KDE 4.1 - Será que agora vai?

blackbrain

©
Registrado
Após ser lançado no começo do ano, o KDE 4.0 recebeu duras críticas. Faltavam softwares, opções de personalização, estabilidade e sobravam bugs.

A alguns dias do lançamento da versão 4.1 (será lançada dia 29), já dá pra perceber que o cenário tá mudando. Venho acompanhando todos os alfas, betas e RC, e posso dizer as melhoras são visíveis. Mais estável, mais rápido, vários programas já portados pra Qt4, opções de personalização que antes não existiam, entre outras melhoras.

Segue abaixo texto e imagens retirados do site oficial, com algumas das novidades.



O Plasma cresceu

Plasma, o novo sistema inovador que cria os menus, painéis e desktop que fazem uma Área de Trabalho, está amadurecendo rápidamente. Ele agora suporta múltiplos e redimensionáveis painéis, permitindo aos usuários criarem seus desktops na flexibilidade que tinhamos antes. O menu lançador de aplicações, Kickoff, foi muito bem polido com um novo visual limpo e muitas otimizações. Um revitalizado dialogo "Rodar Comando" permite usuários avançados lançarem aplicações rápidamente, abrir documentos e visitar sites. Performance no gerenciamento de janelas compositado provê melhor ergonomia e visuais, incluindo um Cover Switch alt-tab e o mandatório efeito de janelas wobbly.












Kontact Retorna

Kontact, o Gerenciador de informações pessoais do KDE, e suas ferramentas associadas foi portado para o KDE 4 e será lançado pela primeira vez com o KDE 4.1. Muitos recursos da versão Enterprise do KDE 3 foram incorporadas, fazendo Kontact mais usável em configurações de negócios. Melhorias incluem novos componentes como um KTimeTracker e o tomador de notas KJots, um novo visual mais suave, melhor suporte para múltiplos calendários e timezones e uma manipulação mais robusta de email.





Melhorias pelos Frameworks

Desenvolvedores estiveram ocupados melhorando as bibliotecas core do KDE e a infraestrutura também. KHTML recebeu um impulso na velocidade de carregamento, enquanto o WebKit, a sua descendência, foi adicionado ao Plasma para permitir que Widgets de Dashboard do OSX sejam usados no KDE. O uso de Widgets no Canvas faz o Plasma mais estável e leve. As características do KDE com sua interface baseada em clique único ganha um novo mecanismo de seleção que promete velocidade e acessibilidade. Phonon, o framework de multimídia crossplataform, ganha suporte a subtítulos e backends GStreamer, DirectShow 9 e QuickTime. A camada de gerenciamento de rede foi extendida a suportar diversas versões do NetworkManager. E reconhecendo todos os valores da diversidade do Desktop Livre, esforços para um desktop cross começaram, como suportar a notificação popup e o formato de favoritos do freedesktop.org, então outras aplicações podem rodar em uma única sessão do KDE 4.1.



Dolphin amadurece

Dolphin o gerenciador de arquivos do KDE4 teve diversas melhorias.



A seleção de arquivos está mais fácil por um pequeno botão (+) no topo esquerdo da seleção do arquivo, que seleciona-o ao invés de abri-lo. Esta mudança faz o uso do gerenciamento de arquivos no modo clique único mais fácil e previne abertura de arquivos facilmente, além de ser intuitivo e fácil de usar.



Muitos usuários pediram um modo de visualização em arvore no modo de lista detalhada. A ferramenta foi editada e se combina com o modo de clique único para uma rápida cópia e movimentação de arquivos.





Gwenview melhorado

O visualizador de imagens padrão do KDE4 Gwenview foi melhorado. Opções como rotação e visualização em tela cheia foi colocado diretamente no contexto da imagem, fazendo a interface do usuário mais limpa minimizando movimentos do mouse e fazendo a aplicação mais intuitiva e fácil de usar.





----------------------------------
É claro que nem tudo é perfeito. Ainda tem muito trabalho a fazer, mas percene-se estão no caminho certo, e a passos largos.
 
Esse KDE promete realmente..
 
Nunca fui fã do KDE, mas com o lançamento do KDE4 cheguei até a doar para o projeto 11 doletas, usei um pouco a última versão RC e realmente promete.
 
nao sei porque nunca gostei de kde =/

meu negocio eh um gnome basico... acho que ja to acostumado.
 
eita que bacana so espero que n coma muito recurso , mas que ta show de bola ta !
 
eu estava com vontade de instalar novamente o Linux aqui, mas o problema são as partições, fazer Swap etc... isso enche o saco, ter que configurar tudo do zero. se não fosse isso, eu instalaria aqui de boa.

mas me parece que esse KDE esta muito bom, irado. saudades !!!
 
Parece bem legal mesmo, mas como tive que desinstalar o ubuntu por causa da falta de espaço no hd, não vou poder testa-lo infelizmente :(
 
Derepente ai pessoal pra quem não quer configurar tudo do zero instala o OpenSUSE 11 está bem legal essa versão além de rápida, já vem com o KDE 4
 
nunca fui fã do KDE também, mas me deu vontade de brincar com essa versao nova, antes vou fazer um espelhamento da partição, eu nao uso linux :p mas sim o freebsd 6 que eu ja tenho instalado e customizado faz quase 1 ano :p
nem lembro a ultima vez que mexi com KDE aqui, acho que foi na versao 3.1 :eek: gnome desde entao :sleep:
 
Ae BlackBurn qual distro vc tá usando ? Tá cada vez mais bonito esse KDE 4.

Tô na expectativa é do lançamento do Mandriva 2009, que sai em Outubro e já vai vir com o KDE 4.1 como padrão.
 
eita que bacana so espero que n coma muito recurso , mas que ta show de bola ta !

Tá na mesma média que o KDE 3.5...ligando os efeitos ocupa um pouco mais de memória e processamento, mas nada astronômico...

eu estava com vontade de instalar novamente o Linux aqui, mas o problema são as partições, fazer Swap etc... isso enche o saco, ter que configurar tudo do zero. se não fosse isso, eu instalaria aqui de boa.

mas me parece que esse KDE esta muito bom, irado. saudades !!!

2 partições.... não é tanto trabalho assim....

Parece bem legal mesmo, mas como tive que desinstalar o ubuntu por causa da falta de espaço no hd, não vou poder testa-lo infelizmente :(

Fala sério.... 15 GB dá e sobra......desde que você não instale tudo o que ver pela frente....

Ae BlackBurn qual distro vc tá usando ? Tá cada vez mais bonito esse KDE 4.

Tô na expectativa é do lançamento do Mandriva 2009, que sai em Outubro e já vai vir com o KDE 4.1 como padrão.

BlackBurn??:eek::eek::eek:

To usando Fedora 9...
 
Algumas screenshots da versão 4.1 RC1...


Configuração da área de trabalho...



Opção pra baixar e mudar o tema do Plasma...





Slideshow na área de trabalho (não lembro se isso é novo)...



Esquema pra configurar o painel (tamanho, posição e widgets)...


Gwenview no modo de navegação...



Dolphin com novo esquema de seleção de arquivos (um clique no sinal de + no ícone e ele é selecionado; clique no sinal de menos e o infeliz é deselecionado)... acabaram os problemas de quem usa clique único pra abrir arquivos... :D





Efeito de transparência + janelas "instáveis"...



Alguns plasmoids...



Dashboard (mostrar os plasmoids)..



Janelas em grade...



Alt + Tab...(o último, serrilhadaço)...







"Múltiplas atividades"... segundo o site oficial, cada "atividade" é um conjunto de papel de parede + plasmoids...





Executar (até que dá pra substituir o Katapult)...



Kickoff...



Menu clássico, pra quem preferir...

 
Boa black..

Eu só uso gnome.. mas acho que vou tentar novamente o KDE.. até porque pra uso em redes acessos em smb entre outros gnome ta falhando aqui.. e não é erro é falta de suporte.. já KDE rola sem problemas..

Abraços..

PS: Pra eu pegar direto o KDE 4.1.. faço " yum install kde4.1 ?? " depois "yum install kde4.1-portuguese" xD

Valeus..
 
O que vcs recomendam o Kubuntu c/ KDE 4 ou Opensuse c/ KDE 4 ? Já saiu a versão final, sera que alguma dessas ja sai com a versão 4.1 ? ou terei que atualiza depois de instalar ?
 
Belas ss black.. ta lindo esse KDE4!! Esse promete..

O ruim que to sem espaço no HD, se eu conseguir um hd de 10gb pelo menos vou instalar o Fedora
 
Boa black..

Eu só uso gnome.. mas acho que vou tentar novamente o KDE.. até porque pra uso em redes acessos em smb entre outros gnome ta falhando aqui.. e não é erro é falta de suporte.. já KDE rola sem problemas..

Abraços..

PS: Pra eu pegar direto o KDE 4.1.. faço " yum install kde4.1 ?? " depois "yum install kde4.1-portuguese" xD

Valeus..

Ainda não tem nos repositórios oficiais.... eu instalei de um repositório do KDE feito pela equipe do Red Hat...

Pra adicionar o repositório:

#cd /etc/yum.repos.d
#wget http://apt.kde-redhat.org/apt/kde-redhat/fedora/kde.repo

Pra instalar:

#yum --enablerepo=kde-testing groupinstall KDE

O que vcs recomendam o Kubuntu c/ KDE 4 ou Opensuse c/ KDE 4 ? Já saiu a versão final, sera que alguma dessas ja sai com a versão 4.1 ? ou terei que atualiza depois de instalar ?

O lançamento da versão final tava marcado pra hoje....Vai ter que atualizar, mas não é muito grande (uns 100 MB)...

----------------------------------------------


Edit: pra quem quiser instalar no Opensuse 11..



Também já foi lançado um live-cd com a nova versão..

http://home.kde.org/~binner/kde-four-live/
 
Opa.. boa black
Esse LiveCD, o kernell dele reconhece toda RAM?
 
Sei lá, provavelmente sim... Acho que isso só acontece no Mandriva One (e eu já mostrei como resolver)...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo