[Memórias] Caso BIZARRO! >.<

F4B1N

Games, Metal & MMA Fan
Registrado
Fala, galera!

Estou com um problema muito incômodo, que persiste até depois dos meus upgrades. Confiram a minha "história triste":

Há algum tempo atrás, na minha placa-mãe Gigabyte MA-78GM-S2H, me deparei com o seguinte problema: simplesmente ela deixou de funcionar o 2º e o 4º Slots de memória, assim do nada, sem explicação e causa aparente. Assumindo que ela estava com defeito logo nesses bancos de memória (azar fudido, hein!) e percebendo que ela não estava suficiente para o meu sistema, resolvi planejar um upgrade para uma placa-mãe mais parruda e com suporte a Crossfire, que é outro plano que tenho em mente. Acabei pegando a ECS A790GXM-A, que me surpreendeu com o desempenho e com a qualidade dos componentes nela instalados. Entretanto, porém, contudo, todavia e o diabo a 4, O MESMO PROBLEMA SE APRESENTA!!! Não posso usar Dual Channel e nenhum pente de memória isolado nesses slots, por incrível que pareça.

Azar? Macumba? Obra do além? Problema de "humanware"? Ajustes "ocultos no limbo"? Me dêem uma luz, por favor, porque já estou ficando bolado.

Abraço a todos!
 
Cara testa outras memorias... ou melhor tenta pegar emprestado outro kit...
Isso ta me cheirando kit bixado e não placa mãe.
Abraço.
 
veio, muda as memorias d lugar, e como ja disseram em 2 posts acima, tenta fazer o teste e coloka o resultado ai


faz reza brabra, macumba, vela d 7 dias, e reza p nao ser brema nas DDRs
 
Pois é, gente, preciso testar outras memórias mesmo, vou providenciar isso essa semana ainda e posto aqui o que rolou. Pelo menos na antiga Gigabyte nenhum outro pente de memória funcionou nos slots citados, vamos ver nessa ECS. Lembrando que os pentes sozinhos também não funcionam nesses slots, nenhum dos dois em nenhuma das duas placas-mãe. Já fiz trocentos Clear CMOS, então acho difícil ser uma possível falta de configuração, pois até onde me consta o Dual Channel funciona sem necessidade de configurar nada.

Agora, me expliquem: qual o sentido delas não funcionarem exatamente no 2º e 4º slots, em duas placas totalmente distintas? Existe a possibilidade de as memórias estarem com algum tipo de curto-circuito e queimarem os slots? Alguém já presenciou algum caso similar?

Isso tá muito estranho, tá me cheirando a urucubaca mesmo!

Mais alguém, galera? Tô ficando desesperado já! :S
 
Editado por um moderador:
Eu não conheço a configuração dual channel nessas placas.

Mas algumas placas o dual channel funciona quando você coloca os pentes em slots de cores diferentes, em uma certa ordem, ou em slots de cores iguais. Depende da placa e do fabricante. Pega o manual da placa mãe e veja qual a disposição recomendada para as memórias.
 
S0ulR£aver: Muito obrigado pelas dicas, mas o DC nas duas placas-mãe que tive são sempre nos bancos de mesma cor. Já testei todas as possibilidades de combinação dos meus pentes em todos os slots, e o PC não dá vídeo de jeito nenhum.

Ainda preciso arrumar os outros pentes, mas andei fazendo uns testes e percebi algumas coisas:

- Quando coloco pentes nos ditos slots "defeituosos", o PC não liga e o LED verde de força começa a piscar. O LED vermelho do HD fica aceso sem piscar.

- Quando tiro as memórias dos slots que não deixam a máquina ligar e coloco nos que estão funcionando, o PC dá vídeo com o BIOS de fábrica. Será aquela medida de segurança pra eliminar erros de overclock e configuração ou será alguma configuração que esqueci pra que os pentes funcionem corretamente?

Eu estou pensando na possibilidade de um curto-circuito nesses meus pentes de memória, que queimam os outros slots assim que instalados. Existe essa possibilidade? Alguém já passou por algo parecido!? Me ajudem, estou ficando de cabelo em pé! :(

S0ulR£aver: Muito obrigado pelas dicas, mas o DC nas duas placas-mãe que tive são sempre nos bancos de mesma cor. Já testei todas as possibilidades de combinação dos meus pentes em todos os slots, e o PC não dá vídeo de jeito nenhum.

Ainda preciso arrumar os outros pentes, mas andei fazendo uns testes e percebi algumas coisas:

- Quando coloco pentes nos ditos slots "defeituosos", o PC não liga e o LED verde de força começa a piscar. O LED vermelho do HD fica aceso sem piscar.

- Quando tiro as memórias dos slots que não deixam a máquina ligar e coloco nos que estão funcionando, o PC dá vídeo com o BIOS de fábrica. Será aquela medida de segurança pra eliminar erros de overclock e configuração ou será alguma configuração que esqueci pra que os pentes funcionem corretamente?

Eu estou pensando na possibilidade de um curto-circuito nesses meus pentes de memória, que queimam os outros slots assim que instalados. Existe essa possibilidade? Alguém já passou por algo parecido!? Me ajudem, estou ficando de cabelo em pé! :(
 
Editado por um moderador:
Tive um problema parecido com minha Asus M4A78, as memórias estavam em dual channel nos slots amarelos e de uma hora pra outra o micro começou a dar o erro da tela azul, enquanto não chega a minha nova mobo eu estou utilizando as memórias nos slots pretos...
Quanto ao seu caso eu acho que possa ser as memórias, tenta testar outras marcas e porque não outra frequências de memórias.
Boa sorte com os testes :music:
 
Galera, descobri o que estava causando o problema! Pasmem:

Esses dias me remeti a algumas lembranças de manutenções e testes aqui. Me lembrei que durante um trâmite no micro quebrei acidentalmente 2 pininhos condutores do canto do PCB do processador, e num "lampejo de sabedoria" me ocorreu que poderia ser esse o motivo do referido problema. Dito e feito: arrumei um processador com um amigo pra tirar a prova real e VOILÁ: o Dual Channel milagrosamente funcionou!!! Com certeza esses pininhos eram responsáveis pela condução elétrica do controlador interno de memória do Phenom II.

Andei vendo umas matérias na Internet sobre processadores com pinos quebrados, e vi que existe solução: colocar um alfinete no buraquinho do socket da mobo e cortar deixando um ressalto de 2mm. Isso funciona mesmo? Alguém já tentou? Ou será melhor eu vender esse processador baratinho devido ao defeito? Quem quiser fazer negócio só me procurar!

Ah, e obrigado a todos pela atenção! Valeu!
 
Não FAÇA ISSO!
aconselho vc aceitar a perda... é dificil porém bola pra frente hehehe

não faça essa gambiarra pq vc vai por seu sistema em risco... compre outro processador.
Pq caso vc faça isso e ate mesmo funcione vc vai fazer 2 pinos provisorios, que vão ser 2 metais diferentes com 2 coeficientes diferentes de condução eletrica. Com isso pode forçar o circuito regulador de tensão da MB, por quem sabe um resistencia eletrica maior ou ate mesmo um mau contato.

Resumindo não coloque em risco queimar sua MB ou Memoria RAM. pq o barato sai caro.
vai que vc faça essa enjambração ai funcione e daqui a 3 meses vc se ve sem Processador placa mãe ou memoria? ai oq era so um processador é uma nova plataforma pra comprar denovo... ai pode colocar aquela cachaça no final de semana pra mês que vem... hehehe

espero ter ajudado
abraço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo