• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Adquiri o meu Legion 5i porem a tela que veio de fabrica (modelo NV156FHM-NX1 54% sRGB 250nits 120hz) não me agradou nem um pouco com muito bleeding e ainda um deadpixel. Então comprei na aliexpress a tela NV156FHM-N4J com excelentes 95% sRGB, 500nits 144hz. Fiz a troca e funcionou perfeitamente. O controle de brilho funciona normalmente. Agora tenho uma experiência visual perfeita em jogos e uso geral.
Valeu pelo relato, bom saber que funciona 100% na variante BR do note. O preço não-trivial desanima mas quem sabe no fim da garantia.

Sabe dizer como fica o input lag dessas telas em outras frequências, como 60Hz? Não sei como isso funciona.
 
Valeu pelo relato, bom saber que funciona 100% na variante BR do note. O preço não-trivial desanima mas quem sabe no fim da garantia.

Eu admiro quem troca, mas meio que desisti. Seria um preciosismo para a máquina ficar perfeita, mas pelo peso dele só uso em casa, e em casa uso com monitor externo, acaba me parecendo melhor jogo comprar um Dell linha U, um Benq ou Alienware dependendo do objetivo, mas se tivesse certeza da qualidade da tela (Ali não confio, embora tenha exceções)...

O que quero urgente e não encontro é uma skin discreta, mas que melhorasse o aspecto da tampa superior.
 
Aproveitando a conversa sobre monitor / tv. Primeiro ponto é se jogar os jogos em 1080p em tv ou monitor 4k fica muito ruim?

Ruim não fica, a TV geralmente faz um bom trabalho no upscalling principalmente de 1080p para 4k pq os pixels são dobrados então o dimensionamento é proporcional 2:1 (não me refiro na quantidade total de pixels mas sim na conversão). Mas assim, 1080p é uma resolução recomendada para monitores na faixa das 22-24 polegadas logo em telas maiores a densidade de pixel vai ficar bem comprometida, ai vai depender da distância que vc fica da TV. Se for de perto fica uma merda, uso em uma de 55 aqui e de perto (cerca de 1,5m) nem 1440p fica aceitável. Na 43" talvez 1440p seja ok.

Segundo ponto é o que acham de usar tv como monitor externo? tipo pegar uma 43 4k para usar como monitor? O legion tem algum problema quando altera a tela que está usando? E por ultimo e não menos importante quando liga em 4k a temperatura sobe muito?

Pode usar tranquilamente, as TVs mais modernas inclusive tem taxa de atualização de 120hz, o que contribui para diminuir a disparidade de latência/fluidez para um monitor nativo. Minha recomendação é justamente usar com modelos menores, ja que se a performance ficar ruim em 4k você consegue descer a resolução sem sentir tanto impacto na imagem... Mas vai sentir, posso te garantir. Minha recomendação é procurar uma calculadora de Pixels per Inch no google e fazer algumas simulações de resolução vs tamanho da tela. Para usar de perto a partir de 100 já é ok, mas o ideal é na faixa dos 120-140 PPI.

O legion tem algum problema quando altera a tela que está usando? E por ultimo e não menos importante quando liga em 4k a temperatura sobe muito?

Não há problema nenhum em alternar a tela, por um atalho do teclado você alterna entre somente display primário (notebook), somente secundário (TV), duplicado (mesma imagem em ambas as telas) ou estender a área de trabalho (os dois monitores trabalham independentes), é ridiculamente fácil nesse aspecto. 4k vai esquentar mais em jogos com certeza, porém a temperatura da GPU não vai ser sua maior preocupação neste note. Eu uso a vbios do legion com ryzen que tem 115W de TDP (ao invés dos 80W do intel) na RTX 2060 e é raríssimo passar de 80°C na GPU. Ja o processador são outros 500. Mas no caso deste a resolução não faz diferença. Com a vbios original geralmente fica na faixa de 70°C (porém eu troquei a pasta térmica da CPU e GPU).

Outra coisa, este note é extremamente competente com jogos 1080p mas para 4k no alto não recomendo, a não ser que 30fps seja ok para você.
 
Última edição:
O que quero urgente e não encontro é uma skin discreta, mas que melhorasse o aspecto da tampa superior.
Também sinto falta, e estou quase apelando para um protetor de teclas por mais que deteste. Suja muito fácil.

@Gabriel C. outra dúvida, os 4 modelos do anúncio que você mandou são compatíveis? Deu a entender que sim. Neste caso, alguma razão na sua escolha?
 
Ruim não fica, a TV geralmente faz um bom trabalho no upscalling principalmente de 1080p para 4k pq os pixels são dobrados então o dimensionamento é proporcional 2:1 (não me refiro na quantidade total de pixels mas sim na conversão). Mas assim, 1080p é uma resolução recomendada para monitores na faixa das 22-24 polegadas logo em telas maiores a densidade de pixel vai ficar bem comprometida, ai vai depender da distância que vc fica da TV. Se for de perto fica uma merda, uso em uma de 55 aqui e de perto (cerca de 1,5m) nem 1440p fica aceitável. Na 43" talvez 1440p seja ok.



Pode usar tranquilamente, as TVs mais modernas inclusive tem taxa de atualização de 120hz, o que contribui para diminuir a disparidade de latência/fluidez para um monitor nativo. Minha recomendação é justamente usar com modelos menores, ja que se a performance ficar ruim em 4k você consegue descer a resolução sem sentir tanto impacto na imagem... Mas vai sentir, posso te garantir. Minha recomendação é procurar uma calculadora de Pixels per Inch no google e fazer algumas simulações de resolução vs tamanho da tela. Para usar de perto a partir de 100 já é ok, mas o ideal é na faixa dos 120-140 PPI.



Não há problema nenhum em alternar a tela, por um atalho do teclado você alterna entre somente display primário (notebook), somente secundário (TV), duplicado (mesma imagem em ambas as telas) ou estender a área de trabalho (os dois monitores trabalham independentes), é ridiculamente fácil nesse aspecto. 4k vai esquentar mais em jogos com certeza, porém a temperatura da GPU não vai ser sua maior preocupação neste note. Eu uso a vbios do legion com ryzen que tem 115W de TDP (ao invés dos 80W do intel) na RTX 2060 e é raríssimo passar de 80°C na GPU. Ja o processador são outros 500. Mas no caso deste a resolução não faz diferença. Com a vbios original geralmente fica na faixa de 70°C (porém eu troquei a pasta térmica da CPU e GPU).

Outra coisa, este note é extremamente competente com jogos 1080p mas para 4k no alto não recomendo, a não ser que 30fps seja ok para você.
Muito obrigado pela ótima explicação. Tipo uma tv 43 4k para usar uns 90 cm ~ 1m fica ruim? Sobre a alternância de tela perguntei pq meu notebook anterior tinha um bug e quando alternava ele ficava lento até para digitar ai começava a sair as letras com delay... parecia pc velho... precisva deixar do jeito que queria e reiniciar a maquina..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

undervolt não é perigoso brikar a 10 geração?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera vocês sabem como fazer imagem do sistema que vem no notebook e como usá-la caso for necessário colocá-la novamente no notebook? Nada de ter promo boa do legion, está complicado. Aos que tem o legion 5i e fez benchmark poderiam postar os resultados aqui... para eu ter como base sobre o desempenho que ele tem que ter... Desde já agradeço pela ajuda e me desculpem pelo incômodo.
 
Última edição:
Alguém tem indicação para suporte para esse notebook? Estou esperando uma promoção de monitor, mas por enquanto tô usando o note pra home office e queria um suporte bom.
 
UV não é permanente. O máximo que pode acontecer é você salvar e ter que reverter no modo seguro.
Entendi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

infelizmente nada de ter promoção do 5i acabei pegando o 75xa, pois bem. Estou um pouco decepcionado com ele e gostaria de saber se a experiência do legion é parecida com essa. O mesmo em idle fica na casa dos 43 ~ 59 graus porém ele está muito instável e bate picos de 90 graus sem fazer nada, navegando também chega a bater 94 graus... Em benchmark curtos ele bate 93 ~ 95 graus, joguei dois jogos leve e presenciei ele pegar pico de 98 graus, por conta da alta temperatura ele anda perdendo desempenho. Fiz alguns benchmark e tentei comprar com reviews gringos do legion 5i e aparentemente o legion 5i tem pontuações de 10% superiores em processador, em gpu o helios aparentemente ficou uns 8 a 10% acima (mas em testes curtos, tipo o geekbench 5 o teste da placa de vídeo dura 1 minuto e pouco... talvez em teste mais alongado a temperatura possa interferir. A fonte do notebook esquenta o tempo todo, mesmo o note estando em idle ou fazendo uma simples navegação (lembrando que em todos os teste o note estava suspenso por um suporte como esse: encurtador.com.br/pAFV9, o teste foi feito com cooler no coolbost, máximo e com o note em modo turbo). Ao tirar da tomada em economia de energia, com brilho em 20 e só com chrome aberto com 3 abas em uso leve (uma página de youtube) ele bateu 70 graus, embaixo e em cima na região do teclado e acima do teclado ficaram quentes, nesse teste a bateria durou 1:27h (a propaganda da acer promete 7h de autonomia), depois tentarei fazer um teste com a tela em 60hz para ver. Embaixo dele está com um cheiro muito estranho de queimado. Resta testar o teclado como um todo, as portas e (não sei se precisa de mais testes para fazer a verificação dele). A tela é da innolux com 66% de escala somente com tempo de respostas alto e o brilho dela é de 250 nits, as cores são lavadas, em jogos algumas áreas não da para enxergar nada fica muito escuro. (a caixa veio um rasginho.. teve algumas sugeirinhas e marcas de dedos, vi muitas pessoas devolverem o note por conta de propaganda enganosa tenho medo de ser peça de devolução). O áudio deixa a desejar também. Obs: O notebook veio com overvolt de +0,051v, não entendi o sentido de um trém desse... ja que o note torra pra car*.. O undervolt que faria sentido tah travado.
 
Última edição:
Estou pensando em sair do Helios 300 (i7 7700/16gb ram/1tb ssd+2tb hdd/gtx 1060, continua funcionando 100%.) pro Legion 5 com ryzen 7 4800s/gtx 166ti.

O foco é mais agilidade em edicao de video / pos produçao / motion (after effects, premiere, photoshop, illustrator) e producao musical (gravacao em tempo real, mix e master no reaper, com mtos plugins rodando ao mesmo tempo).

Será que vale a pena o upgrade?

Pessoal que está com ele ha mais tempo, ele tem se comportado bem ao passar do tempo? Qual é o máximo de ram q ele aceita?
 
Tb estou querendo um laptop para produtividade. Edição/produção de vídeo.
Estou de olho no Legion com AMD

Esse review é bem legal e tira algumas duvidas de desempenho.

 
Tb estou querendo um laptop para produtividade. Edição/produção de vídeo.
Estou de olho no Legion com AMD

Esse review é bem legal e tira algumas duvidas de desempenho.



Esses Legion 5 com Ryzen até onde sei, nunca foram lançados no Brasil, mesmo se forem comprar fora, estariam comprometendo o acesso à garantia dele.

Acho que seria melhor esperar pra ver se a Lenovo tem planos de lançar os novos Legion 5 com Ryzen 5800H por aqui.
 
estariam comprometendo o acesso à garantia dele

Argumento superado no entendimento jurisprudencial brasileiro, se a empresa se beneficia do nome global, a garantia deve ser global, mas é aquilo, pode ter que recorrer ao Procon e/ou Judiciário. Sobre não ter sido lançado aqui, fato. Ano passado quando comprei o meu 5i fiquei meio assim que logo viria o 7 (que era o que eu realmente queria), usuários em outro fórum mencionaram ter fontes na Lenovo que sairia no Natal. Se tivesse me baseado nisso estava com meu Dell i3-2310M de 2010 até hoje.
 
Vejo alguns relatos de aquecimento com o Legion. Eu realmente não sei o que é isso.
Trabalho com o meu o tempo inteiro e ele não esquenta assim. Quando estava com Windows jogava alguns jogos mas não sou frenetico com games, então não sei se seria uma boa referencia. Eu gosto de curtir os jogos e a muito tempo não tinha uma maquina pra jogar, mas eu gosto mesmo de jogos mais simples ou que ainda não havia jogado como LA Noire, MadMax, Tomb Raider e sempre jogo(to velho eu sei) o EuroTruck. Mas aqui rodando sempre no Maximo que da desses jogos, ele não chega a 80 graus. Pode ser que passe, eu realmente não me apego a verificar porque a unica coisa que denuncia que ele ta aquecendo alguma coisa são as ventoinhas.
Agora estou com o Linux e a única coisa que me incomoda é o backlight que com o driver da Nvidia, não funciona o controle de brilho de forma "normal". Mas mesmo com a steam no Linux, rodando MadMax no ultra, ele não encosta nem em 80 graus.
Confesso que nunca nem liguei o modo turbo dele(led vermelho), nem sei como seria se ligasse.
Outro lance é a bateria. Eu imaginei que seria "beberrão" de bateria, pois com esse processador e essa placa de video, eu não esperava nada melhor do que as 2h ou um pouco mais que isso.
Como eu trabalho muito com k8s, eu acho que ele é muito rápido, por enquanto, com exceção da bateria, não tenho nada a reclamar dele.

kPLSc6n.png
 
Joguei tomb raider 2013 (depois dele tem o rise e depois o shadow) no helios 300 75xa e ele bateu 98 graus. Esse relato de 80 graus confesso que é bem interessante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No meio / final do ano passado acho que no fórum do legion y540 e tals vi pessoas falando que o legion 7 não viria para o Brasil, inclusive o cara tinha contato de um vendedor que vendia notebook da lenovo... A galera que ficou querendo bater cabeça mesmo querendo ter que eles viriam como realidade...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A galera aqui todos fizeram coisas para poder fazer undervolt e underclock no notebook? Poderia passar como o mesmo se comporta em stock e se é muito necessário tal coisa (se puder comprar antes e depois é uma boa).
 
Última edição:
Joguei tomb raider 2013 (depois dele tem o rise e depois o shadow) no helios 300 75xa e ele bateu 98 graus. Esse relato de 80 graus confesso que é bem interessante.

Fiquei intrigado depois e hoje fiz um teste. Foi com o MadMax. Joguei por umas 2h e ficou desse jeito ai. Fiquei jogando no monitor no note mesmo e no outro monitor, monitorando a temperatura. Cara, não passou dessa temperatura ai. Rodo o MadMax no Ultra. Não se se fosse um Medium da vida se aumentaria muito mais a temperatura, mas estou bem satisfeito.
go7YsmE.png

Oxbnb51.png
 
Offtopic,

Ando pensando em comprar um Mac Mini M1 quando aparecer uma oferta para ter uma experiência com Mac e poder comparar melhor no futuro o que me agrada,

Não entendo que fabricantes como Dell e Lenovo não oferecem boxes/mini pcs como da configuração do Legion 5 (mas sem teclado e tela, que em geral muitos já compram melhores como MX Keys e monitores 144hz), o teclado é até bonzinho, mas a tela não é perfeita e portabilidade não é o forte com uma fonte de meio kg e bateria de 3h.

Compraria na hora um negócio desses, muito mais simples que montar um Mini ITX, e seria solução para muita gente.

Esse projeto bem ventilado e com essas configs seriam máquina para 10 anos, meter 32 ou 64GB, 2TB e esquecer.

Quando o Mini M1 aparecer a 6500 compro, semana passada cheguei a boletar a 7500.
 
Fiquei intrigado depois e hoje fiz um teste. Foi com o MadMax. Joguei por umas 2h e ficou desse jeito ai. Fiquei jogando no monitor no note mesmo e no outro monitor, monitorando a temperatura. Cara, não passou dessa temperatura ai. Rodo o MadMax no Ultra. Não se se fosse um Medium da vida se aumentaria muito mais a temperatura, mas estou bem satisfeito.
go7YsmE.png

Oxbnb51.png
Ai é a gpu, o processador ficou em quanto graus / clock?
 
Ai é a gpu, o processador ficou em quanto graus / clock?
Pergunta boa, mais tarde vou testar isso e posto aqui. Nem reparei nela. Mas acredito que não esquente demais tb não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste rapidinho aqui porque fiquei curioso tb. Bom que agora confirmei que o FN+Q funciona no Linux certinho.
Não estava jogando, mas os dados da GPU estão ai acima.
Nos prints ainda da pra ver as temperaturas do Chipset(PCH_COMETLAKE), da placa wifi(IWLWIFI) e do SSD de 512(NVME-PCI)
No primeiro, foi feito em Modo Economia. As ventoinhas ficaram caladas, girando bem fraquinho:
dZeZryf.png


No segundo print, no modo "auto". Nesse caso as ventoinhas estavam bem acentuadas:
5rgm6Ro.png


E nesse ultimo, o modo "turbo". Nesse as ventoinhas dispararam como turbinas, nunca tinha escutado elas assim:
sG6G0ES.png


Pra testar eu usei o programa "stress", tem ele em qualquer distro Linux. Com os parâmetros, eu coloquei pra carregar as CPU's em 100% e usar 10G de memoria. Tentei mais, mas estou trabalhando aqui com um monte de aba e navegador aberto, ai o próprio stress recusa.
O Clock máximo, no modo turno foi de 4200Mhz. A própria spec do processador diz que ele chegaria a 5k, somente em single core.
Ainda no modo turbo, no momento do print, eu não tinha tido o pico, que foi de 82 graus. Sem usar a GPU, ela estava em 47 graus.

Ainda assim acho que para um notebook com essa conf, são temperaturas excelentes. O sistema de resfriamento do Legion é bem interessante.

Espero ter ajudado @felipe748

Abraços
 
Última edição:
Esse resultado só com a CPU condiz com o meu. Com a GPU no meio tem mais calor pra resfriar, lembro que ficou entro 3500-3600MHz.

Alguém perguntou antes sobre o Legion x Helios com 2070. A placa do Helios é melhor mas o note não tem modo exclusivo, então não sei como a performance se compara (lembro de ainda ser melhor, e ela ainda tem vantagens como mais memória). Mas em função disso e talvez de um projeto térmico pior o processador fica mais limitado ainda, então se você precisa tanto da CPU quanto da GPU ele pode te deixar na mão.
 
Pergunta boa, mais tarde vou testar isso e posto aqui. Nem reparei nela. Mas acredito que não esquente demais tb não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste rapidinho aqui porque fiquei curioso tb. Bom que agora confirmei que o FN+Q funciona no Linux certinho.
Não estava jogando, mas os dados da GPU estão ai acima.
Nos prints ainda da pra ver as temperaturas do Chipset(PCH_COMETLAKE), da placa wifi(IWLWIFI) e do SSD de 512(NVME-PCI)
No primeiro, foi feito em Modo Economia. As ventoinhas ficaram caladas, girando bem fraquinho:
dZeZryf.png


No segundo print, no modo "auto". Nesse caso as ventoinhas estavam bem acentuadas:
5rgm6Ro.png


E nesse ultimo, o modo "turbo". Nesse as ventoinhas dispararam como turbinas, nunca tinha escutado elas assim:
sG6G0ES.png


Pra testar eu usei o programa "stress", tem ele em qualquer distro Linux. Com os parâmetros, eu coloquei pra carregar as CPU's em 100% e usar 10G de memoria. Tentei mais, mas estou trabalhando aqui com um monte de aba e navegador aberto, ai o próprio stress recusa.
O Clock máximo, no modo turno foi de 4200Mhz. A própria spec do processador diz que ele chegaria a 5k, somente em single core.
Ainda no modo turbo, no momento do print, eu não tinha tido o pico, que foi de 82 graus. Sem usar a GPU, ela estava em 47 graus.

Ainda assim acho que para um notebook com essa conf, são temperaturas excelentes. O sistema de resfriamento do Legion é bem interessante.

Espero ter ajudado @felipe748

Abraços
Obrigado, me ajudou sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Legion derruba o clock oara isso em jogo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos benchmark que fiz em processador ele anda ficando atrás do resultado do legion. Em jogo ele esta derrubando o clock para 3,3 ~ 3,5ghz (aleatoriamente as vezes cai para 898mhz) e mesmo assim anda pegado 98 graus isso com ele supenso. A pch nem em sonho fica 52 graus aqui. Bate 77 ~ 80 graus... se abusar pode chegar a mais. Plaxa wi-fi nao vi a temperatura dela. A 2070 max-anda na casa dos 71 ~ 75 graus.. nao joguei tanto ainsa vamos ver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

modo exclusivo
?
 
Última edição:
Olá galera, preciso de ajuda com um probleminha aqui. Adquiri meu Legion 5i em Dez/2020 e de cara já atualizei para EFCN46WW via Lenovo Vantage mesmo.

O note estava perfeito até que nas últimas semanas a bateria começou a acabar muito rápido, as vezes durava o tempo normal aprox. 5h, e as vezes não aguenta nem 2h.
Alguém já passou por algo parecido?

Obs.: Em ambos os prints só tava com o Chrome aberto assistindo Netfix.
 
Em ambos os prints só tava com o Chrome aberto assistindo Netfix.
Chrome muito provavelmente está usando aceleração de hardware, e dependendo da configuração na GPU dedicada. Dependendo da qualidade do vídeo vai torrar a bateria rapidinho. Tempo estimado também é muito fluido, se o antivírus ativar no fundo já era.

Você pode configurar no Vantage/BIOS para o notebook utilizar as GPUs de maneira alternada (híbrido) ou apenas a NVIDIA (exclusivo/dedidado). Híbrido tende a ser melhor na bateria mas você perde na performance máxima.
 
Você pode configurar no Vantage/BIOS para o notebook utilizar as GPUs de maneira alternada (híbrido) ou apenas a NVIDIA (exclusivo/dedidado). Híbrido tende a ser melhor na bateria mas você perde na performance máxima.
Entendi, muito obrigado.
 
Alguém jogo modo campanha do battlefied 1, tomb raider 2013, formula 1 no legion 5i? como se saiu os clocks, temperaturas e fps?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo