• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
galera... compartilhando o meu resultado.
basicamente oque eu fiz, foi colocar um dos perfis mostrado no AIDA, e foi de boa
este printe é de uma semana atras, depois eu também rodei o teste do TM5 com o perfil @anta777 e jogos como BF5 e Apex Legends(este eu jogo bastante quando tenho tempo)
e é isso... se alguém tiver dicas ou duvidas tamo ae... ;)

MBFeYYi.png
 
Atualizei para a ultima versão da BIOS, e agora consegui por em 3800 com 1.41v sem erros, depois vou testar com subtimings mais apertados, to apertando bem esse tRFC

1VAcZmH.png
CKlFiOV.png
fLdHP4b.jpg
 
Senhores,

Vejo vários colocando VDDGs acima de 1v com muita tranquilidade, alguns colocando bastante acima. É certeza que tensões altas assim não são um problema para a longevidade do equipamento? É mesmo só uma questão de temperatura?

Outra coisa... o que significa um N/A no Zen Timmings? Que a CPU/Placa mãe não suporta?
 
Senhores,

Vejo vários colocando VDDGs acima de 1v com muita tranquilidade, alguns colocando bastante acima. É certeza que tensões altas assim não são um problema para a longevidade do equipamento? É mesmo só uma questão de temperatura?

Outra coisa... o que significa um N/A no Zen Timmings? Que a CPU/Placa mãe não suporta?
O meu eu deixo em Auto, não tenho experiência de ficar mexendo nisso ainda não
N/A é not applicable ou não aplicado.
 
Estou numa comunidade grande de Overclock no Discord apertando os timings das minhas memórias com ajuda do pessoal lá, estou com 4 pentes de E-die, Ballistx 3000c15, 2 antigos, de perfil mais baixo, e 2 mais novos.

Aprendi métodos e grupos de sub-timings a apertar por estágio que possibilitaram apertar bem mais do que a calculadora do 1usmus, (considerada pelo pessoal da comunidade ruinzinha).
quando terminar/cansar de apertar a temporarização da minha memória, reporto meus resultados aqui, mas já adianto pra vocês que estão testando com TestMem5, que a configuração de teste Default @1usmus_v3 não é nem de longe suficiente pra garantir estabilidade. Recomendo o PCBDestroyer por 10 minutos para testes iniciais, ciclo completo de 32 testes (~1 hora) para pelo menos ter estabilidade em jogos. Se quiser estabilidade para trabalhos importantes, ai tem que deixar a noite toda o teste Extreme1@anta777

Após achar a frequência máxima suportada pelo IF do Ryzen, testando com p95 large FFT e checando wheas, aí então parti pra apertar as latências. A maioria das E-dies consegue frequências mais altas que o IF permite. Infelizmente meu 5900x não pega 1900mhz, mas consegui estabilidade com 1866, (3733MT/s).

Outra dica importante que aprendi na comunidade é que micron E-Die aguenta de boa 1.55, até mesmo 1.6 volts. E aumentando essas voltagens, permite baixar o CAS para 14. A maioria das E-Die 3000+ pegam cas14 entre 1.5~1.55 volts. Mas acima de 1.5 volts, você pode ter instabilidade se não tiver ventilação direto nas memórias. Pude confirmar isso em primeira mão, com 1.5volts tinha erro em 5 minutos no PCBDestroyer, com 1.55 volts, fiquei estável por 40 minutos sem refrigeração. Com refrigeração (ventoinha de 120mm em cima das memórias, ~24c ambiente) passei o teste de 1 hora.
 
Estou numa comunidade grande de Overclock no Discord apertando os timings das minhas memórias com ajuda do pessoal lá, estou com 4 pentes de E-die, Ballistx 3000c15, 2 antigos, de perfil mais baixo, e 2 mais novos.

Aprendi métodos e grupos de sub-timings a apertar por estágio que possibilitaram apertar bem mais do que a calculadora do 1usmus, (considerada pelo pessoal da comunidade ruinzinha).
quando terminar/cansar de apertar a temporarização da minha memória, reporto meus resultados aqui, mas já adianto pra vocês que estão testando com TestMem5, que a configuração de teste Default @1usmus_v3 não é nem de longe suficiente pra garantir estabilidade. Recomendo o PCBDestroyer por 10 minutos para testes iniciais, ciclo completo de 32 testes (~1 hora) para pelo menos ter estabilidade em jogos. Se quiser estabilidade para trabalhos importantes, ai tem que deixar a noite toda o teste Extreme1@anta777

Após achar a frequência máxima suportada pelo IF do Ryzen, testando com p95 large FFT e checando wheas, aí então parti pra apertar as latências. A maioria das E-dies consegue frequências mais altas que o IF permite. Infelizmente meu 5900x não pega 1900mhz, mas consegui estabilidade com 1866, (3733MT/s).

Outra dica importante que aprendi na comunidade é que micron E-Die aguenta de boa 1.55, até mesmo 1.6 volts. E aumentando essas voltagens, permite baixar o CAS para 14. A maioria das E-Die 3000+ pegam cas14 entre 1.5~1.55 volts. Mas acima de 1.5 volts, você pode ter instabilidade se não tiver ventilação direto nas memórias. Pude confirmar isso em primeira mão, com 1.5volts tinha erro em 5 minutos no PCBDestroyer, com 1.55 volts, fiquei estável por 40 minutos sem refrigeração. Com refrigeração (ventoinha de 120mm em cima das memórias, ~24c ambiente) passei o teste de 1 hora.

Compartilha esse grupo aí, é raro de achar comunidade assim, e o que se acha no Google já não me acrescenta mais, já cheguei num ponto da vida que faço overclock de memória por esporte kkkk. Esse 1usmus é fraquinho mesmo, parei de usa faz tempo, aqui passava mole nele e dava bode às vezes até parado no navegador.
 
Compartilha esse grupo aí, é raro de achar comunidade assim, e o que se acha no Google já não me acrescenta mais, já cheguei num ponto da vida que faço overclock de memória por esporte kkkk. Esse 1usmus é fraquinho mesmo, parei de usa faz tempo, aqui passava mole nele e dava bode às vezes até parado no navegador.
pior que to assim tbm, é gostoso superar o ultimo over que fizemos, msm sem ter ganhos expressivos, eu usava 3733, e so pensei: vou tacar um 3800 aqui pra ver se vai agora, e foi kkk

mas eu queria over melhor no processador (atual 4.2 1.206v), msm overclockando apenas um ccx, o ccx 0 do processador pra 4.4 e ccx1 pra 4.0, nao tive ganhos no csgo com benchmark da oficina
 
Tem no pinado da comunidade lá.

Pra quem pediu:

DDR4 OC Guide: https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/oc-guide/DDR4 OC Guide.md
Dando mais uma olhada nesse artigo...

Mexi em uns subtimings e tbm folguei um pouco o tRFC de acordo com essa tabela

JZi981H.png
6xZKyB4.png


Ainda tentei um 3733 CL14 com 1.45v, SoC 1.20, folgando e muito tRFC, mas explodiu de erros no TM5, dps tento com mais calma se dá ainda com CL14
 
Dando mais uma olhada nesse artigo...

Mexi em uns subtimings e tbm folguei um pouco o tRFC de acordo com essa tabela

JZi981H.png
6xZKyB4.png


Ainda tentei um 3733 CL14 com 1.45v, SoC 1.20, folgando e muito tRFC, mas explodiu de erros no TM5, dps tento com mais calma se dá ainda com CL14

Cl14 precisa de 1.5-1.55 volts e refrigeração (no caso de 1.55 volts).
1.45 não é suficiente mesmo
 
Cl14 precisa de 1.5-1.55 volts e refrigeração (no caso de 1.55 volts).
1.45 não é suficiente mesmo
Vish, então não vou arriscar não, qse não tem informação na internet sobre chip Nanya A-Die, uso hj 1.4v, mas to bem contente com essas memórias, deixou eu brincar legal.
Consegui tbm dar uma subida tbm na frequencia do processador sem extrapolar a tensão, 1.285v, bate 88~90° no Prime95 Small FFTs, e nisso dei um up em FPS no CSGO
 
Vish, então não vou arriscar não, qse não tem informação na internet sobre chip Nanya A-Die, uso hj 1.4v, mas to bem contente com essas memórias, deixou eu brincar legal.
Consegui tbm dar uma subida tbm na frequencia do processador sem extrapolar a tensão, 1.285v, bate 88~90° no Prime95 Small FFTs, e nisso dei um up em FPS no CSGO
Essa faixa de voltagem se refere a Micron E-die.
Teu chip deve ter necessidades de voltagens difernetes.
 
Essa faixa de voltagem se refere a Micron E-die.
Teu chip deve ter necessidades de voltagens difernetes.
A mas deve mudar muita coisa não, não imaginava que precisaria de tanta tensão assim pra CL14
O ruim é isso, tem nada na internet pra eu me basear

Mas tá bom, consegui extrair bem das memórias e processador, só não faço over na placa de vídeo pq já vem overclockada de fábrica e nem muda nada aumentando mais o clock pro CSGO
 
Pessoal, boa tarde.

Ontem minhas Corsair Dominator chegaram e são Micron E Die. Fiz o procedimento no Thaiphoon e no DRam e trouxe esse resultado. O que vocês acham?

wyuRRbb.png


Ontem eu tentei alterar mas os timings e a voltagem da memória mas não deu boot. Depois eu vou testar novamente com as outras alterações de voltagem pra ver se consigo.
 
@Diogo F
vc fez o Import do XMP? para fazer isso vc exporta no Thaiphoon um arquivo.
aqui tem um vídeo que explica bem o processo ->
 
@Diogo F
vc fez o Import do XMP? para fazer isso vc exporta no Thaiphoon um arquivo.
aqui tem um vídeo que explica bem o processo ->

Aqui não dá certo nem por reza braba.

Fiz o processo certinho de importar o xmp, alterei o procODT, alterei todas as voltagens (coloquei até 1.45v da Dram), configurei o Power Down e Gear Down e na hora de alterar os timings o pc não sobe.

Como não tem como saber ao certo o que pode estar acontecendo, deixei de lado. Depois vou tentar pelo menos subir a frequência da memória e do FCLK para 3800mhz pra tentar ganhar um pouquinho mais.
 
Última edição:
Aqui não dá certo nem por reza braba.

Fiz o processo certinho de importar o xmp, alterei o procODT, alterei todas as voltagens (coloquei até 1.45v da Dram), configurei o Power Down e Gear Down e na hora de alterar os timings o pc não sobe.

Como não tem como saber ao certo o que pode estar acontecendo, deixei de lado. Depois vou tentar pelo menos subir a frequência da memória e do FCLK para 3800mhz pra tentar ganhar um pouquinho mais.
Não dá para seguir a risca o Dram Calculator, alguns timings são apertados demais para algumas memórias.

No meu caso as minhas Microm e-die a 4000mhz 1.4v, ficam muito instáveis com tRCDRD abaixo de 21, tFAW abaixo de 36 e com tRFC abaixo de 580 o sistema nem sobe.

Vou colocar os meus resultados aqui para vc ter um parâmetro mas só testando para saber os limites da sua memória.

qZGtkJo.jpg
 
Nas micron e-die dual rank pentes de 16gb eu consigo overclocks tao bons assim tb?
 
Nas micron e-die dual rank pentes de 16gb eu consigo overclocks tao bons assim tb?
Minhas memórias antigamente eram dual, até que eu conseguia
 
É comum as E-Die single - rank não ficarem estáveis com tRFC abaixo de 320ns? Tentei @3600Mhz com tRFC em 540 (300ns) o sistema nem boota, 558 (310ns) e ocasionalmente o driver de vídeo crasha, só tá virando com 576 (320ns) mesmo. Restante dos timings está pelo Fast Preset do DRAM Calculator, com alguma exceções como tCWL e tRTP que prefiro manter mais folgado porque causam instabilidade.
 
É comum as E-Die single - rank não ficarem estáveis com tRFC abaixo de 320ns? Tentei @3600Mhz com tRFC em 540 (300ns) o sistema nem boota, 558 (310ns) e ocasionalmente o driver de vídeo crasha, só tá virando com 576 (320ns) mesmo. Restante dos timings está pelo Fast Preset do DRAM Calculator, com alguma exceções como tCWL e tRTP que prefiro manter mais folgado porque causam instabilidade.

Eu nunca consegui nada decente abaixo de 560 nelas. O tRFC nelas tem que ser alto msm.

4gurGpX.png



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nas micron e-die dual rank pentes de 16gb eu consigo overclocks tao bons assim tb?
Minhas memórias antigamente eram dual, até que eu conseguia

Vai perder um pouco da capacidade de OC, mas dá pra ir longe sim.
 
Dei mais uma fuçada aqui recentemente, costumava usar 3800 CL16 no 3700x desde final de 2019, troquei pro 5600x e mantive a config, aí lá por janeiro troquei pro 5800x e não bootou com 3800 1:1, só baixei pra 3733 pra não ter que ficar mexendo em mais coisa e boa

Dá pra ajustar mais os subtimings e provavelmente subir freq se o problema não for meu 5800x que não faz >1900 IF, vou deixar aqui como ficou pra ter mais um resultado pra galera se basear, como a partir desse ponto não creio que vou ver diferença de desempenho na prática provavelmente vou deixar quieto, trabalho demais testar performance e estabilidade, e com o que tenho jogado recentemente sou mais limitado por GPU agora de qualquer forma, se algum dia tiver entediado talvez tente reduzir tWTRS/L e tWR (4/12/12?), tRDRDSCL/tWRWRSCL (4/4) e tCWL pra ver no que dá, tRFC também deve baixar um pouco mais mas provavelmente pouco (Micron E-die)

2x8gb Crucial Ballistix Sport 3000 CL15 (das antigas final AESBK e baixinhas)

Setado manualmente foi: tCL, tRCDWR, tRCDRD, tRP, tRAS, tRC, tRRDS/L, tFAW, tWR, tRFC e acho que só
Voltagens manual também (SoC 1.1v, VDDP 0.9v, VDDG CCD 0.95v, VDDG IOD 1v, DRAM 1.4v)


Comentar também que quando tentei bootar 3800 1:1 no 5800x VDDP e VDDG estavam no auto (1.1v), não tentei 3800 de novo depois de ter dado essa reduzida mas se não bootou antes não me deixa esperançoso, masss vai que

WX2k9xT.png


KxuGQlr.png

EDIT: Dei mais uma reduzida em alguns timings
2gtVpws.jpg


G3dHpEb.jpg
 
Última edição:
Ta foda novamente aqui, pegando erro direto nao importa o que faça... Mesmo com 18-22-22-22 nao vai...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo