• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Y540

Bom dia.. acabei de adquirir o meu.. sabem se este ssd é compativel com este equipamento?

81ZWWtwWf6L._SX425_.jpg
 
Bom dia.. acabei de adquirir o meu.. sabem se este ssd é compativel com este equipamento?

81ZWWtwWf6L._SX425_.jpg

Sim, mas vai ter que tirar o que vem de fábrica.

Na versão 128gb o que vem de fábrica é um half-size, então vem também com um suporte de metal, mas é só tirar e encaixar ali, sem grandes problemas.
 
Sim, mas vai ter que tirar o que vem de fábrica.

Na versão 128gb o que vem de fábrica é um half-size, então vem também com um suporte de metal, mas é só tirar e encaixar ali, sem grandes problemas.

Valeu..obrigado vou pegar esse ssd tb.. 128gb é osso
 
Falando no SSD estes foram meus testes de velocidade da versão 128gb e do HD de 1tb que vem incluido:

SSD:



HD:




Como podem ver, o SSD que a Lenovo Brasil incluiu parece ser diferente do modelo americano, sendo half-size e usando apenas 2x no PCI-E, invés de 4x que é o mais comum. (ao menos isso na minha unidade, não sei se é padrão).

 
Pessoal queria saber se vcs sentem diferença grande de performance ao jogar na tela do monitor vs conectado a um monitor/tv externo. Pesquisando vejo que o Nvidia Optimus tira muita performance, ram em dual channel realmente resolve isso?
 
Pessoal queria saber se vcs sentem diferença grande de performance ao jogar na tela do monitor vs conectado a um monitor/tv externo. Pesquisando vejo que o Nvidia Optimus tira muita performance, ram em dual channel realmente resolve isso?
O meu ainda não chegou, então não posso afirmar com 100% de certeza, mas ele vem com a GPU integrada desativada de fábrica. Pra ativar tem que ir na BIOS ou no Lenovo Vantage. No Lenovo Vantage o nome do modo que ativa a iGPU é Hybrid Mode.

Em teoria, se você não mexeu nessas configurações, o notebook só estaria usando a placa dedicada e o Optimus nem estaria sendo usado.

Dá uma olhada nisso. Caso esteja com o Hybrid mode ativado, desativa.
 
Tinha ouvido falar que o Optimus tirava um pouco de performance, mas sinceramente não consegui replicar isso nos benchmarks sinteticos que testei aqui.

Ao longo dos ultimos dias fui fazendo alguns testes de Overclock, undervolt e etc. na máquina, vou postar os meus resultados.

Todos testes foram feitos no Firestrike com settings default, após uma instalação limpa e modo Performance no Lenovo Vantage.

Sem undervolt, sem overclock:




Undervolt de -0.150, sem overclock:




Undervolt de -0.150, Overclock de +170 clock/800 mem, ficou ligeiramente instavel




Undervolt de -0.150, Overclock de +150 clock/800 mem, esse ficou meu resultado final




Agora, em relação ao Optimus perder performance, esse foi meu resultado com APENAS a GPU ativada, sem optimus, SEM OVERCLOCK E COM UNDERVOLT (portanto comparar ao resultado 14 518 do firestrike)




Uma diferença tão pequena que não consigo ver razão pra deixar sem Optimus, mas isso foi um teste básico, talvez consigam encontrar uma diferença maior se olhar mais profundamente.

Em comparação, tenho a seguinte build em casa de DESKTOP:

RTX 2060
AMD X470 Aorus Ultra
16gb 3333mhz (dual channel)
SSD 960 EVO
Ryzen 5 3600 (stock)

Essa config teoricamente é bastante parecida com o notebook, com a ressalva que fiz OC apenas na 2060 no meu desktop, consegui 90 no clock e 1000 nas memorias, ficando na casa dos 2000 o clock dela enquanto no firestrike, já a rtx 2060 do notebook parece ficar na casa dos 1500-1600 o clock

a diferença é bem grande, fica na casa dos 18500 pontos no desktop, não imaginaria que a diferença seria tão grande pra ser sincero, e se espelha bastante em FPS, COD MW que ganhamos de graça na compra do note roda consideravelmente melhor com tudo no máximo e ray tracing ativado no desktop, ficando na casa de uns 110-130 fps, já no notebook fica na casa dos 80-100 fps (ray tracing come muito frame, se ficar desativado aumenta uns 30% em ambos, tanto no desk quanto no laptop)

Outro detalhe é que desde que formatei o Lenovo Vantage NÃO muda o TDP conforme você coloca em Performance/Equilibrado/Energia, ficando fixo em 45W, no meu caso não vi problema pois isso deixa o notebook extremamente frio (nada aqui nunca passou dos 80º), mas pra jogos que utilizam CPU no máximo (como BF V) pode fazer diferença, já no caso do COD MW e do Firestrike creio que não afetou o teste, o uso de CPU é bastante baixo e essa CPU é pra, teoricamente, trabalhar apenas em 45W mesmo
 
O meu ainda não chegou, então não posso afirmar com 100% de certeza, mas ele vem com a GPU integrada desativada de fábrica. Pra ativar tem que ir na BIOS ou no Lenovo Vantage. No Lenovo Vantage o nome do modo que ativa a iGPU é Hybrid Mode.

Em teoria, se você não mexeu nessas configurações, o notebook só estaria usando a placa dedicada e o Optimus nem estaria sendo usado.

Dá uma olhada nisso. Caso esteja com o Hybrid mode ativado, desativa.


Então, na verdade meu note não é o y540, rs. Eu queria ele mas deixei escapar quando ficou 5800. Acabei pegando um helios 300 com gtx 1060 mesmo, estava com pressa e não consegui mais achar a versão de 1tb do lenovo por menos de 6k de novo, então fiquei com o helios mesmo, mas pelo menos paguei bem abaixo do preço normal dele.

Mas mesmo assim estou gostando de acompanhar o tópico e fiquei curioso pra saber se existe essa diferença de performance com uma placa mais top como a 2060 tbm e tbm na esperança de ter alguma solução, mas do jeito que vc falou o Y540 acaba não tendo esse problema ja que dá pra desativar a gpu integrada, no meu caso infelizmente não tem como.

Tinha ouvido falar que o Optimus tirava um pouco de performance, mas sinceramente não consegui replicar isso nos benchmarks sinteticos que testei aqui.

Ao longo dos ultimos dias fui fazendo alguns testes de Overclock, undervolt e etc. na máquina, vou postar os meus resultados.

Todos testes foram feitos no Firestrike com settings default, após uma instalação limpa e modo Performance no Lenovo Vantage.

Sem undervolt, sem overclock:




Undervolt de -0.150, sem overclock:




Undervolt de -0.150, Overclock de +170 clock/800 mem, ficou ligeiramente instavel




Undervolt de -0.150, Overclock de +150 clock/800 mem, esse ficou meu resultado final




Agora, em relação ao Optimus perder performance, esse foi meu resultado com APENAS a GPU ativada, sem optimus, SEM OVERCLOCK E COM UNDERVOLT (portanto comparar ao resultado 14 518 do firestrike)




Uma diferença tão pequena que não consigo ver razão pra deixar sem Optimus, mas isso foi um teste básico, talvez consigam encontrar uma diferença maior se olhar mais profundamente.

Em comparação, tenho a seguinte build em casa de DESKTOP:

RTX 2060
AMD X470 Aorus Ultra
16gb 3333mhz (dual channel)
SSD 960 EVO
Ryzen 5 3600 (stock)

Essa config teoricamente é bastante parecida com o notebook, com a ressalva que fiz OC apenas na 2060 no meu desktop, consegui 90 no clock e 1000 nas memorias, ficando na casa dos 2000 o clock dela enquanto no firestrike, já a rtx 2060 do notebook parece ficar na casa dos 1500-1600 o clock

a diferença é bem grande, fica na casa dos 18500 pontos no desktop, não imaginaria que a diferença seria tão grande pra ser sincero, e se espelha bastante em FPS, COD MW que ganhamos de graça na compra do note roda consideravelmente melhor com tudo no máximo e ray tracing ativado no desktop, ficando na casa de uns 110-130 fps, já no notebook fica na casa dos 80-100 fps (ray tracing come muito frame, se ficar desativado aumenta uns 30% em ambos, tanto no desk quanto no laptop)

Outro detalhe é que desde que formatei o Lenovo Vantage NÃO muda o TDP conforme você coloca em Performance/Equilibrado/Energia, ficando fixo em 45W, no meu caso não vi problema pois isso deixa o notebook extremamente frio (nada aqui nunca passou dos 80º), mas pra jogos que utilizam CPU no máximo (como BF V) pode fazer diferença, já no caso do COD MW e do Firestrike creio que não afetou o teste, o uso de CPU é bastante baixo e essa CPU é pra, teoricamente, trabalhar apenas em 45W mesmo



Acho que a diferença aparece só em alguns jogos, por exemplo aqui com a 1060 no CSGO chego a ter cerca de 50 a 80 fps a mais ao ligar no monitor, GTA V cerca de 15, Shadow of Tomb Raider 10. Outros não tem nenhuma diferença como The Witcher 3

Aqui um video comparando (gsync (sem optimus) vs optimus) em jogos:



Mas quem está com o y540 não precisará se preocupar com isso
 
Não achou mesmo?

Vou pegar um NVME maior nessa Black friday e já que vou formatar gostaria de saber também haaha

Não achei não, pra ser sincero não me importo tanto e procurei pouco, mas o pouco que procurei não consegui achar, só um antigo LenovoUtility que não se mostrou compatível

De qualquer maneira você pode pegar a imagem disponibilizada pela propria Lenovo na pagina de drivers do Y540, teoricamente vai vir certinho como de fábrica, eu preferi ficar com uma imagem zerada mesmo
 
Não achei não, pra ser sincero não me importo tanto e procurei pouco, mas o pouco que procurei não consegui achar, só um antigo LenovoUtility que não se mostrou compatível

De qualquer maneira você pode pegar a imagem disponibilizada pela propria Lenovo na pagina de drivers do Y540, teoricamente vai vir certinho como de fábrica, eu preferi ficar com uma imagem zerada mesmo
Opa, eu não encontrei essa imagem por lá :(
 
Sim, acabei pegando um Helios mesmo, um tico mais caro só.
Mano, tô pensando em pegar o Helios 300 com a RTX 2060.

Você sabe se ele esquenta mt? Quantos slots de memória e ssd tem? Não consegui achar quase nada sobre na net
 
Mano, tô pensando em pegar o Helios 300 com a RTX 2060.

Você sabe se ele esquenta mt? Quantos slots de memória e ssd tem? Não consegui achar quase nada sobre na net
Sorry, sei dizer não, o meu ainda não chegou mas me disseram q ele esquenta menos q o Lenovo. Mas se tu for pegar corre pq só tinha no Magalu com o preço q paguei ontem.
 
Mano, tô pensando em pegar o Helios 300 com a RTX 2060.

Você sabe se ele esquenta mt? Quantos slots de memória e ssd tem? Não consegui achar quase nada sobre na net
Onde vc achou o Helios 300 com RTX 2060? Só acho com 1060...
 
Vou esperar um pouco mais pelo Samsung Odyssey 2. Aquele corpinho de alumínio é muito sexy. No início do ano é capaz que começar a entrar em promo e o Y540 voltar.
 
Pois é, não teve nada do Y540 nem Y530 nessa BF, pelo jeito esgotou em todo lugar mesmo.
O Helios novo é interessante, tem um bom sistema de refrigeração mas, assim como o Odyssey 2, tem design gamer demais pra mim hahahaa mas ambas são boas opções.

Na BF peguei um SSD M2 NVMe 480GB da Corsair (MP510) pois tava num preço bom, vai ser o único upgrade que farei no Y540 por enquanto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo