• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Master Race do MS-DOS

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990.
Colaborador
Nem só de consoles vivem os colecionadores de games. O mundo dos PCs sempre foi muito importante na indústria, e hoje é mais relevante do nunca. A plataforma foi uma das mais inovadoras nos anos 80 e 90, trazendo algumas das maiores revoluções que o mercado viu, e que hoje são a base dos jogos atuais. Foi pensando nisso que resolvemos montar um guia para você encontrar os melhores computadores para jogar suas antigas pérolas da Master Race.

Por conta das grandes dificuldades que existem em relação à compatibilidade de acessórios ou mesmo formatos de arquivos e discos dos computadores antigos, iremos focar nos jogos para DOS.. Apesar do sistema ser antigo, ainda é possível encontrar de forma fácil e barata componentes compatíveis, como mouses P2, HDs antigos, leitores de disquetes de 3,5 polegadas e até leitores de CD. Além disso, como computadores de mesa antigos podem ocupar um grande espaço em sua casa, iremos nos restringir aos notebooks.

lte5280_m5e5.jpg



Processadores e Placas de som

Em primeiro lugar, é preciso entender um pouco sobre como foi a evolução do hardware dos jogos de DOS. Ele foi um sistema que teve suporte para jogos desde o começo dos 80 até a segunda metade dos ano 90. Além da compatidade com diferentes arquiteturas de processadores, muitos jogos faziam uso dos sistemas de sons internos das CPUs enquanto outros se utilizavam de placas de som, muito incomuns de chegarem já "de fábrica" nos notebooks mais antigos. Sendo assim, nossa recomendação é procurar um notebook que faça uso dos primeiros modelos da série Pentium ou equivalente, por conta de seu suporte aos jogos próprios de sua arquitetura, bem como à aqueles feitos para os 386, 486 e também aos primeiros processadores de PC.

Além disso, para aproveitar o melhor da experiência de jogos antigos, procure um Notebook com placa de som compatível com Sound Blaster, a mais usada antigamente.

ic-photo-intel-a80502100-pentium-cpu_d22v.jpg


Não foram só os processadores de computador que evoluíram. Os logos de suas fabricantes também.Outro bom motivo para optar por modelos com os primeiros processadores Pentium é sua compatibilidade com as primeiras versões do Windows, que podem facilitar muito a instalação de seus jogos antigos pelo uso de uma interface gráfica, para só depois serem então rodadas pelo DOS.


Uma boa forma de pesquisar um computador destes em sites de classificados online, é primeiro procurar o nome de um modelo antigo que atenda as suas expectativas em um site de buscas tradicional e depois ir procurar num eBay da vida. Neste caso, palavras como "PC antigo" ou "Notebook da década de 80" não vão lhe ajudar muito. No entanto procurar, por exemplo, "Compaq LTE 5000" já dá um melhora no resultado.

Telas LCD

Outro ponto muito importante é qual tela LCD seu notebook antigo possui. Durante os tempos áureos do DOS, as telas de LCD de notebooks passaram por pelo menos 7 tecnologias diferentes: STN monocromática, DSTN monocromática, TFT monocromática, STN colorida, DSTN colorida, TFT colorida e TFT SVGA colorida. De um modo geral, tente-se ater somente aos modelos que possuem tela LCD do tipo TFT. No geral, os outros modelos possuem um contraste tão baixo, e uma taxa de atualização tão ruim, que eles tornam praticamente inviáveis em qualquer tipo de jogatina. Se não houver como escapar dos outros tipo de tela, você pode sempre ligar seu notebook em um monitor externo.



Para descobrir qual modelo de tela LCD seu futuro notebook faz uso, uma boa dica é ver seus controles de imagem. Modelos STN e DSTN geralmente possuem dois controles, um para o brilho e outro para o contraste. No caso das telas TFT, elas geralmente possuem apenas um controle para o brilho. Portanto basta apenas evitar comprar um notebook que possua botão de controle de contraste.

Outro ponto à se levantar, é se seu futuro laptop utiliza um monitor TFT ou TFT SVGA. Neste caso, iremos tratar de uma questão menor, mas que pode irritar alguns jogadores. A maior diferença entre estas duas tecnologias se dá pela resolução do monitor.

tela-dstn_h3st.jpg


Repare no botão de ajuste de contraste existente em telas STN. Se você ver um desses no monitor de seu computador, pode começar a procurar outro.
A maioria dos jogos de D.O.S. foram feitos para rodarem em telas de resolução 320x200 pixels, enquanto as telas de notebooks típicas da época possuiam resolução de 640x480, ou seja 4 vezes a resolução típica de jogos de DOS.

Como a proporção entre 320 e 640 é exatamente o dobro, era muito fácil reproduzir os gráficos antigos em uma resolução maior simplesmente duplicando seus tamanhos na vertical e na horizontal. Quando falamos de telas SVGA, ela possuem resoluções maiores, de 800x600 até 1024x768, que não necessariamente possuem uma proporção simples relação às telas mais antigas. Como os mecânismos de escalonamento de resolução na época do DOS eram bem precários, isso acabava gerando barras pretas em todos os cantos da telas, o que diminui bastante a área útil de seu monitor.

maxresdefault_h8cr.jpg


Print do vídeo acima. Por questões de escalonamento, a imagem à direita possui barras pretas

Discos RígidosUm fator a se levar em consideração quando falamos de computadores antigos, é com a durabilidade de seus HDs. Devido as limitações dos sistemas da época, é bem possível que disco rígidos maiores que de 8GB já sejam "grandes" demais para serem reconhecidos. Nesse caso, uma ótima recomendação é utilizar cartões compact Flash junto à um adaptador para entrada de HDs de Notebook. Além de mais rápidos, são muito mais baratos e fáceis de achar do que um HD antigo funcional e compatível. Em nossas pesquisas em sites de classificados, encontramos adaptadores a partir de R$ 15,00, bem como cartões Compact Flash de 2GB (já considerados enormes para guardar jogos de DOS) a partir de R$ 35,00.

ide-compact-flash-adaptador_2n44.png


Resumindo

No geral não há como estabelecer um único computador capaz de rodar toda a biblioteca DOS com perfeição. As vezes encontramos jogos feitos especificamente para um processador, e que podem rodar rápido de mais em processadores mais novos, sobretudo jogos projetados em 81 e 82, onde era de se esperar que os processadores todos rodassem em uma velocidade específica. Outras vezes, nos deparamos com títulos que podem ter como requerimento uma peça ou componente proprietário para rodar em sua qualidade máxima. Entretanto se você seguir os conselhos que demos nesta reportagem, você conseguirá rodar a grande maioria dos jogos da plataforma de forma muito, muito semelhante a da época.

Fonte: Coleção retrô: Raça Mestre do DOS (ign.com)
 
Para quem curte o MS-DOS como eu, tem um projeto antigo que se chama FreeDOS, um DOS Open Source totalmente compativel com o DOS, usamos na empresa para desenvolvimento ainda de sistemas antigos para área comercial.


freedos12.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo