[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Até algo em torno de 50mb estaria bom, pesquisei e vi gente comentando em usar antena 900mhz pra tentar sem visada, mas não posso arriscar em algo tão caro se não for certeza, na verdade já ficaria muito caro pra mim, vi o preço que eu vi é 800 reais cada, teria outra opção que funcione sem visada e menos cara?
Acredito que não.. 900MHz tendem a passar mais facilmente por obstaculos, pelo maior comprimento de onda..
Mas não da pra garantir que vai funcionar por que não se sabe o numero de obstaculos e o quanto eles irão influenciar a atenuação do sinal.
Seria preciso contratar uma empresa especializada para fazer as medições, além de instalar equipamentos específicos para tal aplicação.
Isso não sairia barato..
Dependendo do motivo, não daria para passar cabo de rede entre os pontos?

Galera uma ajudinha, peguei emprestado um repetidor tp link 505x, porém ele não acha a banda 5GHz em canais acima do 149, como meu roteador estava em auto e no canal 157 eu tive que mudar, mas qual seria o melhor? Vou tentar com o 48, seria uma boa?
O melhor canal é aquele que tem menos gente pendurada..
Canais mais baixos tem menor frequencia e maior comprimento de onda, o que ajuda a atravessar obstaculos como paredes e móveis.
Canais mais altos sobrem para a frequencia de 5.8GHz, que são mais rápidos e mais potentes, mas pecam no alcance com obstáculos.
Com isso dito, veja quais os canais usados por outros roteadores na sua região usando o Wifi Analyzer ou Acrylic no PC.
 
Acredito que não.. 900MHz tendem a passar mais facilmente por obstaculos, pelo maior comprimento de onda..
Mas não da pra garantir que vai funcionar por que não se sabe o numero de obstaculos e o quanto eles irão influenciar a atenuação do sinal.
Seria preciso contratar uma empresa especializada para fazer as medições, além de instalar equipamentos específicos para tal aplicação.
Isso não sairia barato..
Dependendo do motivo, não daria para passar cabo de rede entre os pontos?
Já pensei nisso mas por ser área urbana não sei se é possível contratar alguém para ficar passando um cabo de rede entre os postes, além de que iria ser uns 300 metros de cabos. Outra alternativa também não prática seria comprar dois canos de 15 metros e pendurar em cima do telhado com a antena na ponta usando braçadeira, creio que assim teria visada, os prédios ficam um do lado do outro e exatamente entre as casas e tem o térreo mais 3 andares, as casas tem o térreo e mais 1 andar. Encontrei um roteador cpe modelo pqws-2412 que parece perfeito para quem tem visada com até 2km e nao é caro, minha dúvida é se ele pode pegar chuva e sol porque ele vai direto na energia, e ainda teria que arrumar uma extensão pra chegar na altura dele.
 
Acredito que não.. 900MHz tendem a passar mais facilmente por obstaculos, pelo maior comprimento de onda..
Mas não da pra garantir que vai funcionar por que não se sabe o numero de obstaculos e o quanto eles irão influenciar a atenuação do sinal.
Seria preciso contratar uma empresa especializada para fazer as medições, além de instalar equipamentos específicos para tal aplicação.
Isso não sairia barato..
Dependendo do motivo, não daria para passar cabo de rede entre os pontos?


O melhor canal é aquele que tem menos gente pendurada..
Canais mais baixos tem menor frequencia e maior comprimento de onda, o que ajuda a atravessar obstaculos como paredes e móveis.
Canais mais altos sobrem para a frequencia de 5.8GHz, que são mais rápidos e mais potentes, mas pecam no alcance com obstáculos.
Com isso dito, veja quais os canais usados por outros roteadores na sua região usando o Wifi Analyzer ou Acrylic no PC.
Esse repetidor fez one mesh tanto no C80, qto no AX20, agora no quarto do fundo no meu s20 fe a velocidade da rede está batendo 1.2Gbps no 5Ghz, mas acho que não chega a tudo isso não, porém como tenho 350 mega de internet e a Claro Net está com problema no Speed test bateu 120 mega.
 
Instalei ontem o roteador AX73 conforme falei AQUI....

111.jpg


Possui uma interface amigável, fácil de configurar, pois é bem interativo, há vários recursos para ajudar no wifi como, OFDMA, Airtime Fairness, DFS, Beamforming entre outras questões.

Em matéria de estabilidade, a 7 metros do roteador na rede 5GHz peguei velocidade de 654 Mega de Down e 355 de Upload, neste caso limitação de meu aparelho, em mesma distância em 2.4GHz peguei 108/103.

Em matéria de distância, descendo para o primeiro andar, estando a aproximadamente 15 metros de distância a rede 5GHz sincronizou em 450Mbps e a 2.4GHz em 192Mbps.

Wireless:

AX5400
5 GHz: 4804 Mbps (802.11ax, HE160)
2.4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)

Um ponto a salientar, é que mesmo com ótimo processamento (triple core de 1.5GHz) e 6 antenas, ainda assim a estabilidade no wireless foi comprometido a partir de 15 dispositivos conectados, não houve queda de sinal, mas o fluxo de velocidade foi variável e não pelo consumo e sim pela exigência.

Possui o recurso agregação de link estático (LAG), bom para comunicação de dispositivos em rede que necessitem de maior largura de banda. Suporta ONEMESH, abaixo relação de produtos para formar a rede Mesh através dos produtos TP-Link OneMesh..


Porém mesmo com esta questão posso dizer que parece ser uma ótima aquisição, irei fazer testes de exaustão tanto wired como wireless para efetivamente formar uma opinião mais sólida.





 
Aqui me parece que ninguém teve essa versão 3.2, apenas a V3.0, eu também nunca vi aqui o Brasil 3.2, somente 3.0.
Eu tenho 4 Archer C6 (comprados em lojas no Brasil, mas aparece "US"), todos eles são 3.2 e estou usando OpenWRT (1 roteando + 3 access points). Coloquei as fotos que fiz (inclusive internas) na Wikidevi:


Bottom_-_Label_Model_and_Version.jpg
 
Última edição:
Eu tenho 4 Archer C6 (comprados em lojas no Brasil, mas aparece "US"), todos eles são 3.2 e estou usando OpenWRT (1 roteando + 3 access points). Coloquei as fotos que fiz (inclusive internas) na Wikidevi:


Bottom_-_Label_Model_and_Version.jpg
Eu não tinha visto ainda, até tem comentários sobre somente a V3.0 em páginas atrás. V3.2 é a versão americana. V3.0 é BR, como colega citou acima, não deve mudar nada, pois o mesmo firmware serve nas duas versões.

20211208-183816.jpg
 
Instalei ontem o roteador AX73 conforme falei AQUI....

Ver anexo 134282

Possui uma interface amigável, fácil de configurar, pois é bem interativo, há vários recursos para ajudar no wifi como, OFDMA, Airtime Fairness, DFS, Beamforming entre outras questões.

Em matéria de estabilidade, a 7 metros do roteador na rede 5GHz peguei velocidade de 654 Mega de Down e 355 de Upload, neste caso limitação de meu aparelho, em mesma distância em 2.4GHz peguei 108/103.

Em matéria de distância, descendo para o primeiro andar, estando a aproximadamente 15 metros de distância a rede 5GHz sincronizou em 450Mbps e a 2.4GHz em 192Mbps.

Wireless:

AX5400
5 GHz: 4804 Mbps (802.11ax, HE160)
2.4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)

Um ponto a salientar, é que mesmo com ótimo processamento (triple core de 1.5GHz) e 6 antenas, ainda assim a estabilidade no wireless foi comprometido a partir de 15 dispositivos conectados, não houve queda de sinal, mas o fluxo de velocidade foi variável e não pelo consumo e sim pela exigência.

Possui o recurso agregação de link estático (LAG), bom para comunicação de dispositivos em rede que necessitem de maior largura de banda. Suporta ONEMESH, abaixo relação de produtos para formar a rede Mesh através dos produtos TP-Link OneMesh..


Porém mesmo com esta questão posso dizer que parece ser uma ótima aquisição, irei fazer testes de exaustão tanto wired como wireless para efetivamente formar uma opinião mais sólida.






Excelente post, vlw.

Sabe o informar a potência do wi-fi desse AX? Estou quase pegando um, para um Sobrado (mas com pé direito alto e aberto, sem muitas paredes).

E o preço dele subiu bem. Pouco antes da BF dava pra encontrar por menos de 1000,00.
 
Excelente post, vlw.

Sabe o informar a potência do wi-fi desse AX? Estou quase pegando um, para um Sobrado (mas com pé direito alto e aberto, sem muitas paredes).

E o preço dele subiu bem. Pouco antes da BF dava pra encontrar por menos de 1000,00.
a Amazon foi bem agressiva no preço dele, peguei 1 por 719 + 20% ou 25% de cashback e pra mim resolveu o problema de perder sinal(5ghz) andando pela casa ele faz a troca da rede 2.4/5 de forma transparente e funciona muito bem, me surpreendeu
 
agora no quarto do fundo no meu s20 fe a velocidade da rede está batendo 1.2Gbps no 5Ghz,
Nao é que está batendo, ele fechou a conexão teórica de 1.2gbps, MCS11 com duas streams de 80MHz ou uma de 160MHz.

AX5400
5 GHz: 4804 Mbps (802.11ax, HE160)
2.4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)

Um ponto a salientar, é que mesmo com ótimo processamento (triple core de 1.5GHz) e 6 antenas, ainda assim a estabilidade no wireless foi comprometido a partir de 15 dispositivos conectados, não houve queda de sinal, mas o fluxo de velocidade foi variável e não pelo consumo e sim pela exigência.
Não acredito que essa estabilidade seja culpa do processamento, mas sim de 15 dispositivos se comunicando simultaneamente com o roteador, a não ser se o próprio processador também processar o rádio wireless..

Chegou meu AX6S tem como mudar o idioma da página de configuração pra inglês ou é só chinês mesmo.
Esse é o brilho dos roteadores chineses.. :D
O fato de não dar pra mudar é garantia que vc estará extraindo o máximo possível do sinal do roteador, sem travas ou limitações exigidas por outros países..
Sobre as bandas no mesmo SSID, eu usava separada, mas estou testando deixa-las juntas e pra mim tá excelente há alguns meses..


Excelente post, vlw.

Sabe o informar a potência do wi-fi desse AX? Estou quase pegando um, para um Sobrado (mas com pé direito alto e aberto, sem muitas paredes).

E o preço dele subiu bem. Pouco antes da BF dava pra encontrar por menos de 1000,00.
É uma excelente potencia, páreo com roteadores como o AX3600 e AX6000 mais parrudos..

Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
811 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
818.5 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
993.1 mW15ECC, MO2.4
 
Instalei ontem o roteador AX73 conforme falei AQUI....



Possui uma interface amigável, fácil de configurar, pois é bem interativo, há vários recursos para ajudar no wifi como, OFDMA, Airtime Fairness, DFS, Beamforming entre outras questões.

Em matéria de estabilidade, a 7 metros do roteador na rede 5GHz peguei velocidade de 654 Mega de Down e 355 de Upload, neste caso limitação de meu aparelho, em mesma distância em 2.4GHz peguei 108/103.

Em matéria de distância, descendo para o primeiro andar, estando a aproximadamente 15 metros de distância a rede 5GHz sincronizou em 450Mbps e a 2.4GHz em 192Mbps.

Wireless:

AX5400
5 GHz: 4804 Mbps (802.11ax, HE160)
2.4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)

Um ponto a salientar, é que mesmo com ótimo processamento (triple core de 1.5GHz) e 6 antenas, ainda assim a estabilidade no wireless foi comprometido a partir de 15 dispositivos conectados, não houve queda de sinal, mas o fluxo de velocidade foi variável e não pelo consumo e sim pela exigência.

Possui o recurso agregação de link estático (LAG), bom para comunicação de dispositivos em rede que necessitem de maior largura de banda. Suporta ONEMESH, abaixo relação de produtos para formar a rede Mesh através dos produtos TP-Link OneMesh..


Porém mesmo com esta questão posso dizer que parece ser uma ótima aquisição, irei fazer testes de exaustão tanto wired como wireless para efetivamente formar uma opinião mais sólida.
Seus posts me deixa sempre curioso, você faz mais esses upgrades por hobby ou por necessidade?
não sei se foi pq voltei muitos post mas parece frequente seus upgrades
 
Excelente post, vlw.

Sabe o informar a potência do wi-fi desse AX? Estou quase pegando um, para um Sobrado (mas com pé direito alto e aberto, sem muitas paredes).

E o preço dele subiu bem. Pouco antes da BF dava pra encontrar por menos de 1000,00.

A potência dele no wi-fi 2.4GHz é 20dBm aproximadamente e em 5GHz é uns 23dBm.

É uma boa potência.
 
Existe algum tópico fixo para redes externas ou preciso criar um sobre meu caso? Achei somente sobre redes domésticas.
 
Seus posts me deixa sempre curioso, você faz mais esses upgrades por hobby ou por necessidade?
não sei se foi pq voltei muitos post mas parece frequente seus upgrades

Eu faço para testar algumas questões pertinentes a estabilidade em certas situações, pois ajudo alguns provedores a agregar valor ao invés de apenas serviço.

Com isso sempre recebo esses roteadores mais potentes da linha SOHO para testar.
 
O que acham do Roteador huawei ax3 dual-core??? e uma boa pedida? tem sinal forte?
Se está falando do WS7100, é um dos roteadores AX mais fracos do mercado..

Enquanto a maioria dos roteadores AX apresentam amplificadores que permitem uma potencia próxima de 900~1000mW, esse WS7100 gira em torno de 100mW..

Mas ele deve ser bom para montar rede Mesh com diversos pontos, visto que pela baixa potencia, não deve gerar muito ruído.

Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz221.3 mW15CCC2.1
5.18-5.24 GHz88.3 mW15ECC1.1
5.745-5.825 GHz111.4 mW15ECC1.2
 
Se está falando do WS7100, é um dos roteadores AX mais fracos do mercado..

Enquanto a maioria dos roteadores AX apresentam amplificadores que permitem uma potencia próxima de 900~1000mW, esse WS7100 gira em torno de 100mW..

Mas ele deve ser bom para montar rede Mesh com diversos pontos, visto que pela baixa potencia, não deve gerar muito ruído.

Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz221.3 mW15CCC2.1
5.18-5.24 GHz88.3 mW15ECC1.1
5.745-5.825 GHz111.4 mW15ECC1.2

O foco do WS7100 não é o público geral e sim os provedores de internet, ele possui função preset para configuração inicial do isp, por isso ele é feito para ser baixo custo, tentando competir roteadores de entrada porém já com AX. Essa "guerra" vai acentuar-se a partir de Janeiro/2022 pois vai entrar no mercado um AX de baixo custo da TP-Link, o EX221-G2u, ainda está em homologação, mas deve chegar no Brasil por menos de R$ 300,00.

 
Depende.. Tá tendo problemas com o C7 hoje? O que vc estaria buscando nessa troca?
Queria trocar de router... no caso, venderia o meu e compraria um diferente... estava pensando em um AX barato...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, qual melhor roteador AX até uns 500 reais? estava olhando o "Roteador Wi-Fi 6 EXO AX1800", mas nessa faixa tem vários tem TPLINK AX20 e etc... mas nessa faixa de preço qual o mulher? até estava visando um AX50 tplink, mas está 700, com cupom as vezes vejo por 630... tenho um S20 FE net de 1GB e queria testar o Wifi 6...
 
Queria trocar de router... no caso, venderia o meu e compraria um diferente... estava pensando em um AX barato...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, qual melhor roteador AX até uns 500 reais? estava olhando o "Roteador Wi-Fi 6 EXO AX1800", mas nessa faixa tem vários tem TPLINK AX20 e etc... mas nessa faixa de preço qual o mulher? até estava visando um AX50 tplink, mas está 700, com cupom as vezes vejo por 630... tenho um S20 FE net de 1GB e queria testar o Wifi 6...
Tenha em mente que pra altas velocidades, você precisaria de um bom processamento, principalmente se tiver varios dispositivos consumindo toda essa banda de 1gbps ao mesmo tempo.

Pegar um roteador AX de entrada, como AX10, AX20 da TP-Link, ou outro abaixo dos R$500 pode te causar gargalo se tiver muita coisa pendurada.
Falando de potencia e alcance, pegar um roteador com baixa potencia pode te causar um alcance bem restrito, ou velocidades baixas à medias distancias.

Com tudo isso dito, eu compilei umas infos sobre os roteadores AX da TP-Link, Veja que há roteadores mais simples com bom processador, mas com pouca potencia (AX10), assim como roteadores potentes, mas com pouco processamento (AX50), além de é claro um com processamento bom e alta potencia, mas que custa caro.... então tem um sabor para cada paladar..

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1Broadcom BCM6750Broadcom BCM6755Intel (Lantiq) GRX350A3Broadcom BCM6750
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
Flash1 ChipWinbond W25Q128JVSQESMT F50L1C41AASY1-104RESMT F59L1G81MA-25TWinbond W25Q128JVSQ
Flash1 Size16 MiB16 MiB128 MiB16 MiB
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
RAM1 ChipSamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMAESMT M15T4G16256A-DEB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW
 
Galera, qual o melhor custo beneficio até 300,00?
 

Users who are viewing this thread

  • zolh
Voltar
Topo