Livros - [ TÓPICO DEDICADO ]

Acho que tá na hora de voltar para esse tópico, rs.
Final do ano passado estava passando por uns problemas pessoais e a leitura foi a minha fuga do problema. Acabou que desenvolvi o hábito da leitura. Segue a lista dos lidos até agora, não necessariamente nessa ordem:

O Pálido Ponto Azul - Carl Sagan
51l61ukPwCL._SX342_BO1,204,203,200_.jpg

Dos 5 livros dele que tenho é o que menos gostei. É um livro mais técnico sobre exploração espacial. É bem interessante, mas não chega perto dos outros livros dele.

Antifrágil - Nassim Taleb
41it4lbXeGL._SX346_BO1,204,203,200_.jpg

Livro bom. Fala sobre o fenômeno de antifragilidade, que é o oposto do que é frágil. É diferente de robusto, resiliente. Enquanto o frágil se rompe com o estresse, o robusto ou resiliente é indiferente. Mas o antifrágil se beneficia desse estresse.
Ao longo do livro ele discorre o fenômeno em diferentes áreas - a maioria em política e economia - e como tentar exercer controle sobre certas coisas produz a falsa sensação de segurança.

Em Busca de Sentido - Viktor Frankl
510EGZtX6nL._SX324_BO1,204,203,200_.jpg

Se tornou um dos livros mais importantes para mim em função do período em que li.
Viktor Frankl foi um médico neuropsiquiatra que viveu por 4 anos em campos de concentração nazistas. Ele fundou a logoterapia, uma terapia baseada em sentido da vida. No livro ele conta a experiência nos campos de concentração e como fundamenta a logoterapia.
É um livro que pode ajudar qualquer pessoa que esteja passando por um momento difícil da vida que não sabe o que fazer.

12 Regras para a Vida - Jordan Peterson
12-regras.jpg

Outro livro que se tornou um dos mais importantes para mim em função do período em que li.
Para quem gosta das aulas e palestras do Jordan Peterson no youtube, o livro tem uma pegada muito parecida. É um livro MUITO inspirador. Ele estabelece 12 regras que ele acha importante para a vida, e os argumentos são incríveis histórias com metáforas. Ele usa muito a bíblia como forma de explicar os argumentos, descreve o que significa cada passagem bíblica. Passei a ter muito mais respeito pela bíblia em função dele.
Outro livro que pode ajudar qualquer pessoa que esteja passando por um momento difícil da vida que não sabe o que fazer.

Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman!
51fBNEDgyKL._SR600,315_SCLZZZZZZZ_.jpg

Talvez o livro mais prazeroso que já li. É a biografia do físico Richard Feynman contada em diferentes crônicas de acontecimentos da vida dele. O livro é EXTREMAMENTE engraçado. Das 50 primeiras páginas, em pelo menos 40 eu estava rindo, chegando ao ponto de chorar de rir.
O livro também trata de algumas questões morais em decorrência de alguns acontecimentos da vida dele, como participar da criação da bomba atômica.
É um excelente livro para ler em qualquer momento e, principalmente, para quem quer começar a criar o hábito de leitura.

A Rebelião das Massas - José Ortega y Gasset
a-rebelio-das-massas-jose-ortega-y-gasset--D_NQ_NP_860502-MLB31143652224_062019-F.webp

Principal filósofo espanhol. Livro muito bom sobre o que é o movimento de massa, o que é o homem massa. O prólogo para franceses e o epílogo para ingleses é bem chato. Mas a introdução e o cerne do livro são muito bons. Excelentes reflexões.

Mais Esperto que o Diabo - Napoleon Hill
Modelo-Foto-do-ARTIGO-36-1.png

De longe um dos piores livros que já li. É para ser um livro sobre porque as coisas dão errado, mas é extremamente fantasioso. O autor tenta tratar de assuntos de cunho psicológico mas a forma fantasiosa torna tudo banal. É um livro que indicaria para crianças e adolescentes.
NÃO RECOMENDO.

Discurso do Método - René Descarters
1003782737.jpg

É, no mínimo, curioso. Engraçado perceber o quão limitado era o conhecimento para eles naquela época. Aqui são 5 discursos de assuntos diferentes. Como espiritualidade, moralidade, e até uma seção sobre o funcionamento do coração.
Mas é uma leitura difícil, meio arrastada.

O Livre-Arbítrio - Schopenhauer
1003782755.jpg

Excelente reflexão sobre a liberdade do homem.

No que Acredito - Bertrand Russell
51RuKO7DyaL._SR600,315_SCLZZZZZZZ_.jpg

Talvez um dos pensadores mais inspiradores de todos. Bertrand Russell é MUITO otimista. Neste livro ele conplementa algumas coisas que diz no livro Ícaro (não li). Ele fala no que acredita que a vida deve ser inspirada e guiada.

A Conquista da Felicidade - Bertrand Russell
1097924039.jpg

Excelente livro sobre o que torna o homem infeliz e miserável e o que pode ser feito para atingir alguma felicidade na vida. Livro muito inspirador.

O Sofrimento do Mundo & Outros Ensaios - Schopenhauer
51AVke9cTML._SR600,315_SCLZZZZZZZ_.jpg

É um compilado de ensaios de outros livros do Schopenhauer, principalmente Parerga e Paralipomena. Aqui somos apresentados a algumas reflexões como religião, suicídio, sofrimento, e existência após a morte.

Sobre a Genealogia da Moral - Nietzsche
sobre-a-genealogia-da-moral-nietzsche.jpg

Confesso não ter gostado muito de Nietzsche, achei superestimado. Ou eu que sou ignorante e não consegui entender muito bem. Aqui ele trata da origem da moral, para que ela serve, como isso aprisiona o homem. Apesar de ele escrever em aforismos, alguns são arrastados e muitas vezes passa uma página inteira para um argumento que poderia ser escrito em duas linhas. Não faz meu tipo.

Além do Bem e do Mal - Nietzsche
1584633756

Aqui ele discute a origem do que é bom e ruim, por que definidos assim, etc.

Crepúsculo dos Ídolos - Nietzsche
16c430d3aadfa28fdeda988e79d05f25.jpg

Aqui ele tece críticas a antigos pensadores que são "idolatrádos", tenta contrapor algumas ideias destes antigos pensadores e mostrando as falhas.

Crença Nossa Invenção mais Extraordinária - Matthew Kneale
61kipz76F7L.jpg

Excelente livro que conta a origem de diversas crenças. Evidentemente em um momento ele entra na história das religiões, porque são as crenças que acabaram perdurando (ou perduram) por mais tempo. É um livro bem denso historicamente.

A Arte de ter Razão - Schopenhauer
9614-284x428.jpg

Aqui ele alega que o homem só se importa em ter razão, não se o que diz é verdade ou não. Então estabelece 38 estratagemas que fundamentam as discussões e mostra como se faz para parecer que se tem razão em um debate, mesmo que não se tenha.


Dos 25 comprados esse ano, 16 já foram lidos. A lista na amazon só cresce, rs.
 
Galera o que vocês fazem para manter a atenção em um livro? Basicamente todos os livros que começo acabo abandonando, falta interesse não consigo explicar.
O último que tentei ler foi o guia do mochileiro das galáxias e tava legal e tals, mas larguei e nunca mais voltei. Antes abandonei o primeiro da saga Game of Thrones, depois de quase 400 páginas e não consegui voltar. Também larguei Uma Odisseia no Espaço recentemente após ler umas cem páginas.
Os últimos que terminei de verdade foram Eles os juízes vistos por nós os advogados e O pequeno príncipe, o primeiro valia nota na faculdade e o segundo li pois era fácil e rápido.
Como posso criar essa concentração para melhorar na leitura?
Ontem ia comprar o Crime e Castigo recomendado pelo @davidzor, tava R$ 10 para kindle na amazon, mas acabei deixando de lado, hoje tá custando R$ 26. Recomendam quais livros para começar a pegar o gosto pela leitura?
 
Galera o que vocês fazem para manter a atenção em um livro? Basicamente todos os livros que começo acabo abandonando, falta interesse não consigo explicar.
O último que tentei ler foi o guia do mochileiro das galáxias e tava legal e tals, mas larguei e nunca mais voltei. Antes abandonei o primeiro da saga Game of Thrones, depois de quase 400 páginas e não consegui voltar. Também larguei Uma Odisseia no Espaço recentemente após ler umas cem páginas.
Os últimos que terminei de verdade foram Eles os juízes vistos por nós os advogados e O pequeno príncipe, o primeiro valia nota na faculdade e o segundo li pois era fácil e rápido.
Como posso criar essa concentração para melhorar na leitura?
Ontem ia comprar o Crime e Castigo recomendado pelo @davidzor, tava R$ 10 para kindle na amazon, mas acabei deixando de lado, hoje tá custando R$ 26. Recomendam quais livros para começar a pegar o gosto pela leitura?

Tem que ver qual é o teu problema com a leitura mano, pelo jeito o gênero não foi. Começa a ler livros pequenos pra ver se empolga. Que eu me lembre tu faz ou fazia direito né? Era pra tá acostumado a leituras rsrs.

Tenta ler 'A Metamorfose' do Kafka é um livro pequeno e muito bom.

De preferência tenta pegar a tradução do Carone publicada pela CIA das Letras.
 
Galera o que vocês fazem para manter a atenção em um livro? Basicamente todos os livros que começo acabo abandonando, falta interesse não consigo explicar.
O último que tentei ler foi o guia do mochileiro das galáxias e tava legal e tals, mas larguei e nunca mais voltei. Antes abandonei o primeiro da saga Game of Thrones, depois de quase 400 páginas e não consegui voltar. Também larguei Uma Odisseia no Espaço recentemente após ler umas cem páginas.
Os últimos que terminei de verdade foram Eles os juízes vistos por nós os advogados e O pequeno príncipe, o primeiro valia nota na faculdade e o segundo li pois era fácil e rápido.
Como posso criar essa concentração para melhorar na leitura?
Ontem ia comprar o Crime e Castigo recomendado pelo @davidzor, tava R$ 10 para kindle na amazon, mas acabei deixando de lado, hoje tá custando R$ 26. Recomendam quais livros para começar a pegar o gosto pela leitura?

Geralmente aqui, quando leio(quase diariamente agora) eu opto por alguns períodos onde a casa aqui está ou vazia ou com o minimo de barulho possível, também desligo o celular(comecei a fazer isso recentemente) e as vezes bebo um café para ler um pouco mais, eu to lendo aqui no notebook, não em livro físico mesmo, talvez você não achou seu gênero ainda, e a respeito dos livros curtos, não necessariamente significa que você vai ler ele mais rápido, ele pode ser curto mais com um conteúdo denso, outro pode ser grande com uma linguagem e um conteúdo mais simplista e isso impacta muito, a narrativa do livro também da uma diferença, eu sugeriria alguns livros de aventura pra você ler. Como Percy Jackson Harry potter entre outros.

Eu acabei de ler o Terceiro livro do Percy Jackson em dois dias e foi uma leitura bastante simples e divertida até, espero até o fim do mes de setembro terminar a saga.
 
Geralmente aqui, quando leio(quase diariamente agora) eu opto por alguns períodos onde a casa aqui está ou vazia ou com o minimo de barulho possível, também desligo o celular(comecei a fazer isso recentemente) e as vezes bebo um café para ler um pouco mais, eu to lendo aqui no notebook, não em livro físico mesmo, talvez você não achou seu gênero ainda, e a respeito dos livros curtos, não necessariamente significa que você vai ler ele mais rápido, ele pode ser curto mais com um conteúdo denso, outro pode ser grande com uma linguagem e um conteúdo mais simplista e isso impacta muito, a narrativa do livro também da uma diferença, eu sugeriria alguns livros de aventura pra você ler. Como Percy Jackson Harry potter entre outros.

Eu acabei de ler o Terceiro livro do Percy Jackson em dois dias e foi uma leitura bastante simples e divertida até, espero até o fim do mes de setembro terminar a saga.
Vou dar uma olhada nos mais diversos gêneros então. Sobre livros de aventura há pouco tempo estava tentando ler O Hobbit e estava bem longe na aventura, mas um dia não li e depois daquilo nunca mais peguei ele para ler novamente. Era como se nunca tivesse lido o livro, sem qualquer tipo de interesse.

Tem que ver qual é o teu problema com a leitura mano, pelo jeito o gênero não foi. Começa a ler livros pequenos pra ver se empolga. Que eu me lembre tu faz ou fazia direito né? Era pra tá acostumado a leituras rsrs.

Tenta ler 'A Metamorfose' do Kafka é um livro pequeno e muito bom.

De preferência tenta pegar a tradução do Carone publicada pela CIA das Letras.
Livro técnico é mais fácil, pois posso ignorar várias partes e geralmente vou naquilo que quero/que preciso aprender. Mas nesse ponto já estou preparado para mudar, há umas semanas atrás travei na hora de escrever e vi que necessitava de uma boa leitura, pois faltava conhecimento sobre o assunto que estava tentado escrever. Então já separei alguns livros da área do direito para ler, como são livros com valores elevados estou esperando promoções.

Um dia recomendaram O senhor das moscas aqui e adivinhem, tbm parei de ler e não voltei mais.
 
Última edição:
Depois de um post desses do Cigano da quase vergonha de vir postar sobre um sci-fi over the top que acabei de ler :haha:


Ainda assim, acabei o "Guerra do Velho", recomendo o livro, fiquei com vontade de pegar pelo menos os outros dois da série principal e posso resumir ele como uma combinação de Tropas Estrelares (o filme, não o livro) com qualquer coisa do Bukowski. :bwahaha:
Pra quem quer um sci-fi leve, rápido e de qualidade, eu recomendo.

Tenho que comparar com o "Justiça Ancilar" porque achei que os dois seriam bem parecidos, pelo menos no tema. Não são. Mas a maior diferença é na escrita dos dois e por isso eu não esperava.
Justiça Ancilar é como se fosse escrito por uma IA, algo não humano. No início até fica meio confusa a leitura do livro mas depois só vai. Terminei esse livro e comecei o "Guerra do Velho", me bastou 3 linhas para perceber que "Justiça Ancilar" tinha me feito um estrago, pois esse novo livro era "normal", escrito por um humano, sendo mais ligeiro, mais dinâmico, mais .... normal. Mas só consegui perceber isso saindo de um livro para o outro. Achei legal notar essa diferença.

_______

Terminado isso, peguei "O Alienista" de Machado de Assis para tentar me entender com os escritores de qualidade. Só li o prefácio e a introdução e já me fez me interessar muito mais pelo autor e me pôs a refletir:
Esses livros são geralmente usados no ensino médio e fundamental mas cara, não tem como nem porque fazer isso, um desperdício de tempo. Poucos alunos vão entender e saber dar o devido valor a uma obra desse tipo. A escrita, o contexto, as influências, as nuances.... difícil captar tudo isso sendo tão jovem e desinteressado (pouco se lixando pra literatura, como a maioria, inclusive eu). Quase um desserviço ao livro e autor.

Vou dar uma olhada nos mais diversos gêneros então. Sobre livros de aventura há pouco tempo estava tentando ler O Hobbit e estava bem longe na aventura, mas um dia não li e depois daquilo nunca mais peguei ele para ler novamente. Era como se nunca tivesse lido o livro, sem qualquer tipo de interesse.
O Hobbit é um livro complicado de se ler, assim como a saga do Senhor dos Anéis, pela quantidade de lugares, personagens, nomes, detalhes... Se torna uma leitura meio pesada e arrastada por isso. Não recomendaria um desses para "lhe testar".
Guerra do Velho que citei ai em cima pode ser muito mais prazeroso, se o tema lhe atrair.
 
Queria muito a HQ do Paraíso Perdido da editora Darkside, mas ta foda de encontrar, os novos que encontra por ai está custando R$300 conto, pqp.
 
Livro técnico é mais fácil, pois posso ignorar várias partes e geralmente vou naquilo que quero/que preciso aprender. Mas nesse ponto já estou preparado para mudar, há umas semanas atrás travei na hora de escrever e vi que necessitava de uma boa leitura, pois faltava conhecimento sobre o assunto que estava tentado escrever. Então já separei alguns livros da área do direito para ler, como são livros com valores elevados estou esperando promoções.

Um dia recomendaram O senhor das moscas aqui e adivinhem, tbm parei de ler e não voltei mais.

Entendi, realmente livro técnico é mais fácil e a gente não se compromete na leitura como lendo um livro por prazer, meu objetivo de sugerir um livro como 'A Metamorfose' foi porque além de ele ser relativamente pequeno é que ele é extremamente intrigante. Eu não sugiro ler esses livros de aventuras como outro user ali sugeriu porque eles são leituras bem prolixas e como o tens esse problema de largar pela metade provavelmente vai acontecer com esses livros aí. Senhor das Moscas é muito bom, se possível dê outra chance no final ele melhora mais ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


:haha3: quis dizer que vale a pena ler e não deixar parado. Esse escritor foi uma pena ter morrido tão cedo. Os livros deles são muito, mas muito bons.

Junto com o Philip Roth era um dos escritores contemporâneos mais intrigantes que tinha. Mas Graça Infinita não é o melhor livro pra começar a ler ele, recomendo os livros de contos, "Ficando Longe do Fato de Já Estar meio que Longe de Tudo" ou "Breves Entrevistas com Homens Hediondos"
 
Última edição:
Galera o que vocês fazem para manter a atenção em um livro? Basicamente todos os livros que começo acabo abandonando, falta interesse não consigo explicar.
O último que tentei ler foi o guia do mochileiro das galáxias e tava legal e tals, mas larguei e nunca mais voltei. Antes abandonei o primeiro da saga Game of Thrones, depois de quase 400 páginas e não consegui voltar. Também larguei Uma Odisseia no Espaço recentemente após ler umas cem páginas.
Os últimos que terminei de verdade foram Eles os juízes vistos por nós os advogados e O pequeno príncipe, o primeiro valia nota na faculdade e o segundo li pois era fácil e rápido.
Como posso criar essa concentração para melhorar na leitura?
Ontem ia comprar o Crime e Castigo recomendado pelo @davidzor, tava R$ 10 para kindle na amazon, mas acabei deixando de lado, hoje tá custando R$ 26. Recomendam quais livros para começar a pegar o gosto pela leitura?

Dá uma olhada nesse meu igTV que falo sobre hábito de leitura:
 
Dá uma olhada nesse meu igTV que falo sobre hábito de leitura:

Consegui parar para ver seu vídeo agora e gostei bastante. Identifiquei diversos erros que cometo, vou tentar seguir suas dicas de ler pouco e ir tentando pegar ritmo com o tempo. Muito obrigado.
 
Última edição:
Boa tarde galera, faz muito tempo que não leio nada e me bateu uma vontade de voltar a ler. Li todos os livros do Dan Brown, conhecem algum na mesma pegada de origem, simbolo perdido ou inferno?
 
Comecei o
Ciência e Comportamento Humano - B.F. Skinner
41quNX7aEbL._SX341_BO1,204,203,200_.jpg


No passado quando trabalhei com cães li alguns trechos separados em materiais de treinamento de cães. Mas agora resolvi ler o livro na íntegra mesmo.
 
Tou lendo o ultimo livro do Percy Jackson (O Ultimo Olimpiano) e o Pequeno Principe, acho que nao fui alfabetizado direito :bwahaha: , monte de gente falando que é um livro foda blá blá e eu n to achando nd de mais até agora, to no capitulo 15
 
Tou lendo o ultimo livro do Percy Jackson (O Ultimo Olimpiano) e o Pequeno Principe, acho que nao fui alfabetizado direito :bwahaha: , monte de gente falando que é um livro foda blá blá e eu n to achando nd de mais até agora, to no capitulo 15

Quantos anos tu tem?
 
19, terminei de ler, nao achei extraordinário mas também falar que é um lixo/ruim é errado.

Eu curti até mais ou menos essa idade mesmo. Li depois a outra série do PJ e a do Egito, mas já era demais pra mim. Todos os livros do Riordan são a mesma coisa.
 
Terminei o ultimo livro do PJ bem legal a série de livros 9/10. espero que a série da netflix fique boa, dos 5 livros os que mais gostei foram os dois últimas e o primeiro, sendo o primeiro meio que introdutório pro mundo, e o quarto faz a ponte para o ultimo, sendo que o ultimo finaliza a história que vem sendo construida a partir do primeiro livro. O segundo livro achei o mais fraco de todos (O mar de monstros) e achei o final do terceiro livro mt bom (A maldicao do titã).

Aproveitando, alguma recomendacao de livro? desde que nao utilize uma linguagem mt complexa, pode ser sobre qualquer assunto
 
Última edição:
Boa noite galera..

Tenho 17 anos e, para melhorar o meu reading, quero começar a ler. Tentei achar uns livros, mas não achei nada do meu gosto =(, então queria umas sugestões..
Pra detalhar mais meu perfil:

- Eu passo a maior parte do meu tempo de entreterimento é assistindo vídeos de humor no Youtube (pessoas reagindo a memes e fazendo piada em cima disso, gameplay de jogos ruins comentadas, vlog). Como 100% do tempo que eu estou assistindo algo eu estou fazendo outra coisa (trabalho de escola, programando algo, etc.), posso escolher algum outro tipo de video que eu não tenha que pensar.

- Assisto filmes ou séries muito raramente, logo, não tenho exemplos pra citar.

- Já li antes, 1984, Revolução dos Bichos, Cândido e outros livros envolvendo política, mas hoje em dia não quero ler ou assistir coisas envolvendo política. Já li uns dois harry potters e um sherlock holmes, porém só li para tentar enturmar, não gostei e a leitura não me prendeu.

- Sobre jogos, eu jogava muito FPS, tenho muitos jogos na Steam, mas meu pc não roda nem os jogos antigos mais, então acabei parando totalmente a mais de um ano.

- Outros gostos: academia, correr, futebol americano.

- Temas que eu NÃO tenho interesse: romance, política/filosofia, drama, auto-ajuda, histórico, mitológico.

Valeus!
 
Boa noite galera..

Tenho 17 anos e, para melhorar o meu reading, quero começar a ler. Tentei achar uns livros, mas não achei nada do meu gosto =(, então queria umas sugestões..
Pra detalhar mais meu perfil:

- Eu passo a maior parte do meu tempo de entreterimento é assistindo vídeos de humor no Youtube (pessoas reagindo a memes e fazendo piada em cima disso, gameplay de jogos ruins comentadas, vlog). Como 100% do tempo que eu estou assistindo algo eu estou fazendo outra coisa (trabalho de escola, programando algo, etc.), posso escolher algum outro tipo de video que eu não tenha que pensar.

- Assisto filmes ou séries muito raramente, logo, não tenho exemplos pra citar.

- Já li antes, 1984, Revolução dos Bichos, Cândido e outros livros envolvendo política, mas hoje em dia não quero ler ou assistir coisas envolvendo política. Já li uns dois harry potters e um sherlock holmes, porém só li para tentar enturmar, não gostei e a leitura não me prendeu.

- Sobre jogos, eu jogava muito FPS, tenho muitos jogos na Steam, mas meu pc não roda nem os jogos antigos mais, então acabei parando totalmente a mais de um ano.

- Outros gostos: academia, correr, futebol americano.

- Temas que eu NÃO tenho interesse: romance, política/filosofia, drama, auto-ajuda, histórico, mitológico.

Valeus!

Tenta algum da Agatha Christie.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo