• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memórias DDR3 G.Skill Ripjaws com desempenho absurdo!!

armartins

Eyefinity FTW!
Registrado
Pessoal, analisem as imagens e achem uma explicação plausível para o que está acontecendo. Eu estava revendo aquele excelente tópico (pinado inclusive) de overclock em Bloomfield feito pelo NICOLASM e pensei ta vou comparar meu desempenho com o dele eu estava usando 200x21 = 4200Mhz e as memórias @1600 com as latências bem apertadas. Pronto, deu um resultado muuuuito abaixo do normal. Este da foto abaixo:
cachemem2.png


Com isso pensei: não é possível alguma coisa está errada. A primeira coisa que pensei foi que não estaria funcionando corretamente o Triple Channel. Desliguei a máquina, tentei ligar nos outros 3 slots (esqueci que as ASUS não funcionam nem a pau se ligar 6gb nos outros slots), enfim não deu certo. Mas aproveitei dei uma limpada nos contatos alterei a ordem e liguei denovo os módulos. (Só para constar, minhas memórias passam em qualquer teste, mentest, Prime95 blend, etc)
Testei novamente, a mesma coisa. Não era possível aí pensei que era algum erro no AIDA64, o modo de medir mudou em relação ao que era no everest. Testei com o MaxxMEM2 preview a mesma coisa. Tentei então ativar o XPM @2000Mhz e ver no que dá observem as fotos do desempenho, a primeira de agora e a segunda de maio de 2010, os resultados são consistentes e bem próximos. Com taxas de leitura, escrita e cópia características de DDR3 2000Mhz.

TESTE XPM FEITO HOJE:
xpm2.png


TESTE XPM FEITO EM MAIO 2010:
xpm.png


Com isso pensei, azar peo jeito preciso rodar @2000Mhz para obter o desempenho das memórias, peguei meu perfil que está 100% estável 4200mhz (200x21) e lasquei 2000Mhz nas memórias com os timings iguais aos do profile XPM (usava 1600Mhz com latências baixas). Aí obtive o resultado ridículo abaixo.

DESEMPENHO 4200MHZ PROCESSADOR (200X21) 2000MHZ MEMÓRIAS (PRECISEI DE 1.6 DE QPI/DRAM PARA ESTABILIZAR NO PRIME95):
42002000.png



Pra finalizar realizei o mesmo teste, vejam com seus olhos é identico o teste e comparem os resultados abaixo. Detalhe não tirei foto da aba das memórias do CPU-Z mas garanto que estavam idênticas as leituras. É inexplicável, alguém tem idéia do que possa estar acontecendo?

DESEMPENHO 4GHZ PROCESSADOR 1909MHZ MEMÓRIAS FEITO EM MAIO:
extremo145.png


DESEMPENHO 4GHZ PROCESSADOR 1909MHZ HOJE:
extremo2.png
 
Dificiul comparar usando softwares de versões diferentes ... testa no everest
 
Dificiul comparar usando softwares de versões diferentes ... testa no everest

Então cara... o AIDA64 é o everest, o everest foi descontinuado, mas olha os resultados com os profiles XPM deram iguais no everest (screenshot azul, antiga) e no aida64. Testei no MAXXMEM2 também, os resultados são consistentes.
 
Ninguém mais pra dar uma idéia do que possa ser? Testei com 1, 2 e 3 pentes... e os valores vão aumentando... mas ficam nessa mesma.... eu consigo usar os 6gb de memória e passa no mentest86
 
Simples cara... deixa eu te dar um exemplo para todos entenderem, quando vc coloca latencias baixas na memoria, ela tende a processar o ciclo muito mais rápido assim, em conjunto com o processador consegue ter um tempo de resposta melhor, e isso causa essa leitura absurda dos caches... pense como um HD... se vc tem 500GB de dados para ler, ele vai ler ate o final em um determinado tempo, mas conforme o tempo for passando a taxa de leitura vai diminuindo( sim por causa do disco ) Mas... se vc diminui o tempo de acesso limitando o tamanho para 300GB a leitura além de ser mais rápida na média, irá ser mais rápida no tempo.

Outro exemplo... Quando manda para a memoria e ela tem latencia maior, demora mais para processar em conjunto com o processador( vide que a memoria é uma extensão da memoria cache do processador...)

Se vc manda pra memoria RAM e ela tem tempo de acesso rápido te manda em menos tempo assim a média de leitura da memoria cache vai ser maior.. pois demorou menos.. por isso em benchmarks de velocidade sempre é bom ter latências apertadas... pois quem ganha mais com isso é o processador...
 
Opa falaê Dinho =). Eu concordo com tudo que tu disse, mas a questão não era essa. Se você ver o primeiro post do tópico eu estava com problemas nas taxas rodando a mesmíssima configuração nas memórias. Quebrei muito a cabeça e isolei o problema. Era a voltagem das memórias. Eu estava usando 1.64v no meu perfil de OC salvo e as minhas memórias pelo jeito detestam voltagem acima dos 1.6v padrão. Daí os resultados inconsistentes e quando eu setava o XMP pra 2000Mhz parecia normal (ela setava 1.6v de volta). Pro final nem setando manual ou pelo XPM em 1.6v estava dando resultados normais para memórias DDR3. Aí atualizei a bios e setei 1.6v ficou beleza. Testei com 1.64v para ter certeza e os resultados despencaram novamente, mas ainda bem que voltaram ao normal quando voltei pra 1.6v dessa vez. Refinei o overclock pra passar no Linx @4.2Ghz com as voltagens mais baixas possíveis e as latências mais apertadas possíveis. Acabei com ótimos resultados com as memórias em 6-8-6-24 1CR. Qualquer tentativa de rodar com tRas 7 passava nos benchs de memória mas não passava no linx. E ficou tão refinado nessas latências que até passa os resultados com 6-7-6-21 CR1.
 
cara, memoria tbm tem uma frescurinha de achar melhor multiplicador pra ela, com qual ela se da melhor, se vc sobe ela com mais fsb ou mudo o multiplicador é questao de achar o melhor pra ela. e desempenho muito abaixo do esperado pode ser over instavel.
 
Vou postar só para sinalizar que resolvi o maldito problema.

PROBLEMA SOLUCIONADO

Depois de muito quebrar a cabeça descobri qual era o problema. Por último nem setando o XMP 2000Mhz estava dando resultado normal. Aí percebi que poderia ser a voltagem das memórias, eu estava usando 1.64v, mas nem baixando para 1.6v dava resultados normais. Atualizei a bios, setei 1.6v e pronto resultados normais. Aproveitei e afinei o overclock.

Latências finais 6-8-6-24 CR1, qualquer coisa com X-7-X-X não passava 10 runs no linx com problem size 15k. Essa latência pode parecer estranha mas a própria G.Skill comercializa um kit de 6Gb nessa configuração.

Faltando 10s para terminar a última passada do Linx
overclockfinal.jpg


Comparem o desempenho, mesmo com 6-7-6-21 as taxas (read, write, copy) estavam dando menores, realmente ficava instável nessas latências. Só a Latency propriamente dita que obviamente fica menor.
screenshot007mn.jpg


E por fim olhem do que essas memórias são capazes @2000Mhz com um over forte no processador. O problema é que voa no primeiro segundo rodando linx mesmo com 1.6v no QPI/DRAM (CPU PLL) e 1.14v no IOH. Sendo assim abri mão de usar os 2000Mhz pois pelo jeito ia estabilizar 100% com algo próximo de 1.7v no QPI/DRAM aí é simplesmente demais para uso diário.
perfectf.png



Pois é! Mas o que me intrigava era que quando eu ativava o XMP das memórias funcionava (mais pro fim não funcionou mais nem isso). Sabe quando da um problema no windows com alguma coisa que você sabe que o melhor é formatar mas você insiste? Foi mais ou menos isso que eu tentei fazer. O fato é claro, minhas memórias detestam que coloque mais que os 1.6v que vem setado nelas. Eu pus 1.64 e aparentemente estava estável, afinal tudo funcionava. Sorte que rodei esses testes de memória. Depois de atualizar a bios eu coloquei denovo 1.64v e o desempenho caiu drasticamente denovo, mas voltou ao normal quando coloquei 1.6v ainda bem (coisa que não estava voltando mais).
No final das contas estou muito contente com os resultados agora. O FPS do BC2 aumentou em quase 20! Eu estava achando estranho o mínimo muito baixo mas fazia tempo que não jogava. Só de ajeitar esse overclock o P score do vantage aumentou mais de 2k. Resumindo eu estava na pior das situações pois o sistema não crashava nem em benchs, mas os resultados eram baixos...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo