Memória RAM Latência

Wagner9661

Member
Pessoal que entende mais de Overclock de memória RAM, eu queria uma força para tentar entender o porque da minha Latência está ''alta'', ainda sou bastante leigo sobre o assunto porém procurei fazer bastante reduções nos Timings, tive ganho na Latência e Copia porém por algum motivo que desconheço a Latência não fica menos que 60ns, não consigo baixar mais nenhum valor.
Chip Samsung B-Die
AP1GczM6FcqrZzlQtUvirjToDD6jSnQ3_gR-uhdLQUtRH8Gvau9jK1dZxwW9iHUaMHM9xnNxS62AlCEt7OnIMh7_xZWPVEGWb7KXFLIai3S-Yfam86pG5YDsaS_6UNI3x5IyC4VM6EjKGtHq5bKmyR-sFoQW=w1416-h862-s-no-gm

acho que esta bom nem precisa mexer muito nisso nao, importante é pc esta estavel, e rapido
5700x3d aí ta voando todos jogos arregacando nos fps?

Está estável, sinto que falta ganho e ao mesmo tempo me incomoda esse 60ns, acho que só consigo abaixar esse número aumentando a Frequência porém essa memória só aceitou 3733 a 1,51v VSOC 1,18 e não ficou estável com timings baixos CL 15 15 15 30 estava dando erro nos testes, como eu estava com pressa não fiz direito eu acho, creio que ainda falta mais informação para que eu possa melhorar.

Pessoal que entende mais de Overclock de memória RAM, eu queria uma força para tentar entender o porque da minha Latência está ''alta'', ainda sou bastante leigo sobre o assunto porém procurei fazer bastante reduções nos Timings, tive ganho na Latência e Copia porém por algum motivo que desconheço a Latência não fica menos que 60ns, não consigo baixar mais nenhum valor.
Chip Samsung B-Die
AP1GczM6FcqrZzlQtUvirjToDD6jSnQ3_gR-uhdLQUtRH8Gvau9jK1dZxwW9iHUaMHM9xnNxS62AlCEt7OnIMh7_xZWPVEGWb7KXFLIai3S-Yfam86pG5YDsaS_6UNI3x5IyC4VM6EjKGtHq5bKmyR-sFoQW=w1416-h862-s-no-gm
Verificou se são b-die mesmo? Compartilhe uns prints do thaiphoon conosco.

Testou em modo seguro (Windows) pra ver se melhora? Outros apps rodando simultaneamente podem (e irão) influenciar isso, tipo aquele navegador rolando ali atrás.

Chegou a comparar com reviews de setups similares mundo afora pra ver se estão numa média aceitável? Há bastante material nesta seção também, use a busca ali em cima.

Está estável, sinto que falta ganho e ao mesmo tempo me incomoda esse 60ns, acho que só consigo abaixar esse número aumentando a Frequência porém essa memória só aceitou 3733 a 1,51v VSOC 1,18 e não ficou estável com timings baixos CL 15 15 15 30 estava dando erro nos testes, como eu estava com pressa não fiz direito eu acho, creio que ainda falta mais informação para que eu possa melhorar.
Com 1.5v suponho que esteja com um fan em cima das memórias, certo?

Tenha em mente que apertar demais pode até melhorar os resultados em benchmarks sintéticos mas talvez nem seja percebido no uso real/dia a dia, irá gerar instabilidade em algum momento e que uma voltagem muito alta pode degradar as memórias ao longo do tempo, especialmente se elas trabalharem muito quentes.

No mais, evite fazer as coisas na pressa pois isso depende de tempo/teste e nem sempre as "receitas de bolo" funcionam pra todo mundo.

Testou em modo seguro (Windows) pra ver se melhora? Outros apps rodando simultaneamente podem (e irão) influenciar isso, tipo aquele navegador rolando ali atrás.

Chegou a comparar com reviews de setups similares mundo afora pra ver se estão numa média aceitável? Há bastante material nesta seção também, use a busca ali em cima.

Tenha em mente que apertar demais pode até melhorar os resultados em benchmarks sintéticos mas talvez nem seja percebido no uso real/dia a dia, irá gerar instabilidade em algum momento e que uma voltagem muito alta pode degradar as memórias ao longo do tempo, especialmente se elas trabalharem muito quentes.

No mais, evite fazer as coisas na pressa pois isso depende de tempo/teste e nem sempre as "receitas de bolo" funcionam pra todo mundo.
Sim eu inverti o FAN de cima para que ficasse direcionado a memória, afastei oque estava ao lado para que não atrapalhasse no Fluxo de AR do Gabinete, assim que chegar em casa eu posto as Print's do Thaiphoon Burner, tenho visto bastante conteúdo a respeito e percebi que estou buscando além do necessário, afinal só é para jogos, sem intenção de resultados extremos, raramente mantenho o foco nas coisas e esse assunto é bem interessante apesar que a pressa tem sido meu grande inimigo.

Qual a diferença das memórias b-die?

Sim eu inverti o FAN de cima para que ficasse direcionado a memória, afastei oque estava ao lado para que não atrapalhasse no Fluxo de AR do Gabinete, assim que chegar em casa eu posto as Print's do Thaiphoon Burner, tenho visto bastante conteúdo a respeito e percebi que estou buscando além do necessário, afinal só é para jogos, sem intenção de resultados extremos, raramente mantenho o foco nas coisas e esse assunto é bem interessante apesar que a pressa tem sido meu grande inimigo.
Boa, e fique atento no que vc está fazendo para buscar esses resultados, inverter um fan superior só pra isso talvez não valha a pena uma vez que o calor sempre tende a subir, vc pode acabar bagunçando a refrigeração do gabinete inteiro e deixando outros componentes mais quentes sem necessidade.

Qual a diferença das memórias b-die?
Teoricamente são as melhores para overclock.

Acho que as minhas também são b-die.
SD5edLm.png
Legal, 4 pentes irão dar uma limitada mas dá pra dar uma brincada se quiser, mas como disse mais acima, às vezes o ganho no dia a dia é bem irrelevante e sempre pode (e vai) gerar alguma dor de cabeça relacionada a estabilidade durante o processo.

Outro ponto, especialmente para o @Wagner9661 que já está se aventurando:

Nem sempre um ajuste muito agressivo resulta em uma óbvia tela azul ou travamento, às vezes o corrompimento de arquivos ocorre silenciosamente então o recomendado é não fazer isso com a máquina (ou pelo menos o disco) que vc usa no dia a dia, se começar a notar comportamentos 'estranhos' que não se resolvem nem voltando a algum ajuste que vc sabia que estava ok -ou mesmo stock- é porque isso já aconteceu.

Aqui as Prints referente ao Thaiphoon Burner, oque eu entendo é muito pouco, se tiver algo que traga limitação se puder me fale, vai ser de grande ajuda.
AP1GczPLmb7i6EGOe23TxJcIy_KZItknOkbEgduon23E3SFSBYxBRVGixC7HdW6i0l2ma6n1nnIABwJazoOzfy5hEVns-gY2W3WlBHyUmnI08EYHZ5ntoqjp2rWhrby9qdaV70ndy4TuJ5nCR0Ei3zKHbyMX=w471-h580-s-no-gm
AP1GczOLt-96y0CxD7eHlA-JwKRBNyguiWCAyBBxCfSGFqVY4o-n9o0BP2L0T2SXrGnWx1n_57N6424YIocoa37hR8gI03ggSH-Uelu7cYCKTLwnHmiZ8-qZUPoDJItsInGOa1Jcp3r7TmusSj1ZJR73IPyE=w503-h774-s-no-gm
AP1GczNiNGJekwmw-IqLlLolV5urYNFUC-nhSXNyjGOe8zvP8K_rrA8TVao6VF5FNABdLrCHMJTHL2KPZGiUIeNBd3BHGsnYDZJZCE1H4ay7Vc13R5jY5NXoxmuw9Pdn_AyiAzhD9HzI5MEKzFYp2E_mEwE0=w508-h770-s-no-gm
AP1GczPkxLxlwl79Wbcuk-LdQdnXpBiPmFKzjasd8-eMiNhvkgXGLwffH5hiLtKeF48OqnVN4TZBK0cLW44tfGQZjY1i8x6eg378DIWBHiDD3s8lYc9yAVZTJlPsA4zCbG9yzfuWD8bTzvwOJHD8wv8AR1-d=w509-h708-s-no-gm

Aqui as Prints referente ao Thaiphoon Burner, oque eu entendo é muito pouco, se tiver algo que traga limitação se puder me fale, vai ser de grande ajuda.
AP1GczPLmb7i6EGOe23TxJcIy_KZItknOkbEgduon23E3SFSBYxBRVGixC7HdW6i0l2ma6n1nnIABwJazoOzfy5hEVns-gY2W3WlBHyUmnI08EYHZ5ntoqjp2rWhrby9qdaV70ndy4TuJ5nCR0Ei3zKHbyMX=w471-h580-s-no-gm
AP1GczOLt-96y0CxD7eHlA-JwKRBNyguiWCAyBBxCfSGFqVY4o-n9o0BP2L0T2SXrGnWx1n_57N6424YIocoa37hR8gI03ggSH-Uelu7cYCKTLwnHmiZ8-qZUPoDJItsInGOa1Jcp3r7TmusSj1ZJR73IPyE=w503-h774-s-no-gm
AP1GczNiNGJekwmw-IqLlLolV5urYNFUC-nhSXNyjGOe8zvP8K_rrA8TVao6VF5FNABdLrCHMJTHL2KPZGiUIeNBd3BHGsnYDZJZCE1H4ay7Vc13R5jY5NXoxmuw9Pdn_AyiAzhD9HzI5MEKzFYp2E_mEwE0=w508-h770-s-no-gm
AP1GczPkxLxlwl79Wbcuk-LdQdnXpBiPmFKzjasd8-eMiNhvkgXGLwffH5hiLtKeF48OqnVN4TZBK0cLW44tfGQZjY1i8x6eg378DIWBHiDD3s8lYc9yAVZTJlPsA4zCbG9yzfuWD8bTzvwOJHD8wv8AR1-d=w509-h708-s-no-gm
Agora vc me deixou um pouco confuso.

1721400107429.png

1721400197818.png

Apenas carregando o perfil XMP ficou ruim/não funcionou ou tua ideia é espremer os timings reduzindo o clock para tentar ganhar algumas migalhas em benchmarks sintéticos?

Não consigo fazer ajustes com XMP ligado e infelizmente não fica estável, qual quer coisa que eu mexa o computador apenas desliga, então eu resolvi deixar em 3600CL14 onde eu consegui fazer ajustes, porém para tudo eu tenho que fazer aumentos de tensões consideráveis, e tipo, eu não vi diferença nos jogos mesmo espremendo bem os timings, pensei que talvez estivesse relacionado a Latência.

Última edição:
Não consigo fazer ajustes com XMP ligado
Ainda não ficou claro:

Restaura as configurações de fábrica da Bios -> Carrega perfil XMP -> Salva, reinicia -> Em 4000mhz CL16 da boot e funciona de maneira estável ou não?

Memórias estão nos slots A2 e B2?

Ambas são exatamente iguais (vieram na mesma embalagem) ? Os prints do thaiphoon acabaram ficando um pouco bagunçados e não consegui entender se ambas estão ali.

eu não vi diferença nos jogos mesmo espremendo bem os timings, pensei que talvez estivesse relacionado a Latência.
Latência é tão relevante quanto clock mas provavelmente não vai ver mesmo, a depender do jogo estamos falando de 3-5 fps de diferença e olhe lá, isso se jogar em 1080p.

Ainda não ficou claro:

Restaura as configurações de fábrica da Bios -> Carrega perfil XMP -> Salva, reinicia -> Em 4000mhz CL16 da boot e funciona de maneira estável ou não?

Memórias estão nos slots A2 e B2?

Ambas são exatamente iguais (vieram na mesma embalagem) ? Os prints do thaiphoon acabaram ficando um pouco bagunçados e não consegui entender se ambas estão ali.

Latência é tão relevante quanto clock mas provavelmente não vai ver mesmo, a depender do jogo estamos falando de 3-5 fps de diferença e olhe lá, isso se jogar em 1080p.
Sim estão nos slots corretos, e no Thaiphoon os 2 pentes estão perfeitamente iguais, quando eu ligo o XMP da para usar normalmente, porém em jogos como Fortnite e CSGO o som do jogo fica ''Rasgado'' e com instabilidade no FPS, quando coloco em 3600MHZ CL14 no padrão da Bios o jogo fica normal, no CPU-Z a Frequência do FCLK fica 999 com XMP ativado, talvez meu 5700X3D não dê conta do FCLK a 2000MHZ, até tentei colocar manualmente na Bios porém quando inicia algum teste o computador Desliga, mesmo a 1.5V

talvez meu 5700X3D não dê conta do FCLK a 2000MHZ
É demais mesmo, convém usar 1:1 e se ficou estável com os ajustes mostrados no ZenTimings do primeiro post acho que dá pra seguir assim por ora.

1900 FCLK @ 1900 MCLK não rolou? Seria um meio termo interessante mesmo com latência um pouco mais alta.

Abaixo um vídeo com algumas dicas de ajustes e comparando-as em jogos, de repente ajuda e te faz deixar os benchmarks sintéticos um pouco de lado.

Além da buscar nesta seção de overclock (há vários tópicos relacionados) sugiro dar uma passada pelo tópico dos AM4 (link), de repente lá consegue trocar umas figurinhas com outros usuários.

Users who are viewing this thread

Voltar