• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Last Odyssey Pinball Fantasia - Jogo perdido do Neo Geo.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990.
Colaborador
Já falamos aqui no blog sobre os jogos que foram lançados para o Neo Geo AES/MVS após o fim da produção do aparelho pela SNK (clique aqui para ler), vimos que alguns desses jogos eram versões exlusivas de Neo Geo CD que foram convertidos por fãs, como Crossed Swords 2, Ghostloop e Ironclad... Dê uma lida no link acima que você vai entender como os fãs fizeram essa mágica.
Esses jogos sobre citados chegaram até nós graças aos fãs, mas sabemos que existem vários outros protótipos que nunca viram a luz do dia, nem na versão em CD... Alguns desses títulos perdidos nas brumas do tempo parecem muito legais e hoje eu quero falar sobre o jogo que mais me chama a atenção na lista de protótipos conhecidos, Last Odyssey, que seria o NG-072 ou NG-210. Se não sabe o que significa NG-..., clique aqui.
O jogo foi produzido pela empresa Monolith, mas confundam o nome da empresa com a Monolith Productions, que fez o jogo FEAR, ou com a Monolith Soft, que fez o jogo Xenoblade. A Monolith que fez Last Odyssey é uma produtora japonesa dos anos 90 que fez vários ports de jogos de Neo Geo para Super Famicom, além de jogos de Majhong para AES, como o game Minasan no Okagesamadesu.

Primeiramente, como fã da plataforma, eu lamento muito que não tenham lançado o jogo de pinball para AES/MVS, pois um game desse estilo adicionaria mais variedade ao catálogo do Neo Geo. Eu sei que existem jogos excelentes de Nave, Esportes, Run and Gun, até alguns Beat them ups razoáveis, mas não existe nenhum jogo na biblioteca do Neo Geo que seja parecido com a proposta de Last Odyssey.

O que depreendemos sobre o jogo por meio das informações que temos

Tudo que temos sobre o game advém de alguns artigos publicados em revistas da época; algumas fotos que parecem ter sido tiradas diretamente de uma TV de tubo; algumas fotos que surgiram em 2002 e 2005 na internet, que indicam que o jogo foi emulado com sucesso; e um vídeo de pouco mais de 5 minutos gravado com uma câmera caseira dos anos 90, portanto, com uma qualidade bem ruim. Todo esse material citado está no fim deste artigo.

Essas fontes indicam que o jogo tem uma temática medieval inspirada em Dungeons and Dragons com castelos, dragões, goblins e grifos. O jogo apresenta os elementos clássicos das mesas de pinball como bumpers, rampas, flipers, targets e multiplicadores no playfield. Pelo que pude perceber nas imagens existiam pelo menos 2 mesas prontas no jogo, uma com um castelo medieval na parte superior esquerda do playfield e outra com uma construção romana na parte superior direita, contudo, infelizmente não temos como saber se são versões atualizadas de um mesma mesa.

O clima medieval e a arte de divulgação me lembraram muito uma máquina de pinball clássica da Willians, Black Knight. Quando colocamos a ficha nessa máquina de pinball somos desafiados a derrotar o Cavaleiro Negro por uma voz metálica, bem característica das vozes digitais dos anos 80. O jogo parece inspirado nessa máquina de pinball antiga e teria potencial para render um belo jogo para Neo Geo.

Pelas poucas imagens também conseguimos ver que o jogo não se limitava ao playfield, o que me lembrou muito o jogo Devil's Crush/ Dragon Fury, para Mega Drive. Nesse jogo de Mega, quando cumprimos certos objetivos enfrentamos novos desafios e chefes em outros cenários. Em uma das fotos publicadas em uma revista francesa, que está logo no fim deste artigo, vemos o que parece ser dois zumbis caminhando em direção a tela, no que parece ser um mini game bem ao estilo Devil's Crush.

No vídeo a qualidade do som é muito impressionante, o jogo perece totalmente finalizado, a física parece muito competente, as explosões e o inimigo se movendo na tela são muito bonitos.

l1.jpg
12.jpg
lo2.jpg
lo3.jpg
lo1.jpg
pinball5.bmp
pinball7.bmp
pinball8.bmp
pinball6.bmp


Ed de junho de 1995 da revista japonesa Neo Geo Freak publicou 2 páginas com Screenshots do jogo nas páginas 76 e 77

embusca%2Bdos%2Bjogos%2Bperdidos.bmp

LOdyssey.jpg




O jogo parece estar em um estágio de produção muito avançado e há quem diga pela internet que estaria totalmente finalizado... Já vi alguns post em blogs antigos onde um tal de DION, afirma ter uma cópia do jogo, mas pelo que tudo indica esse Senhor á bem picareta e mentiroso. Vamos supor que seja verdade, que o jogo estava totalmente pronto, então por que não foi lançado? Ouvi especulações há alguns anos dizendo que esse tipo de jogo de pinball digital estava em baixa em 1995 e por isso o game fora cancelado. Ouvi dizer também que o ano de 1995 viu um ressurgimento das máquinas de pinball e por isso a Monolith concluiu que um pinball digital não teria público nos arcades, visto que as pessoas prefeririam jogar máquinas de pinball reais, então cancelaram o game... Não sei se isso faz algum sentido, talvez algum estagiário simplesmente tenha deletado o arquivo do jogo sem querer, sei lá...

O fato é que alguns jogos perdidos do Neo Geo foram resgatados na última década, alguns deles vieram de lugares bem improváveis e cada um desses resgates tem uma história diferente... Jogos foram convertidos por fãs; outros foram terminados por empresas, que fizeram lançamento oficial; outros jogos foram extraídos dos arquivos de lançamentos modernos; e alguns foram encontrados em cartuchos protótipos... Isso significa que existe esperança de um dia encontrarmos Last Odyssey Pinball Fantasia, talvez ele esteja em algum floppy disk por aí, em algum cartucho protótipo, ou tenha sido dumpado em alguma ROM... Enquanto não encontramos Last Odyssey, se inscreve no blog para receber as novidades... Se eu encontrar o jogo vou fazer o dump da rom para vocês, mas só para quem for inscrito no blog... lol

No começo de 2021 surgiu para venda no Ebay o que seria o protótipo do jogo LAST ODYSSEY PINBALL FANTASIA para NEO GEO MVS. O vendedor está pedindo um valor absurdo no suposto protótipo.

PINBALL.png


A foto do anúncio estava desfocada, tipo aquelas fotos de disco voador... que nunca estão em boa resolução... não posso dizer que as placas sejam reais devido à foto ruim, mas as eprons parecem corretas com o número 210 impresso.

20190514_013240.jpg


Baratinho né? Com esse valor dá para desenvolver um jogo novo. Ficou pouco tempo anunciado e já sumiu do site... Está escrito "Última Odisséia" em japonês. A label está cortada torta na parte de cima o que é um indício de falsificação, mas como se trata de um protótipo não há como saber.

Se o vendedor tivesse feito um anúncio onde mostrasse cenas inéditas do jogo e se tivesse colocado fotos em alta definição das placas, talvez se tivesse um label holográfico (eu sei que não são todos os jogos que tinham) eu acreditaria que se tratava do protótipo do jogo mesmo... eu sei que esse jogo existe em algum lugar, mas se o cara tem essa raridade em casa e está pedindo esse valor astronômico, o mínimo que deveria fazer era um anúncio descente. Isso não é uma Super Mario World com label estragado né? Eu acho que o anúncio é falso, mas valeu como curiosidade.

Será que esse game vai aparecer um dia?

Fonte: Blog - Em Busta dos Jogos Perdidos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo