[Media Converter] de RJ45 para Fibra óptica

Alone in the House

Hungry Member
Media Converter é um aparelho capaz de mandar o sinal que chega por cabo de rede por fibra óptica.
03reNCA.png

*o modelo acima é o TP-Link MC200CM

Partindo da ideia que foi discutida por alguns amigos no tópico "Entendendo as Redes HFC ( Coaxial, tecnologia, equipamentos)" originalmente a partir de uma pergunta sobre aterramento e chances de descargas elétricas devido a raios ou outros surtos elétricos em geral que viriam a danificar equipamentos da casa do cliente através do cabo coaxial ou cabo de telefone.

Pelo fato de que a fibra óptica transmite apenas luz e não conduz eletricidade então ela se torna uma aliada a evitar a propagação de surtos elétricos, mas como fazer isso dentro da rede posteriormente ao modem/roteador providenciado pela operadora?

Instalação:

Você precisaria de 2 destes Media Converter, ligando o cabo de rede nos aparelhos e interligando os Media Converter entre si com fibra óptica.

Um gráfico feito por mim (mostrando minha falta de habilidade para lidar com imagens):
9YyjRAJ.png

Foto de dois MC200CM da TP-Link interligados por fibra óptica:
DaZXX0i.png

Preço:

Media Converter:
Fibra Óptica:
  • Fibra Óptica SC multi-modo duplex (10 metros) se encontra no mercado livre por cerca de R$50
* os valores da fibra óptica está diretamente ligado na metragem que você vai utilizar, o único detalhe é que você precisa comprar o tipo de fibra óptica correta para o modelo de media converter que você deseja comprar.

Total:
Com o Media Converter genérico + 10 metros de fibra óptica ((2x R$60 ) + R$50):
= R$170

Considerações:

Grande pergunta: você pagaria R$170 para proteger seu computador contra esses possíveis surtos de tensão oriundos do cabo da sua operadora? Pois em um caso do surto vir pelo cabo coaxial/telefone alem do modem/roteador que é comodato da operadora teria chance de queimar apenas o primeiro Media Converter e não mais seu computador que estaria depois da fibra óptica.

*Nos exemplos demonstrei a utilização do modem fornecido pela operadora também como roteador, outra possibilidade seria de proteger o seu próprio roteador e deixar o modem atuando em modo bridge, ficando assim os media converter entre o modem e o roteador, seguindo a ideia inicial do tópico.

Última edição:
A GVT usava esses conversores de mídia (da D-Link na época) no plano de 100Mbps e 150Mbps FTTH em 2011 por aí...

Era 10Mbps de upload para o plano de 100Mbps e 15Mbps de upload para p plano de 150Mbps....

Me arrependo por não ter assinado os 150Mbps em 2011 quando me ofereceram. Na época era muita grana e não pude aceitar...

Se tivesse assinado, teria um belo link hoje de 150Mbps. A Vivo não poderia negar o mesmo pois já estava contratado.

Como não tem vivo fibra aqui, tenho que me contentar com os 50Mbps via VDSL2 mesmo.. quem pegou 100 ou 150Mbps da GVT naquela época fez um belo negócio.

na pratica isso é bom usar aonde em lugares de longe alcance e que tenham perigo de raio? por exemplo um condominio horizontal, so que tem depois custo que nao sei quanto é do metro da fibra otica

e pior de tudo precisa de 2 cabos de fibra um pra receber outro pra enviar dados vai sair uma fortuna dando exemplo se vc pegar cabo de 300 metros, alem d que fibra nao pode entortar nadinha senao ja ferra tudo

Última edição:
A GVT usava esses conversores de mídia (da D-Link na época) no plano de 100Mbps e 150Mbps FTTH em 2011 por aí...

Era 10Mbps de upload para o plano de 100Mbps e 15Mbps de upload para p plano de 150Mbps....

Me arrependo por não ter assinado os 150Mbps em 2011 quando me ofereceram. Na época era muita grana e não pude aceitar...

Se tivesse assinado, teria um belo link hoje de 150Mbps. A Vivo não poderia negar o mesmo pois já estava contratado.

Como não tem vivo fibra aqui, tenho que me contentar com os 50Mbps via VDSL2 mesmo.. quem pegou 100 ou 150Mbps da GVT naquela época fez um belo negócio.

Interessante, você poderia me dar mais detalhes de como a GVT implementava isso?

Pois estes conversores convertem de cabo de rede para fibra, então o modem ficaria na estrutura da GVT ao invés da casa do cliente?

na pratica isso é bom usar aonde em lugares de longe alcance e que tenham perigo de raio? por exemplo um condominio horizontal, so que tem depois custo que nao sei quanto é do metro da fibra otica

e pior de tudo precisa de 2 cabos de fibra um pra receber outro pra enviar dados vai sair uma fortuna dando exemplo se vc pegar cabo de 300 metros, alem d que fibra nao pode entortar nadinha senao ja ferra tudo

Fibra óptica é sempre uma boa escolha para evitar surtos de tensão, pois o surto não passa pela fibra.

Cada conversor de mídia tem uma distancia especificada no aparelho, o TP-Link MC200CM que exemplifiquei suporta até 550 metros.

Existe diversos tipos de cabo de fibra óptica, para este aparelho você precisa deste que é duplo, não precisa comprar 2 cabos separados, o custo que passei de 10 metros já era este cabo duplo próprio para utilizar neste aparelho.

Existe na internet venda de cabos de grande quantidade como 100m ou mais, porem o custo é realmente expressivo, afinal de contas fibra óptica tem um custo alto, por isso internet de fibra óptica até o cliente ainda é escassa em todo brasil.

Por exemplo, a fibra óptica que exemplifiquei é SC, mas existe a SFP (não é compatível com aquele TP-Link citado no artigo) que se encontra fibra óptica de maior quantidade pelo mercado livre:
https://produto.mercadolivre.com.br...c-pc-multimodo-duplex-gbic-sfp-_JM?source=gps

Para utilizar essa SFP você precisaria de um media converter que suporte esse tipo de fibra como o TP-Link MC220L (que é mais barato mas precisa comprar o modulo para cada aparelho...)

Mas se a questão for somente o problema de surto você não precisa passar todos os 300 metros de cabo (que sai muito caro)... você só passa nos metros finais, digamos nos últimos 10 ou 5 metro (ou até 1 metro que seja) que você já estará evitando problemas com surto

Interessante, você poderia me dar mais detalhes de como a GVT implementava isso?

Pois estes conversores convertem de cabo de rede para fibra, então o modem ficaria na estrutura da GVT ao invés da casa do cliente?

Os primeiros deploys de FTTH da GVT eram EPON, e não GPON, como são hoje.

Fibra óptica é sempre uma boa escolha para evitar surtos de tensão, pois o surto não passa pela fibra.

Cada conversor de mídia tem uma distancia especificada no aparelho, o TP-Link MC200CM que exemplifiquei suporta até 550 metros.

Existe diversos tipos de cabo de fibra óptica, para este aparelho você precisa deste que é duplo, não precisa comprar 2 cabos separados, o custo que passei de 10 metros já era este cabo duplo próprio para utilizar neste aparelho.

Existe na internet venda de cabos de grande quantidade como 100m ou mais, porem o custo é realmente expressivo, afinal de contas fibra óptica tem um custo alto, por isso internet de fibra óptica até o cliente ainda é escassa em todo brasil.

Por exemplo, a fibra óptica que exemplifiquei é SC, mas existe a SFP (não é compatível com aquele TP-Link citado no artigo) que se encontra fibra óptica de maior quantidade pelo mercado livre:
https://produto.mercadolivre.com.br...c-pc-multimodo-duplex-gbic-sfp-_JM?source=gps

Para utilizar essa SFP você precisaria de um media converter que suporte esse tipo de fibra como o TP-Link MC220L (que é mais barato mas precisa comprar o modulo para cada aparelho...)

Mas se a questão for somente o problema de surto você não precisa passar todos os 300 metros de cabo (que sai muito caro)... você só passa nos metros finais, digamos nos últimos 10 ou 5 metro (ou até 1 metro que seja) que você já estará evitando problemas com surto

Bastante criativo isso. Só falta proteger o modem.

Os primeiros deploys de FTTH da GVT eram EPON, e não GPON, como são hoje.

Bastante criativo isso. Só falta proteger o modem.
Obrigado pelas informações, confesso que ainda não estou familiarizado com EPON, GPON, etc ehehe vou dar uma googlada pra entender melhor os termos

Sobre o modem, ao menos no caso das grandes operadoras do brasil eles fornecem o modem sob comodato, então se há algum surto eles trocam, em um caso de surto teria bastante chances de ter o primeiro media converter queimado também, mas pelo valor de um (R$60 no aliexpress) acho que poderia valer a pena dependendo do valor dos equipamentos a serem protegidos.

Nunca vi ao vivo uma FTTH da GVT na época amigo, só vídeos no youtube e fotos pela Internet... o conversor de mídia que a GVT usava era um da D-Link que vinha as fibras de um lado e saía um cabo ethernet RJ45 que você ligava num roteador.

A GVT instalava um D-Link DIR 655 se não me engano (um branco, com 3 antenas). O conversor de mídia da D-Link tinha uma pequena fonte de 12V que devia ser ligada para ter conexão.

Ou seja, você tinha que ter a fonte do conversor e a do roteador ligadas à tomada. Geralmente o conversor ficava logo na entrada da casa, no primeiro cômodo e tinha que ter uma tomada perto.

Pois eles não gostavam de colocar muita fibra para dentro da casa do cliente, o mais curto melhor, e do conversor saía RJ45 comum e aí o céu era o limite.

Organizei o tópico, fiz gráfico, coloquei imagem e editei o texto para melhor compreensão de todos.

Tentei encontrar algum vídeo como o amigo @torrentman citou que era usado pela GVT, mas infelizmente não achei, devo estar procurando por termos errados, quando eu conseguir achar eu edito esse comentário e adiciono aqui.

Alguém aqui neste forum já teve a oportunidade de utilizar esses Conversores de Midia?

Organizei o tópico, fiz gráfico, coloquei imagem e editei o texto para melhor compreensão de todos.

Tentei encontrar algum vídeo como o amigo @torrentman citou que era usado pela GVT, mas infelizmente não achei, devo estar procurando por termos errados, quando eu conseguir achar eu edito esse comentário e adiciono aqui.

Alguém aqui neste forum já teve a oportunidade de utilizar esses Conversores de Midia?

Amigo @Alone in the House veja os primeiros 15s desse vídeo do link, mostra o conversor de mídia da D-Link que a GVT usava nos planos de 100 e 150Mbps, hoje extintos.

Veja que entra a fibra nele e o cabo da fonte, provavelmente de 12V e sai um RJ45 normal, que vai até o roteador da D-Link, aquele modelo branco que era bem caro na época e a GVT o usava.

Link do vídeo de 2011 mas serve para ilustrar:

Que eu saiba, a Vivo não usa mais conversor de mídia nos planos de fibra 50, 100, 200 e 300Mbps. É um aparelho só que faz tudo, recebe a fibra da rua e sai direto para a LAN do cliente.

Abraços, espero ter ajudado no tópico! :)

Amigo @Alone in the House veja os primeiros 15s desse vídeo do link, mostra o conversor de mídia da D-Link que a GVT usava nos planos de 100 e 150Mbps, hoje extintos.

Veja que entra a fibra nele e o cabo da fonte, provavelmente de 12V e sai um RJ45 normal, que vai até o roteador da D-Link, aquele modelo branco que era bem caro na época e a GVT o usava.

Link do vídeo de 2011 mas serve para ilustrar:

Que eu saiba, a Vivo não usa mais conversor de mídia nos planos de fibra 50, 100, 200 e 300Mbps. É um aparelho só que faz tudo, recebe a fibra da rua e sai direto para a LAN do cliente.

Abraços, espero ter ajudado no tópico! :)

Muito obrigado amigo, era exatamente desse tipo de video que estava procurando!

Uma coisa interessante a ser notada é que se a GVT colocava para os clientes esses conversores de midia significa que devem ser bem confiaveis.

Aqui em casa instalaram um conversor da FiberHome, trocar este aparelho por um da Ubiquiti Ufiber Nano G traria alguma melhora ?

@GoodVibes se você está enfrentando algum problema com seu FiberHome, então a troca sim é muito benéfica, porem se não houver problemas, ai a troca pelo Ubiquiti acaba sendo somente pelas características do aparelho novo como o display informativo no próprio conversor, etc.

Fora isso não vejo porque mudar.

Pelo que entendi a ideia desse sistema é evitar surto de energia para os dispositivos correto?
Alguem teria alguma ideia sobre os protetores de surto RJ45 da Ubiquiti (ou qualquer outro confiavel)?
No ML um da ubiquiti ta saindo por 60 reais, e seria menos poluida a instalacao.Porem so protege um dispositivo, no caso é ideal pra quem usa router secundario ou so um pc.(pelo menos eu acho, nao sei a efetividade desses)

Pelo que entendi a ideia desse sistema é evitar surto de energia para os dispositivos correto?
Alguem teria alguma ideia sobre os protetores de surto RJ45 da Ubiquiti (ou qualquer outro confiavel)?
No ML um da ubiquiti ta saindo por 60 reais, e seria menos poluida a instalacao.Porem so protege um dispositivo, no caso é ideal pra quem usa router secundario ou so um pc.(pelo menos eu acho, nao sei a efetividade desses)

Sim a ideia que dei neste tópico é usar o conversor como protetor contra surtos oriundos da linha da operadora, visto que nesse caso não há qualquer chance do surto passar, visto que fibra óptica não conduz eletricidade.

Sobre protetores de RJ45 ou até mesmo os protetores para RJ11 ou para cabo coaxial, eu mesmo nunca utilizei, mas sempre se tem algum tipo de perda (pode ocorrer que a perda na qualidade não seja relevante e não impacte em nada a velocidade).

O bom mesmo é ver testes bem técnicos para saber se há problemas reais de perda de sinal e até que ponto estes dispositivos realmente protegem contra surtos.

Se algum dia encontrar informação relevante não esqueça de compartilhar.

Seria esse vídeo? foi instalado em 2012 na empresa que trabalho e usa esse conversor até hj, nunca deu problema.

Users who are viewing this thread

Voltar