[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Boa noite pessoal
Tenho internet de 240Mb da Net e queria um roteador pra substituir o wifi do Arris 1692 que oscila muito.
Mas estou sem grana, qual seria um roteador bom custo/ beneficio?
O mais barato possível.
Tenho dois pcs, 1 notebook e 2 tvs smart e 3 celulares
Desses dois pcs ficam ligados via cabo direto......
 
Olá
Tenho um tplink AC C20. É estável mas tem alcance meia boca, por isso estou pensando em trocar.
Percebi que o atual top do cxb é o Redmi AX6, mas li algumas recomendações que é melhor esperar um roteador com wifi 6E.
Pesquisei e esses com o E estão com preços insanos, coisa de mais de 1k.
Pergunto: há alguma previsão do lançamento do sucessor do AX6 com wifi 6E?
Obrigado.
 
Sou bem leigo na área de routers, mas basicamente uso o próprio roteador da operadora (que é uma bosta). Comecei a sentir os problemas depois que mudei de quarto e não tinha mais como usar no cabo. Toda hora acontece alguma oscilação bizarra.

Basicamente meu PC fica a uns 30 metros do roteador, porém existem 2 paredes entre o meu PC e o roteador.

Indicações de algo barato e que funcione bem no meu caso?
 
Comprei dois Huawei AX3 Pro (na verdade AX3 "Quad Core" que é como são chamadas as versões Brasileiras e internacionais) para usar como pontos de acesso no lugar de dois Archer C7 conectados via cabo (não uso mesh).

Chegou o primeiro já, ainda em testes. Primeiras impressões:

1) Velocidade do 802.11ax (Wifi6) testada com IPERF3 num laptop com uma placa AX210 de fato é superior ao 802.11ac (Wifi5) se estiver perto do roteador. Basta ter uma parede no meio e o desempenho do AX fica a mesma coisa que o AC.

2) Alcance é inferior ao Archer C7. Comprei a versão brasileira do AX3, quad-core e supostamente com 4 amplificadores igual à chinesa, mas com suporte à várias linguas. Mas estou achando que essa versão brasileira pode ter o alcance reduzido por firmware por questões regulatórias da ANATEL.

3) O modo Access Point do AX3 Pro é muito ruim. É uma longa história, mas em resumo, não é um modo ponto de acesso de verdade. Quem quiser mais detalhes ver: https://consumer.huawei.com/en/community/details/Bug-report-for-Huawei-AX3-routers-(both-dual-and-quad-core)/topicId_147904/ e https://consumer.huawei.com/en/community/details/Huawei-router-AX3---Bridge-AP-mode-:-firmware-limitations/topicId_129361/ Achei esses dois tópicos depois de procurar para ver se tinha com resolver o problema. Em resumo: simplesmente não dá para usar o modo access point. Estou usando como solução de contorno, em modo roteador mesmo com DHCP server e firewall desabilitados, IP WAN "fake" estático e porta WAN descontectada.

4) Como ponto positivo (e foi o que me fez escolher esse modelo) tem todos os canais Wifi 5Ghz disponíveis.

No final não sei se fiz de fato um upgrade ao trocar o Archer C7 pelo AX3 Pro para uso como ponto de acesso. O Wifi6 realmente é mais rápido, mas somente próximo ao dispositivo. Fora isso o alcance é até menor que o C7 e o desempenho do 802.11ax é igual ao 802.11ac se tiver uma parede no meio. Na verdade o 802.11ax funciona em 2.4Ghz, aí sim tem um leve ganho de desempenho, já que o 802.11ac só funciona em 5Ghz.

E mesmo se fosse usar como roteador principal, o AX3 Pro não tem servidor de VPN, que uso para acessar minha rede doméstica quando fora de casa. Sem contar que não tem configuração de rotas estáticas, os serviços de DDNS só tem dois (muito limitado), e não dá para configurar o servidor NTP (para sincronização de hora). Nas configurações do IP em ponto de acesso, não dá para configurar IP do gateway nem tampouco DNS.

Então fica aí a dica: para usar como ponto de acesso cabeado o Huawei AX3 está longe de ser uma boa opção.E pelo menos na minha experiência o upgrade do Wifi5 para Wifi6 só vale mesmo a pena se for para usar próximo ao roteador, senão não tem diferença de um 802.11ac.

Considerando o preço acessível (US$ 68) ainda acho uma boa opção, mas somente para quem quiser um bom roteador, com bom desempenho, mas que se contente com um "feijão com arroz" em termos de funcionaliaddes (ex: no meu caso, se fosse usar como roteador, faria MUITA falta uma configuração de DDNS minimamente decente, um servidor de VPN e a possibilidade de configurar servidor NTP). Qualquer coisa mais avançada (ex: servidor de VPN) vai deixar a desejar.
 
Última edição:
Opa, redmi ax6 é a melhor opção até R$500? Moro num ap pequeno, sem necessidade de fazer mesh, só quero um roteador extramamente estável com wi-fi 6 e boas funções em casos de necessidade(espero que ganhe uma openwrt logo).
 
Opa, redmi ax6 é a melhor opção até R$500? Moro num ap pequeno, sem necessidade de fazer mesh, só quero um roteador extramamente estável com wi-fi 6 e boas funções em casos de necessidade(espero que ganhe uma openwrt logo).

Se o seu ape realmente for pequeno, o Redmi AX5 já é o suficiente, mas se quer um roteador mais forte o AX6 é o ideal na minha opinião, possuo os dois o AX6 como principal e o AX5 como secundário na rede mesh, em relacão ao AX5 eu joguei um cabo de rede do AX6 para ele para a internet na rede mesh ficar na velocidade maxima, até agora nada há reclamar só alegria, tenho 5ghz wifi AX em todo canto da casa agora.

Fui!
 
Olá pessoal, gostaria de uma ajuda de todos.. Após ler quase todas as páginas aqui do fórum decidi pela compra de dois equipamentos para melhorar a rede aqui de casa.

Comprei um Xiaomi AX3600 (Global) e um Xiaomi AX1800 (Chinês).

Estou a quase dois dias tentando configurar tudo em rede Mesh e não estou tendo sucesso. Alguém pode me ajudar? Já tentei diversos firmwares para o AX3600, mudar para chinês, chinês mais atualizado diretamente do site da xiaomi, voltar ao Global, e nada da muito certo. Cada hora é um tipo de problema que está impedindo de realizar as configurações corretas.

Em resumo era para minha estrutura ficar assim:

ONT Operadora Copel Telecom (Huawei HG8245Q2) --> RJ45 saindo de uma porta LAN e conectando na WAN do Xiaomi AX3600 --> RJ45 saindo de uma porta LAN e conectando na WAN do Xiaomi AX1800 fazendo uma conexão Mesh cabeada. Na teoria era para ser fácil, mas está impossível configurar isso.

Obs.: Infelizmente a minha operadora não permite a configuração da ONT para Bridge, o que seria o mais indicado. Então terei que configurar dois roteadores mesmo, não tem jeito. Após conseguir realizar essas configurações de Mesh corretamente entre os Xiaomi eu iria estudar um pouco melhor o recurso DMZ para aplicar na ONT e no Xiaomi 3600.

O problema está sendo a configuração entre os dois Xiaomis que não estão dando certo. Ambos quando ligados individualmente funcionam que é uma maravilha. Ao tentar fazer a conexão via Mesh (mesmo Mesh Wi-fi) é que começa o pesadelo. Tem alguns momentos que até consigo conectar por milagre os dois via mesh, porém nos painéis de configuração eles não aparecem como mesh, aparecem como conectado via ehternet e a qualidade fica horrível. A impressão que dá é que na verdade eles estão sendo conectados como repetidores wi-fi e compartilhando o mesmo SSID, aí começa a bagunça pois a qualidade fica horrível. Assisti diversos tutoriais, vídeos no youtube e minhas configurações nunca ficam como as dos vídeos e tutoriais. Outro problema é o app MiWifi, que as vezes funciona, as vezes não funciona e nem acha os roteadores. Já tentei diversos firmwares, app MiWifi da PlayStore, app MiWifi direto do site da Xiaomi, app MiWifi modificado (traduzido) que achei na internet, e todos apresentam o mesmo problema.

Alguém já conseguiu fazer a conexão correta entre esses equipamentos para me ajudar? Saberia me dizer qual o procedimento correto?

O procedimento que tento na maioria das vezes é mais ou menos isso: Reseto os dois roteadores --> Ligo o AX3600 e configuro ele corretamente --> vou em adicionar nó Mesh e ligo o AX1800 --> as vezes ele nem acha o 1800 e tenho que ficar tentando diversas vezes, aí uma hora ele acha --> após achar as vezes da a mensagem de conectado corretamente, as vezes da erro --> mesmo quando da a mensagem de conectado corretamente ele não mostra o AX1800 como conectado via mesh, mostra apenas como se fosse um dispositivo comum conectado, e aí a qualidade fica horrível, não consigo controlar nem acessar nada no painel do AX1800, e quando tento ligar o cabo para fazer a rede Mesh cabeada todos os dispositivos conectados na rede ficam conectando e desconectando de 1 em 1 minuto...

Coloco abaixo uma imagem para demonstrar como o ax1800 aparece conectado no painel:

kxkczEi.jpg
 
Pessoal, preciso de uma recomendação, tenho VIVO 100mb com uma HGU Mitrastar gpt-2541gnac-n1. Não uso nem TV nem telefone mas ouvi alguns relatos que hoje em dia essa HGU não funciona bem em bridge. Estava funcionando tudo bem até algum tempo atrás quando começei a ter 40% de perdas de pacote a cada 5 minutos por 2 ou 3 segundos, o que ferra os jogos online. Tentei desligar o DHCP do meu roteador e deixar apenas a HGU como servidor DHCP mas parece que piorou o negócio...

Meu setup atual é HGU - Archer C2 v1 - PC via cabo + repetidor tplink básico - PC da minha esposa via wifi via repetidor. Minha esposa trabalha com aplicações pesadas na nuvem (photoshop, lightroom e premiere), e imagino que o problema está aí. Quando ligo o PC direto no modem da VIVO eu jogo sem problemas de perda de pacote. Como isso começou a pouco tempo imagino que o meu roteador pode estar morrendo, ele tem mais de 5 anos.

Pensei até agora em comprar um Archer C7 V5 e um repetidor Onemesh quando estiver disponível no Brasil (RE200 v5 por exemplo), e fazer uma conexão cabeada pelo conduíte até o repetidor para ele funcionar como AP mesh. Aqueles repetidores com conexão via rede elétrica não iriam funcionar para mim devido às posiçõs das tomadas.

Não planejo usar Wifi 6 por enquanto, pois quero esperar Wifi 6E estar difundido. Moro num apê de 90 m² com o roteador principal centralizado, mas ainda tenho alguns pontos cegos na sacada e na cozinha. Será que esse o C7 centralizado vai melhorar a cobertura nesses pontos?

Meu orçamento é até uns 700 reais, talvez um pouco mais.

Perguntas - devo desligar o DHCP no repetidor também?
Seria interessante usar um switch gigabit sem wifi e conectar APs mesh nele como a linha Deco?
Vale a pena hoje em dia trocar o modem da vivo por uma ONT de terceiros?
Esse modem Mistrastar realmente não pode ser usado em bridge com sucesso?

Obrigado!
 
Olá
Tenho um tplink AC C20. É estável mas tem alcance meia boca, por isso estou pensando em trocar.
Percebi que o atual top do cxb é o Redmi AX6, mas li algumas recomendações que é melhor esperar um roteador com wifi 6E.
Pesquisei e esses com o E estão com preços insanos, coisa de mais de 1k.
Pergunto: há alguma previsã
Quanto para investir?
 
Senhores impressionante o AX6 jogou no 5ghz down 370mb e 210upload na calçada do vizinho de frente, e olha que ele está centralizado no meio da casa. Sensacional! Muito satisfeito! O bicho é parrudo!

Ontem fiz o teste e consegui assistir com muita tranquilidade o Directv Go depois de 3 casas da minha. Respeita o monstro, deveria ter um tópico só para ele.
 
Em resumo era para minha estrutura ficar assim:

ONT Operadora Copel Telecom (Huawei HG8245Q2) --> RJ45 saindo de uma porta LAN e conectando na WAN do Xiaomi AX3600 --> RJ45 saindo de uma porta LAN e conectando na WAN do Xiaomi AX1800 fazendo uma conexão Mesh cabeada. Na teoria era para ser fácil, mas está impossível configurar isso.


kxkczEi.jpg

Tudo tranquilo?

Cara eu tenho um Redmi AX6 como roteador principal e um Redmi AX5 como secundário, pelo que li no seu tópico você ligou o cabo de rede do AX3600 no AX1800, porem ligou na porta WAN do AX1800, o recomendado é ligar na porta LAN do AX1800 e não na WAN.

Quando eu entro nas configurações dos meus roteadores pelo miwifi.com, mostra os dois roteadores em mesh. Eu estou usando mesh via cabo de rede também e não estou tento problemas com meus dispositivos em relacão a quedas de conexão.

Realmente aparecem duas redes com os mesmos nomes, mas acho que é assim mesmo na rede mesh da Xiaomi, porem no meu caso não me atrapalha em nada.

Pelo jeito os firmwares estão atualizados para as versões mais recentes.

Meu conselho é Faça um Hard reset no seu AX1800, e ligue o cabo de rede na porta LAN do AX1800 e não na WAN e refaça o mesh. Posicione bem o AX 1800 para que espalhe bem o sinal quando configurar o mesh, eu deixei o meu AX6 no meio da minha casa no segundo andar e deixei o AX5 no sotão na parte de tras da casa para que o wifi espalhe para casa dos fundos do meu lote.

Eu recomendo muito os dois videos do Erik Arruda, onde ele fez mesh com 5 dispositivos 1 AX 3600 e 4 AX1800: https://www.youtube.com/channel/UCpIl4EppUEgT-5gWD5WdpLA

Fui!
 
Esse Tenda AC11 vale a pena por R$ 153,00 no aliexpress, caso não taxe claro, pq pelo que vi, aqui custa uns 310,00 e se taxar vai sair por esse preço mais ou menos?
Tenho um desconto lá de R$ 70,00
É um roteador de entrada, tenho o AC10 acredito que não deve ter tanta diferença ao 11..... o desempenho no 5Ghz é bom no mesmo cômodo, basta ter uma parede que já fica ruim.... já o alcance do sinal é bom. Esses dias para trás estava em oferta do AC23 com cupom SDBRROUTER que dava $29 de desconto talvez ainda esteja --> https://pt.aliexpress.com/item/4000...33cdcc584fc5b6ffca2439c52a0a&tmLog=new_Detail
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Até uns 500. Pena que os E tão muito mais, além de poucos modelos.
Até esse valor importando consegue bons roteadores AX (sem taxa), aqui no BR terá de garimpar algum de qualidade tem esse até a sua faixa ---> https://shopee.com.br/TP-LINK-ARCHER-AX10-ROUTER-AX1500-WIFI-6-DUAL-BAND-i.332529326.8217051411
 
Última edição:
Comprei dois Huawei AX3 Pro (na verdade AX3 "Quad Core" que é como são chamadas as versões Brasileiras e internacionais) para usar como pontos de acesso no lugar de dois Archer C7 conectados via cabo (não uso mesh).

Chegou o primeiro já, ainda em testes. Primeiras impressões:

1) Velocidade do 802.11ax (Wifi6) testada com IPERF3 num laptop com uma placa AX210 de fato é superior ao 802.11ac (Wifi5) se estiver perto do roteador. Basta ter uma parede no meio e o desempenho do AX fica a mesma coisa que o AC.

2) Alcance é inferior ao Archer C7. Comprei a versão brasileira do AX3, quad-core e supostamente com 4 amplificadores igual à chinesa, mas com suporte à várias linguas. Mas estou achando que essa versão brasileira pode ter o alcance reduzido por firmware por questões regulatórias da ANATEL.

3) O modo Access Point do AX3 Pro é muito ruim. É uma longa história, mas em resumo, não é um modo ponto de acesso de verdade. Quem quiser mais detalhes ver: https://consumer.huawei.com/en/community/details/Bug-report-for-Huawei-AX3-routers-(both-dual-and-quad-core)/topicId_147904/ e https://consumer.huawei.com/en/community/details/Huawei-router-AX3---Bridge-AP-mode-:-firmware-limitations/topicId_129361/ Achei esses dois tópicos depois de procurar para ver se tinha com resolver o problema. Em resumo: simplesmente não dá para usar o modo access point. Estou usando como solução de contorno, em modo roteador mesmo com DHCP server e firewall desabilitados, IP WAN "fake" estático e porta WAN descontectada.

4) Como ponto positivo (e foi o que me fez escolher esse modelo) tem todos os canais Wifi 5Ghz disponíveis.

No final não sei se fiz de fato um upgrade ao trocar o Archer C7 pelo AX3 Pro para uso como ponto de acesso. O Wifi6 realmente é mais rápido, mas somente próximo ao dispositivo. Fora isso o alcance é até menor que o C7 e o desempenho do 802.11ax é igual ao 802.11ac se tiver uma parede no meio. Na verdade o 802.11ax funciona em 2.4Ghz, aí sim tem um leve ganho de desempenho, já que o 802.11ac só funciona em 5Ghz.

E mesmo se fosse usar como roteador principal, o AX3 Pro não tem servidor de VPN, que uso para acessar minha rede doméstica quando fora de casa. Sem contar que não tem configuração de rotas estáticas, os serviços de DDNS só tem dois (muito limitado), e não dá para configurar o servidor NTP (para sincronização de hora). Nas configurações do IP em ponto de acesso, não dá para configurar IP do gateway nem tampouco DNS.

Então fica aí a dica: para usar como ponto de acesso cabeado o Huawei AX3 está longe de ser uma boa opção.E pelo menos na minha experiência o upgrade do Wifi5 para Wifi6 só vale mesmo a pena se for para usar próximo ao roteador, senão não tem diferença de um 802.11ac.

Considerando o preço acessível (US$ 68) ainda acho uma boa opção, mas somente para quem quiser um bom roteador, com bom desempenho, mas que se contente com um "feijão com arroz" em termos de funcionaliaddes (ex: no meu caso, se fosse usar como roteador, faria MUITA falta uma configuração de DDNS minimamente decente, um servidor de VPN e a possibilidade de configurar servidor NTP). Qualquer coisa mais avançada (ex: servidor de VPN) vai deixar a desejar.
Uai, eu tenho um AX3 versão chinesa o 802.11ax funciona normal, meu desktop tem integrado uma Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz. Mesmo com uma parede + uma distância de 9m ele fica no 802.11ax e faço upload a 10 Mbps.
Quero pegar o Pro versão chinesa mas tô esperando entrar em promoção... Agora tá R$ 500,00 aí é foda.

SSID: SSL Connection Error
Protocol: Wi-Fi 6 (802.11ax)
Security type: WPA2-Personal
Network band: 5 GHz
Network channel: 60
Manufacturer: Intel Corporation
Description: Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz
Driver version: 22.40.0.7
 
Última edição:
É um roteador de entrada, tenho o AC10 acredito que não deve ter tanta diferença ao 11..... o desempenho no 5Ghz é bom no mesmo cômodo, basta ter uma parede que já fica ruim.... já o alcance do sinal é bom. Esses dias para trás estava em oferta do AC23 com cupom SDBRROUTER que dava $29 de desconto talvez ainda esteja --> https://pt.aliexpress.com/item/4000...33cdcc584fc5b6ffca2439c52a0a&tmLog=new_Detail
Já era, o cupom expirou, uma pena esse cupom seria uma boa.
AC10 vi ele um pouco mais barato, R$ 20,00 de diferença.
 
Já era, o cupom expirou, uma pena esse cupom seria uma boa.
AC10 vi ele um pouco mais barato, R$ 20,00 de diferença.
Acabei de ver aqui foi no dia 15 de abril que tava disponível 1000 cupons com esse desconto ---> foto

Com essa diferença que citou pegaria o 11 mesmo..... se puder investir um pouco mais seja em qualidade e desempenho olharia os modelos AX importando estão bem mais em conta que comprar no BR.
 
Acabei de ver aqui foi no dia 15 de abril que tava disponível 1000 cupons com esse desconto ---> foto

Com essa diferença que citou pegaria o 11 mesmo..... se puder investir um pouco mais seja em qualidade e desempenho olharia os modelos AX importando estão bem mais em conta que comprar no BR.
Vou ficar de olho neles.
Tem algum modelo em específico pra eu começar dos AX pu qualquer um deles?
Valeu..
 
Vou ficar de olho neles.
Tem algum modelo em específico pra eu começar dos AX pu qualquer um deles?
Valeu..
Só dar uma lida algumas páginas, vc verá que sempre falam de Redmi Ax, Tp-Link Ax... inclusive já citaram nessa mesma página alguns modelos eles usam muito para mesh com 2 roteadores para não ter perda de velocidade em outros cômodos. 👍
 
Até esse valor importando consegue bons roteadores AX (sem taxa), aqui no BR terá de garimpar algum de qualidade tem esse até a sua faixa ---> https://shopee.com.br/TP-LINK-ARCHER-AX10-ROUTER-AX1500-WIFI-6-DUAL-BAND-i.332529326.8217051411
Sim, mas isso eu já sabia, tanto é que citei o melhor cxb dos tops com wifi 6, o redmi AX6 A pergunta é se vale a pena esperar um com wifi 6E, pois por enquanto não existe algum com bom cxb.
Acho que o jeito vai ser esperar lançarem o AX7 e ver como vai ser.
valeu
 
Uai, eu tenho um AX3 versão chinesa o 802.11ax funciona normal, meu desktop tem integrado uma Intel(R) Wi-Fi 6 AX200 160MHz. Mesmo com uma parede + uma distância de 9m ele fica no 802.11ax e faço upload a 10 Mbps.(...)

10Mbps? É esperado que mesmo com uma parde fique ao menos em 300Mbps (no mesmo cômodo consegui 800Mbps com banda de 80Mhz). Mas note que para teste de Wifi a internet não deve ser usada (senão você vai estar testando a internet, e não o Wifi).

Para testar Wifi o certo é usar a ferramenta IPERF3. Deixar o IPERF3 rodando num computador conectado no roteador com cabo CAT5e ou melhor, Ethernet Gigabit e rodar o IPERF3 em cada dispositivo Wifi a ser testado. Só assim é um teste válido de Wifi. Testar via Speedtest dá para ter uma ideia, mas não é um teste preciso e fica difícil avaliar se o problema é o wifi ou a internet em caso de resultados ruins.

👍
 
Boa tarde senhores.
Atualmente tenho um Tenda AC9 que me atende bem para meu uso, porém algumas notícias de falhas de segurança e blackdoors, além de ainda estar na firmware stock de 2018 sem atualizações, me fizeram desanimar dele.
Sendo assim estou em dúvida entre importar um Huawei Ax3 Pro ou um Redmi Ax6 e gostaria de saber em qual deles terei uma maior segurança, além de maior suporte e atualizações de firmware por parte do fabricante? (existe a possibilidade de openwrt para ax6? nesse caso teria maior suporte e segurança em relação as firmwares dos próprios fabricantes?)
Se alguem puder esclarecer essas dúvidas de um mero leigo, fico agradecido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo