[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Eu ando acompanhando esse fórum e graças a vocês eu troquei meu kit Deco M5 por um kit ax1800. E não tenho o que reclamar, principalmente pela maior possibilidade de configuração e o wifi6. Pesquisando pela internet eu achei um vídeo bem interessante. Já existe um firmware para traduzir o ax3600 em vários idiomas, inclusive o Br. Link
 
Pessoal, fiz um resuminho dos roaters que eu estou olhando...

AX5: Velocidade máxima de 1.800 ( 574 Mbps em 2.4GHz e 1201 Mbps em 5GHz), 4 antenas de 5dBi , 4 processadores (A53 @ 1.2GHz) + NPU de 1.5 Ghz - 2 Amplificadores 2.4G e dois amplificadores 5G (2x2 em 2.4GHz e 2x2 em 5GHz) - Memoria 128MB ROM e 256 MG RAM. Suporta 128 aparelhos conectados. Memoria é um tema exagerado. Se voce nao for usar uma porta USB (que este roteador nao tem) ou conectar um grande numero de devices, a memoria de 128/256 é mais do que suficiente para esses aparelhos. Pontos fortes, preço, presença de um NPU. Outro ponto positivo é que rotadores da Xiomi e Redmi fazem mesh entre eles: AX5, AX6, AX1800 e AX3600. Os aparelhos da Xiomi PODEM receber WRT em um futuro distante.

AX1800: Exatamente o mesmo hardware do AX5 - Velocidade máxima de 1.800 ( 574 Mbps em 2.4GHz e 1201 Mbps em 5GHz), 4 antenas de 5dBi , 4 processadores (A53 @ 1.2GHz) + NPU de 1.5 Ghz - 2 Amplificadores 2.4G e dois amplificadores 5G (2x2 em 2.4GHz e 2x2 em 5GHz) - Memoria 128MB ROM e 256 MG RAM. Suporta 128 aparelhos conectados. Memoria é um tema exagerado. Se voce nao for usar uma porta USB (que este roteador nao tem) ou conectar um grande numero de devices, a memoria de 128/256 é mais do que suficiente para esses aparelhos. Pontos fortes, preço, presença de um NPU. Outro ponto positivo é que rotadores da Xiomi e Redmi fazem mesh entre eles: AX5, AX6, AX1800 e AX3600. Preço é 30 a 50 reais mais caro que o AX5. Os aparelhos da Xiomi PODEM receber WRT em um futuro distante.

AX3 PRO: Velocidade máxima de 3000Mbps ( 574 Mbps em 2.4GHz e 2401 Mbps em 5GHz), 4 antenas de 5dBi , 4 processadores ( A53 @ 1.4GHz) - NAO POSSUI NPU - 2 Amplificadores 2.4G e dois amplificadores 5G (2x2 em 2.4GHz e 2x2 em 5GHz) - Suporta 248 aparelhos conectados. Memoria 128MB ROM e 256 MG RAM. Memoria é um tema exagerado. Se voce nao for usar uma porta USB (que este roteador nao tem) ou conectar um grande numero de devices, a memoria de 128/256 é mais do que suficiente para esses aparelhos. Pontos fortes, tamanho, extras (NFC, Wifi6+, 160MHz) e Game aceleration free. Pontos fracos: Preço, nao tem NFC, nunca sera compativel com WRT, nao tem NPU dedicado e o mesh fica restrito ao ecossistema da Huawei. Interessante se o preço nao passar de R$ 380

AX6: Velocidade máxima de 3.000 ( 574 Mbps em 2.4GHz e 2402 Mbps em 5GHz), 6 antenas de 5dBi , 4 processadores (A53 @ 1.0GHz) + 2x NPU de 1.5 Ghz - 2 Amplificadores 2.4G e 4 amplificadores 5G (2x2 em 2.4GHz e 4x4 em 5GHz) - Memoria 128MB ROM e 512 MG RAM. Suporta 248 aparelhos conectados. Memoria é um tema exagerado: Se voce nao for usar uma porta USB (que este roteador nao tem) ou conectar um grande numero de devices, a memoria de 128/256 é mais do que suficiente para esses aparelhos. Pontos fortes, preço (esta aparecendo pelo mesmo preço do AX3 PRO) presença de 2 NPUs. Outro ponto positivo é que rotadores da Xiomi e Redmi fazem mesh entre eles: AX5, AX6, AX1800 e AX3600. Os aparelhos da Xiomi PODEM receber WRT em um futuro distante. Pontos negativos: Só faz 2x2 a 160MHZ (grande ponto negativo) opcao de Game acelleration é paga, tamanho (chama muita atenção na importacao).


AX3600: Velocidade máxima de 3.600 ( 574 Mbps em 2.4GHz e 2402 Mbps em 5GHz e mais 600 para "internet das coisas". Porém esses 600 de ioT só funciona para aparelhos Xiomi. Nao funciona para nenhum dos principais padroes de Smarthouse entao, no final das contas, é inutil. Podemos considerar que esse aparelho tem apenas 3.000 Mbps de velocidade), 6 antenas de 5dBi + 1 antena para iOT, 4 processadores (A53 @ 1.0GHz) + 2x NPU de 1.7 Ghz - 2 Amplificadores 2.4G e 4 amplificadores 5G (2x2 em 2.4GHz e 4x4 em 5GHz) - Memoria 256MB ROM e 512 MG RAM. Memoria é um tema exagerado: Se voce nao for usar uma porta USB (que este roteador nao tem) ou conectar um grande numero de devices, a memoria de 128/256 é mais do que suficiente para esses aparelhos. Suporta 256 aparelhos conectados. Pontos fortes, sinal, velocidade presença de 2 NPUs. Outro ponto positivo é que rotadores da Xiomi e Redmi fazem mesh entre eles: AX5, AX6, AX1800 e AX3600 e lembrando que os aparelhos da Xiomi PODEM receber WRT em um futuro distante. Pontos negativos: Preço, velocidade de "3600" e enganação, e conexão especifica para IoT só é compatível com aparelhos da Xiomi (nao segue zigbee ou nenhum outro padrao de Smarthouse) Opcao de Game acelleration é paga, tamanho (chama muita atenção na importação). Nao traz tantos recursos a mais que o AX6 para compensar 300 reais a mais.


Comparativo

AX1800 e AX5 São iguais

AX3 PRO -> Velocidade máxima aumenta de 1800 para 3000, tem banda de 160Mhz. Processador melhor que o AX 1800 e AX5 mas perde o NPU.

AX6 -> Velocidade de 3.000, banda de 160MHZ (mas só em MIMO 2x2), 512MB de RAM (a ROM continua 128MB). Mesmo processador que o AX1800 (que é pior que o AX3 PRO) mas ganha 2 NPUs. Ganha também 2 antenas (ficando com 6 no total) ganha 2 amplificadores na banda de 5Ghz. Chip de amplificação (QPF4550 e QPF4200 ) e processadores são os mesmos do AX1800. Resumindo: É um "AX1800 PRO", com mais 2 antenas, mais 256 de memoria RAM, 2 amplificadores a mais no sinal 5GHz e ligeiro bust no clock do NPU

AX3600 -> Memoria RAM vai para 256, ganha a antena de Iot, e os amplificadores e processadores sao outros, melhores que os da linha AX.
 
Última edição:
Por que esses produtos da xiaomi são tão bons e tão baratos? a concorrência tem roteadores mais fracos custando quase o dobro do preço

se eu tivesse a opção pegaria um da xiaomi, mas por ora consegui de "graça" um tp link ax10. o único problema é q n tenho nenhum aparelho q funciona no ax, vai ser tudo no ac msm
Estão sendo importados né, o custo Brasil não entra no preço final. Também tem o fato dos modelos antigos terem tido produção elevada e o mercado ter sido inundado com eles, aí os fabricantes não colocam preços mais baixos nos modelos novos pra não competir com eles mesmos e prejudicar os revendedores.
Certamente esse AX10 poderia ser vendido por uma fração do valor, mas além dos estoques imensos de modelos antigos, a TP-Link também não ajuda em nada criando trocentas variantes dos produtos.
 
Para quem for comprar o AX3 PRO no aliexpress, lembrem-se de pegar os cupons!
Eu consegui um de US$15 para compras acima de US$100 pelo laboratório de energia (vai ser útil caso eu compre dois roteadores)
E também um de US$7 para compras de US$50.

Vale lembrar também que o Ali vai liberar alguns cupons via código, tipo COMPRA5 ou COMPRA12, mas não me lembro exatamente quais são os valores mínimos.
No banner da Arrow II o preço do AX3 Pro está US$55.59 (embora o preço que o ali mostra seja US$68.48).
Bem, caso os cupons funcionem direitinho eu acho que será possível comprar o roteador por R$300 ou assim eu espero.

Vou deixar novamente minha pergunta aqui: Alguém foi taxado ou deve o roteador barrado no último mês ? Eu estou pensando em comprar dois de uma vez.
 
Para quem for comprar o AX3 PRO no aliexpress, lembrem-se de pegar os cupons!
Eu consegui um de US$15 para compras acima de US$100 pelo laboratório de energia (vai ser útil caso eu compre dois roteadores)
E também um de US$7 para compras de US$50.

Vale lembrar também que o Ali vai liberar alguns cupons via código, tipo COMPRA5 ou COMPRA12, mas não me lembro exatamente quais são os valores mínimos.
No banner da Arrow II o preço do AX3 Pro está US$55.59 (embora o preço que o ali mostra seja US$68.48).
Bem, caso os cupons funcionem direitinho eu acho que será possível comprar o roteador por R$300 ou assim eu espero.

Vou deixar novamente minha pergunta aqui: Alguém foi taxado ou deve o roteador barrado no último mês ? Eu estou pensando em comprar dois de uma vez.

Qual é esse cupon do Laboratório de energia que o pessoal comenta?
 
Para quem for comprar o AX3 PRO no aliexpress, lembrem-se de pegar os cupons!
Eu consegui um de US$15 para compras acima de US$100 pelo laboratório de energia (vai ser útil caso eu compre dois roteadores)
E também um de US$7 para compras de US$50.

Vale lembrar também que o Ali vai liberar alguns cupons via código, tipo COMPRA5 ou COMPRA12, mas não me lembro exatamente quais são os valores mínimos.
No banner da Arrow II o preço do AX3 Pro está US$55.59 (embora o preço que o ali mostra seja US$68.48).
Bem, caso os cupons funcionem direitinho eu acho que será possível comprar o roteador por R$300 ou assim eu espero.

Vou deixar novamente minha pergunta aqui: Alguém foi taxado ou deve o roteador barrado no último mês ? Eu estou pensando em comprar dois de uma vez.
Essa loja é confiável? Eu vi que eles são novos (maio 2020). Escolheu o AX3 Pro já? Não considera o AX6?
 
Qual é esse cupon do Laboratório de energia que o pessoal comenta?
É tipo um joguinho que tem no aplicativo. Se não me engano, a cada 2 dias que você faz tipo um "check-in" lá você ganha um cupom. Ai fazendo por 6 dias ganha o cupom de US$15.

Essa loja é confiável? Eu vi que eles são novos (maio 2020). Escolheu o AX3 Pro já? Não considera o AX6?
Eu já comprei o AX3 PRO de lá. Chegou em 12 dias em perfeito estado. Esses outros que eu vou comprar é pra revenda.
Eu nem sabia desse AX6 quando comprei. Mas o AX3 Pro está me atendendo muito bem.
 
Estava olhando minha fiação aqui e havia me esquecido que passei um cabo de rede inteiro de uma ponta da sala até o último quarto.

O que ocorre é que quando fiz isso não havia planejado a obra do quarto que hoje é um HT e onde está meu roteador. Esse quarto foi o último a ter obra feita e esqueci desse cabo. Ele passa inteiro dentro de uma caixa de conexão. O que posso fazer nesse caso para ligá-lo ao roteador e nao perder os outros locais por onde ele passa? A solução seria switch nas caixas de distribuição? To meio perdido aqui rs.
 
Estava olhando minha fiação aqui e havia me esquecido que passei um cabo de rede inteiro de uma ponta da sala até o último quarto.

O que ocorre é que quando fiz isso não havia planejado a obra do quarto que hoje é um HT e onde está meu roteador. Esse quarto foi o último a ter obra feita e esqueci desse cabo. Ele passa inteiro dentro de uma caixa de conexão. O que posso fazer nesse caso para ligá-lo ao roteador e nao perder os outros locais por onde ele passa? A solução seria switch nas caixas de distribuição? To meio perdido aqui rs.
De preferência, passe um cabo do ponto principal para cada local onde vai colocar um AP ou dispositivo cabeado. Cascateamento com switches e não é algo muito bom e deve ser evitado.
 
De preferência, passe um cabo do ponto principal para cada local onde vai colocar um AP ou dispositivo cabeado. Cascateamento com switches e não é algo muito bom e deve ser evitado.

Não da....esses cabos já estão socados lá dentro....

Nem sei pq passei esse cabo direto pro último quarto.

Bem...o que preciso é no quarto do ht levar esse cabo até o roteador e na caixa 1 switch onde posso ligar a outra ponta dele (parede da TV da sala).

Amanhã vou ver se faço um desenho explicando o que tenho aqui e se isso dará certo.

Minha outra ideia seria pegar o wdr4300 ligar ele lá na sala como AP para ver se o sinal chega lá em baixo (visada da área de lazer).

Dessa forma eu mataria o cabo que segue pelos outros 2 cômodos.
 
Eu já comprei o AX3 PRO de lá. Chegou em 12 dias em perfeito estado. Esses outros que eu vou comprar é pra revenda.
Eu nem sabia desse AX6 quando comprei. Mas o AX3 Pro está me atendendo muito bem.
Show, vou acompanhar... se baixar pra 300 mesmo vai ser um ótimo negocio o AX3 Pro.
Só no dia 11 vamos saber se o valor do banner é real.
 
Tem uma coisa que eu ainda nao entendi com relação as rede Mesh. Se alguém puder ajudar eu agradeço

Se eu montar uma rede com o AX6 como principal e um AX5 como ponto da rede Mesh (conectados via cabo) terá diferença com relação a uma rede montada com dois AX6 (Um AX6 principal e um AX6 como ponto mesh)? Por que o Ax6 chega a 3000Mbps enquanto o Ax5 chega a 1800Mbps. Sei que na Mesh e o aparelho principal que faz todo o transito dos dados (e nos dois cenários acima o trafego sera processado pelo AX6) mas o fato do AX5 ter metade da velocidade do AX6 nao irá diminuir a velocidade do ponto? Sim, o processamento ser[a feito pelo AX6 mas ainda assim parece estranho que o AX5 venha a conseguir transferir velocidades de 3.000 Mbps só por que o roteador principal da rede é o AX6.

Lembrando que a diferença entre os dois roteadores é basicamente dois chips a mais na amplificaçao da banda de 5GHz, mais 2 antenas e mais 1 NPU

Pergunto isso por que por uma diferença de 120 reais, posso pegar um AX6 no lugar do AX5 e monto logo uma rede com dois AX6 para garantir velocidade maxima na rede em todos os pontos. Isso é, se for fazer diferença.
 
Última edição:
Galera boa noite, o Linksys ea9500 é melhor q esse ax3600 pra longo alcance ou o ax é melhor?
AX3600 é bem melhor em alcance, pois não está sujeito à regulação da FCC americana, que é extremamente restritiva quanto aos canais utilizados e potência irradiada. Fora que o AX é padrão novo, esse Linksys é AC, padrão de geração anterior.
 
AX3600 é bem melhor em alcance, pois não está sujeito à regulação da FCC americana, que é extremamente restritiva quanto aos canais utilizados e potência irradiada. Fora que o AX é padrão novo, esse Linksys é AC, padrão de geração anterior.
Mas esse ea9500 é monstro demais, tem 8 antenas,vc já viu foto dele? Se comprar o ax3600 quantos ax1800 eu posso usar pra fazer a rede mesh? Tem um limite ou pode ser quantos quiserem? Parecer super grossas aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Paredes***
 
Show, vou acompanhar... se baixar pra 300 mesmo vai ser um ótimo negocio o AX3 Pro.
Só no dia 11 vamos saber se o valor do banner é real.
Entrei em contato com o vendedor.
De acordo com ele, o preço de US$55.59 será apenas para Europa.
Para o Brasil será US$ 68.48, mas da para diminuir US$7 usando o cupom de $2 do vendedor e o cupom de $5 usando o código "COMPRA5". Eu não sei se é possível somar mais cupons com esse.
Preço final: US$ 62.48*6,20 (dólar de hoje no ali) = R$387,3.
Achei um preço bem sem graça, pra ser sincero.
Eu consegui por R$313 sem essa frescurada de 11.11 só com o cupom mania e o cupom de uns 10 dólares que o vendedor estava ofertando antes.

Acho que nem vou comprar mais pra revenda, ainda mais que vai ter um volume muito grande de roteadores passando pela receita nessa black friday. Prefiro não arriscar.

A propósito, avisem aqui caso encontrem anúncios com um valor menor. Lembrando que esse valor que postei acima já está com o frete imbutido.
 
Mas esse ea9500 é monstro demais, tem 8 antenas,vc já viu foto dele? Se comprar o ax3600 quantos ax1800 eu posso usar pra fazer a rede mesh? Tem um limite ou pode ser quantos quiserem? Parecer super grossas aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Paredes***
Não sei se tem limite imposto, mas é evidente que a velocidade máxima teórica vai caindo quanto mais dispositivos forem conectados sem fios, e também depende se eles vão fazer o uplink em cascata, de um satélite pro outro, ou se será direto com o roteador principal. Se usar cabo entre eles, não terá esse problema.
Esse Linksys tem várias antenas justamente pra suportar vários dispositivos simultaneamente com menor compartilhamento de banda/tempo entre eles. O padrão AX do WiFi 6 trouxe certas inovações nesse sentido, sendo a principal o OFDMA.
Ter mais antenas NÃO implica em maior alcance, e sim em maior capacidade de clientes e velocidade máxima no WiFi.
Se optar por comprar esses roteadores parrudos de marcas tradicionais, sugiro que compre ao menos um com porta WAN de 2.5GbE e suporte ao padrão AX. Já que é pra pagar (bem) caro, compre algo recente e com vida útil longa.
 
Não sei se tem limite imposto, mas é evidente que a velocidade máxima teórica vai caindo quanto mais dispositivos forem conectados sem fios, e também depende se eles vão fazer o uplink em cascata, de um satélite pro outro, ou se será direto com o roteador principal. Se usar cabo entre eles, não terá esse problema.
Esse Linksys tem várias antenas justamente pra suportar vários dispositivos simultaneamente com menor compartilhamento de banda/tempo entre eles. O padrão AX do WiFi 6 trouxe certas inovações nesse sentido, sendo a principal o OFDMA.
Ter mais antenas NÃO implica em maior alcance, e sim em maior capacidade de clientes e velocidade máxima no WiFi.
Se optar por comprar esses roteadores parrudos de marcas tradicionais, sugiro que compre ao menos um com porta WAN de 2.5GbE e suporte ao padrão AX. Já que é pra pagar (bem) caro, compre algo recente e com vida útil longa.
É que esse ea9500 já tenho 3 anos aí não sei se vale a troca, o que vc acha?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Penso também que se for usar mesh com cabo é o mesmo que usar um repetidor com cabo, não faz muito sentido, me corrija se estiver errado, já que o grande destaque é de eles se comunicarem entre si sem fio e sem perdas de sinal
 
Não sei se tem limite imposto, mas é evidente que a velocidade máxima teórica vai caindo quanto mais dispositivos forem conectados sem fios, e também depende se eles vão fazer o uplink em cascata, de um satélite pro outro, ou se será direto com o roteador principal. Se usar cabo entre eles, não terá esse problema.
Esse Linksys tem várias antenas justamente pra suportar vários dispositivos simultaneamente com menor compartilhamento de banda/tempo entre eles. O padrão AX do WiFi 6 trouxe certas inovações nesse sentido, sendo a principal o OFDMA.
Ter mais antenas NÃO implica em maior alcance, e sim em maior capacidade de clientes e velocidade máxima no WiFi.
Se optar por comprar esses roteadores parrudos de marcas tradicionais, sugiro que compre ao menos um com porta WAN de 2.5GbE e suporte ao padrão AX. Já que é pra pagar (bem) caro, compre algo recente e com vida útil longa.
a questão de vida longa tbm é complicado, q provavelmente a huawei e a xiaomi vão atualizar essa linha de roteadores deles pro wifi6E no meio do ano q vem
 
a questão de vida longa tbm é complicado, q provavelmente a huawei e a xiaomi vão atualizar essa linha de roteadores deles pro wifi6E no meio do ano q vem

O Wifi6+ do AX3 PRO é maio caminho para o Wifi 6E. Acho que corre o risco do AX3 PRO conseguir Wifi6E apenas com update de firmware.
 
É que esse ea9500 já tenho 3 anos aí não sei se vale a troca, o que vc acha?
Se a cobertura e desempenho do Linksys te atendem, não vejo motivos.
O AX3600 vai ter cobertura bem maior e desempenho no mínimo similar, mas você perderá as portas LAN e USB do Linksys, além dos recursos de firmware.
O firmware dos Xiaomi e Huawei funciona bem, mas é bem básico, se usa qualquer coisa avançada vai ficar na mão.
 
Se a cobertura e desempenho do Linksys te atendem, não vejo motivos.
O AX3600 vai ter cobertura bem maior e desempenho no mínimo similar, mas você perderá as portas LAN e USB do Linksys, além dos recursos de firmware.
O firmware dos Xiaomi e Huawei funciona bem, mas é bem básico, se usa qualquer coisa avançada vai ficar na mão.
Obrigado pela ajuda, acho q vou cabear uma parte q não chega e colocar o repetidor da Linksys re7000 que tenho aqui parado, por hora acredito ser o melhor mesmo, obrigado pela ajuda e por tirar minhas dúvidas
 
O Wifi6+ do AX3 PRO é maio caminho para o Wifi 6E. Acho que corre o risco do AX3 PRO conseguir Wifi6E apenas com update de firmware.
O 6+ não tem nada a ver com o 6E, é só um marketing da Huawei q se resume a um boost na comunicação entre chips proprietários da Huawei.
Se eu te disser q existe um caminho longo entre o roteador suportar varias funções e a fabricante decidir capar proprositalmente para segmentação de mercado e lançar um com as funções habilitadas depois?
Acredito q o hardware do ax3 pro não tem capacidade de emitir a frequência de 6ghz.
 
Falam aqui nesse tópico em "Mesh com cabo", mas isso para mim não faz sentido: MESH é um padrão de repetição sem fio, nada a ver com cabo, que é simplesmente uma ligação tradicional entre um roteador e um Access Point. Que padrão é esse de "Mesh com cabo"?
 
Entrei em contato com o vendedor.
De acordo com ele, o preço de US$55.59 será apenas para Europa.
Para o Brasil será US$ 68.48, mas da para diminuir US$7 usando o cupom de $2 do vendedor e o cupom de $5 usando o código "COMPRA5". Eu não sei se é possível somar mais cupons com esse.
Preço final: US$ 62.48*6,20 (dólar de hoje no ali) = R$387,3.
Achei um preço bem sem graça, pra ser sincero.
Eu consegui por R$313 sem essa frescurada de 11.11 só com o cupom mania e o cupom de uns 10 dólares que o vendedor estava ofertando antes.

Acho que nem vou comprar mais pra revenda, ainda mais que vai ter um volume muito grande de roteadores passando pela receita nessa black friday. Prefiro não arriscar.

A propósito, avisem aqui caso encontrem anúncios com um valor menor. Lembrando que esse valor que postei acima já está com o frete imbutido.
Aí ficou caro mesmo, ia te falar justamente isso que 11.11 é um volume muito alto de vendas e com certeza vai atrasar as entregas e a chance de dar algum problema com taxas ou até mesmo ser barrado é muito maior. Neste valor não vou arriscar, prefiro aguardar uma promoção em outra ocasião em 2021... até lá vou ficar de olho no AX6 que tem hardware superior.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo