limite de partição

DekerBSB

Registered User
Qual o limite q eu posso botar pra uma partição FAT32???
to querendo criar a maior possivel...
qual o limite aceito pelo windows/dos??
40gb???
60gb???
:confused: :confused:

skywalker

New Member
Ele aceita o tamanho que o software de formatação informar...

Se tu usa um HD quantum... usa o MAXBLAST para formatar... aí tú libera os GBs todos... mas sei que o WIndows faz cagada quando a partição é de 40GB ou +...

[]'s

Jab's

vBulletin Staff
eu tenho um hd de 40 gb e um de 60 gb ambos com particoes FAT32 usando todo o espaco disponivel do disco e nunca deu problema.....tanto no 95, 98, me , 2000 e XP. Se naum me engano o limte é perto dos 120 gb.... naum estou lembrado......

skywalker

New Member
Ah! Verifica a tabela de CLUSTERS em FAT32...

Se não me engano a partir de 40GB fica absurda e desperdiça um espaço enorme!

[]'s

DekerBSB

Registered User
......
......
to perguntando pq uma vez um colega meu comprou um de 80 e teve alguns problemas nesse sentido...acho q o windows tava reconhecendo o HD inteiro como se tivesse 40GB....
......
......
vamos ver aqui...
vou tentar fazer uma de 20 e uma de 60.....
ou 2 de 40....
ou 80 de 1 gb....
:p

[Road_Runner]

CS Lover
Sem problemas

Eu tenho um HD da SEAGATE de *) GB 7.200 RPM ATA 100 .... com uma única partição FAT32... O Windows reconheceu ele inteiro e nunca me deu problemas...
Usei o 'Partition Manager' para foratá-lo e removi o exame de superfície. Assim formatou o HD em mais ou menos uns 20 segs.. r0x... e como o HD é 0 Km.. acho que não terei problemas com ele... mas nunca se sabe neh...

Fabiano

aka MACker
da pra usar os 80 GB , o problema como o sky ja falou, em partiçoes tao grandes o disperdicio vai ser enorme, o ideal seria usar NTFS

caldas

Kenai

apartir de 32Gb e meio instavel vc usar FAT32, e aconselhavel NTFS. E um pouco mais lenta que FAT32 mais pode por tudo.

DekerBSB

Registered User
po...é pq a utlima vez q eu misturei FAT32 com NTFS deu altos problema no WIN98......nao reconhecia as FAT32.....so no XP que reconhecia as duas.....
:(

skywalker

New Member

É de lei...

----------------->
NTFS "enxerga" FAT

<----------------
FAT "não enxerga" NTFS

Por isso que você teve esse problema...

Em casa coloquei tudo FAT... mas meu HD tem 5 partições.

C: Win98
D: Skywalker (Meus arquivos)
E: WinXP-pro
F: (arquivos da minha irmã)
G: Família (Pai, mãe etc...)
J: CD-RW

Tô pensando em comprar um HD SCSI (minha IDE tá saturada)
e particionar em umas 10 vezes... aí terei até o drive "Z"

aehaeuhaeuhaeheuahuea:D

Jab's

vBulletin Staff
da pra usar os 80 GB , o problema como o sky ja falou, em partiçoes tao grandes o disperdicio vai ser enorme, o ideal seria usar NTFS

dah pra continuar usando a FAT32, quem tem melhor acesso a disco do ke a NTFS simplesmente formatando e escolhendo o tamanho dos clusters.... no 2000 e no XP é possivel formatar o disco escolhendo o tamanho do cluster.

OldMan

Congelado
O windows realmente eh bem nojento quanto a isso. O sunix em geral soa bem melhortes... por exemplo vc pode fazer 2 ou 3 ou ate 1024 HDs se comportarem como se fossem uma única partição só. Ou seja um linux suporta partições de alguns terabytes.

Mas pq vc precisa de partições tão grandes Deker?

Jab's

vBulletin Staff
e naum lembro exatamente como eh.... mas entre no www.baboo.com.br lah tem o guia...... vou ver aki e assim ke possivel posto com as imagens...... :)

skywalker

New Member

[]'s

Roman

New Member
me falaram q fica maroto fazer o seguinte
minimo 3 partiçoes no hd (40gb, meu caso)
isso se vc tiver soh um SO
supondo wXP
1 partição de 3gb SOH pro windows
1 partição de 17gb
1 partiçao de 20gb
3gb soh pro windows?
me falaram q ele fica mais rapido se for assim pq eh menos coisa pra ler...

Jab's

vBulletin Staff
me falaram q fica maroto fazer o seguinte
minimo 3 partiçoes no hd (40gb, meu caso)
isso se vc tiver soh um SO
supondo wXP
1 partição de 3gb SOH pro windows
1 partição de 17gb
1 partiçao de 20gb
3gb soh pro windows?
me falaram q ele fica mais rapido se for assim pq eh menos coisa pra ler...

eu mesmo naum sou a favor de particionamento.... prefiro ter mais de um disco mesmo....mas jah to pensando em mudar de ideia pois neste fim de semana perdi todo o meu disco rigido.... 20 gb ke eram minhas coisitas pessoais foi pro espaco..... mas usei um software de recuperacao consegui resgatar algumas coisas.....

skywalker

New Member
Particionar é a melhor opção, pois te dá o recurso de "FORMATAR /SemDóDoWindows"

eahaeuhuaehaehuhe!

[]'s

Jab's

vBulletin Staff
outro meio de fazer isto é usar o programa de particionamento do proprio disco rigido.... eu peguei o do meu (maxtor)... muito bom.... recomendo!

Usuários que está vendo este tópico