• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Galera, comprei 2x16 3600CL18, provavelmente virão E-Die (XPG D50)..

Alguém tem algum set ai para 3800mhz ou até mais funcionando 100% garantido nos Ryzen 3xxx?
Cara, eu com 2x8Gb Ballistix 3000mhz CL15 antigamente E-Die consegui até 3733, vc com esse chip refinado consegue fácil 3800 se o processador aguentar, mete um 16-19 (...RD)-16-16-36 1.42~43v e já inicia por ai, dps vai afinando timings e tensão, hj pego 3800 com esses 16-17-16-16-36 memórias Asgard chip Nanya A-Die, dei uma folgada do 14 pro 16 e tRFC (print acima) pq deu uns erros no TM5 com o tempo e msm assim to com a msm latência na média, pelo menos o padrão que fiz foi esse
 
Última edição:
Cara, eu com 2x8Gb Ballistix 3000mhz CL15 antigamente E-Die consegui até 3733, vc com esse chip refinado consegue fácil 3800 se o processador aguentar, mete um 16-19 (...RD)-16-16-36 1.42~43v e já inicia por ai, dps vai afinando timings e tensão, hj pego 3800 com esses 16-17-16-16-36 memórias Asgard chip Nanya A-Die, dei uma folgada do 14 pro 15 e tRFC (print acima) pq deu uns erros no TM5 com o tempo e msm assim to com a msm latência na média, pelo menos o padrão que fiz foi esse
Caramba "só" 3733? Peguei essa justamente pq é a mesma que chega a 4133 e tal kkkkk me ferrei
 
Caramba "só" 3733? Peguei essa justamente pq é a mesma que chega a 4133 e tal kkkkk me ferrei
Aqui a minha Ballistix pelo DRam calculator mostrava que chegava até 4133 CL16, mas o ruim é o processador zen2 que limita o IF 1/1 até 3800
 
Aqui a minha Ballistix pelo DRam calculator mostrava que chegava até 4133 CL16, mas o ruim é o processador zen2 que limita o IF 1/1 até 3800
Puts kkkkkk entendi, faz sentido.

Bom, a meta é ir atrás de deixar 3800
 
Comprei 2 x 16 GB da mesma marca, mas vieram micron b-die, com timings no xmp levemente piores que as micron e-die...




Neste final de semana, ou até o próximo, devo tentar oc nelas, pra pelo menos equivalente às minhas antigas micron e-die. Vou tentar antes 3600 C14 e 3866 C16, e se tiver sucesso, vou tentar então ir a 4000mhz ou limite máximo, apesar de não estar muito esperançoso...
 
Cara, eu com 2x8Gb Ballistix 3000mhz CL15 antigamente E-Die consegui até 3733, vc com esse chip refinado consegue fácil 3800 se o processador aguentar, mete um 16-19 (...RD)-16-16-36 1.42~43v e já inicia por ai, dps vai afinando timings e tensão, hj pego 3800 com esses 16-17-16-16-36 memórias Asgard chip Nanya A-Die, dei uma folgada do 14 pro 15 e tRFC (print acima) pq deu uns erros no TM5 com o tempo e msm assim to com a msm latência na média, pelo menos o padrão que fiz foi esse
Tô seguindo essa linha aqui, mas até agora nada abaixo de 3800@ 18-22-22-22-44 , tá difícil viu, nem sei o que fazer mais
 
Decidi colocar um prints abaixo pra ver se alguem consegue me dar uma luz... Não sei pra onde correr com isso, no maximo coloco o XMP e subo pra 3800, mas a latencia fica pessima.. Alguma ideia galera? Ajude um trabalhador sem tempo de ficar fuçando hihiihi

image.png
image.png
image.png

image.png

image.png
 
Decidi colocar um prints abaixo pra ver se alguem consegue me dar uma luz... Não sei pra onde correr com isso, no maximo coloco o XMP e subo pra 3800, mas a latencia fica pessima.. Alguma ideia galera? Ajude um trabalhador sem tempo de ficar fuçando hihiihi

image.png
image.png
image.png

image.png

image.png
Por que não reduzir para @3733 e usar CL16?
 
Dei uma refinada nas coisas aqui..

image.png

Não passou no memtest..
 
Última edição:
Dei uma refinada nas coisas aqui..

image.png
Sua BIOS tá na última versão? Ou no mínimo não é BIOS beta? Ainda mais sendo um Asus B550, projeto recente, e pra 3600mhz tá alto os timings, SoC e tensão tá como?

ps: agr que vi, BIOS 2006

Minha AGESA é a V2 PI 1.2.0.3 Patch A, a sua é V2 PI 1.2.0.1 Patch A, atualiza para a BIOS 2403 ou logo pra última, isso se a sua placa mãe for a B550 Plus, pegará o AGESA igual o meu, tenta ai atualizar e fazer de comparação, pq aqui brinco fácil com as memórias
 
Última edição:
Sua BIOS tá na última versão? Ou no mínimo não é BIOS beta? Ainda mais sendo um Asus B550, projeto recente, e pra 3600mhz tá alto os timings, SoC e tensão tá como?

ps: agr que vi, BIOS 2006

Minha AGESA é a V2 PI 1.2.0.3 Patch A, a sua é V2 PI 1.2.0.1 Patch A, atualiza para a BIOS 2403 ou logo pra última, isso se a sua placa mãe for a B550 Plus, pegará o AGESA igual o meu, tenta ai atualizar e fazer de comparação, pq aqui brinco fácil com as memórias
Tô atualizando aqui, mas e agora, em quais timings alterar?

Aqui tô usando assim..
RAM 1.4V
Vsoc 1.1V
Vddp e etc.. 1.05v
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bios atualizada..

A titulo de curiosidade, antes usava 2x8gb @ 3466mhz CL16 (eram Hynix-CJR), com esse novo kit até agora so perdi desempenho, no The Witcher 3 que ficava 75fps cravado ta ficando em 50 :olar:

O fato de ser 32gb, influencia para a estabilidade do kit?

image.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png

Ta melhorando :mdr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3733 nesses mesmos timings falhou, nem boot deu. :crycat:
 
Última edição:
Tô atualizando aqui, mas e agora, em quais timings alterar?

Aqui tô usando assim..
RAM 1.4V
Vsoc 1.1V
Vddp e etc.. 1.05v
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bios atualizada..

A titulo de curiosidade, antes usava 2x8gb @ 3466mhz CL16 (eram Hynix-CJR), com esse novo kit até agora so perdi desempenho, no The Witcher 3 que ficava 75fps cravado ta ficando em 50 :olar:

O fato de ser 32gb, influencia para a estabilidade do kit?

image.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png

Ta melhorando :mdr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3733 nesses mesmos timings falhou, nem boot deu. :crycat:
Aqui uso 1.4v nas memórias e 1.1 no SoC, não mexo em mais nada

Isso que tá estranho, nem com 3600mhz com 16-19 (...RD)-18-18-56 ou 58 não pega, (disso eu já ficaria p... da vida). Suas memórias são de 3600 de fábrica, ou o processador ou a placa mãe que está limitando algo, não é possível, pode parecer besta, mas vc colocou as memórias nos slots A2 e B2?

E as memórias vieram como kit ou vc comprou separado? Conferiu se as duas são Micron E-Die msm no Thaipoon?

Sendo 32gb acredito que nem influencia em nada, só influenciaria se fosse 4 pentes, que segundo outras pessoas fica mais difícil subir a frequência

Ajudar mais no que isso fica aqui minha limitação, só o farbus (vulgo main Micron E-Die) pra lhe ajudar mais a fundo
 
Aqui uso 1.4v nas memórias e 1.1 no SoC, não mexo em mais nada

Isso que tá estranho, nem com 3600mhz com 16-19 (...RD)-18-18-56 ou 58 não pega, (disso eu já ficaria p... da vida). Suas memórias são de 3600 de fábrica, ou o processador ou a placa mãe que está limitando algo, não é possível, pode parecer besta, mas vc colocou as memórias nos slots A2 e B2?

E as memórias vieram como kit ou vc comprou separado? Conferiu se as duas são Micron E-Die msm no Thaipoon?

Sendo 32gb acredito que nem influencia em nada, só influenciaria se fosse 4 pentes, que segundo outras pessoas fica mais difícil subir a frequência

Ajudar mais no que isso fica aqui minha limitação, só o farbus (vulgo main Micron E-Die) pra lhe ajudar mais a fundo
Então, é bem estranho..

Eu comprei o kit junto e pelo thaipoon são idênticas, também estão nos slots corretos..

Esses timings que vc mencionou acima eu não tentei, vamos ver..
 
Atualizando aqui

image.png

Queria pelo menos -70ns de latencia.. :(
 
Atualizando novamente, tudo que faço apresenta erros no TM5...
 
Atualizando novamente, tudo que faço apresenta erros no TM5...
Tente mexer no tRRDS e tFAW, para 6 e 24 respectivamente, são timings mais folgados... E também no procODT, rttNOM, rttWR e rttPark, geralmente essas impedâncias ajudam a estabilizar.
 
Tente mexer no tRRDS e tFAW, para 6 e 24 respectivamente, são timings mais folgados... E também no procODT, rttNOM, rttWR e rttPark, geralmente essas impedâncias ajudam a estabilizar.
Então, já tentei eles em auto e inclusive nos timings recomendados pelo Dram Calculator.. já já vou brincar um pouco mais, tô seguindo pelos números que entendi depois de ler esse tópico (e vários outros no Reddit) umas 100x, inclusive descobri que a Adata usa binagens ruins que prejudicam o potencial delas...

Vamos ver, tô meio sem esperança mas, sou BR e bora não desistir :forever:
 
Só dando um retorno aqui do meu último post, eu troquei meus 4x8gb pentes (corsair vengeance 3600 c18) por 2 x 16gb (corsair vengenance 3600 c18), no entanto, esse novo conjunto não é micron e-die, e sim micron b-die, que tem os timings certificados (xmp) levemente piores...

E verifiquei que ela é pior em tudo em comparação ao meu antigo conjunto... Enquanto no antigo consegui OC estável a 3866 C16, neste atual só consegui subir com estabilidade até 3800 C16... E com os timings levemente piores também...

GmV9xQy.png


E precisei usar ainda 1,44v

Acima dessa frequência, ela até vai, igual a micron e-die, chegando até 4066mhz. No entanto, acima de 3800mhz gera erros no contador de WHEA do HWINFO, então estou limitado mesmo nessa frequência máxima.

PS. Não sei se vai impactar, mas daqui uns dias estarei trocando de mobo, de x570 (tuf asus) pra um b550 (rog asus), então se tiver diferença, posto resultados.
 
Vendo seus testes, resolvi dar aquela conferida se está tudo ok mesmo com as memórias, e adivinha? Deu erro, na época com 16-18-16-16-16-52 e ainda fiz 2 testes e deu ok, no dia seguinte fiz de novo pra conferir, sem erro, ai pensei: "blz, tá estável", ai hj deu erro, posso fazer testes oo dia inteiro que não vai acusar erro, ai chega no outro dia e dá erro, negocio bizarro, ai tive que aumentar para 16-18-18-18-38-56, de 1.4v para 1.42v e SoC de 1.1v para 1.125v, timings e tensões maiores que esses já vão me dar agonia, se ainda der erro, o jeito é 3733

gysH0nC.png
WjrFj6G.png
LYwzaDc.jpg


Seguindo o tRFC de acordo essa tabela.
 
Vendo seus testes, resolvi dar aquela conferida se está tudo ok mesmo com as memórias, e adivinha? Deu erro, na época com 16-18-16-16-16-52 e ainda fiz 2 testes e deu ok, no dia seguinte fiz de novo pra conferir, sem erro, ai pensei: "blz, tá estável", ai hj deu erro, posso fazer testes oo dia inteiro que não vai acusar erro, ai chega no outro dia e dá erro, negocio bizarro, ai tive que aumentar para 16-18-18-18-38-56, de 1.4v para 1.42v e SoC de 1.1v para 1.125v, timings e tensões maiores que esses já vão me dar agonia, se ainda der erro, o jeito é 3733

gysH0nC.png
WjrFj6G.png
LYwzaDc.jpg


Seguindo o tRFC de acordo essa tabela.
Tente aumentar o tRFC, é o timing que mais afeta a estabilidade, pois ele dita todos os outros timings basicamente.
 
Tente aumentar o tRFC, é o timing que mais afeta a estabilidade, pois ele dita todos os outros timings basicamente.
bom saber, dps volto com os timings antigos e tensão tbm e dou uma aumentada no tRFC pra testar caso não passe no TM5 com esse ai que postei
 
alguém já conseguiu algo basico para esse kit meu de 4x8gb corsair vengence



queria subir elas de 2400 para 2666 ou 2933

placa mae e uma aorus z370m
 
alguém já conseguiu algo basico para esse kit meu de 4x8gb corsair vengence



queria subir elas de 2400 para 2666 ou 2933

placa mae e uma aorus z370m
Qual o chip? Minha experiência com Corsair é ótima, meu antigo kit com Hynix CJR subi até 3533mhz CL16 em uma Ryzen 2700.. Bom demais..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vendo seus testes, resolvi dar aquela conferida se está tudo ok mesmo com as memórias, e adivinha? Deu erro, na época com 16-18-16-16-16-52 e ainda fiz 2 testes e deu ok, no dia seguinte fiz de novo pra conferir, sem erro, ai pensei: "blz, tá estável", ai hj deu erro, posso fazer testes oo dia inteiro que não vai acusar erro, ai chega no outro dia e dá erro, negocio bizarro, ai tive que aumentar para 16-18-18-18-38-56, de 1.4v para 1.42v e SoC de 1.1v para 1.125v, timings e tensões maiores que esses já vão me dar agonia, se ainda der erro, o jeito é 3733

gysH0nC.png
WjrFj6G.png
LYwzaDc.jpg


Seguindo o tRFC de acordo essa tabela.
Que tabelinha braba demais.. Vou dar uma seguida nela, dos piores aos melhores valores referentes a E-die, valeu por compartilhar..

obs: por enquanto usando no XMP e seus incríveis 73ns de latencia
 
Qual o chip? Minha experiência com Corsair é ótima, meu antigo kit com Hynix CJR subi até 3533mhz CL16 em uma Ryzen 2700.. Bom demais..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Que tabelinha braba demais.. Vou dar uma seguida nela, dos piores aos melhores valores referentes a E-die, valeu por compartilhar..

obs: por enquanto usando no XMP e seus incríveis 73ns de latencia





meu processador e um i7 8700
mobo Z370M AORUS
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo