• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] MEGA TESTE : Anemômetro e Decibelímetro [ TODOS OS FANS DO MERCADO ]

Amigos divulguei aqui no trabalho este tópico e tamanha foi a ansiedade quanto o desenrolar deste tópico, sem medo de errar irá ser um dos mais elucidativos tamanha a repercursão pois refrigeração é o Q da questão.
 
Se eu morasse perto, iria te dar um help aí.. mas morar longe é osso.. :(

Parabens, boa sorte e haja paciencia..

Falo lek!
 
Muito legal a iniciativa... no meu gabinete tenho 4 desses que voce utilizou no vídeo... realmente são muito bons... abraço!
 
Obrigado a todos, tanto pelos elogios quanto pela divulgação,

hoje vou na just pegar a primeira leva de coolers para serem testados, segunda feira começa a bateria de testes.:yes:
 
Só uma sugestão minha, é....

...Acho que para teste o CFM, acho que do lado de fora seria mais preciso, pois acho que ele dentro dessa caixa não haja uma circulação livre do ar, pois a parede da caixa está bem proxima do sensor de velocidade, então acho que o vento bate e volta no fundo da caixa atrapalhando uma circulação continua do ar (mesmo que colocar um Fan soprando de frente para o outro).

E se possível, faça um teste com o FAn dentro e fora da caixa para ver se há diferença
Escrevo isso devido a esse vídeo aqui em baixo, da qual testou o Fan da Cooler Master de 19dB (será????) da qual você também testou rapidamente aí, e obteve um resultado um pouco diferente.

A caixa acústica acredito que servirá para testar o nível de ruído do Fan, mas acho que a caixa deveria ser um pouca mais larga devido ao choque que o ar terá com o fundo da caixa, podendo gerar algum tipo de ruído.

Mas quero lhe agradecer pela boa e sábia iniciativa de fazer esse tira-teima, pois com toda certeza do mundo, será de grande ajuda para quem quer gastar em um bom Fan ou procura um ótimo CxB deles.

Se possível, gostaria que testasse o FanEvercool Spider, MaxPower Cooler FAN 120 mm Blue LED 3Pin MP-FAN-12LB e o Evercool Cooler FAN 120mm Evercool Alumínio para ver seu CFM realmente.

E o mais outro fator importante, testar o Fan com "Filtro de Poeira" para saber o quanto ele diminui o rendimento do Fan.

Parabéns para ti !!!! :yes:
 
Última edição:
no aguardo também... eu prezo muito pelo silêncio e não faço over então prefiro os coolers com desempenho mediano mas silenciosos. Excelente iniciativa!
 
Olá


Segue fotos dos coolers que serão testados, temos tambem dois redutores de voltagem, um para 10v e outro para 5v.

Uma ajuda dos amigos aqui do adrenaline, alguem com habilidade ou formação em física? ou engenharia? pois a precisão do sensor em CFM é dada levando em conta um duto, com a área gravada previamente no sensor, acredito que sem isso, teremos algum erro na precisão,

Acredito que seja mais facil medir em M/s e converter para CFM, alguma dica? :huh:

.

p1000879j.jpg


.

p1000878fb.jpg
 
hotsauce2007, seria bacana por ai tbm os fans da noctua!
estarei recebendo alguns fans do eua depois poderiamos combinar alguma forma de lhe enviar
 
ja to divulgando aqui..., fico bacana o topico......
 
quero ver o que esse AKASA Apache é capaz, tem muita gente falando dele.
 
Olá


Segue fotos dos coolers que serão testados, temos tambem dois redutores de voltagem, um para 10v e outro para 5v.

Uma ajuda dos amigos aqui do adrenaline, alguem com habilidade ou formação em física? ou engenharia? pois a precisão do sensor em CFM é dada levando em conta um duto, com a área gravada previamente no sensor, acredito que sem isso, teremos algum erro na precisão,

Acredito que seja mais facil medir em M/s e converter para CFM, alguma dica? :huh:

Qual o anemometro que estão utilizando? Tem que ler no manual para tais detalhes... Pois tem uma distância que você deve deixar para que ele meça corretamente, de forma que o fluxo do ar não tenha uma inclinação considerável em relação ao eixo do anemometro.

Bom... De m/s para CFM é tranquilo pois você vai ter tantos m/s numa determinada área (pi*r^2 do medidor do anemômetro)... e CFM são pés cúbicos por minuto :)
 
Vou acompanhar o topico tenho 2 apaches aqui parados
 
opa, muito bom o tópico!
nunca tinha visto algo parecido aqui em brazaland!

vou acompanhar, excelente mesmo.. meus parabens.
 
hotsauce2007, seria bacana por ai tbm os fans da noctua!
estarei recebendo alguns fans do eua depois poderiamos combinar alguma forma de lhe enviar

Demorou Leandro, só enviar para just que depois retornamos para ti, da noctua o Eduardo não tem por la, mas gostaria de testar tambem, vamos se falando no msn e ai fechamos.

ja to divulgando aqui..., fico bacana o topico......

valeu man, grande abraço.

quero ver o que esse AKASA Apache é capaz, tem muita gente falando dele.

Idem, e os Noctua tambem.

Qual o anemometro que estão utilizando? Tem que ler no manual para tais detalhes... Pois tem uma distância que você deve deixar para que ele meça corretamente, de forma que o fluxo do ar não tenha uma inclinação considerável em relação ao eixo do anemometro.

Bom... De m/s para CFM é tranquilo pois você vai ter tantos m/s numa determinada área (pi*r^2 do medidor do anemômetro)... e CFM são pés cúbicos por minuto :)

Fala Swoop, o modelo é esse aqui:

http://www.amazon.com/gp/product/B0028WEKQI/

Acho mais facil medir e converter ao invez de fabricar um duto,

Vou acompanhar o topico tenho 2 apaches aqui parados


Blz man,
Top vlw pela iniciativa estou perto do centro de sampa tb se precisar ajuda nos finais de semana posso te ajudar ...vlww..

certo, vou ver como irei me sair aqui, e qualquer coisa combinamos sim, valeu pela ajuda...:)

opa, muito bom o tópico!
nunca tinha visto algo parecido aqui em brazaland!

vou acompanhar, excelente mesmo.. meus parabens.

Isso ae, primeira vez por aqui e fazendo bonito ainda...haha
 
Fala Swoop, o modelo é esse aqui:

http://www.amazon.com/gp/product/B0028WEKQI/

Acho mais facil medir e converter ao invez de fabricar um duto,

Acho que você não entendeu mto bem, mas aqui vai uma imagem retirada do manual de um anemometro da Minipa.

Se possível, tente me arrumar o manual que vejo para você como deve proceder, talvez seja semelhante à esta imagem.]

Sobre as medidas, como disse, medindo em m/s (metros por segundo) e depois multiplicando pela área do anemômetro, ter-se-á a vazão do fluxo, a qual será dada pelo padrão internacional (SI) em m^3/s. Daí basta fazer uma conversão boba de m^3/s para CFM (pés cúbicos por minuto). Isso é mole, só tacar no excell e mandar bala! :D

anemometrod.jpg
 
Swoop,

te mandei Mp...

da uma olhada ae...

abraçossssssssss...
 
ótima iniciativa, vou acompanhar, quem sabe me ajuda a decidir futuros novos fans.
 
Galera,


Desculpe a demora em postar os resultados, mas conversando com o swoop, chegamos a conclusão que será necessário a fabricação de um duto, pois assim teremos a área total a ser medida, amanhã irei comprar um duto e fabricar para que os testes cheguem o mais proximo possível da perfeição,

O primeiro cooler testado será o famoso R4, e logo na sequencia, o APACHE,

Abraços a todos,
 
Caraca Hot! Parabéns pelo trabalho cara! Teste indiscutivelmente sério e profissional, acredito que o Adrena vai publicar e fixar sem pensar 2x :)

Bem, como to estudando inglês posso posteriormente ajudar na tradução do artigo, o ideal é montar uma equipe de 3 pessoas afim de minimizar os erros. Se alguém mais se dispor tamos ae!

[]´s
 
Caraca Hot! Parabéns pelo trabalho cara! Teste indiscutivelmente sério e profissional, acredito que o Adrena vai publicar e fixar sem pensar 2x :)

Bem, como to estudando inglês posso posteriormente ajudar na tradução do artigo, o ideal é montar uma equipe de 3 pessoas afim de minimizar os erros. Se alguém mais se dispor tamos ae!

[]´s

Fala gangstar,

Fechado, ja tenho você no msn, um outro amigo meu ira cuidar da parte de animação e renderização dos videos em HD, vamos se falando e toda ajuda é bem vinda, pretendo postar em outros forums tb, pq afina um trabalho desse merece divulgação,
 
Fala gangstar,

Fechado, ja tenho você no msn, um outro amigo meu ira cuidar da parte de animação e renderização dos videos em HD, vamos se falando e toda ajuda é bem vinda, pretendo postar em outros forums tb, pq afina um trabalho desse merece divulgação,


Sem medo de ser feliz!! Mais uma vez parabéns pelo empenho :thumbs_up
 
Parabéns pela iniciativa, testa uns Yates aí!
 
Meus parabéns pela dedicação e empenho! Sou um fanático por fans e sempre leio muito a respeito. Entrei neste forum especificamente por causa deste post.

Só gostaria de dar uma sugestão, de no primeiro post deixarem visível pro pessoal que buscar isto como consulta, que não ficasse comparando com as especificações do fabricante, e sim comparasse com os modelos testados. O método que eles utilizam é diferente... para o ruído por exemplo geralmente é a 1 metro de distância. Não sei se me fiz entender... é que muito possivelmente vá se ver pessoas comparando por exemplo um Noctua dando 50 CFM e 20db aqui testado com um Scythe de 55 CFM com 18db dados pelo fabricante (um exemplo esporádico este). Não seria justo.

Como vi que testará um R4 e tenho um aqui e não estou utilizando.... Gostaria de mandar ele e sanar uma dúvida. O desgaste desse fan.... lembrando que ele é sleeve. Tenho ele a aproximadamente 1 ano, 1 led queimou e o rolamento faz um barulho considerável agora. Poderia adicionar este teste? Mando ele com o maior prazer.


Abraços
 
Como prometido, segue fotos do duto, ele tem 137mm por 136 por 320mmm, e pesa quase 20 kilos, logo, não tem como trepidar ou vibrar e etc...:yes:

.

p1010008l.jpg


p1010007x.jpg


p1010006ev.jpg



Agora vou fechar as tampas com espumas, e começar os testes, que venha o R4...:wave:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo