• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Meu roteador de vez em quando fica limitado a 100mbps de velocidade de velocidade local, aí se reiniciar volta a 1gbps, alguém sabe o motivo disso?
Ele tá configurado pra receber sempre 1000Mbps? ou está em automático?

clfj6cP.png
 
Ele tá configurado pra receber sempre 1000Mbps? ou está em automático?

clfj6cP.png
Sim. O roteador está funcionando normalmente 1gbps aí de repente fica em 100mbps, só volta quando eu reinicio, não são todos os dias que isso acontece, mas aconteceu hoje aí resolvi postar pra saber se alguém tinha esse mesmo problema.
 
Sim. O roteador está funcionando normalmente 1gbps aí de repente fica em 100mbps, só volta quando eu reinicio, não são todos os dias que isso acontece, mas aconteceu hoje aí resolvi postar pra saber se alguém tinha esse mesmo problema.

Já testou com outro cabo de rede? Provavelmente é o cabo de rede entre o modem-roteador ou o roteador-computador.
 
Sim. O roteador está funcionando normalmente 1gbps aí de repente fica em 100mbps, só volta quando eu reinicio, não são todos os dias que isso acontece, mas aconteceu hoje aí resolvi postar pra saber se alguém tinha esse mesmo problema.

Aqui pelo menos era o conector, foi trocar 0 problemas depois.
 
1. A versão chinesa não é homologada nos EUA por que ela é pro mercado chines. Na verdade, o único indício de potencia que eu tenho é que ele usa os mesmos amplificadores do Redmi AX6, que quando instalado o OpenWRT, mostrou potencia máxima de 800mW (29dBm). EU uso um AX6 e o alcance é excelente.

2. Sim, a interface é em chines, mas há o App em portugues, que é preciso setar para a região da China. Mas o que eu costumo fazer é configura-lo pelo IP, plugando a internet na WAN e ligando o tradutor do Google. Depois de alguns ajustes vc nem usa mais o tradutor.

3. O firmware não é lá tão completo quanto um Asus, mas dá pra setar IP fixo pelo MAC. Existe um QOS que eu nunca usei, entao não sei se daria pra setar limites de velocidades individuais. Há também o fato de que usa um processador dual core de 1GHz, que dependendo da velocidade, pode acabar criando gargalo de processamento de limitação da banda..

4. O Mesh pra mim muda de AP em alguns segundos assim que chego próximo ao outro roteador. não lembro de ter sofrido quedas de conexão na troca. Ele possui sim os protocolos k/v/r e eles ajudam a diminuir o tempo de troca de AP

5. Por R$560 hoje não se compra um roteador AX com 800mW de potencia. pelo menos eu não conheço.. UM AX20 que tem 500mW de potencia nao sai por menos de R$600.. mas tenha fé que a grande maioria passou batido, pelo menos é o que eu vejo por aqui..

Se lhe serve de ânimo, importei recentemente esse modelo para um cliente. Não foi tributado, chegou hoje.
Como o amigo @tecpix colocou, ultimamente as chances de ser taxado estão baixas. Outro ponto favorável é o design "torre", parece mais um speaker do que roteador rs.
Atualizando aqui, meu AX3000 (versão chinesa) chegou ontem. Passou batido pela fiscalização :isso:

Me bati um pouco pra instalar ele hoje, mas já está rodando aqui. Configurei o básico dele (nome das redes, senhas, porta wan 1000mb) mas ficou algumas duvidas agora e gostaria de saber se algum dos usuários sabem e podem ajudar:

- Qual as melhores configurações pra ele em relação a canais e bandas, visando alcance e velocidade? (minha internet hoje é da Claro 350/35). Se tiver que escolher entre alcance e velocidade, acredito que alcance seja um pouco mais interessante (apesar de agora já pegar wifi em alguns lugares onde antes não pegava); Está ativo os 160mhz de banda, mas não sei se tem vantagem nisso sendo minha internet 350MB, logo não sei se é mais vantagem deixar em 80MHz e usar os canais altos (149 e acima) ou deixar em 160MHz automático e continuar usando os canais baixos. Na rede 2.4GHz deixei automático 20/40MHz .

- Existe alguma vantagem em ativar a rede única?
 
1 - nos firmwares globais da Xiaomi, o Mesh só funciona no modo Router. Não rola no modo AP.
2 - positivo.
O meu xiaomi só conecta por pppoe meu modem da vivo deve ser desses q desabilita automático o DHCP, mas em pppoe minha tv box por ex não funciona Wi-Fi, tem como deixar em bridge o modem vivo e conseguir conectar o ax3000 por DHCP?
 
- Qual as melhores configurações pra ele em relação a canais e bandas, visando alcance e velocidade? (minha internet hoje é da Claro 350/35). Se tiver que escolher entre alcance e velocidade, acredito que alcance seja um pouco mais interessante (apesar de agora já pegar wifi em alguns lugares onde antes não pegava); Está ativo os 160mhz de banda, mas não sei se tem vantagem nisso sendo minha internet 350MB, logo não sei se é mais vantagem deixar em 80MHz e usar os canais altos (149 e acima) ou deixar em 160MHz automático e continuar usando os canais baixos. Na rede 2.4GHz deixei automático 20/40MHz .

- Existe alguma vantagem em ativar a rede única?
Em teoria, canais mais baixos (36-64) usam uma frequencia menor (5.1 GHz) e com isso podem possibilitar um alcance um pouco melhor comparado aos canais mais altos (149-165) que usam 5.8GHz.
Essa diferença fica em torno de 1dBm, e considerando que a cada 6dBm o alcance dobra, podemos dizer que usar o canal 36 pode melhorar o alcance em 16,6% em condições ideais.
Mas isso é na teoria. Na prática, com obstaculos, ruídos, interferencias, esse incremento de alcance pode variar pra menos, principalmente se houver muitas outras redes no ambiente.

Sobre os 160MHz, eles valeriam a pena se: Primeiro, seu cliente (celular, PC) tiver capacidade de usar os 160MHz. Segundo, se você realmente precisar de 2400mbps de conexão Wifi6 entre os clientes, já que 80MHz já seria capaz de fornecer teóricos 1200mbps em Wifi6 e 866mbps em Wifi5 usando duas streams simultaneas (Mimo2x2).
Um outro lado negativo dos 160MHz é que ele irá usar 8 canais simultaneos e adjacentes para fechar a conexão. Esses 8 canais sequenciais só existem na banda baixa, nos canais 36-40-44-48-52-56-60-64. Então, se houver uma outra rede do vizinho usando 80MHz nos canais 36-40-44-48, você já pode sofrer interferencia e perder a velocidade máxima que os 160Mhz poderia oferecer. Dependendo dos canais homologados, não daria pra usar 160MHz com a banda alta nos canais 149-165, pois não existem canais suficientes pra isso. Alguns países até liberam até o canal 177, mas pra isso funcionar o celular/PC também deveria ter essa opção, e são pouquissimos os clientes que tem essa capacidade.
Dessa forma, nesse exemplo, usar 80MHz nos canais 52-56-60-64 pode ser uma vantagem dependendo de quantos outros sinais da banda de 5Ghz são usados nas redondezas.

Sobre o uso de rede única, eu comecei a usar faz um ano e não vi problemas. A vantagem que eu tenho é que quando vou parear algum IoT que usa apenas 2.4Ghz, nao preciso desconectar o celular da rede 5Ghz pra fazer o setup..
 
Bom dia.
Alguém poderia me indicar um roteador bom que eu possa instalar openvpn do Surfshark nele e assim conseguir usar a Mi Box com minha velocidade de 200Mbps através do VPN no roteador ?
Valor aproximado de uns R$ 300,00 à R$ 400,00.
Obrigado.
 
Sobre o uso de rede única, eu comecei a usar faz um ano e não vi problemas. A vantagem que eu tenho é que quando vou parear algum IoT que usa apenas 2.4Ghz, nao preciso desconectar o celular da rede 5Ghz pra fazer o setup..

E você parear os dispositivos? Aqui sempre dá problema pois mesmo a rede sendo a mesma se estou conectado no wifi5 os dispositivos nunca são encontrados
 
Em teoria, canais mais baixos (36-64) usam uma frequencia menor (5.1 GHz) e com isso podem possibilitar um alcance um pouco melhor comparado aos canais mais altos (149-165) que usam 5.8GHz.
Essa diferença fica em torno de 1dBm, e considerando que a cada 6dBm o alcance dobra, podemos dizer que usar o canal 36 pode melhorar o alcance em 16,6% em condições ideais.
Mas isso é na teoria. Na prática, com obstaculos, ruídos, interferencias, esse incremento de alcance pode variar pra menos, principalmente se houver muitas outras redes no ambiente.

Sobre os 160MHz, eles valeriam a pena se: Primeiro, seu cliente (celular, PC) tiver capacidade de usar os 160MHz. Segundo, se você realmente precisar de 2400mbps de conexão Wifi6 entre os clientes, já que 80MHz já seria capaz de fornecer teóricos 1200mbps em Wifi6 e 866mbps em Wifi5 usando duas streams simultaneas (Mimo2x2).
Um outro lado negativo dos 160MHz é que ele irá usar 8 canais simultaneos e adjacentes para fechar a conexão. Esses 8 canais sequenciais só existem na banda baixa, nos canais 36-40-44-48-52-56-60-64. Então, se houver uma outra rede do vizinho usando 80MHz nos canais 36-40-44-48, você já pode sofrer interferencia e perder a velocidade máxima que os 160Mhz poderia oferecer. Dependendo dos canais homologados, não daria pra usar 160MHz com a banda alta nos canais 149-165, pois não existem canais suficientes pra isso. Alguns países até liberam até o canal 177, mas pra isso funcionar o celular/PC também deveria ter essa opção, e são pouquissimos os clientes que tem essa capacidade.
Dessa forma, nesse exemplo, usar 80MHz nos canais 52-56-60-64 pode ser uma vantagem dependendo de quantos outros sinais da banda de 5Ghz são usados nas redondezas.

Sobre o uso de rede única, eu comecei a usar faz um ano e não vi problemas. A vantagem que eu tenho é que quando vou parear algum IoT que usa apenas 2.4Ghz, nao preciso desconectar o celular da rede 5Ghz pra fazer o setup..
Acho que vou manter os 80MHz mesmo. Como a internet aqui de casa é "apenas" 350MB e a maioria dos celulares tem pelo menos 5 anos (com exceção de um S10), não vai haver vantagem de usar os 160Mhz. E vou ficar testando os canais do range 52-56-60-64 e os canais altos, já que tem um vizinho próximo usando os primeiros canais.

Obg novamente tecpix.
 
E você parear os dispositivos? Aqui sempre dá problema pois mesmo a rede sendo a mesma se estou conectado no wifi5 os dispositivos nunca são encontrados
Aqui eu consigo de boa.. pelo menos nas lampadas da i2go e nos Sonoffs Mini que eu uso.. O App do iPhone encontra o dispositivo, preenche o SSID e senha do Wifi do telefone e o IoT já fecha a conexão.
 
Que acham do Redmi AX5400:

R$ 455,30 Ganhe 35% de desconto | Xiaomi redmi ax5400 wifi roteador sistema de malha wifi 6 4k qam 160mhz alta largura de banda 512mb memória para o trabalho em casa com xiaomi app

Vi um review dele ontem no Max Dicas e parece ser um bom CxB.

 
Que acham do Redmi AX5400:

R$ 455,30 Ganhe 35% de desconto | Xiaomi redmi ax5400 wifi roteador sistema de malha wifi 6 4k qam 160mhz alta largura de banda 512mb memória para o trabalho em casa com xiaomi app

Vi um review dele ontem no Max Dicas e parece ser um bom CxB.


É uma versão parecida com o AX6 que chegamos a comprar no começo do ano passado por volta de R$350~400, mas com um processamento inferior.
O AX6 tinha um CPU QuadCore de 1.4GHz e duas NPU de 1.7GHz. Esse AX5400 possui uma CPU DualCore de 1GHz e um NPU de também 1 GHz.
Ambos possuem 512Mb de RAM. Mas para velocidades até 1gbps, que é o limite da WAN e pouca opção do QOS no firmware, acredito que atenda.

A diferença está no Wifi.
Esse AX5400 possui MiMo 4x4 a 160MHz de largura, enquanto o AX6 ou tinha MiMo 4x4 de 80MHz ou MiMo 2x2 a 160MHz, por isso a velocidade máxima do AX5400 é de 4800mbps no Wifi6 enquanto no AX6 era de 2400mbps.
Existe também o uso de QAM4096, que possibilida conexões de 2884mbps em Mimo2x2 enqunto o QAM1024 só permitia 2400mbps. Mas vai depender do cliente ser capaz de usar essa modulação.
Os amplificadores são os mesmos do AX6, QPF4200 e QPF4550. Esses amplificadores resultaram numa potencia de 29dBm (800mW) no AX6, o que acredito que sirva também para esse AX5400.

Enfim, se precisar realmente de 4 conexões simultaneas de 1200mbps no Wifi, esse roteador pode ser uma boa opção.
MAs se tiver pouca coisa pendurada que necessite dessas altas velocidades, um AX3000 ou AX6S podem atender, pois possuem basicamente o mesmo CPU e mesma potencia de Wifi.
 
É uma versão parecida com o AX6 que chegamos a comprar no começo do ano passado por volta de R$350~400, mas com um processamento inferior.
O AX6 tinha um CPU QuadCore de 1.4GHz e duas NPU de 1.7GHz. Esse AX5400 possui uma CPU DualCore de 1GHz e um NPU de também 1 GHz.
Ambos possuem 512Mb de RAM. Mas para velocidades até 1gbps, que é o limite da WAN e pouca opção do QOS no firmware, acredito que atenda.

A diferença está no Wifi.
Esse AX5400 possui MiMo 4x4 a 160MHz de largura, enquanto o AX6 ou tinha MiMo 4x4 de 80MHz ou MiMo 2x2 a 160MHz, por isso a velocidade máxima do AX5400 é de 4800mbps no Wifi6 enquanto no AX6 era de 2400mbps.
Existe também o uso de QAM4096, que possibilida conexões de 2884mbps em Mimo2x2 enqunto o QAM1024 só permitia 2400mbps. Mas vai depender do cliente ser capaz de usar essa modulação.
Os amplificadores são os mesmos do AX6, QPF4200 e QPF4550. Esses amplificadores resultaram numa potencia de 29dBm (800mW) no AX6, o que acredito que sirva também para esse AX5400.

Enfim, se precisar realmente de 4 conexões simultaneas de 1200mbps no Wifi, esse roteador pode ser uma boa opção.
MAs se tiver pouca coisa pendurada que necessite dessas altas velocidades, um AX3000 ou AX6S podem atender, pois possuem basicamente o mesmo CPU e mesma potencia de Wifi.
Na verdade aqui em casa cerca de 15~20 clientes, dentre eles 2 Smartvs, 2 notebook, 1 Tvbox e celulares. A casa é um pouco grande e gostaria de algo mais potente pra parar de passar raiva no meu quarto, kkkk. Aqui tem 400mb de internet, então pensei em pegar esse ou talvez dois ax3000 e fazer mesh (mas economizar sempre é bom né)
 
Boa tarde pessoal.

Alguém saberia me informar quais as potencias em mW do modem/roteador da VIVO Fibra modelo Askey rtf8115vw ?

Eu tentei procurar no fccid.io mas não encontrei. Queria comparar com os dados do tp-link AX10. Eu coloquei o modem da vivo em bridge e o AX10 gerenciando o restante, mas to achando muito ruim o wi-fi desse AX10. To cogitando pegar um tp-link AX6000, achei por 1.500 aqui no RJ.
 
Na verdade aqui em casa cerca de 15~20 clientes, dentre eles 2 Smartvs, 2 notebook, 1 Tvbox e celulares. A casa é um pouco grande e gostaria de algo mais potente pra parar de passar raiva no meu quarto, kkkk. Aqui tem 400mb de internet, então pensei em pegar esse ou talvez dois ax3000 e fazer mesh (mas economizar sempre é bom né)
com 256Mb, teoricamente cada AX3000 é capaz de armazenar as tabelas de roteamento de até 64 clientes simultaneos..
Se for fazer Mesh nessa velocidade, recomendo usar cabode rede para ligação, pois se fizer o link por Wifi, a velocidade provavelmente vai cair dependendo da distancia.

Boa tarde pessoal.

Alguém saberia me informar quais as potencias em mW do modem/roteador da VIVO Fibra modelo Askey rtf8115vw ?

Eu tentei procurar no fccid.io mas não encontrei. Queria comparar com os dados do tp-link AX10. Eu coloquei o modem da vivo em bridge e o AX10 gerenciando o restante, mas to achando muito ruim o wi-fi desse AX10. To cogitando pegar um tp-link AX6000, achei por 1.500 aqui no RJ.
Veja o numero de certificacao na etiqueta e entre na Anatel. O numero deve ser 022451901110 e o site da anatel para baixar o certificado é https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml

Pelo que vi, o 8115 tem 998mW em 2.4GHz e 249mW em 5.8GHz. Em 5.1GHz (canais 36-64) a potencia indicada na Anatel não é comparável, pois imagino que o processo seja diferente.

O AX10 tem uns 200mW em 2.4 e uns 400mW em 5.1 e 5.8GHz. O AX6000 tem 999mW em 2.4, 776mW em 5.1 e 993mW em 5.8GHz.
Por R$1500 daria pra pegar 4 AX6S de 800mW no ALi..
 
Última edição:
Pessoal, gostaria de indicações de roteadores que possuam boa potência de sinal WiFi até uns 500,00.

O modem da operadora fica na sala, é um Huawei da Copel Telecom com sinal super fraco, e quero uma boa cobertura nos quartos. Eles ficam todos na mesma direção, então preciso de um sinal mais direcionado mesmo, e não espalhado. O sinal vai passar por três paredes de alvenaria até o último quarto, mas o roteador vai ficar em frente ao corredor que dá acesso aos mesmos.
 
boa tarde estou querendo comprar ax5400 + ax3000 para fazer rede mesh , tenho velocidade 200 MBps de provedor local , mas irei trocar para oi fibra de 500 MBps será que estes roteadores funciona de boa na rede da oi fibra ? meu roteador atual ac1200 fica esquentado muito de noite causa de 2 TVs 4K e wifi desligar toda hora e somente 3 minutos depois volta , vi videos do max dicas que estes dois roteadores são otimos , mas fico em duvida como disse acima será que vai funciona com rede da oi fibra com 500 MBps ?
 
com 256Mb, teoricamente cada AX3000 é capaz de armazenar as tabelas de roteamento de até 64 clientes simultaneos..
Se for fazer Mesh nessa velocidade, recomendo usar cabode rede para ligação, pois se fizer o link por Wifi, a velocidade provavelmente vai cair dependendo da distancia.


Veja o numero de certificacao na etiqueta e entre na Anatel. O numero deve ser 022451901110 e o site da anatel para baixar o certificado é https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml

Pelo que vi, o 8115 tem 998mW em 2.4GHz e 249mW em 5.8GHz. Em 5.1GHz (canais 36-64) a potencia indicada na Anatel não é comparável, pois imagino que o processo seja diferente.

O AX10 tem uns 200mW em 2.4 e uns 400mW em 5.1 e 5.8GHz. O AX6000 tem 999mW em 2.4, 776mW em 5.1 e 993mW em 5.8GHz.
Por R$1500 daria pra pegar 4 AX6S de 800mW no ALi..
Valeu... seria uma boa comprar um Xiaomi AX6000 ao invés do AX6S ?

No meu caso, eu tenho 3 aparelhos iptv em casa que usam a banda 2.4ghz, então seria um ponto relevante. No demais, uns 8-10 aparelhos usando a banda 5ghz, inclusive consumindo conteúdo 4k.
 
Oi pessoal, acredito que vocês possam me ajudar a escolher um modelo ideal de roteador para o meu caso.

Moro num apartamento com a sala grande sem obstáculos. O modem da Claro é obrigado a ficar próximo à porta de entrada. Acontece que o sinal fica muito ruim no quarto. Está distante uns 15~20 m do quarto. A internet é de 250 mbs, com a porta do quarto aberta o 5 ghz bate usn 40 mbs, se fecha a porta bate 1 mbs.

Pesquisei alguns roteadores e estou na dúvida sobre o dbi que me atenderia. Mudar o modem de posição não é uma opção. Minha ideia é usar um repetidor de sinal, se bater mais de 20 mbs acho que já estaria bom. Objetivo é conseguir realizar videochamadas com qualidade boa.

Agradeço a ajuda, abs!
Galera, só pra dar notícias. Comprei o ADAPTADOR USB 3.0 WIRELESS DUAL BAND ARCHER T4U AC1300 - TP-LINK para resolver o meu problema e...

Resolveu! Estou pegando > 100 mbs no 5Ghz, impressionante.

Recomendo muito! Paguei 160 pratas
 
Caras, com o Archer C6 V3 eu consigo usar controle de banda apenas pra rede de convidados?
Ou tem q ser por MAC?
 
Boa tarde a todos, estou procurando um novo roteador para substituir meu velho e falecido mercusys a12g, queria pegar um melhor pois confesso que esse me desapontou, estou procurando um até a faixa de 400/450 reais, ao todo ele vai se conectar a 4 dispositivos sempre ligados, mais celulares e mais computador (vai ficar no fundo da casa, ligado por cabo a um rg1200, formando bridge, não tenho necessidade de uma cobertura muito grande).
Estou em duvida entre o archer C80 e o huawei AX3 quad-core, qual vocês me recomendam? quero fugir de importação pois como disse, meu a12g me deixou e o sinal do roteador da operadora não chega no fundo
 
Boa tarde a todos, estou procurando um novo roteador para substituir meu velho e falecido mercusys a12g, queria pegar um melhor pois confesso que esse me desapontou, estou procurando um até a faixa de 400/450 reais, ao todo ele vai se conectar a 4 dispositivos sempre ligados, mais celulares e mais computador (vai ficar no fundo da casa, ligado por cabo a um rg1200, formando bridge, não tenho necessidade de uma cobertura muito grande).
Estou em duvida entre o archer C80 e o huawei AX3 quad-core, qual vocês me recomendam? quero fugir de importação pois como disse, meu a12g me deixou e o sinal do roteador da operadora não chega no fundo
tambem tenho este roteador e estou trocando ele por redmi ax5400, queria pegar tambem o ax3000 mas vi o cupom do aliexpress não dava para comprar causa cupom pedia mais dinheiro gasto e nao deu , então só comprei o ax5400 que já e suficiente e tambem vou comprar uma placa de wifi para meu notebook para wifi 6. Já para voce que não quer um cobertura muito grande recomendo archer C80 ou MR50G que são mesma coisa só mudar o desgin ambos tem ac1900 .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo