Mega comparativo [HD4670 x GTX 260] em um Phenom x3 8650

Mumm-Ra

Look at my Reindeer
Registrado
Bom galera, possuo uma hd4670 com um phenom 8650 considerado bem ruimzinho pra jogos, recentemente comprei uma gtx260 pra usar na maquina atual e decidi fazer um mega teste entre as 2 placas na maquina da assinatura

A intenção é mostrar o quanto um phenom pode segurar uma vga do nivel da gtx260, ou não

Inicialmente iria esperar a gtx chegar pra fazer os testes e postar tudo pronto de uma vez, mas como ja tenho varios testes feitos vou postar os que tenho aqui, e aproveitar o tempo que vai levar ela chegar pra ouvir sujestões de testes e jogos :yes:


Plataforma de testes

Phenom x3 8650 @ 2.594
2 x 2 Kingston @ 904 / 6 - 6 - 6 - 18
Windows Vista Ultimate 64 bits, Sevice Pack 2



Catalyst 9.11 / dirt2 hotfix


&

195.62 WHQL

Bom, vamos ao que interessa


SAPPHIRE HD4670 512 GDDR3
over
775 core
2100 memorias

pict0302.jpg


Plaquinha economica, o que me fez compra-la na época que comprei pois tinha uma fonte 350bkv, na geração anterior a ela, ela se equipara a hd3850 levando vantagem em filtros visto que as hd38** não se davam bem com filtros, na concorrente ela fica no mesmo nivel da 8800gs/9600gso e é de 10% a 20% mais fraca que a 9600gt dependendo da resolução

Temperaturas boas, tanto em idle quando em full, a unica coisa que incomoda é o barulho durante os jogos
Overdrive bem facil de mexer, regular overclock ja com um mini-teste de estabilidade, fixar a rotação do cooler ou deixa-lo automatico, tudo na mesma tela, simples e funcional do jeito que eu gosto e ja vem junto com o catalyst, espero que na nvidia seja tão simples quanto

Idle
overdriveidle.jpg

Detalhe também para o gerenciamento de energia, reduzindo o clock quando a placa esta ociosa, espero ter isso na nvidia também

Full
overdrivefull.jpg



ECS GTX 260 Black
stock - 216 sp - 55nm
576 core
1242 shader
2000 memorias

pict0300x.jpg


Possui gerenciamento de energia quando esta ociosa, ponto a favor :thumbs_up mas senti muita falta de um utilitario embutido no driver como o Overdrive, para controlar o cooler e mudar os clocks tive que baixar um programa a parte, estou usando o EVGA precision, temperatura de 48 Cº idle e full 84Cº, achei muito quente, fora isso não escuto nada com o cooler em 40% mas a partir disso ja da pra perceber o ruido, a rotação aumenta automaticamente sim, eu que não tinha percebido, mas so começa a aumentar quando a placa atinge 80 Cº, entendi que a placa busca sempre não passar de 80Cº, o que pra mim é uma temperatura bem alta, vou tratar de fazer umas "gambis" por aqui :p



Os testes foram feitos todos na resolução nativa do meu monitor, 1680 x 1050



Benchmarks de jogos


Dirt 2 - tudo em high e ultra - dx9

HD 4670

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaa.jpg


AA4X
4xaa.jpg


AA8X
8xaa.jpg



GTX 260

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaa.jpg


AA4X
4xaa.jpg


AA8X
8xaa.jpg


AA16XNIVIDIA (pesado pra burro esse :eek:)
16xcq.jpg


Vou deixar em AA8X, aa não pesa muito nessa placa e/ou to no gargalo extremo nesse jogo :lol:


Resident Evil 5 - tudo ativado - dx10

HD 4670

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaaf.jpg


AA4X
4xaaw.jpg


AA8X
8xaap.jpg


A unica forma jogavel aqui na verdade é sem aa, porque nesse jogo tem o bug da ati no dx10 + aa e alem disso, quando ativo aa aqui, quando tem muita gente e efeitos percebi na area 3(exclusivamente na area 3) uma queda de fps pra menos de 30, o que afeta a jogabilidade, sem aa fica sempre acima de 30

GTX 260

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaa.jpg


AA4X
4xaa.jpg


AA8X
8xaa.jpg


Fantastico, não esperava tudo isso de ganho e nem se quer formatei a máquina


Street Fighter 4 - máximo

HD 4670

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaa.jpg


AA4X
4xaar.jpg


AA8X
8xaa.jpg


Esse foi o mais estranho, quando ativa 2xaa perdi mais de 20 fps em relação sem aa, porem o resultado com aa2x, aa4x e aa8x foi praticamente o mesmo :huh:

GTX 260

AA0X
0xaa.jpg


AA2X
2xaa.jpg


AA4X
4xaa.jpg


AA8X
8xaa.jpg


Aqui mesmo com a impressionante melhora o processador esta limitando, e como aconteceu com a hd4670, de 2xaa para 8xaa praticamente não tem diferença de performance


Benchmarks by fraps

Nesses jogos que não tem benchmark integrado rodei o bench do fraps em 3 momentos diferentes, mini-benchs de 1 minuto cada 1, dividi por area/fase os resultados


Batman Arkham Asylum Demo - maximo
Como é o demo separei por areas do mapa

HD 4670
0XAA e physx off

batmanfps.jpg




GTX 260
8XAA e physx no high

batmanfps.jpg


batmand.jpg



Call of Duty 4 - máximo
Aqui separei por fase

HD 4670
0XAA

cod4fps.jpg




GTX 260
8XAA

cod4fps.jpg


cod4gj.jpg


Call of Duty 5 - máximo
Aqui separei por fases também

HD 4670
0XAA

cod5fps.jpg




GTX 260
8XAA

cod5fps.jpg


cod5v.jpg



Conclusão

HD 4670

A placa ainda é uma pequena valente, fazendo frente com os jogos de 2009 graças ao hardware limitado dos consoles atuais, porem ela não aguenta AA junto com uma resolução mais alta, mas também seria pedir demais para uma placa que hoje deve custar menos de R$250,00

Quando comprei essa placa eu ainda tinha um monitor tubo 15'', ou seja 1024 x 768 de resolução, então ela sobrava em tudo que eu jogava até com AA no talo, sempre com bons frames, porem quando mudei de monitor, consequentemente pra 1680 x 1050 ja não pude mais rodar os games com AA

Meu objetivo com a GTX 260 é rodar os games em 1680 x 1050 com AA e uma taxa sempre boa de fps, alem de ter um efeito bem legal no batman, vamos ver como meu processador vai reagir a ela :p

GTX 260

Impressionante o aumento de performance e apesar do gargalo estou rodando tudo no talo e com AA, exceto crysis que ta em very high dx10 e GTA4 que ta tudo no maximo exceto a distancia que ta 25%, mas to achando meio lagados os 2 jogos, creio que seja resolvido com o futuro processador, PII 945
 
Última edição:
Parabéns ai amigo, muito legal o review!
 
Esperando o teste da GTX 260!

Parabéns pelo review, achei muito organizado.

Minha 9600GT mesmo sendo 10% a 20% superior do que a HD4670, e mesmo usando uma resolução menor(1600x900), tem queda de FPS em alguns jogos. Conclusão, tenho que trocar a placa de vídeo! Só falta dinheiro para isso...:no:
 
Esperando o teste da GTX 260!

Parabéns pelo review, achei muito organizado.

Minha 9600GT mesmo sendo 10% a 20% superior do que a HD4670, e mesmo usando uma resolução menor(1600x900), tem queda de FPS em alguns jogos. Conclusão, tenho que trocar a placa de vídeo! Só falta dinheiro para isso...:no:

hehe, se eu der sorte ela chega antes do natal

valeeeuuu :yes:
 
só posso te dizer uma coisa a gtx 260 216 sp vai engolir essa HD......é sinistro!!!
 
só posso te dizer uma coisa a gtx 260 216 sp vai engolir essa HD......é sinistro!!!
Espero que sim :) tava vendo que de uma 9600gt pra ela tem 100% de ganho =O, se for tudo isso mesmo ta bom demais

Mudou muito ai da 8800gt?

tb vou fazer um teste comparativo, mas com a minha atual 9600 GT com a gtx 260 q tb nao chegou ainda.

No aguardo também
 
lol minha tem resultados melhores no que nesse seu phenom ai..
eu to achano que ele ta segurando a HD4670 tbm sem brincadeira
aqui eu jogo em 1600x900 sempre com no minimo 2XAA de os FPS sempre acima de 35 e bem estaveis.
to achando que se vc colocar uma GTX260 ai ela vai e travar de vez.
prem achei estranho as memos dele rodando no Overdrive a 1000Mhz e o Core dele a menos de 800Mhz
ja que aqui as memos nao passam de 900Mhz:eek:
vai entender:rolleyes:
 

Attachments

  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    64.8 KB · Visitas: 711
Última edição:
Ah, mas comparar um i7 com um phenom 1 é muita brutalidade hehe

A sua deve ser a que tem memorias a 1746mhz, a minha tem memorias a 2000mhz
 
Ah, mas comparar um i7 com um phenom 1 é muita brutalidade hehe
a ta o seu e o Phenom 1 a ta agora entendi rsrs achava que era o 2 mais blz to por fora de cpus AMDs:p

A sua deve ser a que tem memorias a 1746mhz, a minha tem memorias a 2000mhz

nao cara e pq eu usava antes com um Core 2 duo e ja tinha resultados melhores mas talvez seja por causa do Core quase nada mais rapido no Over eu acho:lol:
mas awe ficou muito bom seu review haha
mas awe espera sair o GT300 ai as placas vão ficar mais baratas e quem sabe vc pega uma coisa mais potente ainda hehe:p
abraçãoooo:wave:
 
Espero que sim :) tava vendo que de uma 9600gt pra ela tem 100% de ganho =O, se for tudo isso mesmo ta bom demais

Mudou muito ai da 8800gt?



No aguardo também

Cara a GT 8800 rodava tudo trankis....porém a GTX 260 aumentou muito os fps....e o que eu achava que seria imperceptível mudou muito.....jogar com 60 ou 70 com tudo no high e filtros no talo...é fantástico!!!
 
nao cara e pq eu usava antes com um Core 2 duo e ja tinha resultados melhores mas talvez seja por causa do Core quase nada mais rapido no Over eu acho:lol:
mas awe ficou muito bom seu review haha
mas awe espera sair o GT300 ai as placas vão ficar mais baratas e quem sabe vc pega uma coisa mais potente ainda hehe:p
abraçãoooo:wave:
hehe eu ja tinha comprado, to so esperando chegar

Opa, brigado :)

Cara a GT 8800 rodava tudo trankis....porém a GTX 260 aumentou muito os fps....e o que eu achava que seria imperceptível mudou muito.....jogar com 60 ou 70 com tudo no high e filtros no talo...é fantástico!!!
Qual resolução voce usa ai?
 
Ficou legal! Aguardando os testes com a GTX... Se tiver o jogo, gostaria que fizesse um bench do NFS shift também.
 
Ficou legal! Aguardando os testes com a GTX... Se tiver o jogo, gostaria que fizesse um bench do NFS shift também.
Shift não tenho, mas tenho grid e crysis, vou ver se pego o bench do crysis pra rodar também

E o processador, quando vai trocar? Ele vai dar uma segurada boa no desempenho. Muito boa. Dá pra pegar um PII 720BE que tá baratinho e fica ótimo pra andar junto com a GTX.

Então, to querendo um PII945, mas a grana ta curta =|
 
Shift não tenho, mas tenho grid e crysis, vou ver se pego o bench do crysis pra rodar também

Então, to querendo um PII945, mas a grana ta curta =|


Tenho testes aqui no Resident Evil 5, Street IV, Crysis, Crysis Wardhead, todos em 1900x1080 e 1680x1650 ambos testados com um processador X3 720BE e um X4 955BE e posso afirmar que a diferença de FPs na GTX260 é mínimo, pode deconomizar sua grana e ficar no X3 720.

O teste foi feio com a mesma placa-mae, mesma fonte, mesma RAM, só trocando a CPU.

Vou abrir um tópico a respeito. Vai ajudar muita gente. :)

Edit: Link : http://adrenaline.com.br/forum/plac...60-phenon-x3-720be-x4-955be-comparativos.html
 
Última edição:
Up, adicionei alguns testes da GTX 260
 
Muito bom, parabéns.

Bem interessante o teste, aumento brutal de performance...


Abçs
 
Muito bom, parabéns.

Bem interessante o teste, aumento brutal de performance...


Abçs

Obrigado, realmente tive mais de 100% de ganho, e com ainda com a troca do 8650 para o 945 devo ganhar ainda mais hehe
 
Coloquei os testes que faltavam
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo