• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Mano...que gabinete quente...lindo, mas quente

darKProtection

(cadastrado desde 2013 e sou novato...oxe ?)
Registrado
Gente, acho q não da mais pra eu considerar ficar com o meu cougar puritas nesse calor. Está realmente tenso, ele é um "forno".

Eu tenho uma 2070 super ultra da evga e um i5 9600k.

Em dias normais minha placa de video em full load fica ali na casa dos 60~65C , mas em um dia mais quente a placa de video ta chegando em 75C+ e o problema maior é : Ela esquenta, joga o ar quente pra cima, isso esquenta VRM, bomba do water cooler, memórias, vidro (embora o vidro nao tenha tanto problema), tudo.

Eu fiz um teste estressando apenas o processador com a placa de video fria (apenas teste no proc.) e o processador ficava ali nos 50C em stress alto. Agora com a placa de vídeo em stress junto do processador, o processador vai pra mais de 65C também, o que demonstra que a placa de video esquentar e sem um air flow "bom", os outros componentes sofrem.

Estes testes eu faço curva de fan(cooler) controlada, passou de 60C eu ja jogo tudo pra 100% (tanto a bomba, coolers da bomba, coolers da placa de video).

Eu nao tenho perda de performance com isso, mas eu sei que quanto mais calor menos vida util uma peça tem.

Um outro problema que eu noto : quando o gabinete esquenta eu escuto uns barulhos de "poc poc" ou "pec pec" durante esse processo de "esquentamento" como se fosse o vidro dando uma "expandida" ou sentindo a mudança de calor. Isso assusta um pouco e esse barulho ocorre apenas no momento que esta esquentando, não é o barulho típico de bolhas na bomba do water cooler do processador não, o barulho é mesmo no vidro (tenho 90% de certeza). Quando esta esfriando, o mesmo ocorre.

O cougar puritas é lindo. Lindo mesmo. Acho q é o gabinete mais bonito dos vários q eu ja vi e tive. Mas pra esse pc, acho q nao foi o ideal.

Antigamente eu tinha um HAF 932 e vendi, tenho saudades dele viu...melhor gabinente com air flow que eu ja tive.

Então, eis aqui uma duvida : qual gabinete com um air flow alto, bom, que nao seja tao feio, que nao custe mais de mil reais, temos hoje em dia ?

Eu fiz umas pesquisas por conta mas sempre acabo na duvida do melhor air flow. Vcs podem indicar algo ?

Vou mostrar umas fotos do cougar aqui , elas nao vão fazer jus ao quão bonito o gabinete é por culpa da qualidade do cel, e porque eu cortei pra nao mostrar a bagunça dos fios na época (ta deixei umas fotos sem corte) - mas o charme dele esta na parte dos LEDs não serem "a mostra" - o cooler fica vermelho e vc nem nota onde estão os leds :

obs² : ele nao esta mais em cima de um tapete hj em dia, tem um suporte proprio pra ele (eu pensei q o tapete pudesse ser o vilão da coisa mas não mudou em nada)

obs³ : eu nao tirei essas fotos hj embora alguns nomes estejam com a data de hoje, acho que foi na transferencia do whats web pro pc - meus cabos estão bem mais arrumados hj em dia =p


 
Última edição:
75graus 9600k + 2070, está normal, até frio para um dia quente, era para bater 80 graus em um dia de verão acima de 30 graus no ambiente.

Não tem nada errado, não precisa mexer nada, para melhorar era só colocar um ar condicionado para controlar a temperatura do ambiente em 18 graus, acho que nem a pasta termica precisa mexer pois está normal.

Quente hoje em dia é 80 graus pra cima, tipo 81graus, se chegar a 80 e travar em 80 graus está aceitável.
 
Eu achei essas temperaturas aceitáveis, como o colega msm disse oq falta é um AC
 
as temperaturas estao dentro do esperado para esse tipo de cpu, se a parte superior fosse em mesh talvez, talvez fosse melhor mas talvez nao.
 
O que me assusta são os barulhos que fazem "poc poc"..."tec tec" (é dificil explicar kkkkkkkkkkkk) na hora que esta ocorrendo o..."esquentamento" interno do gabinete. Dai nao sei se é meu water cooler indo pro saco, ou se é o gabinete expandindo devido ao calor (é 100% vidro, nao sei se os parafusos de fixação do vidro fazem esse barulho)

meu water cooler é um deep cool gamax l240 - tenho ele ha um ano exato (comprei janeiro do ano passado) dai fica aquela duvida se ele ta mesmo com tudo funcionando certo. Pelas temps, parece estar né....

Ele fica do lado, eu coloquei os cabo mais pra cima do que a bomba, com os cabos da bomba saindo por baixo.

montei uma imagem boba de exemplo kkkk

eu nao sei se a posição do water cooler ta certa pra evitar bolhas, eu acho q está, nao sei se esse barulho ta vindo da bomba.

e um detalhe é q eu fiz um overclock fixo nesse processador pra 4.8. De fato, nao esquenta tanto se for parar pra pensar mas o barulho é estranho - nao é barulho de bolha em agua, é um barulho seco de batida. Ja tentei ver se é algum fio pegando em algum cooler mas nao é.
 
Recentemente peguei uma Gigabyte RTX 3060 Ti Gaming OC (ela chega a 82º) e percebi que ela aumentou a temperatura do meu Ryzen 5 3600, pois ela joga o ar quente para cima do Hyper 212 rgb, dai ele puxa esse ar quente e joga na torre do air cooler, percebi que aumentou consideravelmente a temperatura do processador, porém como está em OC, mesmo que fique trabalhando na casa dos 70 a 77º está bom.
 
O que me assusta são os barulhos que fazem "poc poc"..."tec tec" (é dificil explicar kkkkkkkkkkkk) na hora que esta ocorrendo o..."esquentamento" interno do gabinete. Dai nao sei se é meu water cooler indo pro saco, ou se é o gabinete expandindo devido ao calor (é 100% vidro, nao sei se os parafusos de fixação do vidro fazem esse barulho)

meu water cooler é um deep cool gamax l240 - tenho ele ha um ano exato (comprei janeiro do ano passado) dai fica aquela duvida se ele ta mesmo com tudo funcionando certo. Pelas temps, parece estar né....

Ele fica do lado, eu coloquei os cabo mais pra cima do que a bomba, com os cabos da bomba saindo por baixo.

montei uma imagem boba de exemplo kkkk

eu nao sei se a posição do water cooler ta certa pra evitar bolhas, eu acho q está, nao sei se esse barulho ta vindo da bomba.

e um detalhe é q eu fiz um overclock fixo nesse processador pra 4.8. De fato, nao esquenta tanto se for parar pra pensar mas o barulho é estranho - nao é barulho de bolha em agua, é um barulho seco de batida. Ja tentei ver se é algum fio pegando em algum cooler mas nao é.
Cara, a posicao esta incorreta, verifique esse video:
 
Cara, a posicao esta incorreta, verifique esse video:

To demorando pra responder mas enfim, eu conheço esse video e nao ta errado a posição do water cooler não - na vdd o que tava errado era o logo kkkkkk - os dois cabos eram pra ficar de lado, e nao vindo de baixo - porém o radiador tem que ficar "um pouco" acima da bomba, para as bolhas de ar quente irem pro radiador e nao ficarem na bomba....então a posição q eu coloquei (na vdd a unica q da pra colocar nesse gabinete) não está tao errada.

Agora se alguém cair neste tópico um dia com o mesmo problema - eu resolvi um pouco a questão do flow de ar deste gabinete. Se alguém comprar um gabinete de vidro com pouco espaço frontal e lateral nas brechas/vãos que ele possui (caso nao seja selado) , existe um "parafuso-rosca" , você coloca o parafuso nos buracos onde vc prenderia por exemplo a parte lateral do gabinete, e a cabeça desses parafusos são na vdd buracos rosqueados para outros parafusos. São basicamente parafusos extensores.

Quando eu coloquei, aumentei a fresta do vidro lateral em uns 5CM mais ou menos - isso ta fazendo o ar quente "sair" mais, abaixou bem o calor interno e o meu mini reator esfriou.


Eu acertei tbm a posição da bomba do water cooler, o logo da marca estava de lado - então acertei e o logo ficou de pé - isso fez os "poc poc" pararem, provavelmente eu errei a posição da bomba mesmo, e eu só percebi isso olhando outros videos de review e num certo momento notei que todo water cooler da deep cool ficava com o logo na vertical e o meu estava na horizontal - quando eu arrumei, ualá , os poc poc pararam.

Um detalhe é que, seguindo o video acima, o certo era eu colocar os 2 cabos do water cooler pra baixo, com a ponta do radiador levemente mais acima do que a bomba - mas neste caso, os cabos onde o fluido passa são CURTOS neste water cooler da deepcool, então eu só tenho a opção de colocar os cabos indo pra lateral e ligeiramente pra cima, mas isso ja ajuda porque o ar tende a subir e as bolhas de ar quente ja estao ficando lá no radiador e não na bomba, se vcs quiserem um dia colocar um water cooler onde os cabos saiam de lado da bomba e vao pra baixo, porém o radiador ficando com a ponta de cima mais pra cima do angulo da bomba, pensem em duas coisas : o comprimento desses cabo, e de que vai haver uma placa de video gigante no meio do caminho desses cabos. Então o mais importante é que a ponta do radiador fique acima da bomba (nao em cima, acima, se vc olhar de lado o radiador deve estar um pouco mais pra cima).

Então fica essas duas dicas - sempre coloquem o logo da bomba na posição certa (normalmente os cabos da bomba vão sair de lado, pro lado da memoria ram ou oposta a ela, nunca pra cima ou pra baixo) e caso vc note que a lateral/frente do seu gabinete de vidro tenha pouco espaço, atrapalhando o flow de entrada ou esquentando muito a lateral, existe os parafusos extensores.

Sobre pó, eu notei que se eu colocasse apenas na lateral não suja tanto internamente....na frente, sim, entra muita poeira.
 
Última edição:
Po cara.
Tu precisa de Fan com PRESSAO.. o gabinete eh uma mini estufa. Voce precisa por fans ai que puxem ar com toda forca e uma traseira extremamente potente .
Isso vai fazer o ar sair por tras com força e entre os vidros.


Recomendo fans com 2 a 3 de mm H2O e ventilação de 80 +

Essas fans rgb sao tudo um lixo.
Tenta deixar todas em 100% pistola ai pelo controlador e ve se melhora. Caso nao achar que melhora troque elas por umas decentes.
Pra voce ter ideia, meu processador n passa de 55 com aircooler. Mesmo usado 100%
 
Por isso que não troco meu velho e bom HAF 932 com suas enormes fans de 230 mm pela modinha do "vidro temperado RGB mimimimi"
 
Por isso que não troco meu velho e bom HAF 932 com suas enormes fans de 230 mm pela modinha do "vidro temperado RGB mimimimi"
eu troquei o frontal e coloquei + 2 da noctua e um da akasa viper.
Valeu bastante, recomendo.
Deixei so o de cima
 
eu troquei o frontal e coloquei + 2 da noctua e um da akasa viper.
Valeu bastante, recomendo.
Deixei so o de cima
Posta uma foto com ele aberto pra eu ver como ficou.
 
Posta uma foto com ele aberto pra eu ver como ficou.


klhTN7X.jpg

hEGqMSH.jpg

Eu fiz um suporte pra duas fans pra encaixar nas partes do leitor de CD , e o de 140mm eu coloquei na parte de baixo nos buracos que deram pra encaixar.

As fans de 230mm do coolermaster sao boas, mas so pra exaustao. Pra pressao positiva elas nao sao tao boas.
Se sua lateral tiver ainda original. da pra voce por 3 fans de alta pressao na frente, deixar essa lateral em 100% jogando ar na vga e a superior e traseira em 100% tb tirando o ar.fi
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo