HISTÓRICO:
Lançado em 1988 no Japão, em 1989 nos EUA e posteriormente em outros países, incluindo o Brasil, o Mega Drive foi o primeiro console da chamada 3a geração a chegar no Brasil. Com 16-bit, e uma capacidade superior em tudo aos seus principais antecessores (Master System e NES), tinha jogos com gráficos e sons impressionantes para época, especialmente comparando os títulos similares entre ele e sua versão para 8-bits.
Boa parte dos grandes sucessos em arcade da SEGA tiveram suas conversões para arcade, como Golden Axe, Altered Beast, Out Run e outros. Há também as continuações de clássicos, como o Revenge of Shinobi, que contém ótimas músicas e gráficos que viraram capa de muita revista sobre o assunto na época. E tem ainda títulos com o mesmo nome, mas o jogo em si sendo bem diferente, como é o caso de E-SWAT.
Curiosamente, com os 16-bit, os jogos de tiro com pistola fizeram bem menos sucesso que com seus antecessores, por isso houveram apenas alguns. Óculos 3D foi algo desaparecido na 3a geração também. A maior inovação tecnológica em termos de acessórios ficou mesmo com o Activator, o qual servia pra detectar seus movimentos e transmiti-los ao jogo. Isso sem contar com o Mega CD/Sega CD e o 32X, os quais serviram pra melhorar diretamente na qualidade dos jogos e dar uma vida a mais pro console.
O Mega Drive possui um Motorola 68000 como CPU, um dos processadores mais usados na época, era encontrado em diversas máquinas arcade, bem como no Neo Geo. E ainda tem um Z80 para áudio dedicado, um processador que é usado por outros consoles, como o Master System, para ser a CPU. Aqui está a ficha com os dados técnicos do MD:
CPU Motorola: M68000 (16bit/7.67MHz)
Resolução gráfica máxima: 320x224/320x448¹
Cores (simultâneas/total): 64/512
Planos: 2
Sprites/Tamanho: 80/32x32
Áudio: 10 camadas (6 estéreo e 4 mono)
Processador de áudio: Z80 (8bit/3.58MHz)²
¹ - Essa resolução é a usada em Sonic no modo de 2 jogadores, quando a tela fica dividida
² - O Z80 é uma espécie de CPU para processar o áudio, e manda o áudio para os chips de áudio, no caso o Yahama YM2612 (FM/6 canais) como chip principal, e um PSG de 4 canais como chip auxiliar.
Fonte:http://www.trunforoms.com/
Lançado em 1988 no Japão, em 1989 nos EUA e posteriormente em outros países, incluindo o Brasil, o Mega Drive foi o primeiro console da chamada 3a geração a chegar no Brasil. Com 16-bit, e uma capacidade superior em tudo aos seus principais antecessores (Master System e NES), tinha jogos com gráficos e sons impressionantes para época, especialmente comparando os títulos similares entre ele e sua versão para 8-bits.
Boa parte dos grandes sucessos em arcade da SEGA tiveram suas conversões para arcade, como Golden Axe, Altered Beast, Out Run e outros. Há também as continuações de clássicos, como o Revenge of Shinobi, que contém ótimas músicas e gráficos que viraram capa de muita revista sobre o assunto na época. E tem ainda títulos com o mesmo nome, mas o jogo em si sendo bem diferente, como é o caso de E-SWAT.
Curiosamente, com os 16-bit, os jogos de tiro com pistola fizeram bem menos sucesso que com seus antecessores, por isso houveram apenas alguns. Óculos 3D foi algo desaparecido na 3a geração também. A maior inovação tecnológica em termos de acessórios ficou mesmo com o Activator, o qual servia pra detectar seus movimentos e transmiti-los ao jogo. Isso sem contar com o Mega CD/Sega CD e o 32X, os quais serviram pra melhorar diretamente na qualidade dos jogos e dar uma vida a mais pro console.
O Mega Drive possui um Motorola 68000 como CPU, um dos processadores mais usados na época, era encontrado em diversas máquinas arcade, bem como no Neo Geo. E ainda tem um Z80 para áudio dedicado, um processador que é usado por outros consoles, como o Master System, para ser a CPU. Aqui está a ficha com os dados técnicos do MD:
CPU Motorola: M68000 (16bit/7.67MHz)
Resolução gráfica máxima: 320x224/320x448¹
Cores (simultâneas/total): 64/512
Planos: 2
Sprites/Tamanho: 80/32x32
Áudio: 10 camadas (6 estéreo e 4 mono)
Processador de áudio: Z80 (8bit/3.58MHz)²
¹ - Essa resolução é a usada em Sonic no modo de 2 jogadores, quando a tela fica dividida
² - O Z80 é uma espécie de CPU para processar o áudio, e manda o áudio para os chips de áudio, no caso o Yahama YM2612 (FM/6 canais) como chip principal, e um PSG de 4 canais como chip auxiliar.
Fonte:http://www.trunforoms.com/