Linux gaming

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos pochmurne
  • Data de Início Data de Início

pochmurne

know-it-all Member
Alguém aqui, por algum motivo usa o linux para jogar?

Recentemente instalei o Linux Mint para fazer uns testes e posso dizer que estou surpreendido com o desempenho dos games.
80% dos games que testei funciona muito bem, todos com FPS igual ao do windows.

Vulkan realmente foi uma grande evolução. Estou rodando The Witcher III para testes e está funcionando muito bem. Cyberpunk idem, mesma qualidade de gameplay proporcionada pelo Windows.

Atualmente estou jogando RDR2, Ghostwire: Tokyo e Hot Wheels Unleashed, e todos rodam bem no Mint.
Com jogos mais antigos, eu tive problemas rodando através do Proton. Tentei jogar Dirt 2 (2010) um mês atrás e nada, mesmo depois de muitas tentativas.
Os jogos no Linux evoluíram bastante nesses últimos anos, graças à Valve e seus investimentos, mas ainda passo uma quantidade considerável de tempo configurando e fazendo certos jogos funcionarem. Isso sem falar nos jogos com anti-cheat em nível de kernel que não funcionam no Linux.
Espero que a Valve continue investindo no Linux, pois seus esforços atuais estão gerando bons frutos :notbad:

Atualmente estou jogando RDR2, Ghostwire: Tokyo e Hot Wheels Unleashed, e todos rodam bem no Mint.
Com jogos mais antigos, eu tive problemas rodando através do Proton. Tentei jogar Dirt 2 (2010) um mês atrás e nada, mesmo depois de muitas tentativas.
Os jogos no Linux evoluíram bastante nesses últimos anos, graças à Valve e seus investimentos, mas ainda passo uma quantidade considerável de tempo configurando e fazendo certos jogos funcionarem. Isso sem falar nos jogos com anti-cheat em nível de kernel que não funcionam no Linux.
Espero que a Valve continue investindo no Linux, pois seus esforços atuais estão gerando bons frutos :notbad:
Sim, essa questão do anti-cheat é verdade, games multiplayer que usam determinado anti-cheat acabam não rodando bem, mas isso é uma minoria. Vejo a quantidade de gente cada vez maior jogando no linux e acho bem interessante.

Além do proton, o Vulkan tem estado cada vez mais otimizado, é boa noticia, com isso os games não tendem a ficar presos no Directx.

Sobre as configurações, o mais problemático aqui foi fazer rodar bem o ultimo driver da nvidia (estou rodando na rtx 4060). Depois de ajustar isso, a experiencia é bem semelhante a steam do windows, só instalar e rodar (plug and play), se não rodar, seleciona o proton-experimental e normalmente tem funcionado com todos jogos novos que testei. Depois coloco uma lista aqui do que instalei, se alguém tiver interesse.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que seria interessante postar aqui, pois a ideia é comentar sobre o desempenho dos games e não do SO em geral.

Já existe uma distro que usa o SteamOS nos moldes do Steam Deck. É o Bazzite. Mas pra quem vai trabalhar no mesmo PC, talvez não seja a melhor opção. Pra um PC dedicado a jogos eu acho perfeito.

Já existe uma distro que usa o SteamOS nos moldes do Steam Deck. É o Bazzite. Mas pra quem vai trabalhar no mesmo PC, talvez não seja a melhor opção. Pra um PC dedicado a jogos eu acho perfeito.

Poxa, não sabia dessa distro, vou dar uma olhada depois, parece bem interessante.

Alguém aqui, por algum motivo usa o linux para jogar?

Recentemente instalei o Linux Mint para fazer uns testes e posso dizer que estou surpreendido com o desempenho dos games.
80% dos games que testei funciona muito bem, todos com FPS igual ao do windows.

Vulkan realmente foi uma grande evolução. Estou rodando The Witcher III para testes e está funcionando muito bem. Cyberpunk idem, mesma qualidade de gameplay proporcionada pelo Windows.
Linux ta mt bom pra jogo, o que peca ainda ta sendo nos multiplayer com anti cheat no kernel. Recentemente a Ea lixo tirou o apex do linux com a desculpa esfarrapada que a maioria dos cheaters estão lá.

Uma alternativa é fazer passthrough e colocar windows em VM, mas ainda sim tem alguns jogos multi que são chatos e não rodam em VM

Eu jogo os jogos que exigem o uso do mouse no meu PC de uso geral, que usa Arch Linux.

Ainda pretendo fazer isso com o meu PC de jogos que fica na sala, mas estou esperando as novas GPUs da AMD para ver se valem a pena e poder migrar. No momento com Nvidia, não é muito estável usar as distros estilo Steam Deck, o Gamescope está com alguns bugs (tem melhorado bastante no último driver beta) e o HDR ainda precisa de mais polimento.

Aqui jogo somente no linux, ta se saindo muito bem.

Captura-de-tela-de-2024-11-03-20-49-40.png

Ativo o Variable refresh rate (VRR) no Gnome, no kde ja vem por padrão. Uso Zerotier + Sunshine para jogar coop jogos não steam, ja que o parsec não da para ser host no linux.

Captura-de-tela-de-2024-11-03-20-56-38.png

Última edição:
  • Curtir
Reações: Zyt
Uma coisa que me aborreceu recentemente no linux mint, foi que o sistema crasha ao copiar número elevado de arquivos. Tentei de todas maneiras que encontrei na internet e não consegui resolver o problema. Muitos resolveram o problema migrando de volta para o Windows.

Estou pensando em instalar outra distro, que não seja debian.

Em 2019 eu estava testando o Linux Mint com diversos jogos e a leveza do Linux não tem nada igual. Mas na época os drivers da nVidia ainda não estavam muito bons para alguns jogos que testei. Acho que vou pegar um SSD pra voltar a testar, mas tenho jogado praticamente só iRacing que me parece não funcionar no Linux, ou vai precisar fazer muita gambiarra pra funcionar.

Na minha visão falta só 1 coisa: Os desenvolvedores fazerem seus jogos pensando um pouco mais aberto, e não ficarem dentro das amarras da Microsoft...simples assim.

Seguem alguns testes que fiz:

Em 2019 eu estava testando o Linux Mint com diversos jogos e a leveza do Linux não tem nada igual. Mas na época os drivers da nVidia ainda não estavam muito bons para alguns jogos que testei. Acho que vou pegar um SSD pra voltar a testar, mas tenho jogado praticamente só iRacing que me parece não funcionar no Linux, ou vai precisar fazer muita gambiarra pra funcionar.

Na minha visão falta só 1 coisa: Os desenvolvedores fazerem seus jogos pensando um pouco mais aberto, e não ficarem dentro das amarras da Microsoft...simples assim.

Seguem alguns testes que fiz:

Sim, essa dos desenvolvedores é uma verdade. Games da EA não rodam por causa do anticheat.

Driver Mesa RADV oferece suporte compatível com Vulkan 1.3 para GPUs AMD GFX6/GFX7 antigas​

Embora os antigos processadores gráficos da era Radeon GFX6/GFX7 não sejam mais ativamente suportados pela AMD no Windows e já não o são há um bom tempo, no Linux com a stack de drivers de código aberto upstream eles permanecem suportados e ainda desfrutando de melhorias em grande parte do comum código. O aspecto fascinante mais recente são as antigas GPUs da era AMD GFX6/GFX7 recebendo suporte oficial ao Vulkan 1.3 pela Khronos.

Graças ao trabalho dos desenvolvedores da Valve e de outros desenvolvedores de código aberto que trabalham no driver Mesa RADV, as GPUs AMD GFX6 e GFX7 agora têm suporte compatível com Vulkan 1.3. Isso se aplica às séries Radeon HD 7000, Radeon Rx 200/300 e outras placas GCN anteriores à Polaris (GFX8). GFX6 representa CAPE VERDE, PITCAIRN, TAHITI, OLAND e HAINAN. GFX7 é para GPUs BONAIRE, KABINI, MULLINS, KAVERI e HAWAII.

image.php

Sim, GPUs com mais de uma década com GPUs AMD Southern Islands estão em conformidade com Vulkan 1.3 em drivers gráficos Linux de código aberto...

image.php

Samuel Pitoiset da Valve abriu hoje o pedido de merge para reconhecer a conformidade do Vulkan 1.3 para essas antigas GPUs AMD Radeon:

"É a primeira vez que o RADV é compatível com Vulkan no GFX6-7! 🎊

Alguns chips estão faltando porque não temos acesso, mas a maioria das GPUs GFX6-7 estão cobertas."

Na verdade, agora na página Khronos.org Vulkan Conformant Products estão essas várias GPUs AMD antigas sendo reconhecidas pela conformidade com Vulkan 1.3:

image.php

O reconhecimento desta conformidade com o Vulkan 1.3 nessas antigas GPUs AMD deve aparecer no Mesa 24.3.

Sim, essa dos desenvolvedores é uma verdade. Games da EA não rodam por causa do anticheat.
Eu ainda acho que muita coisa é desculpa pra continuar preso ao Windows. Alias, muitos ainda estão presos no Windows por conta de jogo.

Eu ainda acho que muita coisa é desculpa pra continuar preso ao Windows. Alias, muitos ainda estão presos no Windows por conta de jogo.
Mas vamos convir que faz sentido. Tu não investir em um hardware e manter ele capado a 50% por conta de drivers só por pouca do SO. Sem falar que tem vários problemas, como alta quantidade de arquivos (50gbs) trava o SO (linux mint) tanto no terminal quanto na interface.

Mas vamos convir que faz sentido. Tu não investir em um hardware e manter ele capado a 50% por conta de drivers só por pouca do SO. Sem falar que tem vários problemas, como alta quantidade de arquivos (50gbs) trava o SO (linux mint) tanto no terminal quanto na interface.
Então, graças a Deus somos abençoados por utilizar Linux (Manjaro e Mint) aqui na empresa a alguns anos e sabe a quantidade de problemas? ZERO. Aliás, como postei, quando fizemos essa migração tivemos ganhos absurdos de desempenho (e só trocamos o SO, não tocamos em nada de Hardware). Hoje, não sei como esta o desempenho do Android Studio e Arduino IDE no Windows...mas na época era tão melhor que não fazia sentido algum estar no Windows.

Quanto ao assunto do tópico, postei alguns testes em Kernel diferentes. Na época dos testes eu tinha uma Nvidia 970 e para o Assetto Corsa Competizione me lembro bem que não tinha otimização de drivers e mesmo baixando as configurações gráficas utilizava toda a memória de vídeo disponível, enquanto no Windows funcionava sossegado. Mas nos outros jogos tinha um desempenho bem similar ao Windows . Vou ver se consigo um SSD pra instalar o Manjaro nele e fazer novos testes.

A explicação que eu li sobre o anticheat é que no windows ele roda no kernel, sendo que usuário comum não trem acesso ao kernel do windows.

Enquanto no linux o pessoal tem acesso ao kernel, com isso conseguia burlar os anticheats.

A explicação que eu li sobre o anticheat é que no windows ele roda no kernel, sendo que usuário comum não trem acesso ao kernel do windows.

Enquanto no linux o pessoal tem acesso ao kernel, com isso conseguia burlar os anticheats.
Verdade, também li algo nessa linha de raciocínio. Mas ainda assim deve ser possível outras abordagens para proteção nos jogos.

DLSS3 agora disponível no Proton Experimental

Tenho usado o Nobara OS (Baseado no fedora 24). Por enquanto o unico bug que encontrei foi que as vezes colocar alguns conteudos em fullscreen, a tela fica preta, porem parece que desativar o VRR o problema sumiu. De resto, aproveitei que estou estudando Linux na facul pra já me ambientar. Por enquanto não tive nenhum bug ou glitch por usar Nvidia não.

Pô, esse tópico talvez ficaria mais movimentado se estivesse na área de games.

Users who are viewing this thread

Voltar