• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Lapidando Thermalrigth SI-128 *fotos

lbassa

LoboSolitário®
Registrado
:yes:
Olá amigos do forum, nesse topico trago p/ vc's os procedimentos e as fotos da minha experiencia, confesso que antes de começar estava bem cético do resultado por incentivo de um amigo resolvi fazer a experiencia e ver o resultado!!!
Bom as fotos foram tiradas com meu V3r naum eh nenhuma cybershot mas era a unica câmera que eu tinha a mão para documetar, acredito q as imagens tenham ficado visiveis!

A cobáia:Thermalrigth SI-128

Base do dissipador: -De cor prata, naum apresenta reflexo de aparencia fosca!


Material utilizado:
Lixas
- 1 folha 600 D'gua (usei a seco mesmo)
- 1 folha 1200
- 1 folha 2000

Lamina de vidro
De qualquer tamanho (preferencialmente uma retangular de modo q possa prender a lixa embaixo.

Polidor de metais
Qualquer marca, mais conhecidas Brasso, Kaol, Silvo etc...
*Em tudo gastei 18 reias lixas e polidor(o polidor eh covardia vc usa no maximo 5ml de um vidro de 200ml se conseguir emprestado do vizinho melhor) as lixas paguei caro 10 reais cidade de interior jah viu neh!


Bom aqui jah estou com a lixa e a lamina de vidro preparada. Mãos a obra!!!


5min de lixa 600 a mais grossa, para minha surpresa eis oq surge?? Superficie côncava!! Isso mesmo num dissipador de marca concenituada e caro, me deparei com essa situação, jah havia visto no ForumPc's o usuário TangoBravo comentando sobre isso em um cooler box porém de forma mais agressiva q essa encontrada aki(no caso dele utilizou-se lima de ferro). Aqui bastaram 1hora de lixa, braço e paciencia e emparelhei certinho a base do meu dissipador
segue a sequencia com a evolução:



Reparem que ai iniciar "Mança" do tamanho de uma digital, e na penultima foto jah esta do tamanho de um botão! Na ultima jah da p/ ver a base parelha certinho na cor COBRE.

Ao chegar nesse estágio eu troquei a lixa na lâmina de vidro pela 1200:

alguns minutos o brilho jah abre na base do dissipador da p/ ver bem o reflexo da minha régua!


Com a lixa 1200 foi a fase q eu mais demorei, pelo fato de aparar assim todas as arestas e fazer assim os ajustes finos , precebe-se q os riscos vão sumindo e tem q ter muita paciência nessa fase e braço p/ polir movimentos horários ou no sentido do infinito(oito deitado).

Por fim a lixa 2000:


Chegando ao fim da jornada passei o polidor de metáis e um pano p/ dar brilho:


Polido e brilhando como espelho !!
 
Conclusão
Bom fiquei muito satisfeito com a experiência dois dias de trabalho, cansaço, mas ver o resultado final foi ótimo!
Problema de base côncava. RESOLVIDO OK!!

Bom para os curiosios venho de familia de mecânicos desde cedo via meu pai com uma lâmina de vidro e umas lixas com peças na mão "Brunindo" peças q exigiam vedação de óleo e necessitavam de superficie extremamente plana sem falhas p/ vedar com anéis de borracha!
Sim o principio eh válido pelo fato de polir a superficie e melhorar o contato (no caso de informatica Processador-Dissipador melhorar a interface termica além de pasta termica de qualidade).

Segue as tempertaruas antes de lapidar
Processador E6600:
36º~39º Idle (29º Ambiente)
52º~55º Full
STOCK

39º~42º Idle (29º Ambiente)
65º~69º Full Orthos fullstress
OVER 3.6Ghz FSB:Memória 1:1

Temperaturas após lapidar:
(aguardando terminar projeto do case p/ efetuar testes, vo tentar postar aki no forum se possivel o miniprojeto em breve)

AGRADECIMENTOS:
- Ao meu mano que conseguiu p/ mim o Thermalrigh SI-128, se não fosse por ele não seria possivel isso!
- Lobo_Mauu®, esse eh amigo ponta firme mesmo, me incentivo a fazer a lapidação e ainda me emprestou a vga p/ fazer os testes depois de lapidado!
- Meu pai fico put##$%$@# da vida comigo por ter bagunçado a oficina dele com o mini_projeto case e esse projeto de lapidação!(diz q tenho q parar de dar atenção p/ PC e fazer projeto netos p/ ele).
- O dono da loja de tinta hehe me cobro os zóio da cara com o que precisava!
- Meu amigo Fabiano, me ensino a usar Azuleijo quebrado p/ polir metais(fundamento pó-fino limpa metais de forma impressionante) BETA teste, tenstando em cooler box posto resultados ja ja!!!
 
Ótimo polimento :yes:
 
Amigo.

Qual seu processador?!

Só faltou falar isso né...
 
Amigo.

Qual seu processador?!

Só faltou falar isso né...

:lol: verdade tava tão cansando na hora de editar o topíco q passo desapercebido!
Info processador added no segundo post conclusão ! ;)
 
Hehe acontece.

Mas eu não posso deixar de notar uma coisa:
O Thermalright Ultra-120 (com um 120mm montado e não lapidado) deixa o meu E6600 em idle a 30C, 6 graus a menos que o SI-128.

Qual é a diferença de preço de um SI-128 pra um Ultra-120?
Como é o esquema de refrigeração do seu gabinete?
 
Hehe acontece.

Mas eu não posso deixar de notar uma coisa:
O Thermalright Ultra-120 (com um 120mm montado e não lapidado) deixa o meu E6600 em idle a 30C, 6 graus a menos que o SI-128.

Qual é a diferença de preço de um SI-128 pra um Ultra-120?
Como é o esquema de refrigeração do seu gabinete?

O Ultra-120 possui um melhor sistema de fixação e o sistema de dissipação de calor eh ótimo pelo fato do ar quente ser exaustado pelo fan q fica na parte traseira do gabinete.


O SI-128 direciona o ar quente em cima da mobo, sem contar q eh bem desajeitado p/ encaixar ele em cima da mobo pelo fato de ser pesado.

*Foto ilustrativa meu gabinete eh muxiba perto desse hehe
Meu gabinete eh bem apertado ainda pelo fato de ser aqueles da linha economica que eu andei modificando, a fonte fica com pouca distancia da mobo isso em dias quentes gera um calor danado em cima do processador.

A diferença de preço dos dois eh 15$ dolares lá fora, aki no Brasil poucas lojas tem o Ultra-120, quem dirá o SI-128 heheh

Estou utilizando atualmente um fan AKASA Amber extremamente silencioso comparado a outros fan de 120, mas o fluxo de ar eh soh 44.3 comparado a alguns coolers e metade do fluxo!

Montei meu pc na bancada hj to fazendo os ajustes e jah faço os testes, apesar q micro em bancada sem a massa de ar quente em cima da um valor mais baixo na temp!!
30º~34º Idle (na bancada aberto, E6600 stock) cooler Akasa
 
Belo trabalho de lapidação e polimento !! Sempre que compro um cooler novo aqui, seja para VGA ou CPU, faço esses procedimentos, mas até a lixa 600 e fica um espelho perfeitinho.

Parabéns.

Falow
 
lbassa
Belo post, polir uma base de um dissipador e um trabalho de paciência, mais sempre se obtem bons resultados.
Pelas fotos que vi de seu gabinete, vc coloca seu fan jogando ar sobre o dissipador certo?, tente inverter, puxando ar da placa e jogando para fora. Uso o meu assim e tenho um ganho de 2 graus, e ainda de quebra refrigero meu monitor lcd com o ar que sai...tente e depois me diga.
Abraços

LoBorj
 
2 dias pra faser isso??? larga mao rapa fiz em 30 minutos ahuahauahau .mas fico show o seu
 
eu fiz uma lapidação no cooler box do meu ex c2d mudou cerca de 2ºc
muito bom seu trabalho
 
Pow... estou só esperando receber meu salário na semana que vem para comprar esse SI-128... mas a constatação de superfície côncava foi desanimadora... esse cooler é muito caro para ter um defeito tão absurdo desses.
 
Fiz tbm no meu XP-120, e como o seu fiquei espantado( E decepcionado com a Thermalright) ao ver que a superficie era bem concava.Belo trabalho.:D

2 dias pra faser isso??? larga mao rapa fiz em 30 minutos ahuahauahau .mas fico show o seu

Nossa Juninho! vc tem uma politriz no braço?Demorei um dia inteiro tbm.:yes:
 
Será que essa questão da superfície côncava não tem nenhuma relação com a dilatação do metal quando submetido a determinada temperatura?

EDIT: xiii... pelo que estou lendo aqui, é questão de sorte... alguns vêem assim, outro não... eu hein, R$ 250,00 num negócio torto... :eek:
 
lbassa
Belo post, polir uma base de um dissipador e um trabalho de paciência, mais sempre se obtem bons resultados.
Pelas fotos que vi de seu gabinete, vc coloca seu fan jogando ar sobre o dissipador certo?, tente inverter, puxando ar da placa e jogando para fora. Uso o meu assim e tenho um ganho de 2 graus, e ainda de quebra refrigero meu monitor lcd com o ar que sai...tente e depois me diga.
Abraços

LoBorj

Opa vlw a dica ae, vo testar , sabe q ainda nem tinha me passado pela cabeça eh bem simples!!

2 dias pra faser isso??? larga mao rapa fiz em 30 minutos ahuahauahau .mas fico show o seu

Olha com 3 horas eu tinha feito o polimento, mas sou meio perfecionista e queria ele limpo como um espelho, e tb demorei pois estava tirando as fotos! mas valeu a pena viu !
como comentou o shenmue vc tem uma politriz p/ ter feito rapidão hehehe

eu fiz uma lapidação no cooler box do meu ex c2d mudou cerca de 2ºc
muito bom seu trabalho
aki pelo visto consegui 5º a menos!!

lapida o e6600 tb pra melhor resultado ;)

Concerteza se lapidar o processador a interface termica melhora muito!! Estou com receio processador foiiiiiiiiiiiiiiii caro doi o bolso a epoca q comprei 4 meses !!!!

Pow... estou só esperando receber meu salário na semana que vem para comprar esse SI-128... mas a constatação de superfície côncava foi desanimadora... esse cooler é muito caro para ter um defeito tão absurdo desses.

Vi um rewien do SI-128 e o Ultra-120 da thermalrigth feito pelo rbsmontemor no forumpc's ele constatou a mesma coisa base concava, diga-se de passagem q o Ultra-120 eh um dos dissipadores mais conceituados e de performance, o PCCRIMINAL sempre elogiou muito ele, naum creio q essa base concava seja aum problemão. Eu estou muito mais contente da compra do meu SI-128 agora depois de lapidado pois agora a interface termica esta mais perto do ideal.

Essa coisa de PC silencioso é frescura.

Bota dois de 80CFM jogando e tirando que as temperaturas vão ficar show.

Eu uso esse acoplado no meu Ultra-120: http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=&products_id=451

Esse pra exaustão: http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=1191

E vou botar um desse no PC do meu primo: http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=1558 (80CFM e quase 40db hahaha.)

Olha eu tb viso muito a performance, mas passo muitas horas do lado do pc trabalhando, fazendo os programas da faculdade e jogando hehehe rapaz tinha um Pentium D que parecia um ventilador de teto com o box hehehe.

Concerteza um bom fan com alto fluxo de ar é otimo, mas penso q ter um controlador de fan junto ajuuuuuuuuuuuuudaaaaaaaa muito!!!!! Meus ouvidos agradecem hehehe

Será que essa questão da superfície côncava não tem nenhuma relação com a dilatação do metal quando submetido a determinada temperatura?

EDIT: xiii... pelo que estou lendo aqui, é questão de sorte... alguns vêem assim, outro não... eu hein, R$ 250,00 num negócio torto... :eek:

Heheh olha jah havia montado esse dissipador duas vezes, a primeira foi meu mano q monto e uso um tempo, a segunda vez fui eu aki na minha maquina, jah notei difenças no IHS de processadores alguns com milimétricas diferenças, talvez na montagem como o dissipador eh pesado e extremamente bem fixado na mobo janto com o fator temperatura tenha gerado a superficie concava(isso eh suposição).
Sinceramente tenho q ir procurar no mister gooogle e ler sobre isso!!!
 
Fiz tbm no meu XP-120, e como o seu fiquei espantado( E decepcionado com a Thermalright) ao ver que a superficie era bem concava.Belo trabalho.:D



Nossa Juninho! vc tem uma politriz no braço?Demorei um dia inteiro tbm.:yes:



mas oq vc,s fazem tanto para demorar assim::???hehe
 
Eu li em alguns fóruns, p.ex. Xtremesystems, que é fato mesmo a questão da base côncava em alguns coolers dos foristas.
 
Olha eu tb viso muito a performance, mas passo muitas horas do lado do pc trabalhando, fazendo os programas da faculdade e jogando hehehe rapaz tinha um Pentium D que parecia um ventilador de teto com o box hehehe.

Concerteza um bom fan com alto fluxo de ar é otimo, mas penso q ter um controlador de fan junto ajuuuuuuuuuuuuudaaaaaaaa muito!!!!! Meus ouvidos agradecem hehehe

Eu já fiz teste no meu PC de tampa aberta pra ver qual fan fazia mais barulho, ligando um por um.

O que menos fazia barulho/ruídos é justamente o de maior performance.

Ele tem rolamento "ball bearing", que falam ser o mais silencioso, além dele ser de alúminio, sei lá, tem gente que acha bonito hehe. ( http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=1191 )

Como eu falei, eu tenho um desse e um Akasa, não faz tanto barulho assim.

No meu antigo PC (Pentium 4) eu usava um Silent 775 da TT, e quando tudo começava a girar, vixi, era muito alto, parecia ar condicionado.
 
Ultra-120 é sim melhor como o amigo ali disse, de 8 a 10ºC mesmo, ambos lapidados. Mas dos dissiapadores desse tipo, ele é o melhor......ja tive as 2 versoes do BT com cooler de 120CFM, o Andy Samurai Master....e o SI-128 bateu estes 2.



Parabens, ficou muito legal mesmo, só falta o processador:)



hauehueah pode crer Juninho, os caras não fazem força, 30 minutos da pra lapidar umas 3 peças na boa.

[]'s!


EDIT:

O review que fiz sobre o Ultra-120 e SI-128 precisaria ser refeito, mas nao tenho mais o SI-128. Entre o Andy Samurai Master e Ultra-120, chega a ser de 13ºC a diferença...bem considerável.

A diferença entre os coolers citados da Thermalright é na verdade de 8 a 10ºC, no teste a diferença foi pequena, porque no SI-128 o E6600 entrou em Throttling, que é quando a frequencia é diminuida automaticamente por chegar à temperatura limite dos C2D.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo