• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Galera, pra fazer streaming de jogo pro Oculus Quest 2 vcs recomendam o xiaomi ax3000 ou tplink ax50 ou redmi ax6s?
 
Última edição:
Galera, pra fazer streaming de jogo pro Oculus Quest 2 vcs recomendam o xiaomi ax3000 ou tplink ax50 ou redmi ax6s?
Eu iria de Redmi AX6S
Depois Xiaomi AX3000
e por ultimo o
Tplink ax50, é o mais caro, e tem a pior CPU , processador entre eles.
 
Bom dia,

Acabei de descobrir AX6s. Ele é superior ao AX6 ? Comprei um deve ter uns 6 meses haha e agora tem esse tal de AX6S!
 
Voltando aqui com as peripécias da rede unifi

Peguei 3 AP U6, peguei um switch POE USW-Flex e o injetor POE pra segurar a bronca.
Ligando o Switch no modem da Claro, e os APs no Switch os APs ligam e ficam aguardando a configuração mas não tem santo que faça os APs aparecerem no console pra serem adotados. Eventualmente o Switch aparece no console.

Ligando os AP direto no roteador da Claro eles são reconhecidos pelo console, adicionados na rede e funcionam como esperado... mas não queria deixar 3 injetores amontoados aqui.

Alguém já configurou algo parecido e poderia compartilhar alguma dica?
 
Bom dia,

Acabei de descobrir AX6s. Ele é superior ao AX6 ? Comprei um deve ter uns 6 meses haha e agora tem esse tal de AX6S!
Não.. É praticamente metade do hardware do AX6.. Metade dos Cores, Metade da RAM..
No Wifi ele é equivalente em 5GHz e em 2.4Ghz ele é 4x4 (O AX6 é 2x2).
Sobre a potencia, não encontrei informações do AX6S.. Do AX6 Chines, a potencia é em torno de 800mW, ou 29dBm..
 
Recebi hoje um brinquedo novo para testar.... o DECO m9 Plus (2 Pack), fiquei entre ele e o DECO X20 com wifi6, optei pelo m9, acho que no momento para os provedores é mais vantajoso.


Entre hoje e amanhã testo as funções, ele não é lançamento recente, é de 2018 o lançamento mundial, no Brasil em 2021 e verificando o hardware dele acho que deve ser bem interessante.

Postei a continuação do post no local correto...

 
Galera, tenho atualmente um DIR 787 que sempre dava uns engasgos no FW original, mas ficou muito bom em uma versao do openwrt.
Vou mudar para uma casa maior e vou precisar de mais equipamentos.

A duvida, parto para um kit Mesh, ou procuro roteadores normais com suporte a openwrt e tento usar o fast roaming?

Esse video aqui me deixou intrigado se vale mesmo gastar nos mesh. Fora que eu uso varios scripts customizados no meu main, de QoS/SQM e DSCP para melhorar minha experiência em jogos online onde estou cabeado, os dumb AP serviriam mais para cobrir o resto da casa.
 
Galera, tenho atualmente um DIR 787 que sempre dava uns engasgos no FW original, mas ficou muito bom em uma versao do openwrt.
Vou mudar para uma casa maior e vou precisar de mais equipamentos.

A duvida, parto para um kit Mesh, ou procuro roteadores normais com suporte a openwrt e tento usar o fast roaming?

Esse video aqui me deixou intrigado se vale mesmo gastar nos mesh. Fora que eu uso varios scripts customizados no meu main, de QoS/SQM e DSCP para melhorar minha experiência em jogos online onde estou cabeado, os dumb AP serviriam mais para cobrir o resto da casa.
Eu não uso mais o OpenWRT, mas parece que existe pacotes que habilitam o 802.11k/v no OpenWRT.. acho que alguns usuários daqui já usam dessa forma..

Não testei, mas se quiser dar uma lida,
 
Eu não uso mais o OpenWRT, mas parece que existe pacotes que habilitam o 802.11k/v no OpenWRT.. acho que alguns usuários daqui já usam dessa forma..

Não testei, mas se quiser dar uma lida,
Sim, o mesmo canal fez um video falando disso. Mas ele mesmo não sabe se na pratica está sendo confiável e estável.
Se alguém ai usar mesh ou fast roaming no OpenWRT comente se ta valendo a pena, qual dos dois ta melhor.

Se for pro cenário de mesh com fw original, por mais que eu pesquise as experiências e relatos de cada um são muito diferentes... gastando na faixa de uns 500 reais não sei se tem nada que atenderia bem... ai entre mesh residencial simples vs custom fw com equipamentos alternativos, to resolvendo ainda o que usar.
 
Sim, o mesmo canal fez um video falando disso. Mas ele mesmo não sabe se na pratica está sendo confiável e estável.
Se alguém ai usar mesh ou fast roaming no OpenWRT comente se ta valendo a pena, qual dos dois ta melhor.

Se for pro cenário de mesh com fw original, por mais que eu pesquise as experiências e relatos de cada um são muito diferentes... gastando na faixa de uns 500 reais não sei se tem nada que atenderia bem... ai entre mesh residencial simples vs custom fw com equipamentos alternativos, to resolvendo ainda o que usar.
Mais certo seria comprar um equipamento para gerência e os APs
Por exemplo um nanopi + switch + APs
Nanopi r2c recomendo conexão até 600 megas
Nanopi r4s conexão até 940 megas
isto com SQM cake ativo
Caso ache um AP caro pode pega um roteador e configuração em modo AP
 
Me tirem uma dúvida qual é o nome do conector da antena Wi-Fi do roteador ac86u ? Porque eu comprei na China o rp sma male e na foto era o que tem o furo no meio só que veio com o pino no meio!!! Será que foi eu que errei o vendendo?
 
Pessoal, tem algum desses roteadores na faixa de R$ 200-250 que seja realmente bom?

Vou colocar o PC num quarto onde tá ruim de chegar cabo. Tava apenas querendo algo que suportasse bem uns 250-300 megas de velocidade. Também pretendo jogar online eventualmente, ainda que não seja algo recomendável no wifi. O roteador ficará a uns 6-7 metros do PC e a única barreira física será a porta do quarto as vezes e uma madeira fina de 1,5 cm da mesa do PC.

Atualmente uso um TP-Link jurássico que tem quase uns 15 anos que só suporta 2,4ghz de frequência. Ele funciona bem pro básico e tem bom alcance. Mas pra usar no PC e as vezes jogar online visando ping baixo eu penso que ele seja insuficiente. Fora que pra fazer downloads grandes a velocidade é lenta.
 
Pessoal, tem algum desses roteadores na faixa de R$ 200-250 que seja realmente bom?

Vou colocar o PC num quarto onde tá ruim de chegar cabo. Tava apenas querendo algo que suportasse bem uns 250-300 megas de velocidade. Também pretendo jogar online eventualmente, ainda que não seja algo recomendável no wifi. O roteador ficará a uns 6-7 metros do PC e a única barreira física será a porta do quarto as vezes e uma madeira fina de 1,5 cm da mesa do PC.

Atualmente uso um TP-Link jurássico que tem quase uns 15 anos que só suporta 2,4ghz de frequência. Ele funciona bem pro básico e tem bom alcance. Mas pra usar no PC e as vezes jogar online visando ping baixo eu penso que ele seja insuficiente. Fora que pra fazer downloads grandes a velocidade é lenta.

O TP-Link, Archer c6 é bom e fica dentro dessa faixa. Um pouco acima e mais potente há o C7.
 
Galera, tenho atualmente um DIR 787 que sempre dava uns engasgos no FW original, mas ficou muito bom em uma versao do openwrt.
Vou mudar para uma casa maior e vou precisar de mais equipamentos.

A duvida, parto para um kit Mesh, ou procuro roteadores normais com suporte a openwrt e tento usar o fast roaming?

Esse video aqui me deixou intrigado se vale mesmo gastar nos mesh. Fora que eu uso varios scripts customizados no meu main, de QoS/SQM e DSCP para melhorar minha experiência em jogos online onde estou cabeado, os dumb AP serviriam mais para cobrir o resto da casa.
Se vc tiver como passar cabo, APs cabeados terão desempenho muito superior a qualquer solução Mesh/Wireless.

Tenho 4 Archer C6 v3.2 com 802.11r (1 roteador + 3 APs) com OpenWRT. Estou usando builds snapshot, está relativamente estável. Ainda tem alguns problemas, mas se vc estiver disposto a dar uma "fuçada" nada que não possa ser contornado.

Sobre 802.11r dá uma olhada no forum oficial, link abaixo com alguns relatos meus:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O TP-Link, Archer c6 é bom e fica dentro dessa faixa. Um pouco acima e mais potente há o C7.
Não recomendo o C7 para OpenWRT se comparado ao C6 v3.2. A CPU co C7 é single-core e por questões de "overflow de SIRQs" no OpenWRT acaba limitando não só a capacidade como roteador mas também a velocidade máxima WiFi.

Como exemplo, no C7 com OpenWRT consigo no wifi uma taxa real de em torno de ~350Mbps (medida via iperf3) (802.11ac@80Mhz).

Já com o C6 consigo no wifi uma taxa real de ~550Mbps (medida via iperf3).

A única coisa que o C6 v3.x é inferior ao C7 é o número de streams (no C6 v3.x é 2x2 e no C7 é 3x3). Mas como a maioria dos clientes são 2x2 na realidade essa vantagem do C7 desaparece, e a CPU do C6 v3.x (dual-core) faz muita diferença no desempenho do OpenWRT.

Isso sem contar que o C6 v3.x tem o chipset MediaTek mt7621 que suporta NAT IPv4 acelerado por hardware no OpenWRT (o C7 não suporta). Com isso, (e se não usar QoS) o C6 v3.x como roteador/NAT terá um desempenho inifitamente superior ao C7.

Mais detalhes dos meus testes no forum oficial do OpenWRT abaixo:

 
Última edição:
Pessoal, tem algum desses roteadores na faixa de R$ 200-250 que seja realmente bom?

Vou colocar o PC num quarto onde tá ruim de chegar cabo. Tava apenas querendo algo que suportasse bem uns 250-300 megas de velocidade. Também pretendo jogar online eventualmente, ainda que não seja algo recomendável no wifi. O roteador ficará a uns 6-7 metros do PC e a única barreira física será a porta do quarto as vezes e uma madeira fina de 1,5 cm da mesa do PC.

Atualmente uso um TP-Link jurássico que tem quase uns 15 anos que só suporta 2,4ghz de frequência. Ele funciona bem pro básico e tem bom alcance. Mas pra usar no PC e as vezes jogar online visando ping baixo eu penso que ele seja insuficiente. Fora que pra fazer downloads grandes a velocidade é lenta.
Além do C6 que o @Mosqueteirors recomendou, tem o C80, que tem mais potencia que o C6, mas menos processamento e RAM.. Se for pra ter poucos clientes conectados, pode ser uma boa opção..

A única coisa que o C6 é inferior ao C7 é o número de streams (no C6 é 2x2 e no C7 é 3x3). Mas como a maioria dos clientes são 2x2 na realidade essa vantagem do C7 desaparece, e a CPU do C6 (dual-core) faz muita diferença no desempenho do OpenWRT.
A potencia emitida também é inferior no C6 comparado ao C7..

Em 5.2Ghz o C6 tem em torno de 23dBm (200mW), enquanto o C7 tá com quase 27,5dBm (550mW), podendo chegar a 29 (800mW) dBm em 5.8GHz.. o que dá um bom ganho no alcance..
Mas sim.. Se precisar de processamento, o C7 pode abrir o bico com as velocidades de hoje.

Em tempo, uma conta tosca que eu costumo fazer pra saber o ganho livre teórico (sem obstaculos) entre dois roteadores é pegar a diferença da potencia em dBm e usar essa formulinha:

Ganho = 1 - (10^(dbm/20))

No exemplo acima, o C7 com 27,5dBm e o C6 com 23dBm tem 4,5dBm de diferença. Usando a fórmula, 1 - (10^4,5/20) = 67.8%
Ou seja: Um sinal do C6 a 10m sem obstaculos gera um RSSI de -43dB.. Se usar um C7 de 27,5dBm, o mesmo RSSI de -43dB vai acontecer teoricamente a 16,78m de distancia.

Essa conta é baseada na fórmula de FSPL.
 
Última edição:
Além do C6 que o @Mosqueteirors recomendou, tem o C80, que tem mais potencia que o C6, mas menos processamento e RAM.. Se for pra ter poucos clientes conectados, pode ser uma boa opção..


A potencia emitida também é inferior no C6 comparado ao C7..

Em 5.2Ghz o C6 tem em torno de 23dBm (200mW), enquanto o C7 tá com quase 27,5dBm (550mW), podendo chegar a 29 (800mW) dBm em 5.8GHz.. o que dá um bom ganho no alcance..
Mas sim.. Se precisar de processamento, o C7 pode abrir o bico com as velocidades de hoje.

Em tempo, uma conta tosca que eu costumo fazer pra saber o ganho livre teórico (sem obstaculos) entre dois roteadores é pegar a diferença da potencia em dBm e usar essa formulinha:

Ganho = 1 - (10^(dbm/20))

No exemplo acima, o C7 com 27,5dBm e o C6 com 23dBm tem 4,5dBm de diferença. Usando a fórmula, 1 - (10^4,5/20) = 67.8%
Ou seja: Um sinal do C6 a 10m sem obstaculos gera um RSSI de -43dB.. Se usar um C7 de 27,5dBm, o mesmo RSSI de -43dB vai acontecer teoricamente a 16,78m de distancia.

Essa conta é baseada na fórmula de FSPL.
Certo! Porém lembrar que estávamos falando sobre usar OpenWRT. Dessa maneira, no C6 v3.2 consigo 30dBm em 5Ghz e 22dBm em 2.4Ghz.

No C7 v4 consigo da mesma maneira 30dBm em 5Ghz em 24dBm em 2.4Ghz

Ou seja, de fato em 2.4 GHz o C7 tem mais potência, mas para meu caso que só uso 5Ghz são equivalentes. 👍
 
Pessoal algum dos dos modelos presta ? Intelbras Wi-Force W5-1200F ou Intelbras Wi-Force W4-300F ?? Precisando de um urgente mas só consigo pegar esses dois modelos utilizando pontos (Sistema de pontos internos da empresa) ; Mas se não prestar prefiro segurar pra pegar um depois com $ .
 
Pessoal algum dos dos modelos presta ? Intelbras Wi-Force W5-1200F ou Intelbras Wi-Force W4-300F ?? Precisando de um urgente mas só consigo pegar esses dois modelos utilizando pontos (Sistema de pontos internos da empresa) ; Mas se não prestar prefiro segurar pra pegar um depois com $ .
Se sua internet for de 50mbps, o 1200f pode até dar pro gasto.. qualquer coisa acima disso vc vai passar raiva..
 
Pessoal, estou tentando ver se esse tem alguma limitação, mas considerando que teoricamente ele suporta a velocidade da minha conexão, em que eu perderia se optasse por um roteador dual band barato como esse da D-Link (nem sabia que ainda existia D-Link ):


Lembrando que meu uso é mais básico: terá no máximo 5 dispositivos conectados, sendo que o que exigiria mais na questão de conexão é o meu PC da assinatura.

Outra coisa, tem o Tp-Link C6 e o C6 v3. Qual a diferença entre os 2?

O TP-Link, Archer c6 é bom e fica dentro dessa faixa. Um pouco acima e mais potente há o C7.

Potência não é muito o foco. Quero apenas a maior estabilidade e velocidade possível. Atualmente tenho uma conexão de 240 megas. Então qualquer coisa que me dê velocidade próximo disso tá bom. Na verdade tanta velocidade serve apenas pra fazer um download normal, já que pra navegação (até vídeos em alta resolução) e até jogos online não é necessária tanta velocidade.
Com exatos 8 metros de distância do PC até o roteador e praticamente sem barreiras físicas, acho que qualquer um vai me atender no quesito potência.

Além do C6 que o @Mosqueteirors recomendou, tem o C80, que tem mais potencia que o C6, mas menos processamento e RAM.. Se for pra ter poucos clientes conectados, pode ser uma boa opção..


A potencia emitida também é inferior no C6 comparado ao C7..

Em 5.2Ghz o C6 tem em torno de 23dBm (200mW), enquanto o C7 tá com quase 27,5dBm (550mW), podendo chegar a 29 (800mW) dBm em 5.8GHz.. o que dá um bom ganho no alcance..
Mas sim.. Se precisar de processamento, o C7 pode abrir o bico com as velocidades de hoje.

Em tempo, uma conta tosca que eu costumo fazer pra saber o ganho livre teórico (sem obstaculos) entre dois roteadores é pegar a diferença da potencia em dBm e usar essa formulinha:

Ganho = 1 - (10^(dbm/20))

No exemplo acima, o C7 com 27,5dBm e o C6 com 23dBm tem 4,5dBm de diferença. Usando a fórmula, 1 - (10^4,5/20) = 67.8%
Ou seja: Um sinal do C6 a 10m sem obstaculos gera um RSSI de -43dB.. Se usar um C7 de 27,5dBm, o mesmo RSSI de -43dB vai acontecer teoricamente a 16,78m de distancia.

Essa conta é baseada na fórmula de FSPL.

Sendo bem sincero, eu nunca tinha me preocupado em processador e ram na hora de comprar um roteador. Na verdade para o uso que sempre precisei, acho que qualquer coisa sempre serviu. Agora que tô querendo substituir a conexão via cabo no meu PC é que tô um pouco mais preocupado com isso porque pretendo manter a qualidade de conexão próxima da internet cabeada.

Mas acho que o Tp-Link C6 é muito mais que suficiente para o que quero. Na verdade ainda tô cogitando se tem a necessidade de gastar tanto ou se algum mais básico me atenderia.

Certo! Porém lembrar que estávamos falando sobre usar OpenWRT. Dessa maneira, no C6 v3.2 consigo 30dBm em 5Ghz e 22dBm em 2.4Ghz.

No C7 v4 consigo da mesma maneira 30dBm em 5Ghz em 24dBm em 2.4Ghz

Ou seja, de fato em 2.4 GHz o C7 tem mais potência, mas para meu caso que só uso 5Ghz são equivalentes. 👍

No meu caso eu tô mais preocupado com conexão apenas no meu PC que ficará conectado em 5ghz a 8 metros de distância do modem. Para os outros dispositivos, a conexão de 2,4ghz dá e sobra.

Até porque esse meu Tp-Link jurássico de 2,4ghz já tem um alcance mais do que satisfatório. Na época que comprei (há uns 15 anos), creio que era um dos melhores. Só não continuo com ele porque quero ter uma conexão quase tão boa quanto a cabeada no meu PC. Mas para os outros dispositivos, eu uso o wifi desse Tp-Link velho numa boa, inclusive no meu celular para navegar e ver YouTube.
 
Mas acho que o Tp-Link C6 é muito mais que suficiente para o que quero. Na verdade ainda tô cogitando se tem a necessidade de gastar tanto ou se algum mais básico me atenderia.

Eu também acho que o C6 vai te atender muito bem. Sei que nunca pensou em processamento e memória, mas isso é mais importante, ou tão quanto, a potência de sinal, pois ela que te dá a tão esperada estabilidade.

Mas vai no C6 que não tenho duvidas vai te atender bem.

Se eu puder dar uma dica, fuja de dlink.
 
(...)Outra coisa, tem o Tp-Link C6 e o C6 v3. Qual a diferença entre os 2?(...)

Note que os C6v2 e C6v3 são diferentes versões de hardware, e até o design externo é diferente (ver abaixo). Na prática são dois roteadores completamente diferentes:

  • C6 v2: processador single core Atheros QCA9563@775 Mhz, 128MB RAM e 8MB storage.
  • C6 v3: processador dual core Mediatek MT7621@800Mhz, 128MB RAM e 16MB storage.
O que foi comentado e recomendado acima é o C6 v3.x (v3 ou v3.2). Não recomendo o C6 v2.

👍

C6 v3.x:
1normal-1601026943001y.jpg


C6 v2:
Archer-C6-1-normal-1533257570157g.jpg
 
Última edição:
Valeu aí pessoal, vou pegar esse C6 v3 mesmo.

Eu também acho que o C6 vai te atender muito bem. Sei que nunca pensou em processamento e memória, mas isso é mais importante, ou tão quanto, a potência de sinal, pois ela que te dá a tão esperada estabilidade.

Mas vai no C6 que não tenho duvidas vai te atender bem.

Se eu puder dar uma dica, fuja de dlink.

É, vou no C6 v3 mesmo então. Não era a ideia gastar quase R$ 300 num roteador, mas paciência.

Note que os C6v2 e C6v3 são diferentes versões de hardware, e até o design externo é diferente (ver abaixo). Na prática são dois roteadores completamente diferentes:

  • C6 v2: processador single core Atheros QCA9563@775 Mhz, 128MB RAM e 8MB storage.
  • C6 v3: processador dual core Mediatek MT7621@800Mhz, 128MB RAM e 16MB storage.
O que foi comentado e recomendado acima é o C6 v3.x (v3 ou v3.2). Não recomendo o C6 v2.

👍

C6 v3.x:
1normal-1601026943001y.jpg


C6 v2:
Archer-C6-1-normal-1533257570157g.jpg

É, vi que são diferentes, mas não sabia se na prática faria tanta diferença pro meu uso. Mas já tô pagando caro mesmo, então vou no V3.
E pensar que ele tava custando menos de R$ 200 no ano passado.
 
Gostaria da ajuda com a indicação de um roteador para um plano de fibra de 1Gb.

Hoje to usando somente a ONU da Sumicity, mas a mesma da umas boas engasgadas no wifi.

Alguma modelo para indicar ? Aparelhos conectados: 2 celulares - 2 Fire Stick (uso para IPTV nas Tvs) - 1 videogame
 
Gostaria da ajuda com a indicação de um roteador para um plano de fibra de 1Gb.

Hoje to usando somente a ONU da Sumicity, mas a mesma da umas boas engasgadas no wifi.

Alguma modelo para indicar ? Aparelhos conectados: 2 celulares - 2 Fire Stick (uso para IPTV nas Tvs) - 1 videogame
Tá com o AX6 ainda ou passou pra frente?

Pra 1gbps na WAN, o melhor seria mesmo usar Wifi6 que forneceria 1200mbps em duas streams de 80MHz, que é o que a maioria dos clientes Wifi6 é capaz hoje em dia.

Como você não tem muito dispositivo conectado, talvez o TPlink AX50 seja uma boa opção, pois ele tem uma boa potencia (o que daria um bom alcance) mas não tem muito processador para segurar vários clientes simultâneos torando 1gbps.. Mas como no seu caso são apenas 5 dispositivos, a maioria usando Wifi4 e 5, não deve ter problemas.

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo