[DÚVIDA] Memoria RAM: 4GB + 8GB roda em dual channel?

LUCIOROSSO

New Member
Registrado
Olá, quero fazer um upgrade no meu pc, ele já tem 4gb de memoria ram, gostaria de saber se eu comprasse outro pente só que com 8gb rodaria em dual channel e eu teria 12gb...

1X4GB DDR3 1333GHZ KINGSTON (A que eu tenho)
1X8GB DDR3 1333GHZ KINGSTON (A que eu quero comprar)

Configuração que vou montar:

GA-H61M-S1 (Já tenho)
Core i3 3220 3.3Ghz
GTX 1050 2GB DDR5
1x4gb + 1x8gb (DDR3 1333Ghz - Kingston)
Corsair VS400 (400W)
 
dual channel somente com memórias de mesmo tamanho, se vc comprar uma igual a de 4gb vc consegue fazer 8 gb em dual channel que é muito melhor que 12gb single channel
 
Tem certeza? vou perder muito desempenho com os ''12gb'' ?
Dual Channel é melhor amigo. Você pode fazer o seguinte, fica usando em single os 12gb, depois você vende seu pente de 4gb e compra outro de 8gb, só lembre-se de comprar, memórias com latências iguais, para evitar possíveis incompatibilidades ou erros, tela azul e etc. Tenta comprar uma memória, do mesmo modelo que você já possui.
 
Estou preocupado com a mesma coisa, porque estou fazendo um upgrade no meu PC.

Estou esperando chegar minha Memória Kingston Hyperx Fury Ddr3 8gb 1866Mhz e pretendo ficar com um dos meus pentes de 4gb de 1600Mhz (padrão) para trabalhar com 12gb no total, porém são de frequência diferente.

(alias atualmente meus dois pentes de 4Gb são de frequência diferente 1333 e 1600 e estão em dual a 1333Mhz segundo o CPU-Z)

Não sei se pode ter um impacto negativo no sistema 8Gb 1866mhz + 4gb 1600mhz.
  1. Acho que não vou conseguir Overclock na RAM de 4Gb 1600Mhz para 1866Mhz porque ela é modelo basicão d+.
  2. Se deixo a de 8Gb 1866Mhz rodar em frequência menor junto a 4gb 1600Mhz.
  3. Ou largo mão e fico apenas com o de 8Gb 1866Mhz e dispenso meus outros 2 pente de 4gb (pois minha mobo só tem dois slots dimm).
Já me disseram que pode haver algum tipo de problema de com relação a voltagem nas memórias, mas não sei como isso vai comportar no sistema.

(Obs: sabendo que logo pretendo trocar minha HD6850 por uma GTX1050Ti também)

Se alguém souber pode me ajudar a solucionar este problema.
 
Aqui eu uso assim 4GB+8GB e o sistema reconhece como dual:

H6XlJnq.jpg


Não notei nenhuma perda de desempenho por ser de tamanhos diferentes...antes eu usava 2x 4GB mas um dos pentes queimou dai comprei um de 8GB
 
tenho essa config no notebook, 4+8 pq a de 4 gb é soldada e tem 1 slot livre, abri o cpu-z e está como dual channel..
 
8+4 vai funcionar em dual channel normalmente.
 
Aqui eu uso assim 4GB+8GB e o sistema reconhece como dual:

H6XlJnq.jpg


Não notei nenhuma perda de desempenho por ser de tamanhos diferentes...antes eu usava 2x 4GB mas um dos pentes queimou dai comprei um de 8GB

O seu sistema está rodando a 1333Mhz ... as duas são a mesma frequência (ambas 1333mhz)?! Apenas capacidade (8 e 4 Gb) que é diferente?

E fica a pergunta: Porque seu outro pente queimou? Eram frequência deferentes?!(curiosidade)
 
sim, as duas são 1333 mesmo, inclusive da mesma marca Corsair Value.

Não faço idéia do motivo do outro pente ter queimado, simplismente parou de funcionar um dia, ele era de 1333 tb era um kit as duas memórias de 4GB da corsair value, mas um parou de funfar não sei pq, somente parou de reconhecer os 8GB de um dia pro outro , passou a mostrar no windows 8GB mas utilizável 3,96GB, dai fui testar um pente de cada vez no PC e com o segundo (esse que deu defeito) o PC só ligava mas não dava sinal de video nem nada, daí comprei um pente de 8GB da mesma marca e velocidade e funciona direitinho até hoje reconhecendo normalmente os 12GB.
 
sim, as duas são 1333 mesmo, inclusive da mesma marca Corsair Value.

Não faço idéia do motivo do outro pente ter queimado, simplismente parou de funcionar um dia, ele era de 1333 tb era um kit as duas memórias de 4GB da corsair value, mas um parou de funfar não sei pq, somente parou de reconhecer os 8GB de um dia pro outro , passou a mostrar no windows 8GB mas utilizável 3,96GB, dai fui testar um pente de cada vez no PC e com o segundo (esse que deu defeito) o PC só ligava mas não dava sinal de video nem nada, daí comprei um pente de 8GB da mesma marca e velocidade e funciona direitinho até hoje reconhecendo normalmente os 12GB.

Entendi.

Estou preocupado em colocar pra trabalhar estes 8gb 1866mhz com + 4gb 1600mhz ... ainda não consegui definir se será possível trabalhar sem problemas futuros ou não.
 
8+4 vai funcionar em dual channel normalmente.
na verdade, parte vai funcionar.
existe 5 modos de canais de memoria!
note:
800 MHz << frequência
11-11-11-28 CL-RCD-RP-RAS / 39-208-5-12-6-6-24 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP-FAW) <<< latência

um canal = usa apenas um modulo de memoria
dois canais = usa dois módulos de memoria com a mesma latência na frequência X
três canais = usa três módulos de memoria com a mesma latência na frequência X
quatro canais =usa quatro módulos de memoria com a mesma latência na frequência X
modo flex = aqui é quando temos dois canais em uso simultâneo.
Exemplo: dual channel :
vc tem 4 DIMM e 4 modulos com a mesma latência e frequencia, mas 3 módulos são de 8gb e um modulo 4gb
em dual channel dois modulos vão rodar em dual channel capacidade de 8gb de armazenamento
e outros 2 módulos vao rodas em dual channel com capacidade de 4gb de armazenamento e vai sobrar 4 gb que vai rodar em um canal.
Quad channel :eek:s 4 modulos vao rodar em quad channel com capacidade de 4 gb
e 3 modulos em triplo channel com capacidade de 4 gb.
OBS: pra atingir certa frequência, vai depender do processador e da placa mae.
exemplo: n adianta ter uma placa mae que roda ddr3 1600mhz i5 3470, se o processador der suporte apenas pra 1333mhz i5 2400, neste caso se vc usar o i5 2400, mesmo vc tendo a placa mae que rode 1600 mhz e memoria com 1600mhz vc vai rodar apenas 1333mhz em um canal.
alguma duvida só falar..
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo