Linha/tearing acontecendo esporadicamente

illusion1

Life is an illusion.
Registrado
Hey galera, blz?
Minha mulher comprou um notebook Asus X515JF-EJ360W ele vem com uma gpu Nvidia MX130.

Notamos que de vez em quando, principalmente quando o Chrome está aberto, ou dou um alt+tab, ou abro um programa, aparece uma linha horizontal em um lugar aleatório da tela acompanhado de um flash. A tela não chega a ficar preta, é bem parecido com aquela travadinha que acontece quando o Windows detectou/instalou um novo driver.

Isso é bem aleatório, até agora não consegui filmar isso acontecendo pois é imprevisível quando isso vai ocorrer, e quando acontece é muito rápido.
Mas percebi que se você deixar o Notebook "parado" sem fazer nada tipo rodando um vídeo ou só ficar na área de trabalho mesmo, não acontece nada.

Não sei se isso é um defeito, eu acredito que não. Minha teoria é que isso acontece quando o Notebook está trocando entre vídeo integrado e a GPU. Até onde eu sei, não existe opção de deixar a GPU fazer tudo, o Notebook fica alternando entre vídeo integrado e GPU toda vez que pensa que precisa da GPU. O que acham?
 
Esse notebook tem Gsync ou freesync? Creio que não, então ocorrer tearing é normal em telas que não possuem essas tecnologias.
 
Esse notebook tem Gsync ou freesync? Creio que não, então ocorrer tearing é normal em telas que não possuem essas tecnologias.
Mesmo quando está apenas abrindo um programa ou dando um alt+tab?
Só quero entender mesmo lol, sou leigo em relação a Notebook, nunca vi isso acontecer em um Desktop, por isso achei que era por conta do sistema alternando entre vídeo integrado e GPU.
 
Mesmo quando está apenas abrindo um programa ou dando um alt+tab?
Só quero entender mesmo lol, sou leigo em relação a Notebook, nunca vi isso acontecer em um Desktop, por isso achei que era por conta do sistema alternando entre vídeo integrado e GPU.
O windows tem um tipo de vsync integrado na interface visual, por isso não costuma acontecer tearing na área de trabalho. Mas se por algum motivo ocorrer queda de frame na tela e dessincronizar com a taxa de atualização do monitor vai ocorrer tearing.
O que pode ser feito é a desinstalação do driver da NVidia usando o DDU e reinstalar pra ver se melhora
Se ainda assim não resolver pode experimentar a formatação do 0 no windows.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo