• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Livros - [ TÓPICO DEDICADO ]



E estou terminando:
D_NQ_NP_604425-MLB44098543391_112020-O.jpg
 


E comecei:
51tpa6S9kDS.jpg


Como o livro é grande e estou achando ele um tanto técnico, devo terminar só daqui uns dois meses.
 
Esse tópico aqui morreu? Alguém sabe me dizer?
 
Nossa, hahahaha, boa sorte nessa aventura!!
 
As últimas leituras aqui foram:

Fahrenheit 451 por Ray Bradbury

Acho que já da pra dizer que é um clássico, mais ou menos nos moldes de 1984 do Orwell, mas mais simples. Sendo um livro de 1953, é assustador como ele representa tão bem a sociedade de hoje, cercada por telas (e as "Famílias") e com suas audio conchas, exatamente como os airpods, airbuds e afins de hoje.
É uma leitura que dá pra recomendar pra todo mundo que gosta de ler mas principalmente para os novos e pra quem está começando afinal é um livro sobre livros......
A leitura de outro livro dele, Crônicas Marcianas, me tocou mais pois é muito triste, decadente, fantasmagórico..... Sei lá, aquele livro me assombrou um pouco.

Tem até um filme recente do Fahrenheit na HBO, com o ator que fez Creed. Só vi o início e me pareceu meio bobo mas sei lá....



Durante a minha leitura estava imaginando algo mais tosco como o filme de 66 (que eu não sabia que existia até agora mesmo)






Noites Brancas por Fiódor Dostoiévski

É um romance trágico bem russo. A história é quase adolescente, muitas vezes beirando a vergonha alheia pela exposição dos sentimentos e porque todo adulto já deve ter passado por aquilo tudo nas suas primeiras paixões. Ainda assim, eu leio os russos pela escrita, sempre diferenciada. É um livro bem simples mas eu gostei de ler.
A versão que eu li ainda tinha um conto no final de um trouxa sendo passado para trás, não sei faz parte do livro mesmo.... Também é uma leitura legal pelos diálogos e as expressões, novamente, tipicamente russos.



O Nariz por Nikolai Gogol

É só um conto, bem curto e divertido, que achei fenomenal pelo absurdo e pela normalidade em que todos encaram isso. De novo, muito da escrita tradicional russa, da burocracia tradicional do sistema governamental deles e a clássica São Petersburgo como pano de fundo. As ilustrações durante o livro também são engraçadas e pontuam muito bem as situações.
Essa versão da Amazon vem com diversas analises do texto, que são legais de ler mais pela curiosidade e para entender o que os especialistas e estudiosos veem além do texto que lemos.
Gogol é uma inspiração para Dostoi e fica bem claro isso depois que você acaba sabendo dessa informação. Mais um bom autor russo que tenho que ler mais.

61x-O8OsDuL.jpg



Por fim, entre uma coisa e outra, estou lendo sempre em parte Fausto por Johann Wolfgang von Goethe.
É praticamente uma peça de teatro escrita em forma de poemas, e a versão que estou lendo ainda é baseada no PT de Portugal, meio arcaico ainda. Mas segundo a nota do tradutor, ela mantem a escrita e o sentido dos contos mais próximos do seu significado original em alemão (que sempre é bem técnico e específico). Além disso, por estar lendo no Kindle, estou usando direto a função dicionário dele para diversas palavras... Acho que é algo que agrega.
Quanto ao livro, achei uma leitura difícil pra mim que nunca leu algo escrito dessa maneira. As vezes passo cenas inteiras sem saber o que está acontecendo, e ai tenho que ler tudo novamente, enquanto em outros trechos é tudo tão bem descrito que dá pra imaginar tudo. Acho que esse é um tipo de livro que só faz total sentido na segunda leitura, quando você já sabe por onde a história está indo.



Ah sim, até estava esquecendo.

Também havia começado a ler O Espadachim de Carvão por Affonso Solano (fui influenciado pelo podcast do Matando Robô Gigantes, fica outra indicação aí pros nerds. Muito mais práticos e pontuais do que os malas quase insuportáveis do Nerdcast).
Abandonei o livro pois no momento não fazia muito sentido para mim, é uma leitura infantil/adolescente e estava querendo algo mais cabeçudo para agora. Porém, faço uma forte indicação para essa obra para quem é mais novo, está começando a ler ou quer presentear um filho ou sobrinho. É uma obra de fantasia MUITO bem escrita pela criação dos personagens, do universo, do ambiente e tal que não deixa nada a dever para nenhum escritor gringo mais famosinho. Já tem 3 livros na série e creio que os primeiros você consegue de graça (legalmente) em pdf ou bem baratinho no físico. Da parte que li, gostei bastante, como falei, é bem escrito e é dinâmico: você está em um universo totalmente diferente mas ele não para a escrita para explicar ou justificar as coisas, então o livro flui de forma natural.

Fui pesquisar a capa e acabei descobrindo que tem até uma animação que deve ser lançada sobre a série. Achei legal, a arte combina bem com o clima do livro.

511bzIlZ+ML._SY346_.jpg


 
Estava lendo tanta coisa séria, lendo notícias sérias, me inteirando em assuntos sérios, fora o trabalho, a correria diária... decidi dar um tempo e procurei um livro para mergulhar de cabeça, para ficar pensando sobre e ter aquela vontade de ler até quando não dá...

Nessa toada, pensei em algum livro de fantasia, um mundo diferente, bem narrado... um Tolkien adaptado pros dias atuais, pois ninguém merece ler ele descrevendo em sete páginas cada folha de uma determinada árvore :kidding:

Encontrei The Way of Kings, do Brandon Sanderson. Nunca tinha ouvido falar dele, só em tópicos do r/books onde estavam criticando o R. R. Martin e elogiando o bonito aí. Enfim, de acordo com o Kindle só li 11% ainda do primeiro livro (é uma série de 10 livros, onde 04 já foram lançados e todos possuem mais de 1000 páginas) e está fazendo jus aos elogios e tanta aclamação que tinha visto.

Não sei se alguém já leu, se conhece sobre, se tem interesse... ainda é cedo para recomendar para alguém (vai que né), mas tenho gostado bastante!

Queria agradecer a sugestão do The Way of Kings.

Fazia muito tempo que não lia fantasia. A última vez foi com Crônicas do Gelo e Fogo há uns 6 anos atrás. E como minha vida literária engatou mesmo quando li O Senhor dos Anéis lá atrás quando sairam os filmes, sempre tive um carinho com o gênero. Tava lendo muito livro científico, literatura russa e autores mais clássicos. A leitura vai ficando uma atividade um tanto quanto pesada. Variar com alguns gêneros mais leves valeu a pena demais. Voltei a ler no mínimo 1hr por dia. Tem dia que são 3 hrs.

Acabou de chegar o segundo livro, Words of Radiance. Ia intercalar ele com outra trosoba que é o O Conde de Montecristo, mas estou tão engatado no universo de Stormlight Archives, que devo partir logo pro segundo livro mesmo.

Obrigado!
 
Queria agradecer a sugestão do The Way of Kings.

Fazia muito tempo que não lia fantasia. A última vez foi com Crônicas do Gelo e Fogo há uns 6 anos atrás. E como minha vida literária engatou mesmo quando li O Senhor dos Anéis lá atrás quando sairam os filmes, sempre tive um carinho com o gênero. Tava lendo muito livro científico, literatura russa e autores mais clássicos. A leitura vai ficando uma atividade um tanto quanto pesada. Variar com alguns gêneros mais leves valeu a pena demais. Voltei a ler no mínimo 1hr por dia. Tem dia que são 3 hrs.

Acabou de chegar o segundo livro, Words of Radiance. Ia intercalar ele com outra trosoba que é o O Conde de Montecristo, mas estou tão engatado no universo de Stormlight Archives, que devo partir logo pro segundo livro mesmo.

Obrigado!

Imagina, cara! Fico feliz que tenha gostado!

Estou na reta final do primeiro... ontem deitei para ler um pouco antes de dormir, com 83% de leitura, e o trem foi engrenando, engrenando... resultado, fui dormir quatro da manhã! Não conseguia parar de ler, a questão com o Dalinar, a história do Kaladin se revelando... não sei se vai lembrar, mas uma certa hora lá (sem spoilers) que ele é instigado a falar as "Palavras"... fazia muito tempo que não me arrepiava lendo um livro, acho que a última vez foi lendo "Em Defesa de Jacob", há mais de dez anos atrás!

E agora, concluindo, sinto que li mais de 1000 páginas apenas para ter um contexto do mundo, da história que vai acontecer nos próximos livros... ele deixa tanta coisa sem ponta para expandir (
a Shallan possui uma blade? Aliás, ela e a Jasnah são Radiants? As "miragens" do Dalinar, aliás, o Shardbearer dos Parshendi reconheceu ele na batalha final? Sem falar no Kaladin...
) que, embora possa soar maçante para quem não leu ainda, é simplesmente incrível...

Fica a dica, aliás, para quem é órfão do Tolkien e para quem ñ aguenta mais esperar pelo R. R. Martin ou pelo Rothfuss terminarem suas obras (mesmo que O Temor do Sábio não tenha sido tão bom quanto O Nome do Vento)... Stormlight Archives é GENIAL.

Edit: só para dizer que terminei os 5% restantes hoje... a parte 5, onde passa brevemente pelos personagens principais, é sacanagem de foda. Deixa tanta coisa para debruçar, para esclarecer... o Sanderson já deu vários indícios de que é um escritor ávido, e se Deus quiser ele vai terminar essa obra, mas... boa sorte pra ele hahaha
 
Última edição:
BANNER-DESKTOP-UNESP22.png


De 2 a 8 de maio, época que eu geralmente faço umas compras, principalmente da Editora 34, minha xodó.

 


Opa, vendo seu review, reparei que o primeiro conto é o Drive My Car. Fui pesquisar tem um filme que foi premiado nesse último Oscar como melhor filme estrangeiro. Não sabia que era conto do Murakami. Bom demais.

Vou comprar esse. Acho que será meu 4º livro do Murakami.
 
Opa, vendo seu review, reparei que o primeiro conto é o Drive My Car. Fui pesquisar tem um filme que foi premiado nesse último Oscar como melhor filme estrangeiro. Não sabia que era conto do Murakami. Bom demais.

Vou comprar esse. Acho que será meu 4º livro do Murakami.

Na verdade o filme não contempla só aquele conto. Inclusive falei no tópico de filmes. O filme é bem mais do que o primeiro conto, tem uma parte do conto Sherazade, da moça contando a história da lampreia na vida passada. No filme a mulher do protagonista conta essa história também. O filme foi meio uma salada de uns contos dele, de forma que o conto do Murakami mesmo seja só um pedaço da história toda do filme.
Gostei muito do conto, mas não curti o filme.
 
Desde meu último poste aqui já li: Vinicius de Moraes do José Castello, Lima Barreto do Regis de Moraes, reli o Minha Bola, Minha Vida do Nilton Santos, Naufrágios do Akira Yoshimura e A Morte da Verdade da Michiko Kakutani.

Vinicius de Moraes (José Castello): achei esse livro interessantíssimo. Ganhei de presente. Conta um pouco da trajetória desse grande poeta e compositor brasileiro quase que através de geografia. O autor traça um panorama entre os bairros que Vinicius morou e frequentou e o que isso o marcou, marcou a cidade e a suas relações. Bem interessante mesmo. É uma biografia um pouco diferente do habitual, não é uma biografia no sentido literal. O autor não conta ano a ano do biografado, pontua algumas questões mais importantes em um livro bem enxuto. Leitura rápida e bem prazerosa. Recomendo para quem gosta da obra ou quer conhecer mais do Vinicius de Moraes.

Lima Barreto (Regis de Moaraes): é um livro bem pequeno, daquelas coleções da extinta editora Brasiliense, que trás um panorama geral da vida do Lima Barreto. Para quem não tem tempo de ler os livros mais completos sobre ele (a biografia pioneira do Francisco de Assis Barbosa e, a mais completa, Triste Visionário da Lilia Schwarcz) é um bom começo. Ou para quem só quer um geralzão da vida dele para ler os seus contos e romances. Recomendo para quem quer uma leitura rápida ou introdução a vida desse fantástico escritor brasileiro que foi Lima Barreto.

Minha Bola, Minha Vida (Nílton Santos): biografia do super craque e maior lateral de todos os tempos. Deixa um pouco a desejar, embora tenha alguns fatos interessantes e no final do livro conste a relação de todos os jogos (com placar e data). Porém, é daquele tipo de biografia escrito com a ajuda de alguém, não chega a ser no estilo "ghost writer' mas é semelhante. O livro é legal, só que quando se trata de grandes figuras, a gente sempre espera mais. De qualquer forma, recomendo a leitura para entender mais da carreira do Nílton Santos e de alguns fatos sobre a seleção brasileira e o Botafogo da época.

Naufrágios (Akira Yoshimura): O primeiro livro que li de um autor japonês. Gostei bastante. É o retrato de uma aldeia muito pobre através de visão um uma criança (Isaku). Todo o peso que cai sobre um menino que fica responsável pela sua família em tão pouca idade. E a dura vida de um vilarejo pobríssimo que se vira para sobreviver. É bem forte e triste. Recomendo a leitura.

A Morte da Verdade (Michiko Kakutani): Foi muito comentado uns tempos atrás, volta e meia aparecia algum youtuber que fala de livro comentando dele. Confesso, não achei nada demais. Qualquer pessoa minimamente antenada nos assuntos da atualidade vai saber a maior parte do que ela comenta no livro. Tem algumas sacadas legais da autora, mas, como disse, nada demais. Talvez, mais para frente e para quem não é muito atento ao que está acontecendo, isso livro possa ser um bom resgate. Não é ruim e também não é bom. Se você é uma pessoa atenta a realidade da política internacional, em especial dos EUA, acho perda de tempo a leitura. Se não ficou atento ao que aconteceu nos EUA durante o governo Trump, pode ser uma boa introdução.

Comecei a ler o Sapiens, por indicação da galera aqui do tópico. Estou gostando, já to na metade. Achei ele um pouco repetitivo no argumento central dele. De modo geral, estou gostando do livro. Já li bastante coisa sobre os assuntos que ele trata, então, muita coisa não é novidade para mim. Estou achando um bom livro de divulgação científica. Vamos ver o que me aguarda até o final do livro.

Junto com o livro do Harari estou lendo um livro de um dos meus autores favoritos, "Janela Alta" (existem duas traduções diferentes do título em português, "janela para a morte" ou "janela alta", o título em inglês é "High Window") do Raymond Chandler. Gosto bastante desses escritores do policial noir, tipo Dahisell Hammett e Raymond Chalander. Se conhecerem mais autores do gênero, me recomendem por favor.

@Smurf O Gogol é um dos meus autores favoritos. Recomendo muito ler "O retrato" e "Taras Bulba", se quiser uma leitura mais longa tem o maior clássico dele "Almas Mortas".
 
Última edição:
Depois de alguns anos sem ler livros além dos de direito, comecei leve com "A Revolução dos Bichos". Não entendo muito de política/sociologia, mas gostei bastante da crítica do livro com relação ao domínio dos nossos pares no nosso cotidiano, ainda mais sobre a manipulação da história para conseguir um objetivo. As manipulações das leis da fazenda com palavras como "exceto" me fez rir, pois nosso direito é puramente isso. O legislativo cria leis e ao mesmo tempo adicionam uma exceção, ou, quando a lei está completa sem exceções, nossos tribunais criam a exceção. Livro bem antigo, porém muito atual. Livro curto e de fácil leitura. Recomendo.

Enfim, recomendação dada neste tópico, obrigado!

Próximo: O paradoxo Sexual. - Me interessei pelo tema, vamos ver como vai ser a leitura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui já leu algum livro de programação neuro linguística?
 
Última edição:
Depois de alguns anos sem ler livros além dos de direito, comecei leve com "A Revolução dos Bichos". Não entendo muito de política/sociologia, mas gostei bastante da crítica do livro com relação ao domínio dos nossos pares no nosso cotidiano, ainda mais sobre a manipulação da história para conseguir um objetivo. As manipulações das leis da fazenda com palavras como "exceto" me fez rir, pois nosso direito é puramente isso. O legislativo cria leis e ao mesmo tempo adicionam uma exceção, ou, quando a lei está completa sem exceções, nossos tribunais criam a exceção. Livro bem antigo, porém muito atual. Livro curto e de fácil leitura. Recomendo.

Enfim, recomendação dada neste tópico, obrigado!

Próximo: O paradoxo Sexual. - Me interessei pelo tema, vamos ver como vai ser a leitura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui já leu algum livro de programação neuro linguística?


PNL é pseudociência.

O Paradoxo Sexual da Pinker é muito bom.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Agora estou lendo:
resenha-a-cama-de-procusto.jpeg
 
@mater4zzi acabei de terminar o segundo livro. De novo, mais de mil páginas muito bem divididas, com revelações que te deixam querendo saber mais. Não sei se alguns capítulos me causavam preguiça de ler pois queria que a história principal se desenvolvesse logo ou por serem menos interessantes mesmo (
os "Interludes" e o passado da Shallan, que no final até fizeram sentido
), mas no geral, uma baita sequência. Imagino que já tenha terminado o segundo também? Se bobebar já engrenou até no terceiro!

Vou dar um tempo para começar o terceiro volume pois ele tem 1220 páginas e, quando começo, fico querendo ir até o final, e tenho algumas coisas para resolver agora... Mas já posso falar com toda certeza que é minha segunda série favorita de todos os tempos, com potencial para ultrapassar Harry Potter (que estava pensando esses dias se não tem muito do fator nostálgico nessa minha adoração, enfim)... Recomendo, mais uma vez, para todo mundo, lerem Stormlight Archive.
 
@mater4zzi acabei de terminar o segundo livro. De novo, mais de mil páginas muito bem divididas, com revelações que te deixam querendo saber mais. Não sei se alguns capítulos me causavam preguiça de ler pois queria que a história principal se desenvolvesse logo ou por serem menos interessantes mesmo (
os "Interludes" e o passado da Shallan, que no final até fizeram sentido
), mas no geral, uma baita sequência. Imagino que já tenha terminado o segundo também? Se bobebar já engrenou até no terceiro!

Vou dar um tempo para começar o terceiro volume pois ele tem 1220 páginas e, quando começo, fico querendo ir até o final, e tenho algumas coisas para resolver agora... Mas já posso falar com toda certeza que é minha segunda série favorita de todos os tempos, com potencial para ultrapassar Harry Potter (que estava pensando esses dias se não tem muito do fator nostálgico nessa minha adoração, enfim)... Recomendo, mais uma vez, para todo mundo, lerem Stormlight Archive.
Tive a mesma percepção que você. Realmente tem alguns capítulos que não são tão interessantes, mas o duro é que algum detalhe dessas partes não tão legais acabam desembocando em revelações e twists interessantes no fim do livro.

Acho que o autor guarda muito bem muita coisa pro fim do livro, ai você já saiu correndo pra comprar o próximo e o ritmo do livro volta a ficar mais lento.

O passado da Shallan foi muito interessante de entender. Uma história que não tinha pé nem cabeça, de repente faz todo sentido.

Já terminei o segundo e estou na 430 do terceiro. Queria fazer uma pausa pra ler outras coisas, mas como estou querendo melhorar o meu inglês, vou continuar na luta.
 
Tive a mesma percepção que você. Realmente tem alguns capítulos que não são tão interessantes, mas o duro é que algum detalhe dessas partes não tão legais acabam desembocando em revelações e twists interessantes no fim do livro.

Acho que o autor guarda muito bem muita coisa pro fim do livro, ai você já saiu correndo pra comprar o próximo e o ritmo do livro volta a ficar mais lento.

O passado da Shallan foi muito interessante de entender. Uma história que não tinha pé nem cabeça, de repente faz todo sentido.

Já terminei o segundo e estou na 430 do terceiro. Queria fazer uma pausa pra ler outras coisas, mas como estou querendo melhorar o meu inglês, vou continuar na luta.

É, as últimas páginas dos livros dá vontade de não querer parar de ler. Parece que tem um termo pra isso: "Sanderlanche", quando ele começa e despejar informações e tu fica grudado no livro.

Porq continuar na luta? O terceiro tá deixando a desejar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo