Melhor sistema operacional para notebook velho

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos madman320
  • Data de Início Data de Início

madman320

Hungry Member
Eu tenho um velho notebook Toshiba IS 1412 e pretendo dar para minha mãe. Porém tenho umas coisas para resolver primeiro.

A mais importante é a performance. Ele possui um processador Intel Pentium T4300 dual-core 2.1 GHz. Na minha opinião não é um processador ruim e para uma pessoa que só vai usar o notebook pra pesquisar na internet e fazer algum trabalho no Word, deve dar conta do recado.

Tenho quase certeza que o maior problema dele é a falta de memória RAM. Ele só tem 2GB de RAM e o SO dele é o Windows 7 Ultimate 64 bits. Se eu abro duas abas no Chrome, o sistema trava por 1-2 minutos. Se eu abro o Chrome e depois o Word, o sistema trava de novo. O Windows em si consome mais da metade da memória RAM sem nenhum programa aberto.

Pretendo comprar mais um pente de 2GB pra fazer dual-channel, porém queria saber qual sistema operacional do Windows esse notebook com 4GB de RAM teria melhor performance (Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10?), e o mais importante, na versão de 32 bits ou na versão de 64 bits?

Coloquei uma "versão" lite, editada por mim, do windows 7 professional 32bits. Enfim, recomendo windows 7 professional 32bits. Vale ressaltar duas "coisas".. a primeira e mais importante: nao coloque nenhuma versão 64bits em pc com 3GB (ou menos) de memória ram e nao ative seu windows utilizando softwares de terceiros.

Em relação ao windows xp, seria uma boa opção (brincadeira, api defasada e falta de drivers)

Sem essa de versão de Windows pra notebook velho vc tem e de melhorar ele, dá uma olhada se a etiqueta embaixo dele se ainda tem o numero de serie do Windows legível e instale a versão desta etiqueta e deixe ele original que é menos uma dor de cabeça, coloque mais 2 Gb nele se tiver slots sobrando pq o preço do pente de memoria 2gb é muito barato e pra melhorar mesmo coloque um SSD de 128Gb com sorte vai achar um usado com bom preço um SSD dura muito mais que um mecânico e vc nota a diferença na hora após instalar e colocar o Windows nele vai ser outro notebook com isso e porque a tua mãe merece né? te carregou por 9 meses na barriga e vc ai se mixando pra dar um notebook bom pra ela pelo menos, arruma bem este pra ela usar de boas e não ficar se estressando. Vai sair mais barato que 2 fardos de cerveja boa ou 4 de coca cola e a tua mãe vai ficar feliz contigo por ter um notebook que presta e não uma carroça que leva 2 minutos pra abrir uma aba. ;) 👍

Win 7

Eu tenho um velho notebook Toshiba IS 1412 e pretendo dar para minha mãe. Porém tenho umas coisas para resolver primeiro.

A mais importante é a performance. Ele possui um processador Intel Pentium T4300 dual-core 2.1 GHz. Na minha opinião não é um processador ruim e para uma pessoa que só vai usar o notebook pra pesquisar na internet e fazer algum trabalho no Word, deve dar conta do recado.

Tenho quase certeza que o maior problema dele é a falta de memória RAM. Ele só tem 2GB de RAM e o SO dele é o Windows 7 Ultimate 64 bits. Se eu abro duas abas no Chrome, o sistema trava por 1-2 minutos. Se eu abro o Chrome e depois o Word, o sistema trava de novo. O Windows em si consome mais da metade da memória RAM sem nenhum programa aberto.

Pretendo comprar mais um pente de 2GB pra fazer dual-channel, porém queria saber qual sistema operacional do Windows esse notebook com 4GB de RAM teria melhor performance (Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10?), e o mais importante, na versão de 32 bits ou na versão de 64 bits?
Com 2GB de ram Windows 8.1 32bit.

Com 4GB de ram Windows 8.1 64bit.

Windows 7 está morto.

Um SSD é definitivamente o que você pode fazer de melhor pelo velho guerreiro, eu tentaria colocar um Linux aí, Linux Mint tem uma interface muito amigável para quem só está acostumado com Windows.

Eu uso o Zorin OS Lite num notebook velho aqui e a melhora foi perceptível - seria ainda mais se eu trocasse o HD por um SSD.

Windows 7 está morto.

Um SSD é definitivamente o que você pode fazer de melhor pelo velho guerreiro, eu tentaria colocar um Linux aí, Linux Mint tem uma interface muito amigável para quem só está acostumado com Windows.
se quiserem o 8.1 lite q montei 64-bit ta na mao

ja atualizado ate setembro 2020, roda em pc com 900mb de ram sem problemas, tempo de boot mais rapido que qualquer versao do windows

Windows 7 está morto.

Ele não morreu dããããã, simplesmente não existe mais suporte da microsoft, veja esse video:

se quiserem o 8.1 lite q montei 64-bit ta na mao

ja atualizado ate setembro 2020, roda em pc com 900mb de ram sem problemas, tempo de boot mais rapido que qualquer versao do windows

Ótimo Mauro mais tarde vou testar, obrigado.

Nenhum Windows roda bem em sistemas velhos na minha opinião. Para ter performance o jeito seria partir para uma distribuição Linux leve, tais como Bodhi Linux, Mint XFCE, Xubuntu ou Lubuntu...

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar