• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Vc tentou abaixar o máximo possível? Tenta usar algum perfil gerado pelo dram calcultator também.

Mas eu recomendo a dica do rlopes e rodar junto o HWINFO64 (no último sensor) com a contagem de erros (whea).

No meu caso, nas minhas primeiras tentativas eu achei também que meu oc estava 100% estável, porque tinha passado no TM5 e num monte de benches, mas ví depois quando comparei junto com o HWINFO que não estava de fato.
Não posso dizer que abaixei o máximo possível, mas tentei baixar os clocks primários pra 18 20 20 20 40 60 (3600), deu boot, porém no início do MemTest já acusou erro.

Se eu uso CL16 com 3600 e os timings atuais o pc não da boot.

Quando deixava o tRFC em auto na bios ele ligava a 990, forcei a 650 pra testar e está indo sem erros, e para esclarecer, eu fiz o mem test com HWinfo aberto, justamente porque vi aqui no TPC :D, não acusou nenhum erro.

Além disso jogos como Warzone, Cp2077, FS20, todos rodando sem problemas.

A minha dúvida é se tem mais algum timming que vale a pena mexer, ou se do jeito que está (estável) já é ok.

Sobre o perfil do Ryzen Calculator, se eu coloco A-DIE ele nem deixa eu chegar nos 3600, diz que não é suportado. Por isso uso E/H die como base, mas mesmo assim ele dá uns timmings muito baixos e mesmo subindo a V pra 1.4 o pc não da boot.
 
Aproveitando o gancho do teu TPC, OP, comprei do ali um par de memória Asgard XMP 3200 CL16.

Elas vieram com chip Micron A-Die, de acordo com o thaiphoon burner.

Ela subiu até 3400 e pouco sem mexer nos timings, após isso só afrouxando um pouco, sem mexer na voltagem do xmp de 1.35.

Consegui deixar ela dessa forma:
imagem-2021-02-26-091122.png


Rodei MemTest por um bom tempo e não achou erros, além de ter rodado alguns jogos pesados e passou bem.

É um bom resultado? Tem algo a tentar melhorar?
Eu reduziria para @3466 e tentaria CL16, Micron A-Die só de bootar em @3600Mhz já é quase um milagre.
 
Eu reduziria para @3466 e tentaria CL16, Micron A-Die só de bootar em @3600Mhz já é quase um milagre.
Bootar e passar nos testes sem erro ainda hahaha, me senti privilegiado.

Ela vai a 3800 também, mas aí bagunça o infinity fabric e aumenta a latência.
 
Bootar e passar nos testes sem erro ainda hahaha, me senti privilegiado.

Ela vai a 3800 também, mas aí bagunça o infinity fabric e aumenta a latência.

No automático dá ruim, vc não está forçando o IF?

Mas vc também verificou os testes em conjunto com o HWINFO?

9kQzZ8q.png


Deixa os dois rodando, e recomendo o TM5 com a config do 1usmus, que é muito mais rápido que memtest etc pra forçar o erro quando não está estável.
 
No automático dá ruim, vc não está forçando o IF?

Mas vc também verificou os testes em conjunto com o HWINFO?

9kQzZ8q.png


Deixa os dois rodando, e recomendo o TM5 com a config do 1usmus, que é muito mais rápido que memtest etc pra forçar o erro quando não está estável.
Eu fiz o teste com o HWinfo aberto e ficou zerado isso aí.

Eu baixei o TM5 mas quando começa o teste ele só usa 16gb de ram, eu tenho 32gb, como faz pra ele usar o máximo?
 
Eu fiz o teste com o HWinfo aberto e ficou zerado isso aí.

Eu baixei o TM5 mas quando começa o teste ele só usa 16gb de ram, eu tenho 32gb, como faz pra ele usar o máximo?

Faz todos seus testes com o hwinfo aberto, pois o menor whea, voce fica sabendo. O tm5 na config do 1usmus que eu indiquei faz o teste com toda a memória. Pegou o que eu indiquei? Leva vinte e poucos minutos pra mim.
 
Eu reduziria para @3466 e tentaria CL16, Micron A-Die só de bootar em @3600Mhz já é quase um milagre.
Então, conforme mostrei antes, estava usando em 3600 18-20-20-20-40-60, Tfaw 24, tRFC 650.

Fui fazer o teste do OCCT e em pouco segundos apareceu vários erros.

Fui fazer novamente o MemTeste, mas dessa vez não pelo ryzen calculator, abri manualmente até ocupar 99,5% da Ram. Apresentou erros depois dos 30%, tentei 1.4v e apresentou erros em 110%.

Aí segui teu conselho, joguei 3466 cl 16-20-20-20-40-60, Tfaw 30, tRFC 600, coloquei 1.38v, apresentou erro no início do MemTest. Subi pra 1.4v, passou dos 150% sem erros, acho que encontrei estabilidade.

Segue o print:
image.png


Já que estabilizei em CL16, alguma dica de algum timings para melhorar ou deixa do jeito que está?
 
Então, conforme mostrei antes, estava usando em 3600 18-20-20-20-40-60, Tfaw 24, tRFC 650.

Fui fazer o teste do OCCT e em pouco segundos apareceu vários erros.

Fui fazer novamente o MemTeste, mas dessa vez não pelo ryzen calculator, abri manualmente até ocupar 99,5% da Ram. Apresentou erros depois dos 30%, tentei 1.4v e apresentou erros em 110%.

Aí segui teu conselho, joguei 3466 cl 16-20-20-20-40-60, Tfaw 30, tRFC 600, coloquei 1.38v, apresentou erro no início do MemTest. Subi pra 1.4v, passou dos 150% sem erros, acho que encontrei estabilidade.

Segue o print:
image.png


Já que estabilizei em CL16, alguma dica de algum timings para melhorar ou deixa do jeito que está?
HCI MemTest o ideal é chegar nos 1000% pelo menos pra dizer que está completamente estável.
 
HCI MemTest o ideal é chegar nos 1000% pelo menos pra dizer que está completamente estável.
No dia a dia não deu problemas nem crash, acho que deu um estabilizada.

Queria saber se tem algum outro timing que vale a pena mexer ou se do jeito que está já é bom suficiente.
 
No dia a dia não deu problemas nem crash, acho que deu um estabilizada.

Queria saber se tem algum outro timing que vale a pena mexer ou se do jeito que está já é bom suficiente.
Esse tFAW de 30 pode estar alto, nas B-die, eu cheguei nos 16 estável. Claro que vc não vai chegar nos valores de uma B-die por estar usando Micron E-die, mas vc pode ir abaixando aos poucos e ir testando. Over de memórias é um jogo de paciência e demora bastante pra vc apertar os valores primários/secundários e terciários até chegar em seus limites.

Só pra vc tomar uma base de valores aqui que utilizo com as Team T-Force Argb 4x8Gb 3600MHz C14 @ 4000 C15-16-16-34 1.50v 2T.

Principais valores:

- tRRD: 4
- tRRDL: 6
- tRFC: 390
- tREFI: Sempre o dobro do valor que está marcando em AUTO. No meu caso 16387, setei em 32774
- tWR: 16
- tRTP: 6
- tFAW: 16
- tWTR: 3
- tWTR_L: 9
- tCKE: 6
- tWL: 14
 
Esse tFAW de 30 pode estar alto, nas B-die, eu cheguei nos 16 estável. Claro que vc não vai chegar nos valores de uma B-die por estar usando Micron E-die, mas vc pode ir abaixando aos poucos e ir testando. Over de memórias é um jogo de paciência e demora bastante pra vc apertar os valores primários/secundários e terciários até chegar em seus limites.

Só pra vc tomar uma base de valores aqui que utilizo com as Team T-Force Argb 4x8Gb 3600MHz C14 @ 4000 C15-16-16-34 1.50v 2T.

Principais valores:

- tRRD: 4
- tRRDL: 6
- tRFC: 390
- tREFI: Sempre o dobro do valor que está marcando em AUTO. No meu caso 16387, setei em 32774
- tWR: 16
- tRTP: 6
- tFAW: 16
- tWTR: 3
- tWTR_L: 9
- tCKE: 6
- tWL: 14
Cuidado ao comparar dois chips completamente diferentes, alguns timings seguem o padrão na maioria dos chips, como o tRRD/tRRDL/tRTP/tFAW. Mas o tRFC nas E-Die é completamente diferente, basicamente só funciona com valores acima de 500, o tCKE em muitas vezes pode deixar em 1. Mas o caso do rapaz acima, as memórias são A-Die.
 
Possuo 2x8Gb Ballistix LT 2666 Micron E-Die de 2016, com OC para 3200 1.35v, posso tentar um 3466 ou até um 3600 para ver se aguenta? Os overs que vejo de memórias 2400~2666 só vão até 3000~3200, mas nunca vi a mais que isso, a dúvida é o que ocasionaria se eu tentasse subir mais a frequência? Aumento de temperatura? Mesmo mantendo os 1.35v? Isso se subir o sistema, mas aí é fazer testes, mas to com um pé atrás sem ter um norte, latência no Aida64 está com 74.5 por aí, FCLK está em 1600

2hR2ECD.png
 
Possuo 2x8Gb Ballistix LT 2666 Micron E-Die de 2016, com OC para 3200 1.35v, posso tentar um 3466 ou até um 3600 para ver se aguenta? Os overs que vejo de memórias 2400~2666 só vão até 3000~3200, mas nunca vi a mais que isso, a dúvida é o que ocasionaria se eu tentasse subir mais a frequência? Aumento de temperatura? Mesmo mantendo os 1.35v? Isso se subir o sistema, mas aí é fazer testes, mas to com um pé atrás sem ter um norte, latência no Aida64 está com 74.5 por aí, FCLK está em 1600

2hR2ECD.png

Testa os valores do meu, mas fique entre 3733-3800 (com IF na metade da frequência nominal), pois esse é o limite do IF no Ryzen 3xxx sem dividir.

Se vc conseguir 3733mhz CL16 estáveis, sua latência deve ficar por volta dos 65ns.
 
Testa os valores do meu, mas fique entre 3733-3800 (com IF na metade da frequência nominal), pois esse é o limite do IF no Ryzen 3xxx sem dividir.

Se vc conseguir 3733mhz CL16 estáveis, sua latência deve ficar por volta dos 65ns.
Eita, sair de 2666 para 3733 não é muito não?
 
Eita, sair de 2666 para 3733 não é muito não?

O máximo que vai acontecer é não dar boot, mas basta dar um clear cmos se der ruim. E se sua memória tiver sensor de temperatura, melhor ainda, pois vc monitora pra verificar se está nos conformes.

Lá no post 1 tem a build final estável pra mim até o momento, na segunda imagem. Tenta usar aqueles valores, inclusive nas voltagens (dram voltage 1,42v), mas coloca 3733mhz na frequencia e 1866,5 no FCKL.

Se der boot e ficar estável nos testes de memória, é capaz de dar até pra melhorar os timings e voltagens, pois os meus são altos porque uso 4 pentes, que teoricamente é mais difícil estabilizar.
 
Última edição:
O máximo que vai acontecer é não dar boot, mas basta dar um clear cmos se der ruim. E se sua memória tiver sensor de temperatura, melhor ainda, pois vc monitora pra verificar se está nos conformes.

Lá no post 1 tem a build final estável pra mim até o momento, na segunda imagem. Tenta usar aqueles valores, inclusive nas voltagens (dram voltage 1,42v), mas coloca 3733mhz na frequencia e 1866,5 no FCKL.

Se der boot e ficar estável nos testes de memória, é capaz de dar até pra melhorar os timings e voltagens, pois os meus são altos porque uso 4 pentes, que teoricamente é mais difícil estabilizar.
Tentei aqui 3466 CL18 e não subiu o sistema 1.35v, CL20 1.42v e tbm não subiu, dava tela azul, 3200 acho que já é o limite dessa memória já, to com AGESA 1.2.0.0, com a penultima BIOS, a ultima BIOS é a AGESA 1.2.0.1 BETA ainda, aí nem coloquei

Mas ok, paguei 400 nas duas na mão do meu amigo, ele quis pq quis vender só pra pegar uma com RGB, ainda consegui colocar CL16 3200mhz, tá baum
 
Cuidado ao comparar dois chips completamente diferentes, alguns timings seguem o padrão na maioria dos chips, como o tRRD/tRRDL/tRTP/tFAW. Mas o tRFC nas E-Die é completamente diferente, basicamente só funciona com valores acima de 500, o tCKE em muitas vezes pode deixar em 1. Mas o caso do rapaz acima, as memórias são A-Die.
Eu só dei uma base ao criador do tópico nos valores que cheguei, claro que com as B-die os valores vai ser bem mais baixos, eu disse isso. Provavelmente esses valores que passei ele não vai conseguir usar por usar um chip mais limitado. O tRFC em 400 pra baixo só as B-die faz, isso eu sei. O tCKE aqui não rolou 1 não, fica instável e dá erro no RAM Test (meu programa favorito para teste de estabilidade de memória). Aqui só rolou em 6, menos que isso não.
 
Tentei aqui 3466 CL18 e não subiu o sistema 1.35v, CL20 1.42v e tbm não subiu, dava tela azul, 3200 acho que já é o limite dessa memória já, to com AGESA 1.2.0.0, com a penultima BIOS, a ultima BIOS é a AGESA 1.2.0.1 BETA ainda, aí nem coloquei

Mas ok, paguei 400 nas duas na mão do meu amigo, ele quis pq quis vender só pra pegar uma com RGB, ainda consegui colocar CL16 3200mhz, tá baum
Chips das @2666 são piores que os @3000/3200.
 
Apertei mais os timings aqui, onde eu devo focar mais para reduzir a latência?

XMP em 3200 sem mexer em nada, apenas 1.36v

2hR2ECD.png
EwbSip4.png


XMP em 3200 com timings mexidos


Twp9vAS.png
IDQ9VRZ.png
ubJ93UE.jpg


O tRCDRD não abaixa menos do que 17, talvez dê em 16 se eu folgar os timings, tensão continua em 1.36v e SOC em AUTO, posso brincar mais aqui testando, mas não sei onde eu posso ir agora, não tenho muita experiência, eu mexi apenas nos primários, tRC, tFAW e tRFC
 
Apertei mais os timings aqui, onde eu devo focar mais para reduzir a latência?

XMP em 3200 sem mexer em nada, apenas 1.36v

2hR2ECD.png
EwbSip4.png


XMP em 3200 com timings mexidos


Twp9vAS.png
IDQ9VRZ.png
ubJ93UE.jpg


O tRCDRD não abaixa menos do que 17, talvez dê em 16 se eu folgar os timings, tensão continua em 1.36v e SOC em AUTO, posso brincar mais aqui testando, mas não sei onde eu posso ir agora, não tenho muita experiência, eu mexi apenas nos primários, tRC, tFAW e tRFC

tRCDCD tá meio alto pra Micron eu acho. Reduzir latência é principalmente clock, não tem jeito, mas acho que essa 2666 é A-Die ou algo assim, não vai mt longe. Acho que 3333MHz ela faz. E-Die:



cachemem32-3600-X-2020.png




Interessante que no 3300X no mesmo clock fazia uns 63ns.
 
tRCDCD tá meio alto pra Micron eu acho. Reduzir latência é principalmente clock, não tem jeito, mas acho que essa 2666 é A-Die ou algo assim, não vai mt longe. Acho que 3333MHz ela faz. E-Die:



cachemem32-3600-X-2020.png




Interessante que no 3300X no mesmo clock fazia uns 63ns.
Sim, clock seria bom, mas não consigo em 3400 e muito menos 3466 estáveis, o tRCDCD colocando 16 dá erro e não boota, o chip é Micron E-die, testei aqui TM5, prime95, cinebench e não deu erro ou tela azul, então ta safe por enquanto esses timings, creio que não tenho mais de onde tirar, então ta bom assim.
 
Compartilhando aqui meu resultado com as Crucial Ballistix 3600 CL 16 @ OC 3733 CL 14 com VDIMM em 1.45V.






Recomendo testar a estabilidade rodando o TM5 com o preset Extreme do Anta777.
 
Eu resolvi testar 3800 recentemente e dei até uma refinada boa.

I1JMPpW.png
 
Última edição:
Abaixei mais ainda o clock, mas não por instabilidade, e sim pra testar timings menores.
Tipo, passou no TM5, OCCT (1hora), rodei 3dmark e pcmark também, tudo com o monitor do HWINFO64 para verificar se aparecia algum WHEA.

H81gGty.png


E aqui o perfil estável já ajustado e amplamente testado que tenho a 3866mhz CL16, que é o máximo de frequência que chego sem WHEA,

jchS4WH.png



A latência pelo aida64 compensa mais com 3867 C16 do que 3600 C14,

KMxLpTQ.png
EPS2wNU.png



E quanto a chegar aos 4000mhz, de vez em quando dou minhas tentativas, mas mesmo passando no TM5 sem erros, eventualmente o contador de WHEA do HWINFO sempre conta algo.
Eu já tentei afrouxar bastante os timings e até testei 1,50v, mas tudo parece indiferente... Acima de 3866hz sempre contabilizo WHEA depois de 1:30 rodando o TM5.
Eu até desconfio que talvez seja algo relacionado ao IF, mas deve ser limite mesmo e meio que deixei de lado por agora...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo