Ligar 2 fans na mesma sys_fan?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Jubba
  • Data de Início Data de Início

Jubba

Active Member
Tranquilo, pessoal? (meu primeiro tópico aqui, desculpe se postei na seção errada)

Galera, seguinte... Eu troquei os fans que tinha no meu PC (não estavam resfriando nada e me encheu o saco aquelas luzes rgb no gabinete :rolleyes:, muito embora eu goste...)

Adquiri 4 fans da Cougar. CF-V12HP >>> Esses aqui

Minha placa é uma Gigabyte Aorus B450 Elite e ela tem 3 entradas sys_fan. Como esses fans são PWM, queria ligar na placa mãe pra fazer o controle de velocidade.
Problema é que são quatro fans e três entradas.

Posso conectar um splitter daqueles que dividem e ligar duas na mesma saída sys_fan?

No site da GB fala que a conexão suporta até 24W (2A x 12V), no manual nao diz nada.

Na embalagem da fan traz a variação de 4,5v até 13v e 0,31A (vejam nesse vídeo e aqui fica só 0,18A).

No caso, eu ligaria duas na sys_fan1 e duas na sys_fan2.

Mas o medo de torrar a conexão ou algo assim fala mais alto... Alguma salvação? Alguém das eletrônica pra dizer se a conexão aguenta?

Valeu! Abraço!

Bom dia MaxxJS,
Se vc ligar um conjunto que ultrapasse os 24w, o que vai acontecer é q nenhum dos fans vai alcançar desempenho máximo pois ela vai limitar em 24w, mesmo o conjunto passando disso. A 0,31A pode por ate 5 fans q funciona sem problemas. É importante que os fans sejam do mesmo modelo, pra n ter um fan urrando e outro quase parando por conta de variação de cada fabricante.

Recentemente troquei minhas fans por 4-pin PWM, comprei os cabos splitter 4-pin e liguei dois em cada entrada e funcionam tranquilamente. O sensor de rotação só vai pegar de uma fan, mas o PWM funciona corretamente nos dois.

Bom dia MaxxJS,
Se vc ligar um conjunto que ultrapasse os 24w, o que vai acontecer é q nenhum dos fans vai alcançar desempenho máximo pois ela vai limitar em 24w, mesmo o conjunto passando disso. A 0,31A pode por ate 5 fans q funciona sem problemas. É importante que os fans sejam do mesmo modelo, pra n ter um fan urrando e outro quase parando por conta de variação de cada fabricante.
Pois é, minha dúvida era essa. Não queria contar com meus conhecimentos limitados das aulas de física e eletrônica do colégio e fazer m* kkkkkkk.
Obrigado, Raffa!

Recentemente troquei minhas fans por 4-pin PWM, comprei os cabos splitter 4-pin e liguei dois em cada entrada e funcionam tranquilamente. O sensor de rotação só vai pegar de uma fan, mas o PWM funciona corretamente nos dois.
Então, Fábio... Encontrei um splitter para 5 fans que pega a alimentação da fonte mas com conector PWM da placa mãe só para controle da rotação. Acho que, pra ser prevenido, seria melhor... Provavelmente funciona né?

Valeu, galera!

Pois é, minha dúvida era essa. Não queria contar com meus conhecimentos limitados das aulas de física e eletrônica do colégio e fazer m* kkkkkkk.
Obrigado, Raffa!

Então, Fábio... Encontrei um splitter para 5 fans que pega a alimentação da fonte mas com conector PWM da placa mãe só para controle da rotação. Acho que, pra ser prevenido, seria melhor... Provavelmente funciona né?

Valeu, galera!

Acredito que sim, pois os Fan Hub trabalham desta maneira! DeepCool FH-10 por exemplo.

Pessoal, aproveitando o tópico:

Meu caso eu tenho 7 conexões sys_fan 4-pin PWM (contando com o sys_pump/CPU_OPT) na minha mobo e tenho 6 fans A-RGB.
Como sou novo nesse mundo de luzes haha, qual a maneira mais eficiente que o pessoal usa para conectá-las ? Seria usar algum hub para agrupar alguns coolers e usar poucos conectores ou ligar cada fan em 1 conector ?

Imagino que ligar cada fan em 1 conector atrapalhe o cable management por vai ficar cheio de cabo de fan pela mobo..

7 sys fan? hahaha Que isso.... kkkkkkk

Olha, se vc tem 6 conexões livres (pq imagino que esteja usando a do CPU) e 6 fans -> liga um em cada porta. E boa. Nem gasta com HUB ou splitter ou que vai ser mais cabos ainda, e usa o RGB Fusion para controlar as cores. E a velocidade ficaria cada uma independente, configurando tudo pela BIOS.

Sobre os cabos, o que vc pode fazer e juntar todos com um enforca gato/abraçadeira, velcro, e só deixar a ponta livre pra ligar nas portas. Atrás do gabinete seria como se fosse um cabo só, com ramificações. Eu faria isso...

Veja seu gabinete também, dá pra bolar umas estratégias usando as aberturas e tal.

7 sys fan? hahaha Que isso.... kkkkkkk

Olha, se vc tem 6 conexões livres (pq imagino que esteja usando a do CPU) e 6 fans -> liga um em cada porta. E boa. Nem gasta com HUB ou splitter ou que vai ser mais cabos ainda, e usa o RGB Fusion para controlar as cores. E a velocidade ficaria cada uma independente, configurando tudo pela BIOS.

Sobre os cabos, o que vc pode fazer e juntar todos com um enforca gato/abraçadeira, velcro, e só deixar a ponta livre pra ligar nas portas. Atrás do gabinete seria como se fosse um cabo só, com ramificações. Eu faria isso...

Veja seu gabinete também, dá pra bolar umas estratégias usando as aberturas e tal.
hahahahah sim mano.
Aorus z390 Master .. é pino pa kcete. haha

Pois é, eu prefiro tambem ligar todos independentes porque dai tenho controle total de cada um.. mas o cable management nao me agrada.
Vou testar aqui e ver como fica, qualquer coisa cimpro algum hub

Hahaha muito, mas beleza essa mobo aí, eu nem precisaria de hub... kkkkk

As minhas fans chegaram hoje, to usando 3 só, uma em cada porta sys. Cara, é uma maravilha... Nunca mais volto praquelas controladoras genéricas com controle que não tem controle de velocidade automático... JAMAIS.

Sò vou adptar meu gabinete pra ventilar melhor (no frontal onde prende as fans tem uma grade que cobre um pouco o canto das fans... Acho mancada. Tem que ter a abertura circular certinha, não algo quadrado. Enfim... E aí vou usar as 4 com o splitter que comprei. Pelo jeito vai dar certo.

Boa sorte pra você aí!

boa! tava co essa duvida também, comprei um cabo 1x4 pwm, porém vou usar só 2 no max 3 fans a questão é que cada um é de uma marca diferente hahahaha

edit: vou usar em uma x470gtn

Users who are viewing this thread

Voltar