Melhor antivirus leve

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos LucianoCR
  • Data de Início Data de Início

LucianoCR

New Member
Além do próprio Windows Defender, qual antivirus gratuito é o mais leve?
Pensando em uma máquina antiga com 4GB de RAM.
Sei que o Windows Defender é o mais leve por já ser integrado ao Windows, mas se eu quiser instalar um outro, qual seria o gratuito que consome menos recursos?

Olha man todo AV vai pesar alguma coisa no sistema e vai em algum grau diminuir performance, já vi gente aqui no fórum reclamando do próprio Defender e de alguns outros em questão de consumo de recursos e até travamentos.
Bom, dito isso eu acho que se for olhar para os melhores é sempre bom tentar o BitDefender ou o Kaspersky e ver se te agrada. Outro que talvez valha a pena olhar é o Avira.

De qualquer forma sempre acho interessante um upgrade de RAM, afinal não é dos upgrades mais caros.

O se for usar o Avira Free pegue a versão dele offline do site brasileiro... A versão do site internacional é zica.. Se eles não mudaram, vai acabar instalando um monte de tranqueira junto, incluindo o navegador opera( pelo menos estava desse jeito da ultima vez que eu vi) .. Já a do site brasileiro o instalador instala somente o Avira Free e nada mais .

http://www.avira.com.br/downloads.php

Se for pra usar um AV "leve" por outro, acho melhor que vc fique com o windows defender, ele é um av muito bom, claro desde que vc tenha um hábito saudável no que vc acessa na interwebs, pois caso a resposta seja não, nem o melhor antivírus pode lhe ajudar.

Algo que deixa o windows defender ainda mais funcional, é desabilitar as 4 tarefas agendadas dele, pois são elas que atrapalham demais a utilização dele no windows 10, as 4 ativas são um desastre para a performance do pc. Aqui ele enchia o saco dando mini travadas nos jogos, lags por causa de uma das tarefas agendadas fazer scan automático em segundo plano e etc.

Depois que eu desabilitei as 4 tarefas, o WD ficou excelente no desempenho, suave e não atrapalha mais na performance do pc, teste ai e veja se depois das mudanças ainda compensa vc trocar ele por outro av.

Última edição:
Panda dome free

Só o Windows Defender já basta, a equação é bem simples, se você tiver bons hábitos online, não usar software pirata e ter tudo atualizado o Windows Defender é o bastante.

Se você tem maus hábitos de segurança usando o PC é só questão de tempo para até o melhor dos antivírus te deixar na mão.

Não vale a pena comprometer a performance, que já está limitada, por um pouco mais, talvez nenhuma, segurança adicional.

Se for pra usar um AV "leve" por outro, acho melhor que vc fique com o windows defender, ele é um av muito bom, claro desde que vc tenho um hábito saudável no que vc acessa na interwebs, pois caso a resposta seja não, nem o melhor antivírus pode lhe ajudar.

Algo que deixa o windows defender ainda mais funcional, é desabilitar as 4 tarefas agendadas dele, pois são elas que atrapalham demais a utilização dele no windows 10, as 4 ativas são um desastre para a performance do pc. Aqui ele enchia o saco dando mini travadas nos jogos, lags por causa de uma das tarefas agendadas fazer scan automático em segundo plano e etc.

Depois que eu desabilitei as 4 tarefas, o WD ficou excelente no desempenho, suave e não atrapalha mais na performance do pc, teste ai e veja se depois das mudanças ainda compensa vc trocar ele por outro av.

Realmente o único defeito do Defender é a falta de bom senso total que ele tem com essas tarefas, vc pode estar jogando o jogo mais pesado ou renderizando algo, que se ele cismar com algo ele vai usar força total pra escanear e te lascar. No estado normal dele, é muito bom e leve.

A minha máquina é de 2012. Processador i3-2330M 2.20GHz, 4GBde RAM, Windows 10 64 bit.
Com 4GB de ram eu jamais usaria windows 10, fica muito, muito ruim mesmo. Ainda mais se você não usar SSD.
Quando meu laptop só tinha isso de ram usava linux com XFCE. Você pode fazer isso ou faz downgrade pro windows 7, mas o linux fica bem melhor.
W10 é pra se usar com no minimo 8gb ram.

@topico
Use windows original, sem KMS e ISO baixado diretamente do site da microsoft, compre licença OEM baratinha, ativa e deixe totalmente atualizado somente com windows defender. Não precisa de mais nada.

como ja dito por outros colegas.
eu considero hoje o Microsoft Defender suficiente, se a pessoa nao usa software pirata etc não ha necessidade de outra solução, o Defender tem ate opção de rodar em sandbox o que aumenta ainda mais o fator de segurança dele,
se for para ter um outro AV ou seria Kaspersky ou Panda

Com 4GB de ram eu jamais usaria windows 10, fica muito, muito ruim mesmo. Ainda mais se você não usar SSD.
Quando meu laptop só tinha isso de ram usava linux com XFCE. Você pode fazer isso ou faz downgrade pro windows 7, mas o linux fica bem melhor.
W10 é pra se usar com no minimo 8gb ram.

@topico
Use windows original, sem KMS e ISO baixado diretamente do site da microsoft, compre licença OEM baratinha, ativa e deixe totalmente atualizado somente com windows defender. Não precisa de mais nada.

Concordo com tudo. Acho que apenas em casos em que o cabra trabalhe de home office com dados delicados da empresa, aí cabe um AV mais completo. Pra gente afegão comum, ngm quer nada de nós, é nóia de paranóico.

Users who are viewing this thread

Voltar