Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Estou fazendo alguns testes com 2 ballistix 3200mhz, e consegui chegar nisso aqui com 1.38v:
7g4790j.png


Se baixar o tRFC além disso preciso fazer reset de CMOS, tRCDRD quando tentei baixar deu BSOD, tRC e tRAS começam a dar erros, o tRCDWR até da pra baixar mais, mas não pareceu fazer diferença e não sei se poderia causar problema. Será que da pra ir além disso aumentando a corrente? Até tentei chegar nos 4000mhz com 1.45v, mas apesar do sistema rodar, começa a dar muitos erros no HWiNFO.
Seu FCLK pega 2000MHz? se não fica estável melhor ficar em 3800MT/s na memória mesmo, com 1.45V deve dar pra fazer CL15.
 
Seu FCLK pega 2000MHz? se não fica estável melhor ficar em 3800MT/s na memória mesmo, com 1.45V deve dar pra fazer CL15.
Então, pegar 2000MHz, pega, mas como dá vários erros com as memórias em 4000, achei que poderia ser o FCLK instável. Não sei como exatamente testar se o FCLK ta estável ou não, ou se é outra coisa causando os erros, por exemplo eu não mexi no procODT e em nenhum dos DrvStr, mexer neles poderia ajudar em algo?
 
Então, pegar 2000MHz, pega, mas como dá vários erros com as memórias em 4000, achei que poderia ser o FCLK instável. Não sei como exatamente testar se o FCLK ta estável ou não, ou se é outra coisa causando os erros, por exemplo eu não mexi no procODT e em nenhum dos DrvStr, mexer neles poderia ajudar em algo?
Não, isso seria mais pra memória mesmo, estabilizar 2000 de FCLK é raro se vc já tentou aumentar um pouco VSOC mas continua com erros fique em 3800MT/s mesmo.

teste CL15 com 1.45V.
tWR 14/12 e tRTP 7/6 (tWR sempre o dobro do tRTP).
tWRWRSD e tWRWRDD 5/5 4/4 ou 3/3.
 
Estou fazendo alguns testes com 2 ballistix 3200mhz, e consegui chegar nisso aqui com 1.38v:
7g4790j.png


Se baixar o tRFC além disso preciso fazer reset de CMOS, tRCDRD quando tentei baixar deu BSOD, tRC e tRAS começam a dar erros, o tRCDWR até da pra baixar mais, mas não pareceu fazer diferença e não sei se poderia causar problema. Será que da pra ir além disso aumentando a corrente? Até tentei chegar nos 4000mhz com 1.45v, mas apesar do sistema rodar, começa a dar muitos erros no HWiNFO.
Sobe o tRCDRD para 20 ou 21, tRFC para 580-600, e teste para @4000Mhz, são os piores timings das E-Die. Subir para 15 ou 16 o tRCDWR e tRP também deve ajudar, junto com tRAS em 38. Teste com Vsoc em até 1.150V, as demais voltagens em 1.050V / 1.050V / 1.000V respectivamente
 
Sobe o tRCDRD para 20 ou 21, tRFC para 580-600, e teste para @4000Mhz, são os piores timings das E-Die. Subir para 15 ou 16 o tRCDWR e tRP também deve ajudar, junto com tRAS em 38. Teste com Vsoc em até 1.150V, as demais voltagens em 1.050V / 1.050V / 1.000V respectivamente
Testei fazendo isso ai, e acho que o FCLK que não fica estável em 2000mhz mesmo.
Se deixar as memórias em 4000mhz e o FCLK em 1800mhz, roda tudo tranquilo, sem nenhum erro, mas se colocar o FLCK em 2000mhz começa a dar um monte de erros, em 3800mhz com FCLK em 1900mhz não dá nenhum erro, depois vou testar algum intermediário entre 3800 e 4000.
 
Não, isso seria mais pra memória mesmo, estabilizar 2000 de FCLK é raro se vc já tentou aumentar um pouco VSOC mas continua com erros fique em 3800MT/s mesmo.

teste CL15 com 1.45V.
tWR 14/12 e tRTP 7/6 (tWR sempre o dobro do tRTP).
tWRWRSD e tWRWRDD 5/5 4/4 ou 3/3.
Eu sei que ainda não é o suficiente pra dizer que está estável, vou deixar o testmem rodando durante a tarde toda e fazer mais testes depois, mas parece que deu pra baixar esses timings ai sem problemas, só o CL15 que não foi nem com 1.45V, tinha desativado o GDM pra testar, mas não deu mesmo, apesar de pegar CL14 com 3600mhz sem problemas. Outra coisa que ainda não consegui também é 1T com GDM desativado, nem frouxando os timings, apesar te já ter visto conseguirem fazer isso com e-die em 3800mhz.
ceozsk0.png

O tRCDWR parece não ter problemas em 8 também.
 
Eu sei que ainda não é o suficiente pra dizer que está estável, vou deixar o testmem rodando durante a tarde toda e fazer mais testes depois, mas parece que deu pra baixar esses timings ai sem problemas, só o CL15 que não foi nem com 1.45V, tinha desativado o GDM pra testar, mas não deu mesmo, apesar de pegar CL14 com 3600mhz sem problemas. Outra coisa que ainda não consegui também é 1T com GDM desativado, nem frouxando os timings, apesar te já ter visto conseguirem fazer isso com e-die em 3800mhz.
ceozsk0.png

O tRCDWR parece não ter problemas em 8 também.
Infelizmente cada CPU/RAM é diferente então sempre acaba acontecendo de não ser tão bom quanto esperado principalmente quando a gente se baseia em resultados de pessoas na internet (que muitos podem até ser mentira), o TM5 com o perfil extreme/absolut se deixar rodando uma tarde inteira, ou simplesmente quando for dormir já é mais que o suficiente pra classificar como estável, lembrando que pra ele rodar mais que 3 runs vc tem que editar o arquivo do profile, com 16GB 8~12 runs devem ser o suficiente.
 
Estou com um par de memórias TeamGroup 3200Mhz CL16 (2x 16GB) MICRON E-die... quero vender elas, Alguém me indica um bom lugar pra anunciar/vender?
 
Comentando aqui para mais tarde mandar meus times que usei nas minhas memos xpg d50 4133mhz
Que eu me lembre já tem 1 mês que uso elas a cerca de 14-14-14-14-28
baseado nesse vídeo aqui:
 
Então galera, baseado no vídeo que postei acima, eu setei minhas configs da memo assim:

Samsung B-die Tuned :lol2:
para um melhor desempenho deve-se por o infinity fabric na mesma frequência da memoria, no seu print do Zentimings isso pode ser conferido em (MCLK, FCLK, ECLK)
a maiorias das placas mães, a memoria até 3600, o infinity fabric é configurado corretamente automaticamente na opção auto, acima disso vc precisa corrigir manualmente,
exemplo: MEN(3733), infinity fabric(1866)
tem algum motivo de vc ter posto assim? ...ainda não vi o vídeo
edit, vi o vídeo, no vídeo esta correto a MEN 1:1, da para ver na aba Memory do CPU-Z, (Uncore Frequency - DRAM Frequency) mesma frequencia
 
Última edição:
O motivo foi só teste para ver se ia dá mais desempenho no R7 5800X e realmente eu vi diferença, até o win11 está iniciando muito, muito mais rápido agora.
O Inifinty Fabric foi porque toda vez que mexo em algo na bios ele reseta e acabo tendo que setar de novo.
Minha ideia é mais saber o limite dessas memorias, foda que vi que ganhei na loteria com elas, mas pretendo pegar 2 kits de 16gb.
 
Eu sei que ainda não é o suficiente pra dizer que está estável, vou deixar o testmem rodando durante a tarde toda e fazer mais testes depois, mas parece que deu pra baixar esses timings ai sem problemas, só o CL15 que não foi nem com 1.45V, tinha desativado o GDM pra testar, mas não deu mesmo, apesar de pegar CL14 com 3600mhz sem problemas. Outra coisa que ainda não consegui também é 1T com GDM desativado, nem frouxando os timings, apesar te já ter visto conseguirem fazer isso com e-die em 3800mhz.
ceozsk0.png

O tRCDWR parece não ter problemas em 8 também.



Já chegou a fazer oq tem nesse tópico aqui? Coloco os timings e só mudo o ClkDrvStr para 120ohms e mudo o VSOC, VDDG e VDDP e deixo o restante em auto e consigo subir tranquilamente as memorias para 4000mhz e FCLK para 2000mhz sem erros no TM5 com o perfil @anta777. Ainda estou usando aqui em 3600mhz com os timings apertados, não tive tempo de ficar mexendo em 4000mhz mas da pra usar com essa dica ai.
 

Já chegou a fazer oq tem nesse tópico aqui? Coloco os timings e só mudo o ClkDrvStr para 120ohms e mudo o VSOC, VDDG e VDDP e deixo o restante em auto e consigo subir tranquilamente as memorias para 4000mhz e FCLK para 2000mhz sem erros no TM5 com o perfil @anta777. Ainda estou usando aqui em 3600mhz com os timings apertados, não tive tempo de ficar mexendo em 4000mhz mas da pra usar com essa dica ai.
Então, é justamente nessa parte de mexer com os DrvStr e ProcODT que eu ainda não tentei nenhuma mudança, porque mesmo procurando sobre não encontrei muita coisa, ai preferi deixar sem mexer, mas se vale a tentativa vou fazer uns testes.
 
Resolvi comprar mais 1 kit 2x8 depois de ver uma promo muito boa no aliexpress, e agora ficou 4x8gb, achei que ia ficar bem mais limitado, mas consegui manter praticamente todos os timings que estavam antes, até consegui reduzir um pouco mais o tRFC depois de mais testes, mas agora está realmente no limite, 556 já não liga, tWRWRSD e tWRWRDD tive que subir de 3 pra 4, mas foi só isso mesmo.

SvGOBNC.png


Ainda estou testando aumentar voltagem e clock, mas isso ai parece ser o mais estável que eu consigo mesmo.
 
Última edição:
Bom, finalmente deixei os testes de estabilidade rodando para ver se ia apresentar algum erro, por enquanto nada de erros.
desci para 3733mhz e os times que seguraram foram esses, com base no vídeo do comentário a cima, não irei tentar descer mais do que isso pois acho que não terei nenhum ganho significativo.

1gI6WY8.png



@ediT
- Ao final desse comentário o testMem5 já estava em 1hr rodando sem erro.

OXR5QbQ.png



Agora irei testar rodando meus games diários
@Valorant @ark @Pubg
 
Testei fazendo isso ai, e acho que o FCLK que não fica estável em 2000mhz mesmo.
Se deixar as memórias em 4000mhz e o FCLK em 1800mhz, roda tudo tranquilo, sem nenhum erro, mas se colocar o FLCK em 2000mhz começa a dar um monte de erros, em 3800mhz com FCLK em 1900mhz não dá nenhum erro, depois vou testar algum intermediário entre 3800 e 4000.
Botando o FCLK diferente do MCLK vai deixar 2:1. Seu FCLK não ta 1800, nesse caso, tá 1000. Performance deve ser pior do que memória 3600 1:1

Raríssimo ryzen 3000 e 5000 estabilizar acima de 1900. 1:1

Pelo que vi por aí:
1800 99%
1866 80%+ (boa granulação de controle de voltagem da placa mãe pode aumentar as chances de estabilizar acima de 1800)
1900 ~50%
1933 <10%
2000 <1%
A primeira coisa a se fazer com over na memória com o ryzen é justamente testar a estabilidade do FCLK e depois a frequencia maxima da ram em 2:1 (em casos de FCKL estabillizado baixo, as vezes compensa 2:1 se a memória pegar mais de 4200.)

Pra testar estabilidade do FCKL, Prime95 Large FFTS com utilização máxima e observar erros WHEA no HWINFO.
 
Última edição:
fala galera blz, minha atual config é essa, está tudo em stock ainda

sH5Lz3R.png




Porém como um amigo meu vai voltar dos EUA, e surgiu a oportunidade de vender meu kit atual então a diferença de preço para eu pegar um novo kit vai ser bem barato, ainda mais que não irei pagar frete, queria saber teria muita diferença do meu kit atual para os modelos abaixo:


G.SKILL Trident Z Neo Series 32GB (2 x 16GB) DDR4 3600 Model F4-3600C14D-32GTZNA - Timing 14-14-14-34 Voltage 1.45V

G.SKILL Trident Z Neo Series 32GB (2 x 16GB) DDR4 3800 Model F4-3800C14D-32GTZN - Timing 14-16-16-36 Voltage 1.50V

G.SKILL Trident Z Neo Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600 Model F4-3600C16D-64GTZN - Timing 16-22-22-42 Voltage 1.45V

Achei 3800mhz a cl14 com tensão 1,50v achei meio alto isso está correto ?

Estou pensando mais em pegar 3600mhz a CL 14 ou analisando a versão 64GB 3600mhz cl16, meu uso é renderização, slidworks, photoshop.... penso em 64gb mais para estar preparado para o futuro, apesar que 32GB está sendo mais que suficiente.
 
Última edição:
Atualizando.

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: On
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: Off

image.png

A partir dai, alguma ideia de que timings melhorar? Tentei descer o tRAS para 40 e deu tela azul quando fiz o Memtest..


Tente tirar o GDM primeiro...vai precisar aumentar o ClkDrvStr pra 40~60ohm
RTTs 7/3/3
ProcODT quanto menor, melhor.
Suas memorias são Hynix ou micron?
 
Olá pessoal: estou usando 2x8GB Ballistix E-Die num 5600 Non-X com uma Gigabyte B450M Gaming usando o D-RAM Calculator consigo 3800MHz(que é o preset máximo que o DRAm Calculator suporta para as e-die)...porém estava querendo usar 4000MHz IF 2000MHz e nesse clock usando os timings, subtimings e voltagens do preset de 3800 consigo bootar porém quando vou fazer o teste de memória do AIDA o PC reinicia.

Alguém que esteja usando essa velocidade não poderia compartilhar comigo os parâmetros para mim conseguir estabilizar nesse clock?

Sem-t-tulo.png
 
Última edição:
Olá pessoal: estou usando 2x8GB Ballistix E-Die num 5600 Non-X com uma Gigabyte B450M Gaming usando o D-RAM Calculator consigo 3800MHz(que é o preset máximo que o DRAm Calculator suporta para as e-die)...porém estava querendo usar 4000MHz IF 2000MHz e nesse clock usando os timings, subtimings e voltagens do preset de 3800 consigo bootar porém quando vou fazer o teste de memória do AIDA o PC reinicia.

Alguém que esteja usando essa velocidade não poderia compartilhar comigo os parâmetros para mim conseguir estabilizar nesse clock?

Sem-t-tulo.png
Use em @3800Mhz, com timings secundários e terciários mais agressivos. Use no Fast Preset, porém com o tRFC do Safe, que é basicamente certeza de funcionar.
 
Use em @3800Mhz, com timings secundários e terciários mais agressivos. Use no Fast Preset, porém com o tRFC do Safe, que é basicamente certeza de funcionar.
Muito obrigado pela dica do tRFC pois no fast geralmente não passa no memtest...aí sempre uso o safe...vou imprimir aqui e fazer o teste com essa dica para ver se passa no memtest.

Sobre os clocks acho que vou usar 3800 mesmo...usando os mesmos parâmetros do 3800 if1900 subi para 4000 if2000 e subi a voltagem das memórias de 1.38v para 1.45v e o VSOC de 1.10v para 1.15v...consegui passar no teste do AIDA porém as latências que eram 55.9ns no AIDA subiu para 59.3ns...já vi que não compensa mexer com isso pelo visto...vai ser muita dor de cabeça por pouco ganho ou talvez nenhum.
 
Resultado que consegui com ajuda do pessoal do discord. Memórias Corsair com chip Micron E-die, 3600mhz CL18...

 
Olá galera, quero compartilhar com vcs meus numeros com a memoria Crucial Ballistix 3600 16-18-18-38 micron e-die
Meu setup:
Ryzen 5800x b2
Rx 6600xt asrock
Placa mãe Asus b550 tuf plus wifi
Psu core reactor 750w

Estou usando VSOC: 1.15v / VDIMM 1.50v / VDDG's e VDDP em Auto.

ET2QRZb.png


1wUfsEP.png


Esse tópico no inicio me ajudou muito a entender sobre esse chip de memoria, mas vou deixar linkado outros lugares onde foram de muita valia pro meu conhecimento. Julgo que se der pra melhorar sera pouco a um custo muito alto, daqui alguns dias tentarei subir para 3866, pena que meu fclk fica dando whea-19 interconnect error fácil fácil acima de 1866.

Pra uma cara que a 1 mês atrás nunca tinha ativado nem o xmp em um pc na vida acho que to ficando bom kkk.

Referências:

.






E também o discord do dsc.gg/felipe
 
Aqui estou usando um kit de Dominator Platinum 2x16gb 3600.
Meu objetivo quando escolhi esse kit era rodar em 4000mhz, de início nem dava boot mesmo eu jogando 1.5 nas memórias pra subir 4000.
Depois eu tirei o VSOC de auto e coloquei a voltagem manual em 1.15 e memória de 1.35 joguei pra 1.45 e setei novamente 4000 e entrou de primeira.
Desde então o pc fica ligado o dia todo, rodo alguns jogos e benchs do 3dmark e esta funcionando certinho.
Depois vou ver se sobe mais um pouco acima dos 4000 sem precisar de mais voltagem.
Mas já achei ótimo o resultado.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo