• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Load Balance - TP-link TL-R470T+

Qual seu roteador Load Balance atual?


  • Total de votos
    8
  • Enquete Fechada .
No Linux o DNSMasq tem integração com o ipset oque deixa bem fácil redirecionar o tráfego baseado em dominios sem precisar se matar atrás de ranges ( estratégia que no fundo não funciona).
Toda a requisição que chega para resolução o DNSMasq verifica se há um ipset criado para ele, se sim...adiciona uma entrada no ipset específico.
O redirecionamento pode ser feito para qualquer interface de saída usando o netfilter, configurado através do iptables ou firewalld (dependendo da distribuição). De qualquer maneira parace complicado mas de fato não. o MWAN no OpenWRT/LEDE usa muito bem essa feature.
Já usei DNSMasq/IPSet até para redirecionar no ASA (5512x para cima) usando Policy Based Routing.
Na minha opnião 2 ou mais WAN's são úteis exatamente para isso, classificar e redirecionar tráfego especifíco ou servir de backup.
Os routers da TP Link e alguns outros são muitos limitados em relação à isso, não se interage com eles...
 
Fala pessoal, to apanhando aqui...
Coloquei o live tim em bridge...to pegando ip publico para ele e para o Virtua....fazendo os testes de acordo com o Video do gringo pego entre 70-83 de down e 5 de up...estranho esse upload restringir....vou fuçar mais para ver...

abs
------------


Finalmente deu certo, grato a todos.

Bom dia, eu uso esse o programa obs para fazer transmissão ao vivo so que ele nao reconhece os 2 upload unidos como mostra no saite de teste. Ele so usa upload de uma conexão. Vc sabe como faço para poder distribuir os dados entre as 2 conexão
 
Fica a dica pra quem tem roteadores com suporte ao OpenWrt:

Da pra alterar as portas LAN para virarem WAN.

Lá em casa estou usando um router bem antigo, um TP-Link WR741N, alterei uma das portas para virarem WAN e estou usando 2 links, um da Oi e outro da Vivo.
Ambos os modems estão em bridge e meu router está fazendo a conexão PPPoe e gerenciando o load balance.

Cada página que eu abro vai caindo em um link diferente. Em downloads segmentados ou speedtest a velocidade está somada, inclusive a de upload.

Comprei um router mais parrudo pra cumprir essa função. Comprei um Archer C7 e pretendo fazer a mesma config quando chegar
 
Sim quando vc joga no speedtest ele mostra a soma do upload porem quando vc vai fazer upload ou uma streaming ele so uma conexão. Eu quero um jeito dele usar as 2 conexão. Tava vendo alguns artigos que fala sobre distribur o arquivo do upload entre as 2 conexão etc mas eles estao usando outro tibo de load balance. Chamam de RB
 
Sim quando vc joga no speedtest ele mostra a soma do upload porem quando vc vai fazer upload ou uma streaming ele so uma conexão. Eu quero um jeito dele usar as 2 conexão. Tava vendo alguns artigos que fala sobre distribur o arquivo do upload entre as 2 conexão etc mas eles estao usando outro tibo de load balance. Chamam de RB
Sugiro a leitura:
https://www.mundotibrasil.com.br/load-balance-mikrotik/
https://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_Balancing
https://wiki.mikrotik.com/wiki/Improved_Load_Balancing_over_Multiple_Gateways

Conhecendo o equipamento e o cenário é só questão de configurá-lo corretamente.

[]´s
 
Ok mas esse mikrotik e um aparelho ou programa que posso usar no meu
TP-link TL-R470T+.
Se for um aparelho terei que me desfazer do tp link ?
 
Pessoal estou querendo montar o seguinte projeto.
Meus pais moram em uma região remota aonde praticamente não tem telefone.
Lá consegui colocar uma antena 3g apontando para a claro e consigo conectar normalmente. Fiz a contratação do plano de 80gb.
O que pretendo fazer e contratar um plano prepago da claro que possui whatsapp liberado e definir o loadbalance para usar o prepago para ele e o restante dos acesso para o plano de 80gb.
Alguem já fez algo do tipo ?
 
Pessoal estou querendo montar o seguinte projeto.
Meus pais moram em uma região remota aonde praticamente não tem telefone.
Lá consegui colocar uma antena 3g apontando para a claro e consigo conectar normalmente. Fiz a contratação do plano de 80gb.
O que pretendo fazer e contratar um plano prepago da claro que possui whatsapp liberado e definir o loadbalance para usar o prepago para ele e o restante dos acesso para o plano de 80gb.
Alguem já fez algo do tipo ?

em primeiro lugar, voce terá altas chances de ser banido no plano pre pago da claro, por usar o chip em modem.
Se isso nao for problema, é possível fazer isso tranquilamente com esse load balancer. Eu fiz algo parecido com a TIM, redirecionei o trafego do Deezer pra TIM, pois ela nao desconta.
 
em primeiro lugar, voce terá altas chances de ser banido no plano pre pago da claro, por usar o chip em modem.
Se isso nao for problema, é possível fazer isso tranquilamente com esse load balancer. Eu fiz algo parecido com a TIM, redirecionei o trafego do Deezer pra TIM, pois ela nao desconta.
ja uso atualmente. agora nao consegui encontrar a faixa ip do whatsapp. sabe qual e ?
 
ja uso atualmente. agora nao consegui encontrar a faixa ip do whatsapp. sabe qual e ?
agora complicou, desde que o Facebook migrou o whatsapp para a rede do facebook, não tem como saber.
MAS, aqui por exemplo, quase sempre o whatsapp sai pelo 157.240.0.0/16 e o facebook sai pelo [URL='https://bgpview.io/prefix/31.13.64.0/18']31.13.64.0/18[/URL], mas não é sempre.
 
voce vai acertar o roteamento quase sempre, mas eventualmente pode sair acessos do facebook pelo chip pre e do whatsapp pelo plano de 80gb.
 
ja uso atualmente. agora nao consegui encontrar a faixa ip do whatsapp. sabe qual e ?

agora complicou, desde que o Facebook migrou o whatsapp para a rede do facebook, não tem como saber.
MAS, aqui por exemplo, quase sempre o whatsapp sai pelo 157.240.0.0/16 e o facebook sai pelo 31.13.64.0/18, mas não é sempre.
 
voce vai acertar o roteamento quase sempre, mas eventualmente pode sair acessos do facebook pelo chip pre e do whatsapp pelo plano de 80gb.

Se usar linux:

whois -h whois.radb.net '!gAS32934'

[]´s
 
Manos, não entendo muito de roteadores, redes e load balance, mas tenho 2 links, um Live TIM e um NET Virtua. Queria um roteador que juntasse as duas conexões, só pra fazer conectar outra enquanto uma delas cair e eu não ficar tendo que trocar as conexões manualmente. Também queria distribuir o sinal da internet para dois computadores diferentes, tudo via cabo, ao mesmo tempo que distribui para celulares via Wi-Fi.

Vi um TP-Link TL-ER604W num bom preço, é possível fazer tudo isso nesse roteador?

O 470+ é mais barato, eu sei, mas o ER604W me pareceu melhor pra Wireless (se é que o 470+ tem isso, porque nem vi, acho que nem tem), que também seria imprescindível pra mim.
 
Manos, não entendo muito de roteadores, redes e load balance, mas tenho 2 links, um Live TIM e um NET Virtua. Queria um roteador que juntasse as duas conexões, só pra fazer conectar outra enquanto uma delas cair e eu não ficar tendo que trocar as conexões manualmente. Também queria distribuir o sinal da internet para dois computadores diferentes, tudo via cabo, ao mesmo tempo que distribui para celulares via Wi-Fi.

Vi um TP-Link TL-ER604W num bom preço, é possível fazer tudo isso nesse roteador?

O 470+ é mais barato, eu sei, mas o ER604W me pareceu melhor pra Wireless (se é que o 470+ tem isso, porque nem vi, acho que nem tem), que também seria imprescindível pra mim.

Sim, o ER604W é um load balance com wifi que aceita até 2 links ao mesmo tempo e possui 5 portas gigabit (1 WAN, 1 LAN/WAN e 3 apenas LAN) sobrando 3 portas LAN para você usar nessa configuração.

Eu usei o r470 por uns 3 anos em failover, live tim como primário e net virtua como backup e funcionou bem. A única ressalva é que quando a live tim caia e a virtua assumia, eu só conseguia voltar pra live tim novamente de forma manual entrando pelo setup, mesmo que a tim voltasse rapidamente.

Não recomendo usar o aparelho para "somar" os links pois essa troca de ip entre os 2 ISP pode atrapalhar determinadas aplicações.

Aqui está o simulador do ER604W: https://www.tp-link.com/resources/simulator/TL-ER604W/userRpm/Index.htm

Basicamente igual ao r470 porém com a parte de configuração do wifi, coisa que o 470 não possui.
 
Sim, o ER604W é um load balance com wifi que aceita até 2 links ao mesmo tempo e possui 5 portas gigabit (1 WAN, 1 LAN/WAN e 3 apenas LAN) sobrando 3 portas LAN para você usar nessa configuração.

Eu usei o r470 por uns 3 anos em failover, live tim como primário e net virtua como backup e funcionou bem. A única ressalva é que quando a live tim caia e a virtua assumia, eu só conseguia voltar pra live tim novamente de forma manual entrando pelo setup, mesmo que a tim voltasse rapidamente.

Não recomendo usar o aparelho para "somar" os links pois essa troca de ip entre os 2 ISP pode atrapalhar determinadas aplicações.

Aqui está o simulador do ER604W: https://www.tp-link.com/resources/simulator/TL-ER604W/userRpm/Index.htm

Basicamente igual ao r470 porém com a parte de configuração do wifi, coisa que o 470 não possui.

Não tem algum roteador com load balance que dê pra criar mais de uma regra pra failover? Tipo, só pra poder voltar pra "conexão principal" quando ela voltar... Porque se tiver que ficar voltando pelo manual vai ser chato... :haha:

E já vi que o ER604W também só dá pra criar uma regra.
 
Não tem algum roteador com load balance que dê pra criar mais de uma regra pra failover? Tipo, só pra poder voltar pra "conexão principal" quando ela voltar... Porque se tiver que ficar voltando pelo manual vai ser chato... :haha:

E já vi que o ER604W também só dá pra criar uma regra.
se tiver interesse estou passando o meu. na caixa completo.
 
Galera, alguém poderia me auxiliar na configuração do ARRIS TG862 em paralelo com o load balance TP-LINK TL-R480T+? Não consigo fazer o arris funcionar com o load balance de maneira alguma.
Já tentei bridge, routed com e sem nat, já tentei desligar o firewall do arris, usar DMZ e nada. O load está em dynamic IIP, ele fica connecting e não conclui a conexão.

Posso estar deixando algo besta passar mas já estou de cabeça quente tentando fazer o fiadapolicia conectar.

Salva o pai ai !
 
Senhores que tópico, meus parabéns.
Peço ajuda na seguinte questão:
Possuo um link de 50MB da GVT (Vivo, não é fibra) e adquiri recentemente um link da Net (ainda não foi instalado, mas segundo a atendente é fibra) de 120MB. Atualmente eu deixo meu modem em Bridge e faço a autenticação do link Vivo de 50MB e todo gerenciamento das portas no meu TP-Link Archer C7 (com o FW lindo da Gargoyle) e tudo está ok.
Como agora terei 2 links, estava pensando em pegar o Roteador TL-R480T+, lendo sobre ele vi que ele faria tudo que preciso (soma dos 2 links para uso, alternação automática de um link para o outro quando um deles ficar down e poderia usar meu Archer C7 conectado nele para distribuição da rede, seja wifi ou por cabo), porém lendo um pouco mais, vi que ele não é Gigabit, ou seja, na somatória dos links (120 + 50) ia dar gargalo, com isso, fui em busca de outro, encontrei o TL-ER5120 que é Gigabit e aparentemente faz tudo o que o R480T+ faz com o adicional das portas Gigabit, alguém conhece / possui?

É para uso residencial mesmo, nada de empresa / clientes, etc. Após ver o descaso da Vivo quando fiquei sem internet (que demorou uns 4 dias pra resolverem), vi a necessidade de termos 2 links aqui em casa, então estou procurando uma solução para usar estes dois links (Modens em Bridge, autenticação dos dois em pppoe no roteador, somando as bandas e um link assumindo a navegação de forma automática, caso o outro venha a dar problema).
Ainda não pesquisei na Gargoyle se tem como transformar uma das portas LAN do meu C7 em WAN e com isso, deixar tudo nele, todo gerenciamento nele (o que seria perfeito pra mim, menos gasto e tudo em um FW e equipamento que já conheço).
Então basicamente é isso, agradeço quem puder ajudar / opinar e parabéns pelo tópico novamente.
 
Última edição:
^^ Sim vai ter que pegar o ER5120. Sim tenho 480t e quando um link cai continuo navegando . Apesar que ele tem configuração por tempo e Failover . Só um adendo que ele dividi ( mal ou bem ) as conexões entre os links que no final acaba dando essa "soma". Note que se vc ver um vídeo no you tube, só vai poder usar ou link de 50mb ou de 120mb pq o youtube só vai abrir uma conexão. diferente de torrent que abre varias, ou de um gerenciador de dowload que quebra o arquivo em varias partes, os testes de velocidade tb abre múltiplas conexões . Nesses casos vc vai está usando todos os links, 50 e 120mb totalizando, pq ele vai dividir essas requisições entre os links ( se uma conexão terminar e se não abrir outra vc ficara utilizando a que sobrou, provavelmente a de 50mb pq a 120mb vai terminar mais rápido). Essa mesma lógica com sites de bancos, uma hora vc ta com ip da vivo, depois que clicar num outro link do site vc pode ficar com ip da net e o site do banco dá erro. Esse erro não experimento com app de celular. Quanto as configuraçoes de portas eu não sei, mas acredito que vc não terá problemas.

Dá uma olhada nesse pequeno review que fiz

https://adrenaline.uol.com.br/forum...t-fibra-optica.608251/page-40#post-1073108620
 
^^ Sim vai ter que pegar o ER5120. Sim tenho 480t e quando um link cai continuo navegando . Apesar que ele tem configuração por tempo e Failover . Só um adendo que ele dividi ( mal ou bem ) as conexões entre os links que no final acaba dando essa "soma". Note que se vc ver um vídeo no you tube, só vai poder usar ou link de 50mb ou de 120mb pq o youtube só vai abrir uma conexão. diferente de torrent que abre varias, ou de um gerenciador de dowload que quebra o arquivo em varias partes, os testes de velocidade tb abre múltiplas conexões . Nesses casos vc vai está usando todos os links, 50 e 120mb totalizando, pq ele vai dividir essas requisições entre os links ( se uma conexão terminar e se não abrir outra vc ficara utilizando a que sobrou, provavelmente a de 50mb pq a 120mb vai terminar mais rápido). Essa mesma lógica com sites de bancos, uma hora vc ta com ip da vivo, depois que clicar num outro link do site vc pode ficar com ip da net e o site do banco dá erro. Esse erro não experimento com app de celular. Quanto as configuraçoes de portas eu não sei, mas acredito que vc não terá problemas.

Dá uma olhada nesse pequeno review que fiz

https://adrenaline.uol.com.br/forum...t-fibra-optica.608251/page-40#post-1073108620
Jovi, que Odin te abençõe pela ajuda, eu tava pensando em pegar uma RB Mikrotik pq é a metade do preço desse 5120, mas se ele faz isso tudo, vou nele mesmo (mesmo sabendo que o OS do MK é foda, nesse ai aparenta ser bem mais simples de configurar).
Essa questão de banco to livre, lá em casa é raro acesso a banco acontecer por PC, é mais pra sempre termos conexão, ter um plano A se o B cair, pois o pessoal não vive e nem a casa (DVR, Deco, Netflix e plataformas de stream) sem rede kkk.

Minha ideia é deixar o da Net como primário devido sua velocidade ser mais que o dobro do que o link da Vivo, somando os dois mas o primário sendo ele mesmo e se posso configurar ambos de forma pppoe nesse 5120, fechou todas então.

Vou ler teu relato sobre o equipamento, mas vou aproveitar tua ajuda:
ele é basicamente um 480t, só que com o adicional das portas gigabit, correto?

Existe alguma forma de configurar um aviso quando um link ficar inoperante? Questiono isso pq pelos vídeos que vi, só percebo isto se estiver acessando o aparelho, do contrário, não é notificado já que um link assume direto à navegação.

Muito obrigado e agora é achar por menos de 600 e fechar a compra, obrigado mesmo pela ajuda.
 
Minha ideia é deixar o da Net como primário devido sua velocidade ser mais que o dobro do que o link da Vivo, somando os dois mas o primário sendo ele mesmo e se posso configurar ambos de forma pppoe nesse 5120, fechou todas então.
.

kkk Amigo vou te passar o que uso aqui em casa. Eu uso o 480t com tres links/chips da claro/4g com 3 roteadore 4g/3g. Vc pode configurar cada porta como pppoe, aqui eu uso como ip dinâmico, os roteadores 4g/3g dão os ip. Uso tb um c7 puro pra distribuir para o resto dos aparelhos. Só queria que vc entendesse que a função load balance e link backup são diferentes. Mas pra não me alongar muito, aqui eu uso a função load balance pura junto com uma outra função, a "on line detection" ( fica pingando um servidor dns pra dizer se o link ta on/off). Assim qualquer dispositivo da casa vai usar essa politica que te expliquei acima, note que não utilizo a função de backup ( time e falover ). Mas quando um link cai, o 480t , mesmo não usando a função link backup, alterna as próximas requisições para o link que ta on . No máximo dou um refresh numa pagina da net e continuo navegando. Aqui eu uso um pc pra minerar bitcoin e acontece a mesma coisa, quando um link cai, eu vejo que o programa fica tentando conectar e ele consegue conectar com o ip
do link que ta on. O 5120 e gigabyte certo, se pegar o 480t vai capar sua net 120mb. Acho que ele deve ter mais funções, não sei... não vi essa funçao de aviso de link inoperante .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo