5ghz pro dia a dia, da ficar sem medo acima dos 1.4v entre 80-85 graus? Qual o limite aceitável de voltagem?

Eu li em vários fóruns que 1.4v seria o limite dele pra uso diário...não sei até que ponto isso é verdade. Me ajudem ae please
 
É seguro colocar o 7700k acima de 1.4v?
Engraçado que não tô tendo problema de temperatura, mas não tô conseguindo estabilizar meu 7700k acima de 4.9ghz usando menos de 1.4v...ai já fiquei no cagaço de usar no dia a dia. Sendo que ele tá pegando 4.8ghz em 1.33v de boa (no caso estou uma usando uma asrock z170 Fatal1lty Gaming k4).
Essa minha CPU é de uma batch nova que o próprio engenheiro da Intel falou que são mais frios, e realmente, mesmo próximo dos 1.4v não passa de 75graus no meu h80i v2... Em 4.8ghz com 1.33v não passa de 65 graus...

Queria muito deixar nos 5ghz pro dia a dia, da ficar sem medo acima dos 1.4v entre 80-85 graus? Qual o limite aceitável de voltagem?

Eu li em vários fóruns que 1.4v seria o limite dele pra uso diário...não sei até que ponto isso é verdade. Me ajudem ae please
...

Bom dia.
Não é recomendado. Porque acima disso, sua temperatura tende a aumentar. Quanto mais vCore, maior a temperatura dos NUCLEOS.
A não ser que tu tenha um WATERCOOLER CUSTOM, porem, pela sua assinatura, o watercooler que dispoe, nao recomendo acima disso, ira passar facilmente dos 8 ~ 85º, com vcore maior que 1.4v. No seu caso, seu processador precisa de mais tensao pra subir a 5.0Ghz. No meu caso, ja consigo estabilizar a 1.355v. Mais como deve saber, cada caso um caso, cada DIE um DIE. Não existe regra a ser aplicada como um todo, isso é individual. Uns processadores precisam mais vcore do que outros, e assim por diante.
O limite aceitavel de tensao maxima é 1.52 (SKYLAKE - KABY LAKE) (Tj MAX 100º), mais nunca chegue perto disso, eu nunca passaria de 1.40v para uso 7d/24H.
Vc esta usando LOAD LINE CALIBRATION?
Faça os teste ai, tente colocar tensao 1.4 ~1.425 pra ver se estabiliza a 5.0Ghz. Porem, respeite a temperatura nao passe dos 85º em FULL LOADING. Se a temperatura permanecer acima disso em FULL, eu nao arriscaria! Mesmo tendo garantia do produto. Mais ai, ja seria mal uso.
Espero ter ajudado.
Tenha um otimo DIA!
 
  • Curtir
Reações: BTr
...

Bom dia.
Não é recomendado. Porque acima disso, sua temperatura tende a aumentar. Quanto mais vCore, maior a temperatura dos NUCLEOS.
A não ser que tu tenha um WATERCOOLER CUSTOM, porem, pela sua assinatura, o watercooler que dispoe, nao recomendo acima disso, ira passar facilmente dos 8 ~ 85º, com vcore maior que 1.4v. No seu caso, seu processador precisa de mais tensao pra subir a 5.0Ghz. No meu caso, ja consigo estabilizar a 1.355v. Mais como deve saber, cada caso um caso, cada DIE um DIE. Não existe regra a ser aplicada como um todo, isso é individual. Uns processadores precisam mais vcore do que outros, e assim por diante.
O limite aceitavel de tensao maxima é 1.52 (SKYLAKE - KABY LAKE) (Tj MAX 100º), mais nunca chegue perto disso, eu nunca passaria de 1.40v para uso 7d/24H.
Vc esta usando LOAD LINE CALIBRATION?
Faça os teste ai, tente colocar tensao 1.4 ~1.425 pra ver se estabiliza a 5.0Ghz. Porem, respeite a temperatura nao passe dos 85º em FULL LOADING. Se a temperatura permanecer acima disso em FULL, eu nao arriscaria! Mesmo tendo garantia do produto. Mais ai, ja seria mal uso.
Espero ter ajudado.
Tenha um otimo DIA!

Sim, coloquei o loadline calibration no nível 4, que é o que mantém mais próximo da voltagem fixa.

Pro teste de temperatura e estabilidade tô usando o prime95 com SmallFFTs, que é o que gera mais calor.
Eu vi na internet que não é recomendado usar o prime mas sim o Realbench pq ele dá números mais realistas que o prime, confere? Hoje vou testar com ele, acredito que as temperaturas devam ficar mais baixas.
Mesmo se manter abaixo de 80º então não é recomendado deixar o vcore acima de 1.4 né?
 
Dae pessoal, to iniciando os overclocks, to com kit novo conforme assinatura (7600k + h80). Setei na minha z270f o modo "performance" e ao ligar o PC aparece na tela "OVERCLOCKED 18%" e o processador foi para 4.5; As temps em idle estão 28~32ºC e full load 63ºC; Estava pensando em tentar deixar 4.8~5.0; Daria muita diferença em performance (fps) em games comparado a 4.5?

Minhas memórias estão em 2133 padrão, caso queira fazer overclock, apenas coloco 2400 ou 2600 na bios e testo (se ligar blz, se não volta a frequencia normal, isso?)

Obrigado
 
Retomei os testes agora usando o Realbench, mandei fazer o teste de 30min.
4.8ghz 1.33v na BIOS, loadline nível 4... Máximo de 75 graus.
Mas o engraçado é que durante o teste, o vcore não passa de 1.26v em máximo no hwinfo64. Isso quer dizer alguma coisa? Usando o prime95 o vcore maximo fica próximo do que eu serei na BIOS.

O over está totalmente estável desse jeito.
Devo deixar assim mesmo e desencanar ou continuo tentando minha busca pelos 5ghz? O que mais posso tentar fazer pra conseguir?
 
Última edição:
Retomei os testes agora usando o Realbench, mandei fazer o teste de 30min.
4.8ghz 1.33v na BIOS, loadline nível 4... Máximo de 75 graus.
Mas o engraçado é que durante o teste, o vcore não passa de 1.26v no hwinfo64.

O over está totalmente estável desse jeito.
Devo deixar assim mesmo e desencanar ou continuo tentando minha busca pelos 5ghz? O que mais posso tentar fazer pra conseguir?

Mano.. isso se chama VDROOP, quando o processador esta em carga, ele tem essa queda. Isso é normal, por isso se usa o LOAD LINE CALIBRATION pra essa queda nao ser acentuada, pois pode ocorrer ESOT. Testa outros niveis do LLC que vc vai entender mais como funciona. Quanto mais agressivo o nivel menor o VDROOP.
E quanto a sua calibragem, continua nessa linha, aos poucos vc vai afinado a maquina. 4.8 vcore 1.33 nao é ruim, c nao consegui subir muito o clock acompanhando o vcore, tenta subi o CPU RATIO. Pesquisa ai sobre BCLK, so que ai a brincadeira fica HARDCORE, ai complicado acerta, uma vez que vc sobe o BCLK, todos os perifericos recebem tensao a mais na carga.
 
  • Curtir
Reações: BTr
Mano.. isso se chama VDROOP, quando o processador esta em carga, ele tem essa queda. Isso é normal, por isso se usa o LOAD LINE CALIBRATION pra essa queda nao ser acentuada, pois pode ocorrer ESOT. Testa outros niveis do LLC que vc vai entender mais como funciona. Quanto mais agressivo o nivel menor o VDROOP.
E quanto a sua calibragem, continua nessa linha, aos poucos vc vai afinado a maquina. 4.8 vcore 1.33 nao é ruim, c nao consegui subir muito o clock acompanhando o vcore, tenta subi o CPU RATIO. Pesquisa ai sobre BCLK, so que ai a brincadeira fica HARDCORE, ai complicado acerta, uma vez que vc sobe o BCLK, todos os perifericos recebem tensao a mais na carga.

Exatamente isso, o VDROOP não está muito alto nesse caso não? Teoricamente usando nível 4 de LLC eu deveria ter menos VDROOP não? Pelo menos é isso que eu li, na Asrock, quanto maior o nível de LLC mais próximo do vcore setado ele deveria ficar...

Eu já tinha dado uma brincada com over de bclk com o Skylake non-k nessa z170...mas nesse caso só subia mesmo o base click das memórias e CPU. No Kabylake sobe geral igual aos outros é? Eu vi um pessoal mexendo com ele pra dar um ajuste fino realmente.

Só fiquei preocupado mesmo com esse VDROOP estar zoando meu overclock por conta de baixar tanto.

Edit: eu viajei, nessa placa quanto menor o level de LLC, mais próximo do vcore setado ele fica, por isso o VDROOP alto, vou até diminuir o LLC e o vcore pra ver como fica...talvez consiga resultados melhores, pois teoricamente meu cpu tá estável com 1.26v em 4.8ghz em fullload
 
Pronto, acho que agora tô conseguindo entender melhor esse cpu e se eu quiser chegar aos 5ghz realmente vou ter que fazer ou arrumar alguém pra fazer delid, o problema agora é somente temperatura mesmo. Deixei estável em 4.9ghZ em 1.33v mas a temperatura sobe pra quase 90 graus...preferi deixem em 4.8ghz / 1.25v mesmo, chegando a 75 graus.
Mas curti as voltagens, com um delid acho que essa minha CPU vai longe hein...curti mesmo.
Valeu as dicas @R88F
 
Última edição:
Comecei as maracutaia do OVERCLOCK, na Z270F quanto maior o LEVEL do LLC, menor o VDROP? ou é ao contrário?:hmm:
 
Cara, meu i7 6700k não passa de 4.5ghz nem por reza.

O 7700k faz 5ghz mesmo? Sem delid e com watercooler AIO rola?
Meio offtopic mas a Asus Maximus VIII Hero z170 roda kabylake né?
 

Dependendo do jogo, da uma boa diferença de 4.5 para 4.8! Vou tentar 5.0 - Até 75º em full load está tranquilo né?! - Testar apenas com o realbench ou prime já é o suficiente? eu gosto de testar jogando..

valeu! :fuckyeah:
 
É seguro colocar o 7700k acima de 1.4v?
Engraçado que não tô tendo problema de temperatura, mas não tô conseguindo estabilizar meu 7700k acima de 4.9ghz usando menos de 1.4v...ai já fiquei no cagaço de usar no dia a dia. Sendo que ele tá pegando 4.8ghz em 1.33v de boa (no caso estou uma usando uma asrock z170 Fatal1lty Gaming k4).
Essa minha CPU é de uma batch nova que o próprio engenheiro da Intel falou que são mais frios, e realmente, mesmo próximo dos 1.4v não passa de 75graus no meu h80i v2... Em 4.8ghz com 1.33v não passa de 65 graus...

Queria muito deixar nos 5ghz pro dia a dia, da ficar sem medo acima dos 1.4v entre 80-85 graus? Qual o limite aceitável de voltagem?

Eu li em vários fóruns que 1.4v seria o limite dele pra uso diário...não sei até que ponto isso é verdade. Me ajudem ae please
lembre-se que os processadores não são iguais, cada um tem o seu potencial de overclock, isso é chamado de silicon lottery e parece que vc não foi premiado.
 
Cara, meu i7 6700k não passa de 4.5ghz nem por reza.

O 7700k faz 5ghz mesmo? Sem delid e com watercooler AIO rola?
Meio offtopic mas a Asus Maximus VIII Hero z170 roda kabylake né?

Ai vai da sorte. Como não teve com o 6700k!
Eu tinha um 6700k e não tinha bons resultados acima de 4.6Ghz vcore 1.375, era meu teto com um vcore coerente visando a temperatura. Acima de 4.6Ghz tinha que subiu muito mais meu vcore. Cheguei a conseguir 4.8Ghz porem com vcore altissimo 1.455 e a temperatura ia la pra cima.
Com o 7700k consegui fazer um upgrade com menos de 50R$ de diferença, vendendo meu 6700k e pegando uma promo no 7700k.
E falo que valeu a pena, consegui um bom DIE nessa aki. Sem remover o IHS, pela motivo da invalidade da garantia, e colocando uma boa pasta termica (Cooler Master Master Gel Maker Nano) consegui estabilizar a 5.1Ghz com vcore 1.375. Porem uso ele com clock 5.0Ghz vcore 1.355.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo