[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Pessoal, to querendo fazer upgrade de memória pra 32GB (versão 11800H + RTX 3060). Alguém indica modelo legal pra cada pente de 16GB?

Estarei bem servido com essas: https://www.terabyteshop.com.br/pro...act-16gb-3200mhz-ddr4-cl20-black-kf432s20ib16 (Memória Para Notebook Kingston Fury Impact, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL20, Black, KF432S20IB/16)?


uso esse mesmo modelo, não notei problema algum até agora, ja faz uma semana que to usando, ela ativou o xml automatico no meu legion (11800h+RTX3060), não sei se nos ryzen ou gerações anteriores vai ser do mesmo jeito, então vale a pesquisa se for o caso;
entretanto, só recomendaria avaliar se é mesmo necessario 32gb, eu uso porque também trabalho com o note, então acabo usando mta ram, pra jogar normal 16gb já é mais que suficiente, se for só jogar, recomendo um ssd gen 4 primeiro que na minha visao seria um upgrade melhor, mas vai de uso e de escolha;
 
uso esse mesmo modelo, não notei problema algum até agora, ja faz uma semana que to usando, ela ativou o xml automatico no meu legion (11800h+RTX3060), não sei se nos ryzen ou gerações anteriores vai ser do mesmo jeito, então vale a pesquisa se for o caso;
entretanto, só recomendaria avaliar se é mesmo necessario 32gb, eu uso porque também trabalho com o note, então acabo usando mta ram, pra jogar normal 16gb já é mais que suficiente, se for só jogar, recomendo um ssd gen 4 primeiro que na minha visao seria um upgrade melhor, mas vai de uso e de escolha;
Opa, vc comprou o mesmo modelo do link? Bom saber!

No meu caso é pra rodar simulador de voo, bem diferente de joguinhos. Com simulador, addons e programas abertos, ele chega a bater 15,6GB de uso em algumas situações.
 
Opa, vc comprou o mesmo modelo do link? Bom saber!

No meu caso é pra rodar simulador de voo, bem diferente de joguinhos. Com simulador, addons e programas abertos, ele chega a bater 15,6GB de uso em algumas situações.
sim, foi exatamente esse modelo, só comprei em uma loja diferente (na loja que explode);
estou usando 2x dele atualmente, ele ativou o XMP-3200 sozinho e roda em 3200mhz com cl20 normalmente;
a parte mais chata foi abrir o note mesmo kkkkk
 
sim, foi exatamente esse modelo, só comprei em uma loja diferente (na loja que explode);
estou usando 2x dele atualmente, ele ativou o XMP-3200 sozinho e roda em 3200mhz com cl20 normalmente;
a parte mais chata foi abrir o note mesmo kkkkk
Obrigado, amigão!

E será que é padrão todos os modelos (11800H + 3060) ativarem o XMP ou será que corro algum risco de não conseguir rodar a 3200MHz?
 
Obrigado, amigão!

E será que é padrão todos os modelos (11800H + 3060) ativarem o XMP ou será que corro algum risco de não conseguir rodar a 3200MHz?
acredito que seja padrão, porem não consegui encontrar essa informação nem no manual nem no site da lenovo
 
Mas as memórias originais do notebook rodam a 3200MHz. Isso já não é suficiente? Não entendi.
Algumas memórias são programadas para rodarem em 3200 de fábrica.

Outras são memórias programadas para rodar em 2666 (que é a velocidade padrão) mas alcançam 3200 em overclok. Este overcloud na memória só é ativado pelo perfil XMP.

O XMP é ativado pelo BIOS. E é difícil ver um notebook com essa opção.
 
Algumas memórias são programadas para rodarem em 3200 de fábrica.

Outras são memórias programadas para rodar em 2666 (que é a velocidade padrão) mas alcançam 3200 em overclok. Este overcloud na memória só é ativado pelo perfil XMP.

O XMP é ativado pelo BIOS. E é difícil ver um notebook com essa opção.
Então deveria ter essa informação na própria memória também, se ela é 3200 de fábrica ou se essa velocidade é alcançada somente em overclock. Onde encontro isso?

Outra questão é o fato de ser x8 ou x16. Onde encontro também? Obrigado.
 
Então deveria ter essa informação na própria memória também, se ela é 3200 de fábrica ou se essa velocidade é alcançada somente em overclock. Onde encontro isso?

Outra questão é o fato de ser x8 ou x16. Onde encontro também? Obrigado.
Geralmente, no anúncio mesmo.

Neste caso aí, está lá:

PERFIS PRONTOS PARA INTEL XMP
A memória Kingston Fury Impact foi projetada com predefinições Intel XMP (Extreme Memory Profiles) a fim de maximizar o desempenho dos módulos de memória e permitindo ao dispositivo atingir velocidades de até 3200 MHz.
 
Eu também estou pensando em trocar a tela. Eu trabalho com fotografia e me incomoda a forma como a tela original entrega as cores.

Estava quase comprando a NV156FHM-NY5 e fazendo a substituição. Mas tenho medo de perder a garantia. Buscando soluções para extrair mais da tela original, descobri que usando filtro de luz azul do Windows combinado com um perfil de cores ICC resolve muito bem a situação a ponto de me fazer desistir de trocar a tela.

Perfil ICC aqui: link


83AA22i.png
Obrigado amigo, você é um amigo.

Trampo com design e tb senti muito isso. Não pesou no final pq tenho um monitor 99%sRGB que já ajuda bem, mas ainda assim só a tela do note é fraca demais.

PS. O link não está mais disponível :/
 
Geralmente, no anúncio mesmo.

Neste caso aí, está lá:

PERFIS PRONTOS PARA INTEL XMP
A memória Kingston Fury Impact foi projetada com predefinições Intel XMP (Extreme Memory Profiles) a fim de maximizar o desempenho dos módulos de memória e permitindo ao dispositivo atingir velocidades de até 3200 MHz.
As Fury Impact já tem por padrão o perfil XMP ativado, não sendo necessário a ativação no BIOS.
Vendido por aqui, as XPG Hunter necessitam de ativação do perfil XMP no BIOS para trabalhar a 3200MHz CL20.
 
Geralmente, no anúncio mesmo.

Neste caso aí, está lá:

PERFIS PRONTOS PARA INTEL XMP
A memória Kingston Fury Impact foi projetada com predefinições Intel XMP (Extreme Memory Profiles) a fim de maximizar o desempenho dos módulos de memória e permitindo ao dispositivo atingir velocidades de até 3200 MHz.
Confuso. Se ela precisa de overclock pra chegar a 3200MHz, onde está a velocidade nativa dela? É isso que estou falando.

Outra coisa: onde encontro informação sobre x8 ou x16?
 
Confuso. Se ela precisa de overclock pra chegar a 3200MHz, onde está a velocidade nativa dela? É isso que estou falando.

Outra coisa: onde encontro informação sobre x8 ou x16?
A Fury Impact KF432S20IB/16 funciona por padrão a 3200MHz CL20, sem necessidade de ativação de perfil XMP no BIOS. Ela é 1Rx8. Essas informações você encontra no PDF com as especificações da memória:
 
Mas as memórias originais do notebook rodam a 3200MHz. Isso já não é suficiente? Não entendi.
Memórias com tecnologia XMP rodam, por padrão, a 2133MHz e só atingem os MHz anunciados quando você ativa, na BIOS, o perfil XMP. Se a BIOS não tiver esta tecnologia, elas operarão a 2133MHz. Quanto a Fury Impact, segundo PHVM, parece que isto não acontece (Default (Plug N Play): DDR4-3200 CL20-22-22 @1.2 no DataSheets) e, portanto, não há necessidade de ativar o perfil XMP na BIOS para elas funcionaram a 3200MHz. Desconhecia esta informação. Obrigado por isso, PHVM.
 
Última edição:
Memórias com tecnologia XMP rodam, por padrão, a 2133MHz e só atingem os MHz anunciados quando você ativa, na BIOS, o perfil XMP. Se a BIOS não tiver esta tecnologia, elas operarão a 2133MHz. Quanto a Fury Impact, segundo PHVM, parece que isto não acontece (Default (Plug N Play): DDR4-3200 CL20-22-22 @1.2 no DataSheets) e, portanto, não há necessidade de ativar o perfil XMP na BIOS para elas funcionaram a 3200MHz. Desconhecia esta informação. Obrigado por isso, PHVM.
Eu tenho 6 pentes HyperX/Fury Impact bem aqui na minha frente em 2 máquinas diferentes (4x16gb em um Precision e 2x8gb em um Inspiron) com tudo trabalhando como especificado e ambas as máquinas não têm a opção de ativar perfil XMP no BIOS.
Que eu saiba, os únicos notebooks em que essas memórias não funcionam adequadamente são os G15 com Intel de 11a geração. E neles parece que não funcionam de forma alguma... provavelmente a motherboard foi limitada deliberadamente a JEDEC padrão 3200MHz CL22 para distinguir dos m15 R6...
Existe a possibilidade de que também não funcionem em notebooks que têm memória soldada e apenas um slot livre para upgrades. Nestes casos a memória soldada sempre é JEDEC padrão e pode ser que a compatibilidade fique prejudicada.
Tirando isso são memórias extremamente compatíveis e de excelente qualidade.
 
Memórias com tecnologia XMP rodam, por padrão, a 2133MHz e só atingem os MHz anunciados quando você ativa, na BIOS, o perfil XMP. Se a BIOS não tiver esta tecnologia, elas operarão a 2133MHz. Quanto a Fury Impact, segundo PHVM, parece que isto não acontece (Default (Plug N Play): DDR4-3200 CL20-22-22 @1.2 no DataSheets) e, portanto, não há necessidade de ativar o perfil XMP na BIOS para elas funcionaram a 3200MHz. Desconhecia esta informação. Obrigado por isso, PHVM.
Opa, eu comprei os pentes Fury Impact, só esperando chegar. Espero que rodem mesmo a 3200.
 
Opa, eu comprei os pentes Fury Impact, só esperando chegar. Espero que rodem mesmo a 3200.
A diferença na prática é mutio pequena. Não esquenta não. Aproveita a máquina e se divirta!
 
A diferença na prática é mutio pequena. Não esquenta não. Aproveita a máquina e se divirta!
Isso é verdade se o notebook vem de fábrica com memórias 3200MHz CL22 1Rx8 ou 2Rx8 (que são as melhores para os Ryzen). Se vier com 1Rx16 a diferença é grande dependendo da tarefa/jogo.
 
Eu também estou pensando em trocar a tela. Eu trabalho com fotografia e me incomoda a forma como a tela original entrega as cores.

Estava quase comprando a NV156FHM-NY5 e fazendo a substituição. Mas tenho medo de perder a garantia. Buscando soluções para extrair mais da tela original, descobri que usando filtro de luz azul do Windows combinado com um perfil de cores ICC resolve muito bem a situação a ponto de me fazer desistir de trocar a tela.

Perfil ICC aqui Link


83AA22i.png
Amigo, gostaria de testar sua dica, já baixei o perfil icc.

Mas não sei como instalar... desculpe, mas como faço para adicionar o arquivo icc?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo