Lançado o KDE 4.2

blackbrain

©
Registrado
Comunidade KDE melhora a experiência do usuário com o KDE 4.2

A Comunidade KDE anuncia hoje (27 de janeiro) a disponibilidade imediata de "A resposta", (t.c.c KDE 4.2.0), mais um passo na evolução do ambiente de trabalho em Software Livre. O KDE 4.2 é desenvolvido sobre a tecnologia introduzida com o KDE 4.0, em Janeiro de 2008. Após o lançamento do KDE 4.1, voltado para usuários casuais, a Comunidade KDE está confiante em finalmente ter desenvolvido um produto adequado para a maioria dos usuários finais.

desktop.png


Veja a lista de novidades (com videos) em http://www.kde.org/announcements/4.2/index-pt_BR.php

------------------------------------------------------------

Algumas novidades:


Painel

panel.png


O bug ridículo que sumia com os ícones na área de notificação foi corrigido, além da mesma ganhar opção para ocultar ícones. Também é possível agrupar os programas na barra de tarefas e auto ocultar o painel.


Efeitos

Foram adicionados novos efeitos da área de tranalho. O famoso Cubo dá as caras, trazendo na bagagem os irmãos Cilindro e Esfera. O efeito Lampada Mágica (de max/minimização de janelas) também está presente, embora seja mais "suave" que o do Compiz Fusion. Também é possível colocar ações em todos os cantos da área de trabalho e alterar a velocidade das animações.

uzznbbkzd1.jpg

Cubo

lvsx3tccl0.jpg

Cilindro

esferafe6.jpg

Esfera

rv5izklh3.jpg

Lâmpada Mágica


Dolphin

Foi incluída uma barra de zoom, além de opções para compactar e descompactar arquivos no menu de contexto.

kuhky1pksk5.jpg

Dolphin


Atividades

Basicamente, uma "atividade" é um conjunto de widgets + papel de parede. É possível alternar entre as atividades a qualquer hora, independente da "área de trabalho" que estiver sendo usada (sim, são coisas diferentes... difíceis de explicar, mas diferentes).

Esse recurso já estava presente no KDE 4.1, mas... sinceramente... nunca vi muita utilidade nisso. Até agora.

Aquela reclamação de que "não é possível colocar arquivos na área de trabalho" agora foi enterrada de vez. É possível configurar uma atividade para exibir o conteúdo de uma pasta. Assim a área de trabalho volta a ser "comum".

vsx5uhfedr6.jpg

A duas atividades que eu uso, lado a lado.

vv8lt0dg5.jpg

Atividade configurada pra exibir o diretório home.

yyaroiahgx5.jpg

Atividade com alguns widgets.

Menu

Agora sua aparência também é alterada de acordo com o tema do Plasma. *Nos favoritos, é possível alterar a ordem dos itens arrastando-os e classificá-los por ordem alfabética.*

kq8ftfzoyz4.jpg


np96i8ct4.jpg


Depois eu volto com outras novidades.
 
Eu ainda espero por portes de alguns programas como o k3b por exemplo, mas tenho observado atentamente as notícias sobre o KDE 4. Assim que essa versão estiver disponível no Lenny testarei aqui.

Não me interesso nos efeitos, mas sempre gostei do KDE!
 
Esse KDE ta bonito.

To pensando em parar de usar o Urubuntu e testar outra distro, a versão 8.10 do Ubuntu ta decepcionante, congela a distro e ta pesado demais.
 
Parte 2:

Novo sistema de notificação

Mais fácil mostrar com fotos...

sisnot1fm0.jpg


sisnot2bm6.jpg


sisnot4od9.jpg


sisnot5kp2.jpg


As notificações do sistema agora pipocam a partir de um ícone que aparece no systray (e desaparece junto com as notificações). A janelinha de cópia de arquivos também foi jogada pra lá. O Kmess (que ainda tá em versão alpha) também já usa a nova funcionalidade.

Gwenview

Lembram-se que o menu plugins do gwenview estava vazio? Agora não está mais, alguns plugins foram incluídos. Entre eles, ferramentas de edição de metadados (EXIF), envio de imagens para o PicasaWeb e Flickr e outros (não menos importantes).

gwenview1pk7.jpg



gwenview2fy1.jpg



Google Gadgets

Agora são integrados ao Plasma. Ainda é preciso ter os pacotes do próprio software instalados, mas o Plasma é capaz de gerenciar os mini-aplicativos sem *a necessidade do Google Gadgets ser executado.

googlegadgets1yp7.jpg



googlegadgets3ia5.jpg



Pesquisa do Dolphin

Agora funciona!!!

pesquisaka9.jpg




Volto amanhã. :wave:
 
Tá dando pra perceber que o KDE 4 tá amadurecendo cada vez mais. Os seus desenvolvedores não estão brincando em serviço.
 
agora sim ta ficando bão...quero ver o 4.5 *-* aí vai dar pra usar de boa
 
Nossa, ta lindao! Essa versão vai ser foda :D
 
O bug ridículo que sumia com os ícones na área de notificação foi corrigido, além da mesma ganhar opção para ocultar ícones. Também é possível agrupar os programas na barra de tarefas e auto ocultar o painel.


estou chorando de felicidade
 
Voltarei pro linux, esse kde já foi lançado?
 
Tava afim de testar esse KDE 4.2 no meu Ubuntu... Isso é possível? Digo, claro que deve ser, mas de uma forma que um leigo consiga, sem stress, entende? Se eu instalar os pacotes KDE no meu Ubuntu (via Synaptic), ele atualiza pro 4.2 sozinho depois? Caso sim, como fazer? Procuro por Kubuntu e instalo o Kubuntu-Desktop mesmo?

Flw!
 
As letras do Gnome é que são tamanho GG, tanto que em vários FAQs de distros por ae um dos primeiros passos é diminuir o tamanho das fontes...

Mas se quiser aumentar, Configurações do Sistema --> Aparência --> Fontes.


E ficar perdido é questão de costume. Por mais que queira, você não consegue mudar de um pro outro em 5 minutos.. da mesma forma que você levou um tempo pra se acostumar com o Gnome...
 
Verdade... aumentar as fontes ja daria uma baita ajuda pra conseguir mexer nele...

Não sei se no Gnome as fontes são gigantes ou eu que sou cego de mais porque eu assim que instalo o Ubuntu a primeira coisa que faço é aumentar as fontes!!! :)

Outra coisa, não que me atrapalhe, mas tem como colocá-lo todo em português? Tem um monte de coisas em inglês no KDE 4.2
 
Confirmado: você é cego...:lol:

Os pacotes de localização começam com kde-l10n... Só não confirmo o nome do pacote porque pode mudar de acordo com a distro. No Fedora chama kde-l10n-Brazil.

obs: Aquilo antes do 10 é um L minúsculo....
 
blackbrain, eu postei esta duvida lá no tópico do Fedora, mas vou repetir aqui:
Para instalar o Kde 4.2, seguindo o que você já postou eu tenho que acessar o Kde.repo. Como faço isso?
Obrigado
Paulo
 
Hehehe não deu certo?!!
Mensagem: command not found

To perdidão aqui rsrsr sou muito ruim de linux...
 
Troca o gedit por qualquer editor de texto que você use... gedit, kwrite, kate, vi, nano, pico, mcedit, joe, abiword, ted... sei lá, qualquer um...

Só o que você tem que fazer é trocar um 0 por 1.. não importa com qual editor. Instala, se não tiver...
 
Putz, que maravilha! Eu to enxergando!!! UHUUU!!!!

Tá certo que as fontes estão em tamanho 15 e numa outra seção foram para o 20, mas agora to feliz! Nem to me perdendo!!!

Outra pergunta idiota: Sempre que eu abro o Dolphin, ele ou qualquer coisa que eu abra por ele (ex. uma foto) abre em uma janela normal. Tem como abrir sempre maximizado?

Vlw!
 
Botão direito na barra de título --> Avançado --> Configurações Especiais de Janelas/do Aplicativo...

Eu nunca entendi essas opções direito.. vê se consegue alguma coisa...
 
Alguém ahe jah forçou ele bastante??
Testei o 4.0 e foi uma decepção, voltei pra versão estável q veio no slack 11...
Corrigiram os bugs?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo